Folha Patuense On Line
Folha Patuense On Line
quinta, 05 julho, 2007
Novo Endereço

O Blog da Folha Patuense mudou para este endereço:

www.aluisiodutra.zip.net

Clic! Acima

Obrigado.


postado por 41277 as 10:37:07 # 0 comentários
quarta, 04 julho, 2007
UERN Faz Extensão Universitária Chegar na Sociedade Oestana


"O município de Campo Grande recebe na sexta-feira (6), uma comitiva da UERN composta pelo reitor Dr. Milton Marques, o Dr. Aécio Cândido, a pró-reitora de extensão, Dra. Ana Morais; e a professora Ms. Simone Cabral. O nobre objetivo da visita é assinar um termo de protocolo com o Projeto Dom Heldér Câmara/SDT/MDA e o Núcleo Sertão Verde que tratará da formação de jovens campograndenses em cursos de extensão promovidos pela Universidade Estadual.

 

No momento o Dr. Aécio Cândido vai proferir palestra sobre juventude e participação política proferindo a aula inaugural do curso que terá início no sábado (7), envolvendo 34 jovens no curso 100 horas/aula com o tema do protagonismo juvenil e mais 30 jovens na modalidade comunicação popular. A conclusão do primeiro dará direito a juventude rural acessar o PRONAF jovem e o segundo terá como resultado prático a produção de um documentário sobre os 50 anos de sacerdócio de Pe. Pedro Neefs.

 

A parceria levará o nome de Escola de Formação Ronaldo Valência numa justa homenagem ao educador popular tendo o claro objetivo de preparar os jovens campograndenses para o conhecimento dos direitos constitucionais e humanos e das prerrogativas do convívio em sociedade; ao mesmo tempo em que visa preparar os jovens para o mercado de trabalho e a inclusão nos instrumentos de créditos oficiais como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar". Fonte: Blog do Caramuru Paiva.


postado por 41277 as 12:12:39 # 0 comentários
Versos do Poeta José Bezerra de Assis


Sobre a Eleição do SINDSERPUMP, o Poeta Zé Bezerra Assim Escreveu.

1 – Uma eleição sindical

Aconteceu este mês

Para sócios desta vez

De âmbito municipal

Uma disputa legal

Movimentou a cidade

Gerou perplexidade

Como a campanha ocorreu

MAS NO FIM PREVALECEU

CONSCIÊNCIA E LIBERDADE

.

2 – Duas chapas concorreram

À nova diretoria

Feriu-se a democracia

Com fatos que aconteceram

Pessoas que se envolveram

Que não são da entidade

O prefeito da cidade

Na campanha se envolveu

MAS NO FIM PREVALECEU

CONSCIÊNCIA E LIBERDADE.

.

3 – CHAPA UM apresentou-se

Como forte concorrente

Uma equipe independente

Que com luta revelou-se

Mas a CHAPA DOIS mostrou-se

Apenas com a vontade

De criar dificuldade

A um trabalho que cresceu

MAS NO FIM PREVALECEU

CONSCIÊNCIA E LIBERDADE.

.

4 – Com ética, luta e ação

A CHAPA UM concorreu

Enquanto a DOIS recebeu

O apoio do patrão

Houve ameaça e pressão

Mas o sócio com vontade

E responsabilidade

Na urna a resposta deu

E NO FIM PREVALECEU

CONSCIÊNCIA E LIBERDADE.

.

5 – Foi desproporcional

Não dá pra se admitir

Gestor público interferir

Em política sindical

Rejeição quase geral

Feita com civilidade

Bom senso e maturidade

A CHAPA DOIS recebeu

SÓ PORQUE PREVALECEU

CONSCIÊNCIA E LIBERDADE.

.

