EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO
EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO
sábado, 01 dezembro, 2007
SITE


ACESSE O SITE

http://www.clubedematematica.escolabr.com/modules/news/


postado por 78426 as 07:21:03 # 0 comentários
domingo, 25 novembro, 2007
VESTIBULAR FUVEST DE SÃO PAULO


Professores consideram questões da Fuvest "inteligentes"
A prova da 1ª fase do vestibular 2008 da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) foi considerada "inteligente" por professores de cursinhos. Vera Lúcia da Costa Antunes, do Objetivo, não poupou elogios ao exame. "Foi muito bem elaborada e criativa", avaliou.

Aplicada na tarde deste domingo (25) para 134.002 candidatos, a prova da 1ª fase da Fuvest apresentou 90 questões de múltipla escolha e abordou conteúdos de português, matemática, história, física, geografia, química, biologia e inglês.

A professora disse que o exame exigiu conhecimentos globais do aluno que se preparou durante toda a vida, e não somente na véspera da avaliação. "A Fuvest não aplica provas fáceis. O estudante que faz este vestibular precisa ter se preparado durante toda sua vida escolar".

Thiago Bernardes
Prova da primeira fase da Fuvest foi considerada "puxada" por vestibulandos
VEJA MAIS FOTOS
As questões de geografia, segundo Vera Lúcia, abordaram temas da atualidade, como censura política na Internet. "Na questão 61 da prova V, há uma outra charge que satiriza problemas urbanos, como o congestionamento no trânsito. Os itens não entregam a resposta, o vestibulando precisa interpretar o que o desenho sugere".

Vera Lúcia chama atenção para a prova de inglês. Neste ano, os itens de resposta foram todos em português. "É a primeira vez em 30 anos de Fuvest que isso acontece. A prova de língua estrangeira sempre teve itens somente no idioma avaliado".

O professor Antônio Fazoli disse que o teste de matemática -- um dos mais "puxados", segundo os vestibulandos -- foi tranqüilo e pediu contas rápidas. "Apenas uma, a número 34 da prova V, era mais trabalhosa. Essa exigia conhecimentos de logarítmos e equações". Segundo ele, a prova não fugiu dos conhecimentos básicos do ensino médio. A questão é também representada pelos números 24 (prova K), 85 (Prova Q) 75 (Prova X) e 80 (Prova Z).

postado por 78426 as 10:20:03 # 0 comentários
TRAGÉDIA


ARQUIBANACADA DA FONTE NOVA EM SALVADOR DESABA E MATA PELO MENOS OITO PESSOAS

da Folha de São Paulo Online

Subiu para oito o número de mortes causadas pela queda de uma arquibancada no estádio a Fonte Nova, em Salvador. Mais dois torcedores teriam morrido nos hospitais. A tragédia ocorreu durante a festa pelo acesso do Bahia à Série B do Campeonato Brasileiro, na noite deste domingo (25).

Welton Araújo/Agência A Tarde/AE

local do acidente no Estádio da Fonte Nova

Segundo a polícia, parte da arquibancada do anel superior cedeu e os torcedores caíram. Há outros feridos, segundo o Corpo de Bombeiros. Eles foram encaminhados para Hospital Geral do Estado e para o Hospital Roberto Santos.

Cerca de 60 mil pessoas estavam no estádio da Fonte Nova no momento do acidente.

"A tragédia ocorreu por algumas falhas na estrutura física do estádio. Isso não é de agora. É fato que a estrutura não suporta mais torcedores em suas instalações. Toda a estrutura metálica está comprometida pela ferrugem", disse o capitão Eucimar do Corpo de Bombeiros à Rádio Excelsior, de Salvador.


postado por 78426 as 10:08:04 # 0 comentários
GUERRA DO IRAQUE


Helicóptero militar americano Blackhawk sobrevoa Bagdá, no Iraque; tropas prenderam 24 suspeitos de ligação com Al Qaeda

postado por 78426 as 10:04:09 # 0 comentários
sábado, 24 novembro, 2007
Conferência


Conferência pretende melhorar a educação

Discutir a educação brasileira com todos os setores ligados à educação básica a fim de melhorar o ensino e promover o efetivo aprendizado em sala de aula serão algumas das questões em debate durante a 1ª Conferência Nacional da Educação Básica. O evento será realizado em abril de 2008, em Brasília.

O secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas, explica que a conferência terá o desafio de discutir a consolidação de um regime de colaboração entre os sistemas federal, estaduais e municipais e debater temas centrais relativos à educação. “O que queremos discutir é como podemos criar um sistema nacional de educação, em que haja integração entre governos e colaboração de todos os entes”, enfatiza.

Para o secretário, o governo federal dá prioridade ao trabalho articulado. “O grande regime de colaboração que fizemos até agora, em que todos os governos estão inseridos, é o Fundeb”, exemplifica, referindo-se ao Fundo da Educação Básica, regulamentado pela Lei nº 11.494, deste ano. O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) também trabalha em regime de colaboração, diz o secretário.

Para Francisco das Chagas, a conferência é uma das ações do PDE. “À medida que definirmos e discutirmos melhor o regime de colaboração, as ações previstas no PDE poderão ser mais eficazes quanto à sua gestão e operacionalização, tendo como foco a aprendizagem dos alunos”, explica.

Estados — Antes da realização da conferência nacional haverá 27 conferências, uma em cada estado e no Distrito Federal. Os debates estaduais deverão ocorrer até o final de dezembro. “Isso não significa que não possa haver conferências municipais, que podem, inclusive, ser feitas de acordo com a temática da conferencia nacional”, sugere Chagas. Os principais temas do encontro em Brasília serão o sistema nacional de educação e o regime de colaboração entre governos.

A conferência nacional deve receber entre mil e 1,5 mil representantes dos estados e do Distrito Federal. Todos os setores organizados da educação básica estão sendo mobilizados para participar tanto da conferência nacional quanto das estaduais. Nas conferências estaduais serão indicados os delegados para a etapa nacional, em 2008.


postado por 78426 as 08:25:21 # 0 comentários
EDUCAÇÃO


ANALFABETISMO NA BAHIA

Segundo dados do IBGE, a taxa de analfabetismo da população acima de 15 anos na Bahia é de 18,8%, quase o dobro da taxa nacional e muito próxima da taxa da Região Nordeste, que é de 21,9%. Além disso, a taxa de analfabetismo dessa população na zona rural é uma das mais altas do país - 31,6%. É importante saber também que quando analisadas as taxas de analfabetismo funcional, esse quadro se torna ainda mais crítico. A Bahia praticamente dobra a média geral, indo para 35,6%, sendo que no campo a taxa sobe para 55,6%.


postado por 78426 as 08:16:59 # 0 comentários
sábado, 17 novembro, 2007
EDUCAÇÃO


Quais são as diferenças entre rãs, sapos e pererecas?

Todos os três são anfíbios anuros (também chamados de batráquios) que não possuem calda e têm um esqueleto adaptado para locomoção aos saltos. As rãs têm pele lisa e dedos longos, costumam viver próximas à água e são boas nadadoras. As pererecas são pequenas, têm pele lisa, ventosas na ponta dos dedos e pernas traseiras muito desenvolvidas, graças às quais podem dar grandes saltos. Seu nome, em tupi-guarani, significa “ir aos pulos” e originalmente denominava os anfíbios em geral. As ventosas permitem às pererecas grudar em superfícies lisas como troncos e paredes. Elas têm notória predileção por banheiros de casas do interior. Sugiro olhar dentro do trono antes de sentar. E acenda a luz!

Os sapos têm pele rugosa e pernas traseiras e dedos curtos. São mais independentes da água do que os demais anuros, podendo ser encontrados a maior distância de corpos d’água. Eles têm bolsas de “veneno” nas laterais da cabeça. As aspas se justificam porque o líquido leitoso que sai dessas bolsas quando apertadas (os sapos não podem ejetá-lo) muito provavelmente não vai matar ninguém que não o ponha na boca. Ele serve exatamente como defesa contra predadores porque irrita a boca. Talvez seja por isso que o restaurante francês da esquina sirva pernas de rã, nunca de sapo. De qualquer modo, não me parece que essa defesa funcione muito bem. Morcegos, mão-peladas (1) e outros animais comem o corpo e deixam a cabeça.

