UNOPAR SERVIÇO SOCIAL
UNOPAR SERVIÇO SOCIAL
terça
SERVIÇO SOCIAL


APRENDIZAGEM COLABORATIVA  E COOPERATIVA

Mostrar na integra as habilidades, atitudes e conhecimentos desenvolvidos no curso de  Serviço Social. Validade, ou seja, percepção de sua relação com os objetivos; Possibilidade de aplicação, valor prático;  Ligação do conteúdo aos conhecimentos anteriores, possibilitando o estabelecimento de correlações. Adequação do conteúdo ao momento de aprendizado, e  Possibilidade de adaptação ou ajustamento.

FACEBOOK: http://www.facebook.com/#!/groups/ajudouniblog/

ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=114984101

ENVIE PROVAS  ANTERIORES PARA: AJUDOUNIBLOG@BOL.COM.BR

SERVIÇO SOCIAL http://www.uniblog.com.br/ajudo
Endereço on-line 24 HORAS  Novo (MSN): -> group1172413@groupsim.com

TECNOLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL  www.TGA.uniblog.com.br

(MSN): group333161@groupsim.com

PEDAGOGIA  www.ajudoPED.uniblog.com.br

(MSN): group1078141@groupsim.com

ADMINISTRAÇÃO www.ajudoADM.uniblog.com.br

(MSN): group1072638@groupsim.com

RECURSOS HUMANOS  www.RHajudo.uniblog.com.br

(MSN): group1379804@groupsim.com

PARTICIPE, CLIQUE ABAIXO NA PALAVRA COMENTÁRIOS  


postado por Serviço Social as 03:34:48 # 969 comentários
quinta
1 MÓDULO


FACEBOOK: http://www.facebook.com/#!/groups/ajudouniblog/

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=114984101         SERVIÇO SOCIAL http://www.uniblog.com.br/ajudo
Endereço on-line 24 HORAS MSN: --->Novo: group1172413@groupsim.com

PARTICIPE, CLIQUE ABAIXO NA PALAVRA COMENTÁRIOS 


postado por Serviço Social as 02:41:42 # 1587 comentários
quarta
2 MÓDULO


FACEBOOK: http://www.facebook.com/#!/groups/ajudouniblog/

ORKUT:http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=114984101         SERVIÇO SOCIAL http://www.uniblog.com.br/ajudo
Endereço on-line 24 HORAS  novo MSN: ---> group1172413@groupsim.com

PARTICIPE, CLIQUE ABAIXO NA PALAVRA COMENTÁRIOS 


postado por Serviço Social as 01:42:22 # 3402 comentários
domingo
3 MÓDULO


ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=114984101         SERVIÇO SOCIAL http://www.uniblog.com.br/ajudo
Endereço on-line 24 HORAS MSN: ---> group1172413@groupsim.com

PARTICIPE, CLIQUE ABAIXO NA PALAVRA COMENTÁRIOS 


postado por Serviço Social as 03:08:20 # 4431 comentários
sábado
4 MÓDULO


FACEBOOK: http://www.facebook.com/#!/groups/ajudouniblog/

PARTICIPE, CLIQUE ABAIXO NA PALAVRA COMENTÁRIOS 


postado por Serviço Social as 02:08:32 # 6132 comentários
ESPAÇO FORMATURA


Acesse seu MSN de maneira segura e rapida.

clique no link abaixo:

http://s12.iloveim.com/servlets/loginPage


postado por Serviço Social as 01:11:05 # 23 comentários
sexta
5 MÓDULO


.


postado por Serviço Social as 02:18:01 # 2182 comentários
quinta
6 MÓDULO


.


postado por Serviço Social as 02:23:53 # 1445 comentários
quarta
7 MÓDULO


ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=114984101         SERVIÇO SOCIAL http://www.uniblog.com.br/ajudo
Endereço on-line 24 HORAS MSN: ---> group1172413@groupsim.com


postado por Serviço Social as 02:29:16 # 1129 comentários
terça
8 MÓDULO


.


postado por Serviço Social as 02:38:31 # 1226 comentários
segunda
CONTATOS DEIXE AQUI SEU MSN E E-MAIL E FALE SEU POLO PRESENCIAL


Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=114984101

ENVIE PROVAS  ANTERIORES PARA: AJUDOUNIBLOG@BOL.COM.BR

SERVIÇO SOCIAL http://www.uniblog.com.br/ajudo
Endereço on-line 24 HORAS (MSN): -> group1172413@groupsim.com

TECNOLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL  www.TGA.uniblog.com.br

(MSN): group333161@groupsim.com

PEDAGOGIA  www.ajudoPED.uniblog.com.br

(MSN): group1078141@groupsim.com

ADMINISTRAÇÃO www.ajudoADM.uniblog.com.br

(MSN): group1072638@groupsim.com

MARKETING  www.ajudoMKT.uniblog.com.br

(MSN): group333161@groupsim.com

RECURSOS HUMANOS  www.RHajudo.uniblog.com.br

(MSN): group1379804@groupsim.com

PARTICIPE, CLIQUE ABAIXO NA PALAVRA COMENTÁRIOS 


postado por Serviço Social as 02:58:09 # 825 comentários
domingo
PROVA ANTERIORES


ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=114984101         SERVIÇO SOCIAL http://www.uniblog.com.br/ajudo
Endereço on-line 24 HORAS MSN: ---> group1172413@groupsim.com

ENVIE PROVAS  ANTERIORES PARA: AJUDOUNIBLOG@BOL.COM.BR

PARTICIPE, CLIQUE ABAIXO NA PALAVRA COMENTÁRIOS 


postado por Serviço Social as 06:42:21 # 336 comentários
quinta
ESTÁGIO SOCIAL


. .

postado por Serviço Social as 03:04:48 # 17 comentários
MANTENHA O BLOG LIMPO


.


postado por Serviço Social as 02:30:46 # 147 comentários
DIGA SIM AO ENISNO A DISTÂNCIA E NÃO A ATITUDE DO CFESS !!!


Educação não é fast-food !!!

O Conselho Federal de Serviço Social  parou no tempo!

Veja a propaganda descriminatória contra o  ensino a distância:

http://www.cfess.org.br/noticias_res.php?id=603

Obs: Preconceito é crime, o aluno que se sentir prejudicado pode procurar seus direitos na justiça. Quem sabe fazemos um mandado coletivo!!!

Enviei e-mail  e faça valer o seu direito de estudar na EAD, o CFESS não deveria ter preconceitos  e sim lutar contra as diverça formas de preconceito.

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C - Edf. Serra Dourada - Salas 312-318 - CEP: 70300-902 - Brasília/DF
Fone: (61) 3223.1652 Fax: (61) 3223.2420

Fale com o CFESS
Para solicitação de material e outras dúvidas, envie e-mail para cfess@cfess.org.br

Fale com a assessoria de comunicação
Sugestão de pautas, comentários sobre as matérias e conteúdo do site: comunicacao@cfess.org.br


postado por Serviço Social as 01:13:09 # 30 comentários
quarta
1° MODULO ARQUIVO VELHO

PROVA  -AV1 - AV2 - PORTFÓLIO

 ARQUIVO  VELHO  MÓDULO 1

PARTICIPE, CLIQUE ABAIXO NA PALAVRA COMENTÁRIOS 


postado por Serviço Social as 06:56:20 # 192 comentários
2° MODULO ARQUIVO VELHO

PROVA  -AV1 - AV2 - PORTFÓLIO

 ARQUIVO  VELHO  MÓDULO 2     

PARTICIPE, CLIQUE ABAIXO NA PALAVRA COMENTÁRIOS 


postado por Serviço Social as 05:00:30 # 29 comentários
3° MODULO ARQUIVO VELHO

PROVA  -AV1 - AV2 - PORTFÓLIO

 ARQUIVO  VELHO  MÓDULO 3     


postado por Serviço Social as 04:34:50 # 35 comentários
4° MODULO ARQUIVO VELHO

PROVA  -AV1 - AV2 - PORTFÓLIO

 ARQUIVO  VELHO  MÓDULO 4     


postado por Serviço Social as 03:36:20 # 55 comentários
5° MODULO ARQUIVO VELHO

PROVA  -AV1 - AV2 - PORTFÓLIO

 ARQUIVO  VELHO  MÓDULO 5     


postado por Serviço Social as 02:38:40 # 116 comentários
6° MODULO ARQUIVO VELHO

PROVA  -AV1 - AV2 - PORTFÓLIO

 ARQUIVO  VELHO  MÓDULO 6     


postado por Serviço Social as 02:30:26 # 4 comentários
7° MODULO ARQUIVO VELHO

PROVA  -AV1 - AV2 - PORTFÓLIO

 ARQUIVO  VELHO  MÓDULO 7     


postado por Serviço Social as 01:42:31 # 9 comentários
8° MODULO ARQUIVO VELHO

PROVA  -AV1 - AV2 - PORTFÓLIO

 ARQUIVO  VELHO  MÓDULO 8     


postado por Serviço Social as 01:14:32 # 10 comentários
domingo
13 Razões para fazer faculdade a distância