6 – Parabéns a CHAPA UM

Pela vitória brilhante

Companheiros vão avante

Sem empecilho nenhum

Lutar pelo bem comum

Essa é a prioridade

Agora nossa entidade

Muito se fortaleceu

SÓ PORQUE PREVALECEU

CONSCIÊNCIA E LIBERDADE


postado por 41277 as 12:10:39 # 0 comentários
Padres da Diocese de Mossoró Estão em Retiro no Santuário do Lima


Os padres da Diocese de Santa Luzia de Mossoró estão em Retiro Espiritual no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis – Serra do Lima. O retiro é presidido pelo Bispo D. Mariano Manzana (foto) e vai prosseguir até amanhã.


postado por 41277 as 12:05:02 # 0 comentários
terça, 03 julho, 2007
Supervisor do Projeto D. Hélder Câmara Visita Patu


O Supervisor do Projeto D. Hélder Câmara, Francisco Caramuru Paiva,  visitou a cidade de Patu nesta segunda feira (02/07/2007) para manter contatos com os representantes do Fórum de Integração das Organizações Sociais de Patu e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, membros do Conselho Territorial do Sertão do Apodi, área de ação do PDHC. O objetivo da visita foi a divulgação e entrega de convite para a próxima reunião do Conselho que acontecerá no próximo dia 10 de julho na cidade de Governador Dix-sept Rosado. Caramuru Paiva conta a participação de todos os representantes dos municípios que integram o conselho, além da importância da presença do gestor público dos municípios participantes do Território do Sertão do Apodi. Foto: Coordenador do FIOS: Rubinaldo Aragão, Presidente do STR de Patu: José Marcondes Pereira e o Supervisor do PDHC: Caramuru Paiva.

 


postado por 41277 as 12:10:43 # 0 comentários
Supervisor do Projeto D. Hélder Câmara Visita Patu


O Supervisor do Projeto D. Hélder Câmara, Caramuru Paiva,  visitou o professor Aluísio Dutra de Oliveira, membro da coordenação do Fórum das Organizações Sociais de Patu para entregar convite da reunião do Território do Sertão do Apodi. Caramuru Paiva destacou a importância do professor Aluísio Dutra de Oliviera pela sua luta insansável nos movimentos sociais da região oeste e de Patu e  lembrou que foi através da solicitação de Aluísio Dutra que Patu passou a integrar o Conselho Territorial do Sertão do Apodi.

C O N V I T E

 

 

 

 

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do Projeto Dom Heldér Câmara, Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário convida para a reunião do comitê territorial do PDHC/SDT/MDA no Sertão do Apodi que se realizará no dia 10/07, no Centro de Treinamento das Freiras, em Governador Dix-sept Rosado/RN.

 

Governador Dix-sept Rosado (RN), 25 de junho de 2007.

 

 

 

José Sueldo Leite

Coordenador do comitê territorial do PDHC/SDT/MDA no Sertão do Apodi

 

Fco. Caramurú de O. M. Paiva e Azevedo

Supervisor do PDHC/SDT/MDA

Secretário do comitê territorial do PDHC/SDT/MDA


postado por 41277 as 12:07:22 # 0 comentários
Estudante Patuense é Aprovado em 1º Lugar em Concurso Público da UEPB


O estudante universitário, Jailson Farias, filho do saudoso comerciante João de Deus de Farias, foi aprovado em primeiro lugar no concurso público para agente administrativo da Universidade Estadual da Paraíba. Quem estuda e é perseverante chega lá. Parabéns. Jailson Farias exerce a função de coordenador geral do Censo 2007 em Patu.


postado por 41277 as 12:05:25 # 0 comentários
segunda, 02 julho, 2007
Associação da Comunidade Escondido Promove Reunião de Planejamento