Os anuros são bichos interessantes, especialmente no que diz respeito à reprodução. Veja-se o sapo Pipa pipa do Suriname, por exemplo. Depois de fertilizar os ovos, o macho o empurra para dentro da pele esponjosa das costas da fêmea. A pele se fecha e os sapinhos se desenvolvem literalmente dentro da mãe. Depois, eles rompem a pele e saem. Já a rã australiana Rheobatrachus vitellinus, supõe-se, engole os seus ovos fertilizados. Os girinos nascem e se desenvolvem no seu estômago, sendo depois regurgitados. Durante esse período, a produção de suco gástrico da mãe pára, se não, ela diferiria os girinos. Essa espécie, alías, foi descoberta em janeiro de 1984 e desde março de 1985 não é vista.

Chuvas de rãs ou sapos (como no filme “Magnólia”, de 1999) e de outros pequenos animais de fato ocorrem, tendo as mais recentes sido documentadas. Um estudo concluiu que, entre os anos de 687 e 2006, 123 prováveis ou reais chuvas de peixes teriam ocorrido, sendo que em 37 os peixes teriam de fato sido vistos no ar. No mesmo período, as chuvas de rãs/sapos teriam sido 61, tendo os bichos sido vistos caindo do céu em 39.

Para citar alguns episódios recentes, em agosto de 2000, peixes caíram do céu na cidade britânica de Great Yarmouth; em fevereiro de 2007, uma chuva de peixes se abateu sobre o município de Paracatu, MG; em junho de 2005, milhares de pequenas rãs caíram do céu na cidade sérvia de Odzaci.

Esses episódios têm uma explicação mais ou menos prosaica. Tempestades com fortes ventos às vezes viram tornados que vão “recolhendo” objetos por onde passam. Esses objetos podem ser qualquer coisa leve e pequena o suficiente, inclusive animais, que são carregados por longas distâncias. Ao passar sobre um corpo de água, ele suga a dita cuja e mais o estiver dentro, por exemplo, peixes e rãs. Quando o tornado enfraquece, o que quer que o vento esteja carregando inevitavelmente cai.

(1) Mamífero carnívoro com cerca de 60cm de comprimento e que vive perto de brejos e mangues.
enviada por Andrei Winograd - http://japensounisso.blig.ig.com.br/
exibeComentario(18993465, 'japensounisso', '2007_11.html#post_18993465');


postado por 78426 as 10:24:15 # 0 comentários
HUMOR

CERTAS MISTURAS ATÉ QUE DÃO CERTO!



postado por 78426 as 10:15:25 # 0 comentários
quinta, 15 novembro, 2007
PODER


EUA torram US$ 1,5 tri com sua máquina de guerra

Quando um Estado decide ir à guerra, a primeira vítima é o pagador de impostos. Veja-se, a propósito, o caso dos contribuintes dos EUA. Foram alvejados em US$ 1,5 trilhão. É esse o custo da intervenção norte-americana no Iraque e no Afeganistão, segundo estudo feito pelo oposicionista Partido Democrata.

Traduzida em reais, a encrenca em que os EUA meteram os seus contribuintes alça à casa dos R$ 2,7 trilhões. É dinheiro graúdo. Corresponde a quase o dobro da dívida pública brasileira, estimada em R$ 1,5 trilhão. De acordo com os cálculos expostos no estudo, as duas guerras já custaram, em média, mais de US$ 20 mil para cada família norte-americana.

Analistas independentes receberam a estimativa do “custo imperialismo” com um pé atrás. Afirmam que é muito difícil calcular com tamanha precisão o impacto financeiro de uma guerra. Seja como for, barato é que não deve estar saindo.

Escrito por Josias de Souza - Jornal Folha de São Paulo


postado por 78426 as 09:46:19 # 0 comentários
HISTÓRIA


A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Na tentativa de reduzir a oposição, cada vez maior, o ministro Visconde de Ouro Preto elaborou em meados de 1889 um programa de reformas, que incluía: liberdade de culto, autonomia para as províncias, temporariedade do Senado, liberdade de ensino, redução das prerrogativas do Conselho de Estado, entre outras medidas. As propostas de Ouro Preto visavam preservar a Monarquia, mas foram vetadas pela maioria conservadora que constituía a Câmara dos Deputados.