13. Inclusão social

O ensino a distância une estudantes, trabalhadores, pessoas mais maduras que passaram muito tempo sem estudar, etc. Junta inclusive pessoas de camadas sociais distintas, com diferenças econômicas ou sociais, que também ganham a possibilidade de interagir entre si.

Pessoas com dificuldades motoras, que não podem sair de casa com facilidade, também são beneficiadas. Se antes a impossibilidade física impedia a educação, agora é possível fazer curso superior e pós-graduação gratuita. Portanto faculdade via internet é também uma ferramenta de inclusão social.

12. Não há código de vestimenta

Você pode atender às aulas de pijama, ou até completamente nu (contanto que a aula não necessite de uma webcam).

11. Você não precisa fazer anotações

É difícil para você manter a atenção durante as aulas? Com um curso online as aulas já estão escritas. Se você perder a atenção por alguns minutos é só retornar e ler novamente.

10. Diploma

Você pode fazer graduação “latu sensu”, ou pós-graduação “strictu sensu” via internet. Isso significa que é possível conquistar diploma de bacharel, licenciatura, mestrado, doutorado, pós-doutorado, etc. fazendo a universidade à distância.

Caso a instituição em que você cursa graduação pela internet esteja adequadamente autorizada pelo MEC, o título que você recebe ao final do curso superior online vale tanto quanto um título recebido por completar um curso presencial tradicional.

9. Você pode fazer de graça

Essa é a economia suprema. Ok, eu sei que não é só faculdade via internet que é possível fazer de graça, mas vale mencionar aqui, pois você pode tentar uma destas opções. Além de o governo ter um programa chamado Universidade Aberta do Brasil, que contempla exclusivamente cursos superiores via internet, também existem bolsas integrais do Estado e instituições filantrópicas. Também há a vantagem das bolsas rotativas que permitem que você pague a faculdade apenas depois que acabar de cursá-la. Até bancos oferecem financiamentos estudantis hoje em dia. Não precisamos nos delongar aqui sobre este tema porque este artigo ensina tudo sobre isso: Faculdade pela internet grátis.

8. Material de estudo

Tudo o que você precisa é de uma conexão com a internet e um computador, que está cada vez mais acesssível. Para que as inteirações entre professores e alunos sejam mais eficazes, microfone e câmera são desejáveis.

7. Tempo flexível

Se você é uma pessoa muito ocupada ou viaja demais, pode otimizar melhor o seu tempo ao fazer um curso superior a distância. Com um computador e uma conexão à internet você está na sua sala de aula virtual.

tímidos

Alguns podem argumentar que a falta de socialização direta entre professor e aluno, e dos alunos entre si, pode ser um problema. Mas a realidade é que a liberdade é maior, pois não há menor inibição em levantar uma dúvida em uma sala de bate-papo na internet. Mas levantar a mão em uma sala de aula é um ato hercúleo para muitas pessoas.

5. Liberdade

O fato de os cursos estarem disponíveis em qualquer localidade do globo, 24h por dia, torna a faculdade acessível a uma quantidade muito maior de pessoas.

A internet é onipresente. Em um curso tradicional, caso você adoeça e não possa comparecer na universidade, além de levar falta também perderá todo o conteúdo que foi ensinado naquele dia. Já com o ensino via internet não há este problema, pois você pode atender às aulas da sua própria cama, se necessário.

Para pessoas que precisam passar algum período em outro estado, ou mesmo no exterior, a educação a distância permite que as aulas cheguem até você.

Como o ensino é modular e você faz seu próprio horário isso permite que você aprenda no seu próprio passo e não precisa seguir o mesmo ritmo de uma grande turma com muitos alunos. Essa característica adaptável da faculdade via internet o torna mais individual.

4. No seu ritmo

Não existem agendas fixas nas classes online. Os estudantes podem completar seus trabalhos e provas quando estão prontos. Se suas tarefas forem feitas até o fim do bimestre, estará tudo bem.