A Associação Comunitária da comunidade rural Escondido se reuniu na tarde deste domingo (01/07/2007) para discutir assuntos de interesse dos moradores e realizar o planejamento da associação para o ano de 2007. A reunião contou com a participação de um bom número de associados, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patu, José Marcondes Pereira e do representante do Fórum de Integração das Organizações Sociais, prof. Aluísio Dutra de Oliveira. No primeiro momento da reunião foram discutidos vários temas, ente eles: Programa de Cisternas de Placas, Informes do Programa Luz Para Todos, PRONAF e Seminário de Políticas Públicas que será relizado pelo FIOS em Parceria com o SEAPAC - Diocese de Mossoró. No segundo momento da reunião, os associados apresentaram os principais problemas existentes na comunidade: Pagamento da Taxa de Iluminação Pública, sem o direito a iluminação,  problema da estrada da Comunidade Escondido a Gameleira que está danificada, residências sem banheiros, ausência de um posto de saúde, venda do leite por preço irrisório, falta de energia elétrica na escola da comunidade e ausência dos representantes do povo na comunidade. Além da solução destes problemas, a comunidade Escondido almeja as seguintes políticas públicas: Melhor conservação das estradas, programa do leite com preço justo, aquisição de cisternas de placas, assistência técnica aos produtores, cursos técnicos para geração de renda, projetos de educação e cultura para os jovens da comunidade.


postado por 41277 as 07:40:58 # 0 comentários
Comunidade do Escondido Discute Seus Problemas e Reivindica Políticas Públicas


Moradores da comunidade rural escondido, em reunião, discutiram seus problemas e reivindicaram políticas públicas para a comunidade.


postado por 41277 as 07:32:37 # 0 comentários
RCC Promove Arraiá Missionário da Paróquia de Patu


A Renovação Carismática Católica de Patu realizou na noite deste domingo (01/07/2007), ao lado da Igreja Matriz, o Arraiá Missionário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores. Várias atrações foram realizadas: Apresentação de casais matutos, rádio novela, danças, participação de grupos de idosos, crianças, louvor, comidas típicas e quadrilha improvisada. Outros movimentos da Igreja também participaram da programação.     


postado por 41277 as 07:27:50 # 0 comentários
Arraiá Missionário da Paróquia de Patu


Apresentação de programa matuto na Rádio SMP - Semana Missionária da Paróquia. Participação: Pe. Possídio Lopes, Pequena e Kaliane. (Rádio Novela). 


postado por 41277 as 07:23:00 # 0 comentários
Arraiá Missionário da Paróquia de Patu


Apresentação do Grupo Luz de Maria da Renovação Carismática Católica de Patu.

postado por 41277 as 07:19:42 # 0 comentários
Grupo de Idosos João Inácio Realiza Arraiá Junino


O Grupo de Idosos João Inácio realizou no último sábado (30/06/2007) seu arraiá junino que contou com a participação de membros da terceira idade dos municípios de Patu e Frutuoso Gomes. A realização do evento aconteceu no salão da paróquia de Nossa Senhora das Dores e foi coordenado pela senhora Lúcia Brígida. 


postado por 41277 as 07:13:30 # 0 comentários
PT de Caraúbas Realiza Congresso Municipal


O Partido dos Trabalhadores do município de Caraúbas realizou seu Congresso Municipal que teve como objetivo discutir as Teses para o III Congresso Nacional do Partido que acontecerá em São Paulo no próximo mês de setembro e eleger Delegado para o Congresso Estadual que antecederá o Nacional. O Congresso aconteceu na Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel de Oliveira e teve conforme orientação recebida do Diretório Nacional seus debates focados nos 03 (três) Temas que nortearam o Congresso Nacional: O BRASIL QUE QUEREMOS, O SOCIALISMO PETISTA e CONCEPÇÃO E FUNCIONAMENTO PARTIDÁRIO. Ao final do Congresso, os petistas caraubenses elegeram por aclamação e unanimidade dos presentes, para Delegado ao Congresso Estadual, o atual Presidente do Diretório Municipal, Francisco Ivanildo Gomes Fernandes. Fonte: Caraúbas em Foco.