O governo do Império tinha perdido suas bases econômicas, militares e sociais. Porém, as idéias republicanas não tinham ainda grande penetração popular, mesmo às vésperas da proclamação do novo regime. O povo estava descrente da Monarquia, mas não havia, na época, uma crença generalizada na República, como assinala o historiador Oliveira Vianna. Por isso, o movimento de 15 de novembro de 1889 não teve participação popular. O povo assistiu, sem tomar parte, à proclamação da república.

No Rio de janeiro, os republicanos institiram com o marechall Deodoro da Fonseca, para que ele chefiasse o movimento revolucionário que substituiria a Monarquia pela República. Depois de muita insistência dos revolucionários, Deodoro concordou em liderar o movimento.

O golpe militar que estava prevista para 20 de novembro de 1889, teve de ser antecipado. No dia 14, divulgou-se a notícia (que por sinal era falsa) de que estaria iminente a prisão de Benjamin Constant e Deodoro da Fonseca. Por isso, na manhã do dia 15 de novembro, Deodoro iniciou o movimento que pôs fim ao regime imperial.

Os revoltosos ocuparam o quartel-general do Rio de Janeiro e depois o Ministério da Guerra. Depuseram o Ministério e prenderam seu presidente, Afonso Celso de Assis Figueiredo, Visconde de Ouro Preto. Na tarde do mesmo dia 15, na Câmera Municipal do Rio de Janeiro, foi solenemente proclamada a República.

Dom Pedro II, que estava em Petrópolis, retornou ao Rio. Pensando que o objetivo dos revolucionários era apenas substituir o Ministério, o imperador tentou ainda organizar outro, sob a presidência do conselheiro José Antônio Saraiva. No dia seguinte, o major Frederico Sólon Sampaio Ribeiro entregou a Dom Pedro II uma comunicação, cientifcando-o da proclamação do novo regime e solicitando sua partida para o exterior.

Na madrugada de 17 de novembro, Dom Pedro II partiu com a família para o desterro na Europa. Terminava assim o regime imperial brasileiro, que durara sessenta e sete anos, quarenta e nove dos quais dirigidos por Dom Pedro II.


postado por 78426 as 09:01:42 # 0 comentários
POEMA


Poema do poeta radicado em Poções – Bahia, AFFONSO MANTA, falecido no dia 03 de Dezembro de 2003. Esse poema não foi concluído e foi escrito dias antes do seu falecimento.

INSCRIÇÃO FINAL

Quando eu me for na barca da saudade

Para o país de onde não volte mais;

Quando da morte a densa liberdade

Imprimir em meu rosto os seus sinais;

Quando o meu coração ficar parado

E os meus olhos alguém quiser fechar,

Façam de conta que eu estou cansado

E vou dormir para me repousar...

Fiquem meus versos só como lembrança

Dos mundos que eu criei por ter sonhado,

E que meu mundo alegre de criança

Não fique ali onde eu for sepultado...

Quando, apesar do meu amor à vida,

Eu for cinza no túmulo esquecida...

Para o país de onde não volte mais;

Quando da morte a densa liberdade

Imprimir em meu rosto os seus sinais;

Quando o meu coração ficar parado

E os meus olhos alguém quiser fechar,

Façam de conta que eu estou cansado

E vou dormir para me repousar...

Fiquem meus versos só como lembrança

Dos mundos que eu criei por ter sonhado,

E que meu mundo alegre de criança

Não fique ali onde eu for sepultado...

Quando, apesar do meu amor à vida,

Eu for cinza no túmulo esquecida...


postado por 78426 as 08:44:18 # 0 comentários
domingo, 11 novembro, 2007
ARTIGOS


Artigo postado nos seguintes sites:

www.blogdoherzemgusmao.com.br

www.samuelcelestino.com.br

"A tragédia é para todos"
Por KLEBER NERY SAMPAIO

Durante essas últimas semanas, é constante nos noticiários da televisão, dos jornais e das revistas, sobre a tragédia com o avião da TAM que vitimou 199 pessoas e mais recentemente sobre as movimento do tipo “Cansei”, vinculadas a entidades como Endireita Brasil, organização que traz entre seus ideais e princípios “a primazia das liberdades individuais sobre o interesse coletivo, a livre iniciativa, o livre mercado”. Essas manifestações com as participações inclusive de pessoas ligadas à mídia nacional, como a chique apresentadora Hebe Camargo, a milionária do Axé-music Ivete Sangalo, de João Dória Júnior – entrevistador da Rede TV! que patrocinou um concurso do cachorro mais bonito de Campos de Jordão (cidade de lazer dos ricos de SP) e foi um arrecadador de fundos de Alckmin para a presidência da República, etc.