As provas podem ter que ser feitas em uma semana depois de anunciadas, mas os estudantes ainda poderão escolher quando eles querem fazê-las. Eles podem revisar sua matéria até que sintam que estão prontos para realizar as tarefas, trabalhos ou fazer suas provas.

3. Economia

O curso costuma ser mais barato do que uma universidade presencial porque não exige o custo de toda a estrutura física com carteiras, luz, manutenção, funcionários, etc. Você também economiza com ônibus ou combustível e estacionamento. Você evita os lanches fora de casa, o que gera uma economia considerável, talvez a mais significativa de todas. Ao longo de quatro anos você pode economizar entre R$ 10 mil e R$ 20 mil reais ou ainda mais. A dieta de casa pode ser também mais saudável que a de uma cantina universitária.

2. Conforto e flexibilidade

Se para você seria impossível conciliar um curso presencial – que tem hora marcada para começar e para terminar – com o ensino via internet você pode estudar no horário que preferir: uma ou mais vezes no dia; a cada dois dias… Assim você gerencia o seu tempo de maneira flexível.

Você já trabalha o dia todo e não queria ter que ficar mais cinco horas, todos os dias da semana, longe daqueles que você ama? A faculdade pela internet permite que você faça o seu horário e estude no conforto de sua própria casa, próximo daqueles queridos por você. Você também tem a oportunidade de atualizar os seus conhecimentos específicos no próprio local de trabalho sem que os horários o prejudiquem.

Pessoas que vivem em localidades remotas e cidades do interior, longe de Universidades, agora também têm a oportunidade de estudar e se aperfeiçoar.

1. Ensina melhor

Muitos pensam que o ensino a distância pode ser menos eficiente do que o ensino tradicional que conhecemos há tanto tempo. Mas a realidade é outra. Resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho, feito pelo MEC) com alunos do ensino pela internet, mostraram que eles têm se saído melhor do que os acadêmicos dos cursos presenciais.

Concordo com tudo e vcs ????


postado por Serviço Social as 10:50:25 # 1 comentários
sábado
APRENDIZAGEM COLABORATIVA OU COOPERATIVA?


O termo “aprendizagem cooperativa” não é contemporâneo à internet. Apesar da rede de computadores ter contribuído significativamente para a disseminação de ambientes on-line - potencializadores da comunicação e cooperação entre as pessoas, gerando inúmeras comunidades virtuais de aprendizagem, o termo não é novidade.

Historicamente, teóricos como Piaget, Vygosky, Paulo Freire, entre outros, já definiram, defenderam e demonstraram que a cooperação é um importante dinamizador da aprendizagem. Piaget define cooperação como operar em comum, ou seja, co-operar. Para Vygotsky, o trabalho coletivo propicia a ZDP – zona de desenvolvimento proximal – caracterizada pela distância entre o nível de desenvolvimento real (conhecimento já consolidado pelo indivíduo – autonomia) e o nível de desenvolvimento potencial (conhecimento que irá ser construído com a ajuda do outro – em cooperação). Para Paulo Freire, a educação dialógica, traz na sua essência, a idéia de cooperação e igualdade na medida em que o significado da palavra diálogo pressupõe comunicação de duas ou mais vias (comunicação “com” e não “para”).


Alguns autores tratam cooperação e colaboração como sinônimos, outros, porém, fazem distinção. Particularmente, acredito na complementaridade dessas definições: a colaboração entre sujeitos acontece na interação entre eles, porém pode partir de ambas as partes envolvidas ou unilateralmente. Na cooperação é fundamental que haja interação, colaboração, mas, além disso, é preciso compartilhar objetivos e realizar ações em comum. Assim, não existe cooperação sem colaboração, mas pode existir colaboração sem cooperação.

Ainda tenho dúvidas em relação à essa divisão entre os termos. Neste caso, poderia ser uma diferença, quando analisamos ambientes virtuais, e percebemos que a colaboração é encontrada em listas de discussão, comunidades abertas e outros ambientes coletivos que participamos na Web. A cooperação é mais restrita a grupos de estudos e desenvolvimento de projetos, onde se pretende a construção de um determinado conhecimento – inteligência coletiva. Será que é isso?