CAMPO GRANDE RECEBE O PROJETO CINEMA NAS COMUNIDADES

 

O município de Campo Grande acaba de ser beneficiado com o Projeto Cinema nas Comunidades, uma iniciativa da entidade Centro Feminista 08 de Março, de Mossoró, que vai levar mensalmente a exibição das produções nacionais de curtas e longa metragens para as pessoas carentes. A estréia acontecerá neste sábado (30), na comunidade rural de Cabeça do Boi. "O nosso principal objetivo é divulgar a produção cinematográfica brasileira para um público que normalmente não tem tanto acesso a esse tipo de entretenimento cultural", explicou Adriana Alves, coordenadora do projeto. O Projeto chegou em Campo Grande graças ao pleito do Engenheiro Agrônomo Caramurú Paiva. Fonte: CG News.



postado por 41277 as 07:01:44 # 0 comentários
domingo, 01 julho, 2007
Custo de Vida em Patu Teve Queda em Maio


O Departamento de Ciências Contábeis do Campus Avançado Professor João Ismar de Moura da UERN divulgou o boletim com os resultados do Projeto Custo de Vida para o mês de Maio de 2007.  Segundo a pesquisa, o valor da cesta básica, em Patu-RN, apresentou variação negativa de -2,00% em maio, caracterizando deflação.  No mês de abril, o custo da cesta básica no município foi de R$ 338,04, caindo para R$ 331,26 em maio. A cesta básica pesquisada é composta por três grupos de produtos: Alimentação, Higiene Pessoal e Limpeza Doméstica.  A maior queda apresentada entre os três grupos, em maio, foi dos produtos de limpeza doméstica, com -4,47%, seguido do grupo alimentação, com -1,85%, e do grupo dos produtos de higiene pessoal, com -1,13% de queda no referido mês. Os produtos que apresentaram as maiores variações positivas foram: barbeador, refrigerante, pimentão, tempero, água sanitária. Produtos com variação negativa: Tomate, bata inglesa, condicionador de cabelo, shampoo e pão. Conforme a pesquisa, o trabalhador patuense necessitaria ganhar, em maio de 2007, o salário-mínimo de R$ 877,06 para atender às necessidades de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte. Portanto, o salário-mínimo atual de R$ 380,00 representa 43,33% do que o trabalhador deveria ganhar. O projeto Custo de Vida em Patu é coordenado pelo professor Ms. Francisco Tavares Filho. A pesquisa de campo é realizada pelos alunos do Curso de Ciências Contábeis, Maria Simone de Oliveira e Rodolfo Henrique Godeiro Maia.  O boletim com os resultados completos da pesquisa pode ser visto na home page do professor Francisco Tavares Filho, no site www.uern.br/professor/professoronline.asp.

.

RCC Promove Hoje Arraiá Missionário

A Renovação Carismática Católica de Patu vai promover hoje a noite o Arraiá Missionário. Após a celebração da missa, às 19:00 h, será iniciada a programação junina da RCC que contará com as seguintes atrações: Comidas típicas, apresentações de quadrilha improvisada, concursos, pescaria, músicas, desfile matuto, forró, poesia, rimas etc. A animação será do Ministério de Música do Grupo Luz de Maria e Joviasc. Realização: Paróquia de Nossa Senhora das Dores. Apoio: Movimentos Pastorais.

  


postado por 41277 as 12:10:42 # 0 comentários
sábado, 30 junho, 2007
Christianne Alves Destaca Notícias de Patu em Sua Coluna do Diário de Natal


Quem é leitor do jornal Diário de Natal, principalmente da Coluna Christianne Alves vai encontrar várias notícias da cidade de Patu. Na edição deste sábado (30/06/2007) foram publicadas as seguintes notas:

# "Bruno Lacerda Bezerra Fernandes, juiz de direito da comarca de Patu, entrou no gozo de merecidas férias no final de junho. Fará falta, pois é extremamente trabalhador e competente."

# Equipe Médica "Depois de receber muitas críticas, o prefeito de Patu, Possidônio Queiroga, resolveu constituir uma equipe de médicos para atender no Hospital Municipal e nos Postos de Saúde do município. Ao todo, são cinco profissionais médicos que se revezam no atendimento à população." Fonte: Diário de Natal - Christianne Alves.