Confesso que como cristão, fiquei triste, mas muito triste com a morte desses seres humanos no acidente, mas fico muito triste também com dezenas de brasileiros que morrem viajando em paus-de-arara por todo esse imenso sertão... Fico triste e chocado em saber que milhares de crianças da região amazônica colocam suas vidas em risco, viajando por rios, para chegar a uma escola distante... Entristece-me ver que muitos de meus alunos do município de Bom Jesus da Serra necessitam andar mais de 5 quilômetros para pegar um ônibus para chegar até à escola...

Como fico triste e revoltado!

Será que a dona Hebe Camargo, que em eleições passadas defendeu pessoas como o Sr. Paulo Maluf, sabia que ele como prefeito de São Paulo, permitiu a instalação de um posto de gasolina no final da cabeceira do Aeroporto de Congonhas, local da tragédia.

Estou cansado Dona Hebe!

Fico cansado, quando um jornal noticiou, que em uma manifestação no Aeroporto de Porto Alegre, a baiana Maria Auxiliadora Pinho de Carvalho, 49 anos, estava embarcando para Salvador, quando viu a movimentação. Com o microfone em mãos, disse: "Este movimento é elitista e não vai ajudar em nada o Brasil. Todos os dias morrem pessoas nas estradas ou vítimas da violência. A classe média só sabe reclamar e não abre mão de seus benefícios e de seus direitos. Eu acho que tem que protestar, sim, mas tem que ser uma coisa inclusiva e tudo no Brasil é exclusivo. Brasileiro gosta de exclusividade, gosta de privilégio".

Os manifestantes reagiram dizendo que ela é beneficiada pelo programa Bolsa Família, do governo federal. "Não sou, ninguém da minha família trabalha no governo", afirmava ela, enquanto era levada em direção ao portão de embarque.

Claro que essa elite hipócrita do nosso país, a exemplo do sr. João Dória Jr., critica o programa Bolsa Família e acham o mesmo uma “esmola”... Eles não precisam, comem camarão quase todos os dias, se fartam de bons vinhos, seus filhos estudam nas melhores escolas e universidades do país e viajam para passar férias na Disney, mas ficam “revoltados” porque o seu vôo atrasou em 1 hora.

Cansei, juro que cansei!

PROF. KLEBER NERY SAMPAIO


postado por 78426 as 12:45:15 # 1 comentários
CARICATURAS

CARICATURAS LEGAIS, ACESSE O SITE:

http://baptistao.zip.net/



postado por 78426 as 12:15:18 # 0 comentários
BATE BOCA

Hugo Chaves e Rei da Espanha batem boca durante encontro no Chile.

  Baptistão
Durante a 17ª Cúpula Ibero-Americana, no Chile, o presidente venezuelano Hugo Chávez trocou farpas entre o Rei e o Primeiro Ministro espanhol. O presidente venezuelano chamou de “fascista” o ex-primeiro-ministro da espanhol José María Aznar, por ter enviado tropas militares para o Iraque. 

Atual primeiro-ministro da Espanha, José Luiz Zapatero não se conteve. Exigiu respeito. “Pode-se estar em lados opostos de uma posição ideológica”, disse Zapatero a Chávez. “E não serei eu a estar próximo das idéias de Aznar, mas ele foi eleito pelos espanhóis e exijo respeito”.

Embora o microfone de Chávez estivesse mudo, ele tentou atalhar a admoestação de Zapatero. Algo que irritou o rei da Espanha, Juan Carlos. “Por que não te calas?”, perguntou o monarca a Chávez. Há um vídeo disponível aqui. Contrafeita, a anfitrião Michelle Bachelet passou a palavra ao presidente da Nicarágua, Daniel Ortega.

