pedagogia do compromisso:amazônia e seus problemas
pedagogia do compromisso:amazônia e seus problemas

terça, 10 julho, 2007
DESRESPEITO ÁS MINORIAS

Índio todo dia
Em 18/04/2002
Fonte: Amazonia.org.br

Os índios uru-eu-uau-uau, de Rondônia, sofrem com constantes invasões de madeireiros em suas terras. Na área Ianomâmi, no Amazonas e Roraima, o garimpo de ouro se instalou há décadas. Ainda em Roraima, na Terra Indígena Raposa-Serra do Sol, cujo processo de demarcação se arrasta pelos anos, os problemas são graves: após anos de conflito com fazendeiros – que, em conjunto com o governo do Estado se opõem à demarcação de suas terras- os índios enfrentam agora a hostilidade do Exército. Estupro de índias, brutalidade, desrespeito. Flechas e armas de fogo estão em alerta. A tensão é crescente e o risco de um conflito, constante.

No Xingu, os índios se opõe a mais uma hidrelétrica que deverá transformar o seu rio. No Amazonas são ameaçados por um gasoduto.

São apenas alguns exemplos de problemas enfrentados pelos índios da Amazônia (e do Brasil), os quais, além disso, sofrem com a ineficiência do Governo em saúde e educação. É preciso mais respeito aos povos que habitam a Amazônia imemorialmente. É necessário que suas terras sejam demarcadas imediatamente e os limites, respeitados.

Mas isso é apenas o mínimo. Como todo cidadão deste país, o índio também tem direitos básicos, como saúde, educação e deve ter sua integridade física, moral e cultural garantida pelo Governo durante todos os dias do ano.



postado por 62332 as 01:15:16
0 comentários:

Comente este post
Início
Perfil
62332
Meu Perfil
Meus Links
ufpa
greenpeace
dorothyestang
thomoeda
Hoteis
Palavras-Chave
RESPEITO
Favoritos
pedagogia do compromisso:amazônia e seus problemas
Ser Diferente é Normal
mais...

adicionar aos meus favoritos

Colaboradores do Blog

Comunidades

Posts Anteriores
FISCALIZAÇÃO SEVERA
SECA NA AMAZÔNIA
QUESTÃO AGRÁRIA E VIOLÊNCIA NO CAMPO
AMAZÔNIA E COMPROMISSO
Arquivos
2007, 01 julho
2007, 01 junho
1740 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..