Nota Publicada no Jornal O Poti - Edição de Domingo

# Trabalho "Ante a falta de recursos, algumas das nossas emissoras de radiodifusão continuam se utilizando do trabalho de voluntários para receberem a notícia de lugares mais diferentes  e a levarem de volta a esses lugares. A Rádio Rural de Mossoró, por exemplo, continua a se valer do trabalho dos correspondentes espalhados  em Municípios da região Oeste do Estado. Um deles é o professor Aluísio Dutra, de Patu, pessoa de reconhecida habilidade no mundo da comunicação social". Fonte: Jornal O Poti - Coluna de Christianne Alves (01/07/2007). 


postado por 41277 as 08:25:04 # 0 comentários
Mineiro Foi o Deputado Que Apresentou Mais Emendas à LDO


Mineiro foi o deputado que apresentou o maior número de emendas à LDO até a tarde da última quarta-feira. A maioria das propostas do deputado acrescenta projetos para contemplar a área social e econômica do estado. Ao todo, Mineiro apresentou 19 emendas ao projeto original. A Lei de Diretrizes Orçamentárias define as prioridades do Governo na elaboração do seu orçamento para 2008 e será votada na Assembléia Legislativa neste dia 28 de junho.


postado por 41277 as 08:14:24 # 0 comentários
Secretário da SEARA Participa de Evento na Bahia


" Oficina de Arranque do Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária no Brasil foi realizada em Salvador (BA), no período de 27 a 29 de junho. O Governo do Estado e a Associação Nacional dos Órgãos Estaduais de Terra - ANOTER, foram representados pelo secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária e presidente da Associação, Canindé de França (foto). O evento teve por objetivo apresentar o programa aos parceiros e discutir todas as etapas, processos e documentos necessários para iniciar as suas atividades, após a assinatura do acordo de empréstimo de R$18 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento BID, ocorrido no dia 17 de maio" Fonte: SEARA.


postado por 41277 as 08:02:43 # 0 comentários
sexta, 29 junho, 2007
Emater Realiza Mais Um Dia de Campo Na Zona Rural de Patu


A Emater realizou no dia de ontem, (28/06/2007) mais um Dia de Campo na zona rural de Patu. A comunidade atendida com o Projeto Aprisco Potiguar foi Boágua de propriedade de Eládio Moura. Durante o dia foram realizadas palestras nas seguintes áreas: Manejo e Sanidade Animal e Manejo Reprodutivo. O encontro contou com um bom número de produtores rurais do município. A equipe do Projeto Aprisco Potiguar é composta pelas seguintes pessoas: Veterinário José Neilson, Zootecnista Jorge André e Agrônomo Edmilson. Foram realizadas explicações práticas nos currais de caprinos e ovinos da comunidade. No período da tarde aconteceu uma confraternização futebolística envolvendo as equipes dos produtores rurais de Patu e da Emater-Projeto Aprisco. 


postado por 41277 as 08:58:35 # 0 comentários
Produtores Rurais de Patu X Emater-Aprisco Potiguar


No encerramento das atividades do Dia de Campo realizada na comunidade Boágua, aconteceu uma partida de futebol envolvendo as equipes dos Produtores Rurais de Patu X Emater-Aprisco Potiguar. A partida foi muito difícil, de assistir.


postado por 41277 as 08:52:04 # 2 comentários
Professores da UERN Decidem Continuar em Greve


"Em assembléia realizada ontem, 28 de junho, na sede da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN), os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) decidiram, por maioria, manter a paralisação das aulas. Com essa decisão, o semestre letivo 2007.1 está perdido. De acordo com o professor e presidente da associação, Zacarias Marinho, a nova proposta do Governo não difere muito daquela apresentada na semana passada. A proposta atual mantém o aumento de 5% para outubro deste ano, indica o valor de 11% para abril do próximo ano, 16% para o mesmo mês de 2009 e 20,3% para abril de 2010. Diante disso, a categoria aprovou a apresentação de uma nova proposta com valores de 5% para agosto deste ano, 12% para abril do ano que vem, 16% para abril de 2009 e 16% para o mesmo mês de 2010. O presidente da Aduern avalia que o movimento continua coeso. Para ele, discussões acaloradas fazem parte do processo de entendimento. Zacarias espera que a apresentação de uma nova proposta ao Governo do Estado seja aceita para que a greve possa ter fim."