Ortega ofereceu a Chávez a oportunidade de usar parte de seu tempo para responder os espanhóis. E ele: Com a verdade não ofendo nem temo. O governo da Venezuela se reserva o direito de responder a qualquer agressão.” Em seguida, o próprio Ortega pôs-se a alfinetar a delegação espanhola.

Juan Carlos retirou-se do plenário, irritado. Só voltaria mais tarde, para a solenidade de encerramento. Privou-se de ouvir as últimas palavras de Ortega. Olhando fixamente para Zapatero, o presidente da Nicarágua espetou: “Se nós temos que vos respeitar, vocês têm de se dar ao respeito.”

Juan Carlos retirou-se do plenário, irritado. Só voltaria mais tarde, para a solenidade de encerramento. Privou-se de ouvir as últimas palavras de Ortega. Olhando fixamente para Zapatero, o presidente da Nicarágua espetou: “Se nós temos que vos respeitar, vocês têm de se dar ao respeito.”

PS.: A ilustração desse texto vem do blog do Baptistão, que vale a visita.


postado por 78426 as 12:01:05 # 0 comentários
sábado, 10 novembro, 2007
MANCHETE


As manchetes dos Jornais deste sábado (10/11/2007)

 

 

- O Globo: Juiz manda prender de novo 43 PMs acusados de tráfico

- Gazeta Mercantil: Nova reserva de óleo pode valer US$ 48 bi

- Correio: GDF investiga duplo emprego de professor

- Valor: Disputa bilionária envolve depósitos judiciais no país.

- Estado de Minas: Quadrilha de BH roubava contas bancárias no País

- Jornal do Commercio: Contratações na saúde questionadas

- Folha: Governo quer fatia maior do petróleo

- Estadão: Novas regras tiram múltis do leilão do petróleo

- Estadão: Novas regras tiram múltis do leilão do petróleo

Leia os destaques de capa de alguns dos principais jornais do país.


postado por 78426 as 07:19:21 # 0 comentários
Tradução da Letra da Música: Still Loving You - SCORPIONS


Ainda te Amando 
(Scorpions)


Tempo, precisa de tempo
Para reconquistar seu amor
Eu estarei lá, eu estarei lá
Amor, somente o amor
Pode trazer seu amor de volta um dia
Eu estarei lá, eu estarei lá
Eu lutarei, meu bem, eu lutarei
Para ganhar seu amor de volta novamente
Eu estarei lá, eu estarei lá
Amor, somente o amor
Pode destruir as barreiras algum dia
Eu estarei lá, eu estarei lá
E se continuarmos novamente
Começando tudo novamente
Eu tentaria mudar
As coisas que mataram nosso amor
Seu orgulho construiu uma muralha tão forte
Que não consigo ultrapassar
Será que não há chance
De começar novamente
Eu estou te amando
Tente, meu bem, tente
Confiar em meu amor novamente
Eu estarei lá, eu estarei lá
Amor, o nosso amor
Não deveria ser jogado fora assim
Eu estarei lá, eu estarei lá
E se continuarmos novamente
Começando tudo novamente
Eu tentaria mudar
As coisas que mataram nosso amor
Seu orgulho construiu uma muralha tão forte
Que não consigo ultrapassar
Será que não há chance
De começar novamente
E se continuarmos novamente
Começando tudo novamente
Eu tentaria mudar
As coisas que mataram nosso amor
Sim, eu feri seu orgulho e eu sei
O que você passou
Você deveria me dar uma chance
Isto não pode ser o fim
Eu ainda estou te amando
Eu ainda estou te amando, eu preciso de seu amor
Eu ainda estou te amando

postado por 78426 as 12:41:40 # 0 comentários
Parabéns!


A cidade de Vitória da Conquista comemorou no último dia 09 de Novembro a passagem pelos seus 167 anos.


postado por 78426 as 12:31:22 # 0 comentários
sábado, 03 novembro, 2007
POEMA


INSCRIÇÃO FINAL

Affonso Manta

Quando eu me for na barca da saudade

Para o país de onde não volte mais;

Quando da morte a densa liberdade

Imprimir em meu rosto os seus sinais;

Quando o meu coração ficar parado

E os meus olhos alguém quiser fechar

Façam de conta que eu estou cansado

E vou dormir para me repousar...

