Blog do Carlos César
Blog do Carlos César

domingo, 25 março, 2007
Violência explode como o principal problema do país

FERNANDO CANZIAN
DA REPORTAGEM LOCAL

A violência explodiu na percepção dos brasileiros como o principal problema do país no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A avaliação do governo federal piorou e as menores taxas de aprovação a Lula estão hoje concentradas nas capitais, em grandes regiões metropolitanas e em Estados como São Paulo e Rio, onde a violência é maior e repercute mais.
Pesquisa Datafolha realizada na semana passada em todo o país revela um salto de 14 pontos, de 11% para 25%, no total de brasileiros que consideram a segurança/violência a área de pior desempenho do governo.
O mesmo tema foi apontado de forma espontânea por 31% dos brasileiros como o principal problema do país. É quase o dobro dos 16% captados em pesquisa feita em dezembro.
Nenhum outro tema atinge esse patamar. O desemprego, que figurou no topo das aflições dos brasileiros durante todo o primeiro mandato de Lula, caiu agora para o segundo lugar -22% o apontam como o maior problema. O tema atingiu 49% em março de 2004, mas vem caindo desde então.
O aumento da percepção da violência entre a população coincidiu com uma queda de quatro pontos entre os que avaliam o governo Lula como ótimo/bom. A taxa caiu de 52%, em dezembro, para 48%.
Com isso, Lula volta ao patamar pré-eleitoral, de agosto a outubro de 2006. O melhor índice obtido por ele até aqui foi 53%, às vésperas da reeleição.
A queda na aprovação de Lula deu-se principalmente nas faixas da população onde ele tem mais apoio (leia abaixo).

Seqüência de casos
O salto da violência ao posto de maior problema do país e pior área de desempenho do governo ocorre após uma longa seqüência de casos: da morte do menino João Hélio, aos 6 anos, arrastado do lado de fora de um carro no Rio, a casos de balas perdidas, atuação de milícias em favelas cariocas e, mais recentemente, de uma onda de assaltos a bancos em São Paulo com vítimas entre a população.
Enquanto a avaliação ótimo/bom média do presidente atinge 48%, ela é bem menor, de 39% e 42%, respectivamente, nos Estados de São Paulo e Rio. O mesmo se dá nas principais capitais e regiões metropolitanas do país (42%). No interior, tido como menos violento, a avaliação positiva de Lula fica acima da média, em 52%.
Embora o índice de ótimo/ bom tenha caído quatro pontos, a taxa de ruim/péssimo permaneceu estável em 14%. Já o índice de regular subiu de 34% para 37%.
Depois da violência (25%), as áreas de pior desempenho do governo, na opinião dos brasileiros, são a saúde (14%) e a criação de empregos (13%). A educação figura em um distante quarto lugar (7%), seguida do combate à corrupção (3%).
Já as áreas consideradas de melhor desempenho do governo Lula são combate à miséria (14%, ante 17% na pesquisa de dezembro), educação (praticamente estável em 12%) e programas sociais (10%).
Apesar dos auto-elogios que Lula e sua equipe econômica vêm fazendo em relação à condução da economia, a pesquisa revela que apenas 8% dos entrevistados consideram o tema como a área de melhor desempenho do presidente.
A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 19 e 20 de março em todo o país e ouviu 5.700 pessoas. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Folha de São Paulo - 25.03.2007



postado por 27223 as 10:07:17
0 comentários:

Comente este post
Início
Perfil
27223
Meu Perfil

Meus Links
>> Blog Grátis
Criar Blog
Manta Absorvente de Óleo
Hoteis

Palavras-Chave
>> Política

Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
>> Não duvidem do PT
>> Ai, ai, ai, Paulo Henrique Amorim
>> "O cadáver de Ipanema " por Diogo Mainardi
>> "Dois encontros, um só sentimento" por Roberto Pompeu de Toledo
>> Ô loco, meu!!!
>> Pedro Wilson ajudou a engavetar a CPI do Apagão Aéreo
>> Franklin Martins já lulou
>> Com Franklin Martins mais um global no Lulalaupetismo
>> Diogo Mainardi tinha razão
>> Que massacre$

Arquivos
março 01/2007
fevereiro 01/2007
janeiro 01/2007
dezembro 01/2006
novembro 01/2006
outubro 01/2006
setembro 01/2006
agosto 01/2006
julho 01/2006
junho 01/2006
maio 01/2006

34841 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..