Fonte: Gazeta do Oeste.


postado por 41277 as 08:46:11 # 0 comentários
quinta, 28 junho, 2007
Prefeitura de Patu Anuncia Retomada de Obras


Segundo informações publicadas no Jornal Correio da Tarde a prefeitura Municipal de Patu vai retomar o serviço de várias obras que estavam paradas, entre elas se destacam: Mirante da Serra do Lima, Urbanização dos Canteiros da Avenida Lauro Maia e Centro de Saúde do Bairro Epitácio Andrade (foto).

ATENÇÃO !!! Prazo Para Levantamento de Demandas Para o Luz Todos Está Se Vencendo

A coordenação estadual do programa Luz Para Todos deu um prazo até o final deste mês para que os municípios façam um levantamento de usuários que ainda não foram beneficiados com o programa Luz Para Todos. Uma comissão municipal tem que ser constituída com as seguintes representações: Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, EMATER e Sindicato dos Trabalhdores Rurais.  Esta comissão deverá encaminhar as demandas para a coordenação estadual do programa. Em Patu não se tem conhecimento oficial se esta comissão foi constituída. Caso a comissão não seja formada os moradores da zona rural, que ainda não foram beneficiados com o programa, serão prejudicados.

Renovação Carismática Promoverá Arraiá de Cristo

A Renovação Carismática Católica de Patu vai promover no próximo domingo (01/07/2007) o Arraiá Missionário. Após a celebração da missa do domingo, será iniciada a programação junina da RCC que contará com as seguintes atrações: Comidas típicas, apresentação de quadrilha improvisada, concursos, pescaria, músicas, desfile matuto, forró, poesia, rimas etc. A animação será do Ministério de Música do Grupo Luz de Maria e Joviasc. Realização: Paróquia de Nossa Senhora das Dores. Apoio: Movimentos Pastorais.

 

Emater Promove Mais um Dia de Campo em Patu

 

A EMATER de Patu e a coordenação do Projeto Aprisco Potiguar vai realizar hoje mais um dia de campo. A programação será desenvolvida na comunidade Boágua de Propriedade do senhor Eládio Moura. Na programação do dia de campo, serão realizadas palestras e treinamentos para os produtores do município.

 

Hoje é Noite das Fogueiras de São Pedro

Hoje é véspera de São Pedro. É mais uma noite das fogueiras, comidas típicas, brincadeiras e muitos arraiás em toda a região. Destacamos a tradicional festa de São Pedro na cidade de Riacho da Cruz.

 

Câmara Municipal Entra em Recesso

A Câmara Municipal de Patu entrou no período de recesso legislativo. Os trabalhos serão reiniciados a partir do dia primeiro de agosto.

Paróquia Faz Mobilização da Semana Missionária

A Paróquia de Nossa Senhora das Dores está mobilizando todos os movimentos católicos da cidade para a realização da Semana Missionária que será realizada no período de 08 a 16 de julho. Um grande trabalho de evangelização será desenvolvido em comunidades urbanas e rurais.

 

Chuvas em Patu

Segundo dados da EMPARN já choveu este ano em Patu 766,6 milímetros. Dados a cima da média do Nordeste que é de 700 mm.

