pedagogia do compromisso:amazônia e seus problemas
pedagogia do compromisso:amazônia e seus problemas

domingo, 08 julho, 2007
SECA NA AMAZÔNIA

A Amazônia vive hoje a pior estiagem dos últimos 50 anos. Fotos estampadas na mídia mostram cenários desoladores na região que detém mais de 20% da água doce da Terra. São igarapés secos, barcos encalhados em bancos de areia de rios, mortandade de peixes, populações isoladas sem ter como se locomover e sem ter o que comer. São mais de 250 mil pessoas atingidas nos estados do Amazonas e do Pará.

Cautelosos, cientistas e pesquisadores falam na possibilidade de que o aumento do calor no planeta, provocado pela emissão de gases de efeito estufa tenha começado a potencializar eventos climáticos extremos, mas avaliam que ainda não é possível estabelecer uma relação direta com o aquecimento global.

Entretanto, as evidências vão se acumulando. Exemplos disso são as enchentes que têm ocorrido com freqüência ao redor do mundo como as que ocorreram na China recentemente, furacões como o Katrina, que devastou a região de Nova Orleans (EUA) em agosto passado, e o Wilma, que ameaça e destrói, neste momento, a região do Golfo do México.

No caso específico da seca que castiga a Amazônia, no entanto, a comunidade acadêmica concorda quanto a algumas ameaças que poderão se concretizar no futuro. Uma delas é a “savanização” da maior floresta tropical do mundo, um processo de perda de biodiversidade causada por alguns graus centígrados a mais no termômetro planetário e pela perda de umidade. Vegetação típica da África Central, a Savana é o outro nome utilizado para definir o Cerrado brasileiro, ambiente mais pobre em diversidade biológica que a floresta amazônica. Também são fortes as evidências de que o desmatamento e as queimadas podem potencializar os efeitos da seca na região.



postado por 62332 as 01:09:04
0 comentários:

Comente este post
Início
Perfil
62332
Meu Perfil
Meus Links
ufpa
greenpeace
dorothyestang
thomoeda
Hoteis
Palavras-Chave
DEVASTAÇÃO
Favoritos
pedagogia do compromisso:amazônia e seus problemas
Ser Diferente é Normal
mais...

adicionar aos meus favoritos

Colaboradores do Blog

Comunidades

Posts Anteriores
QUESTÃO AGRÁRIA E VIOLÊNCIA NO CAMPO
AMAZÔNIA E COMPROMISSO
Arquivos
2007, 01 julho
2007, 01 junho
1740 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..