Nestas circunstâncias, é possível afirmar que os ambientes organizacionais, povoados por equipes de trabalho com interesses em comum, constituem-se, por excelência, em ambientes de aprendizagem cooperativa. Mas simplesmente o fato de “pessoas trabalharem juntas”, não resulta por si mesmo em esforços cooperativos, pelo contrário, pode desencadear esforços individualistas e acirrar a competição entre os integrantes das equipes.

Não nos restam dúvidas de que a aprendizagem cooperativa é eficaz e só traz benefícios, porém não tem sido fácil implementá-la. Uma das razões para tal é porque não sabemos como trabalhar cooperativamente. O modelo educacional atual, apesar de ter avançado em muitos aspectos, ainda privilegia as potencialidades individuais dos alunos, enfatiza classificações e promove procedimentos de avaliação por recompensa (notas), que traz conseqüências desastrosas na vida pós-academia. Então, ao nos depararmos com situações que efetivamente temos que demonstrar nossa competência cooperativa, nos reportamos aos referenciais educacionais internalizados – privilegiamos nossas opiniões individuais e nos fechamos à escuta do grupo.

Cinco componentes essenciais caracterizam o cenário para que ocorra a aprendizagem cooperativa:

  • Interdependência positiva (cada elemento do grupo percebe que só terá sucesso, caso todos tenham);
  • Responsabilidade do indivíduo (responsabilização individual de tal modo que o desempenho de cada integrante seja avaliado);
  • Interação promotora (promover face-a-face, o sucesso dos outros – animando, apoiando, instigando questões...);
  • Desenvolvimento de habilidades sociais (garantir participação igual, abrir-se para esclarecimentos, evitar as distrações, negociar, buscar entender, animar os outros, olhar para quem fala, integrar as idéias, ser responsável, seguir as instruções, fazer perguntas, permanecer junto ao grupo, contribuir com idéias, expressar apoio e aceitação de idéias, ampliar respostas dos outros, discordar sem criticar, resumir...);
  • Processamento através do grupo (fazer com que os componentes do grupo percebam como o grupo interage e trabalha).

    Nem todas as tentativas de aprender cooperativamente serão bem-sucedidas, já que, sob certas circunstâncias, pode levar à perda do processo, falta de iniciativa, mal-entendidos, conflitos, e descrédito: os benefícios potenciais não são sempre alcançados.

    Por isso, o sucesso da aprendizagem cooperativa não depende unicamente da utilização de tecnologias da informação e comunicação ou de implementação de ambientes virtuais, mas acima de tudo, de uma mudança de postura quanto à forma desse relacionar e interagir com os outros.


    Referências:

    . Haidt, Regina C. Curso de Didática Geral, ed Moderna, São Paulo, 1999.

    . Campos, F; Santoro, F; Borges, M; Santos, N. Cooperação e aprendizagem on-line, ed DP&A, Rio de Janeiro, 2003.

    . Johnson, D; Johnson, R; Smith, K. A aprendizagem colaborativa retorna às faculdades in Change, Jul/Ago98, vol 30, issue 4, p26.

                                                                                                             Ciro Junior


  • postado por Serviço Social as 07:23:16 # 4 comentários
    quarta
    AVA - AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

    O que é ambiente virtual de aprendizagem?

    Em um curso via internet não existe aquela velha e conhecida sala de aula com carteiras,  lousa, giz, apagador, lápis,  caneta e  cadernos. Os alunos não estão sentados lado a lado e não se conhecem pessoalmente. Nem todos caminham no mesmo ritmo de trabalho, ou realizam uma tarefa simultaneamente.
    Então, como é possível estudarmos?

    Através da  nossa  sala  de aula virtual,  que  nos cursos realizados via internet, é chamado de AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. É o espaço onde se localiza todos os elementos que vamos utilizar para aprendermos o conteúdo dado pelos professores. Esse conteúdo pode ser de natureza conceitual ( fatos, conceitos e  informações  a  serem  aprendidos  e  organizados),  procedimental  (ações e comportamentos a serem desenvolvidos e praticados) ou atitudinais (atitudes, valores a serem observados e respeitados.)

    Por meio do AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM , acessamos calendário, perfil dos participantes, indicações de leitura, atividades de aprendizagem, entre outros. Também encontramos as ferramentas necessárias para a  interação  entre  o  grupo: e-mails,  fórum, blog, chat e as  que auxiliam a desenvolver as  atividades: enquetes,  questionários,  lições e tarefas, wiki, etc.
    Tudo isso mediado por este ambiente, que se caracteriza como uma sala de aula, onde os alunos e professores estão fisicamente distantes. Por isso, deve ser um ambiente agradável, de fácil navegação e acesso, permitindo o desenvolvimento efetivo das atividades de aprendizagem.