Faz Frio em Patu

Nas última semanas a temperatura em Patu caiu bastante. No período noturno e madrugada está fazendo muito frio. As mudanças de temperatura estão provocando problemas respiratórios em várias pessoas da comunidade, principalmente crianças e idosos.   


postado por 41277 as 07:11:13 # 2 comentários
quarta, 27 junho, 2007
Professores da UERN Se Reúnem Amanhã em Assembléia


Os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, estão em greve desde o dia 09 de maio. Amanhã será realizada mais uma assembléia para avaliação da greve. O Reitor Milton Marques (foto) esteve em Natal conversando coma a equipe econômica do governo para tentar uma nova proposta, já que a última foi rejeitada pelos professores. Milton Marques deverá apresentar uma nova proposta hoje a diretoria da ADUERN para que ela seja avaliada amanhã em assembléia. Existe uma expectativa que a greve seja encerrada.   


postado por 41277 as 08:46:08 # 0 comentários
São João Só Presta na Roça


São João Só Presta na Roça. Versos do Poeta Zé Bezerra.

1 - Festa tradicional                            4 - Na noite a cada minuto

De maior empolgação                         A lua no alto brilha

É a festa de São João                         Logo antes da quadrilha

Feita na zona rural                              Tem casamento matuto

Se reúne o pessoal                             O noivo se faz de bruto

Ali ninguém se alvoroça                      A noiva se alvoroça

Todos dizem: - A festa é nossa           De cima duma carroça

E a alegria é completa                         A mãe da noiva gasguita

Por isso, afirma o poeta                      Estufando o peito grita

São João Só Presta na Roça.              São João Só Presta na Roça.

2 - É um São João diferente            5- A moça faz simpatia

Dos que fazem na cidade                     Para saber com quem casa

Tem brincadeira a vontade                  Tem milho assado na brasa

Alegrando a toda gente                       Tem canjica quente e fria

O sertanejo contente                           Milho cozido em  bacia

Logo depois que almoça                     Paponha na folha grossa

Corta lenha fina e grossa                    Se chover a água empoça

Bem animado e feliz                            Mas não pára o forrozão

Acende a fogueira e diz                      Para o povo do sertão

São João Só Presta na Roça.             São João Só Presta na Roça.

3 - No santo o povo tem fé            6- A festança é animada

Festejando a noite inteira                    Sem ritmo modernizado

Em toda casa há fogueira                    Sem guitarra, sem teclado

Foguetão e buscapé                           Sem quadrilha estilizada

Mais tarde há arrasta-pé                   É mantida e conservada

No pavilhão da palhoça                     A pura cultura nossa

Sanfoneiro da mão grossa                 Pra que o sertanejo possa

Toca um repertório novo                   Se orgulhar de sua festa

Para a alegria do povo                       Em outro canto não presta

São João Só Presta na Roça.             São João Só Presta na Roça.


postado por 41277 as 12:20:57 # 3 comentários
terça, 26 junho, 2007
Fórum das Organizações Sociais de Patu Elege Nova Coordenação


O FIOS – Fórum de Integração das Organizações Sociais de Patu realizou nesta segunda feira (25/06/2007) mais uma reunião ordinária com a participação de representantes das diversas associações do município. Os principais assuntos debatidos foram: Informes gerais das comunidades, Apoio ao Projeto Aprisco Potiguar, P1MC, P1+2, Criação da Comissão de realização do Seminário Sobre Políticas Públicas que será coordenado pelo SEAPAC-Diocese de Mossoró e eleição da nova coordenação do FIOS. Houve consenso e apenas uma chapa foi votada pelos representantes do Fórum, ficando assim composta: Coordenador: Rubinaldo Aragão dos Santos, Vice-Coordenador: José Marcondes Pereira, Primeira Secretária: Ana Karla Figueiredo, Segunda Secretária: Marília Gabriela, Primeiro Tesoureiro: Aluísio Dutra de Oliveira e Segundo Tesoureiro: Jocelito Bento.

