entrar          esqueci minha senha
  Usuário/email:
  Senha:
        

Boas Vindas
1 comentário(s):
Patricia Vargas:
Nome do programa/jornal: JP/24ª CRE na Sala de Aula – Jornal do Povo/Cachoeira do Sul-RS

Objetivo geral: Possibilitar a oportunidade de acesso ao meio jornal, buscando estimular o prazer da leitura, bem como a interpretação crítica da realidade social, com vistas à formação de atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações veiculadas pelo jornal.

Professores atendidos: São atendidos diretamente pelo projeto 48 professores de escolas estaduais, municipais e particulares de três municípios. Eles trabalham como dinamizadores do projeto em suas escolas, onde ocorre a multiplicação dos envolvidos pelo projeto.

Parcerias: O projeto é desenvolvido em parceria com a 24ª Coordenadoria Regional de Educação, instituição do Governo Estadual do RS com sede em Cachoeira do Sul, responsável pela coordenação pedagógica.

Foco: Professores e alunos

Mais detalhes: O projeto trabalha com a distribuição de jornais do dia, uma vez por mês, para os professores diretamente envolvidos, em quantidade suficiente para o trabalho com diversas turmas nas escolas. No dia em que o jornal é distribuído gratuitamente, circula na edição uma reportagem especial com tema voltado à discussão pelos jovens leitores. Estas reportagens são trabalhadas nas salas de aula pelos professores participantes, gerando projetos interdisciplinares. Junto com os exemplares de jornal, o professor recebe um guia impresso com sugestões de atividades que podem ser realizadas sobre o tema da reportagem especial publicada naquela data e dicas de como trabalhar na escola os diferentes gêneros textuais que circulam no jornal. Durante o restante do mês, a coordenação do projeto divulga no jornal as atividades que vão sendo promovidas pelos professores participantes. Outra atividade importante do projeto é a promoção Repórter por um Dia, que ocorre no segundo semestre, premiando alunos com a publicação de seus melhores textos jornalísticos , charges e fotos em um suplemento especial veiculado no Jornal do Povo. Durante a promoção, as escolas recebem a visita de profissionais do jornal em oficinas sobre charge, foto e reportagem. Também promovemos a visitação ao jornal e um curso anual de capacitação dos professores para o desenvolvimento do projeto nas escolas.

27/07/2006 11:01:03
Copyright 2005-2017 UniBlog.com.br