    Neste Módulo de Acolhimento vivênciamos este AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM   como uma experiência super positiva!!!
                                                                            
                                                                                                         Ciro Jr.
      


    postado por Serviço Social as 10:31:43 # 15 comentários
    terça
    Reflexão


    "A comunicação precisa  ser  pensada não  como um instrumento, mas como um componente pedagógico."

    "Urge afastar inflexibilidades de /paredes/ e buscar a funcionalidade e os benefícios de /pontes/."

         MÁRIO KAPLÚN, educador  chileno,  fala  sobre a inter-relação comunicação/educação, por ele  denominada   "Comunicação Educativa", apontando  sua natureza: ela  existe para dar à educação métodos e procedimentos para  formar a  competência comunicativa do educando (prefiro o termo aprendiz...). A comunicação precisa ser pensada não como um  instrumento, mas  como  um componente pedagógico. Não se trata de educar usando o instrumento da comunicação, mas que ela se converta no eixo  vertebrador dos processos  educativos: educar pela comunicação e não  para a comunicação. Dentro desta perspectiva da comunicação  educativa  como relação e não  como objeto, os meios são ressituados a partir de um projeto pedagógico mais amplo.

    "O homem é um ser de relação e não só de contatos como o animal, não está apenas no mundo, mas com o mundo." Paulo Freire

                                                              Ciro


    postado por Serviço Social as 10:04:54 # 0 comentários
    segunda
    COMUNICAÇÃO E AMIZADE É O NOSSO PONTO FORTE !!!

    Nossa interação foi uma experiência única, de aprendizado e de relacionamentos. Sempre pesquisando, pensando sobre o assunto da semana, não importa onde estivesse, meus pensamentos estavam voltados para o assunto em questão, e com os meus colegas de curso não foi diferente.

    Através dos fóruns, e-mail e até telefone, aos poucos conseguimos construir em nossas mentes como deve ser cada um de nossos novos amigos, alunos desafiadores, comunicativos e até ausentes.

    Na vivência com os novos colegas pude perceber que sempre teve algo a complementar além da linha mestra do planejado: dicas pessoais, referências bibliográficas, textos, indicações de leitura, trabalhos e pesquisas próprias, e assim vai se formando uma massa sólida de amizade aonde cada um se sente na obrigação de dar a mão ao amigo do outro lado do computador.
    Muitos dos nossos colegas são bem organizados: cumpriu os prazos e programava antecipadamente as tarefas, isso mesmo a distância fazia com que outros colegas seguissem o mesmo exemplo.

    Com as novas tecnologias de informação e comunicação, o aluno não se sente mais tão distante assim dos colegas e do seu tutor, é claro que seu tempo de estudo não será o mesmo do tutor e nem sempre de seus colegas, mas sempre irá prevalecer a comunicação.                                                                 

                                                                                                               Cristiane              



    postado por Serviço Social as 10:33:56 # 32 comentários
     
    Perfil
    social
    Meu Perfil

    Links
    Hotéis no Brasil
    Encontra Brasil
    Guia RJ
    Encontra Rio de Janeiro
    DNS Dinâmico
    Blog Grátis

    Palavras-Chave
    APRENDIZAGEM

    Favoritos
    Não há favoritos.

    adicionar aos meus favoritos


    Colaboradores do Blog


    Comunidades
    Não há comunidades.

    Posts Anteriores
    1 MÓDULO
    2 MÓDULO
    3 MÓDULO
    4 MÓDULO
    ESPAÇO FORMATURA
    5 MÓDULO
    6 MÓDULO
    7 MÓDULO
    8 MÓDULO
    CONTATOS DEIXE AQUI SEU MSN E E-MAIL E FALE SEU POLO PRESENCIAL

    Arquivos
    2020, 01 dezembro
    2020, 01 abril
    2020, 01 janeiro
    2010, 01 setembro
    2010, 01 agosto
    2010, 01 junho
    2010, 01 maio
    2010, 01 abril
    2010, 01 março
    2010, 01 janeiro
    2008, 01 outubro

    10867 acessos
    CRIAR BLOG GRATIS
    ..