(Foto: Nova Coordenação do FIOS). 


postado por 41277 as 08:22:16 # 0 comentários
P1 + 2 é Lançado em Janduís


"JANDUÍS - Realizado na manhã de hoje em Janduís o lançamento do Programa "Um terra e Duas Águas" (P1+2) desenvolvido pela Microrregional da ASA - Articulação do Semi-árido Brasileiro, que contou com a participação de representantes dos municípios de Mossoró, Apodi, Upanema, Triunfo Potiguar, Felipe Guerra, Rafael Godeiro, Almino Afonso, Olho D'água do Borges, Patu, Janduís, Campo Grande, Messias Targino e Governador Dix-sept Rosado. O programa P1+2 vai beneficiar apenas dois municípios no Nordeste e os municípios são exatamente Janduís e Campo Grande e terá o Núcleo Sertão Verde como a unidade executora do programa na região Oeste do estado. Estes serão os municípios demonstrativos para implantação do programa em todo o Nordeste. No último final de semana foi realizado um encontro para debater o programa em Campo Grande e hoje e amanhã esta sendo realizado o primeiro seminário do projeto P1+2, em Janduís. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís, Raimundo Canuto de Brito, o programa será de grande importância para os trabalhadores rurais do município e para toda a região. "A chegada de mais um programa em nossa região é sem dúvida fruto do bom nível de organização que tem na região do Médio Oeste, onde diversas entidades lutam pelo desenvolvimento da região", acrescenta Raimundo." Fonte: Correio da Tarde. 


postado por 41277 as 08:12:12 # 0 comentários
COOPERHAF Realiza Mais um Encontro Sobre Habitação Rural


O Coordenador Municipal de Habitação Rural do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino Pôla Pinto (Foto), participou no último sábado em Natal de um encontro promovido pela Cooperativa de Habitação dos Agricultores do Rio Grande do Norte (COOPERHAF-RN), ligada a (FETRAF-RN), responsável pelo programa de habitação da Fetraf-RN no Estado. O encontro contou com representantes dos municípios de Itaú, Severiano Melo, Upanema, Janduís, Campo Grande e Messias Targino, Médio Oeste. Ficou definido no encontro as etapas para serem iniciadas as construções das unidades habitacionais no meio rural do estado. Para que isso aconteça cada município terá que cumprir um cronograma de atividades do projeto social do programa.  Além, do Coordenador Estadual de Habitação José Mota esteve presente no evento Claudiney Piva da COOPERHAF da área de habitação da Fetraf-Brasil. A próxima reunião dos coordenadores de habitação ficou programada para 21 de julho. Em Messias Targino 15 famílias serão beneficiadas pelo o programa de Habitação Rural, onde nessa primeira etapa serão construídas 15 casas na zona rural do município.


postado por 41277 as 08:01:33 # 0 comentários
ESSEC Realiza Festa Junina


A ESSEC - Escola Seletiva de Serviços Educacionais e Cursos – realizou na noite desta segunda feira (25/06/2007) sua festa junina. Várias atrações foram realizadas pelos alunos e professores da escola: Desfile matuto, apresentação de danças folclóricas, sorteio de prêmios, apresentação da quadrilha Explode Coração do bairro do fomento e o momento mais esperado da noite que foi a apresentação da Quadrilha da ESSEC. (Foto).    


postado por 41277 as 07:51:03 # 2 comentários
 
Perfil
41277
Meu Perfil

Links
Blog Grátis
Hoteis

Palavras-Chave
Frutuoso
Gomes

Favoritos
Folha Patuense On Line
Pôla Pinto
Leonildes Oliveira
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
Novo Endereço
UERN Faz Extensão Universitária Chegar na Sociedade Oestana
Versos do Poeta José Bezerra de Assis
Padres da Diocese de Mossoró Estão em Retiro no Santuário do Lima
Supervisor do Projeto D. Hélder Câmara Visita Patu
Supervisor do Projeto D. Hélder Câmara Visita Patu
Estudante Patuense é Aprovado em 1º Lugar em Concurso Público da UEPB
Associação da Comunidade Escondido Promove Reunião de Planejamento
Comunidade do Escondido Discute Seus Problemas e Reivindica Políticas Públicas
RCC Promove Arraiá Missionário da Paróquia de Patu

Arquivos
2007, 01 julho
2007, 01 junho
2007, 01 maio
2007, 01 abril
2007, 01 março
2007, 01 fevereiro
2007, 01 janeiro
2006, 01 dezembro
2006, 01 novembro

35734 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..