(trecho do último poema de Affonso Manta - escrito em Dezembro de 2003)


postado por 78426 as 04:26:14 # 1 comentários
CHARGE DO DIA

Mais uma do leite adulterado!



postado por 78426 as 04:20:57 # 0 comentários
POESIA


Porquinho-da-Índia
Manuel Bandeira


Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.
Que dor de coração me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
Levava ele prá sala
Pra os lugares mais bonitos mais limpinhos
Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas . . .


— O meu porquinho-da-índia foi minha primeira namorada.
 


postado por 78426 as 04:15:29 # 0 comentários
EDUCAÇÃO


Rede pública tem 42% de docentes satisfeitos
FÁBIO TAKAHASHI
da Folha de S.Paulo

Apesar das reclamações sobre salários, jornadas extensas e classes superlotadas, 42,4% dos professores da rede pública do país se dizem satisfeitos com suas condições de trabalho. A conclusão é de um estudo da OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos), a ser apresentado hoje, em São Paulo.

Para o levantamento, foram entrevistados 3.584 docentes do ensino fundamental, das redes pública e particular de sete Estados (incluindo São Paulo).

Se considerados os sistemas público e privado, o percentual de satisfação sobe para 56,9%.

"O nível de satisfação na rede pública é surpreendente", afirmou à Folha a pesquisadora Maria Tereza Perez Soares, coordenadora do estudo (financiado pela Fundação SM).

"O número mostra um lado que a gente não vê. Talvez a impressão que temos da situação dos professores venha da parte corporativa [sindicatos e confederações], o que pode não refletir a situação de boa parte dos professores", completou.

A presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Juçara Dutra Vieira, discorda. "Nas condições adversas que temos, o que anima os educadores é a satisfação com o trabalho, a relação com os alunos."

A professora da rede estadual paulista Fátima Varuzzi, 49, se diz satisfeita com seu trabalho. "O amor que tenho pelos alunos supera dificuldades como salário e falta de funcionários", disse ela, que leciona na zona norte de São Paulo.

"Mas acho que vai melhorar com os concursos", completa, referindo-se à intenção do governo estadual de preencher 2.545 cargos de secretário de escola e de selecionar 12 mil professores-coordenadores.

A coordenadora do curso de pedagogia da Unicamp, Angela Soligo, diz que pesquisas com um grande número de entrevistados, em que as opções de resposta têm de ser determinadas, pode tornar o resultado impreciso. "Aquele professor que está mais ou menos satisfeito pode ter escolhido a opção satisfeito", disse.

Um estudo como esse, afirma, "não pode ser encarado como verdade absoluta, mas sim um indicador a ser investigado com pesquisa qualitativa".

Na rede privada, a pesquisa mostrou que 71,1% estão satisfeitos. O índice é maior do que na Espanha, onde foi de 62,5% (estudo semelhante foi feito naquele país em 2006).

"O brasileiro, em si, é mais otimista", afirmou o secretário-geral da OEI, Álvaro Marchesi, que é espanhol.


postado por 78426 as 04:07:50 # 0 comentários
CHARGE


Na dúvida tenha cuidado!


postado por 78426 as 04:01:49 # 0 comentários
NOTICIAS

Confira as noticias das revistas semanais

Veja: Chavez - com a reforma constitucional aprovada na semana passada, Hugo Chávez consolida seu regime autoritário e personalista na Venezuela. Em Caracas, VEJA ouviu a história de 10 venezuelanos que tiveram sua vida transformada por sua ditadura do século XXI. ÉPOCA traz uma reportagem especial sobre como aproveitar o fortalecimento do mercado financeiro no país. Entenda o contexto econômico positivo para os investimentos e aprenda o bê-a-bá para aproveitar a Bolsa de Valores. Conheça também histórias de sucesso, como a de Fábio Calderaro (foto), que ganhou R$ 1 milhão com ações. Carta Capital: O dono da Copa - Grande beneficiado com a escolha do Brasil para sediar o Mundial de 2014, Ricardo Teixeira é presidente da CBF, amigo de políticos e oligarca do futebol nacional. IstoÉ - A terceira idade na rede - Mulheres e homens com mais de 60 ANOS perdem o MEDO do computador e descobrem na INTERNET um mundo mais alegre e sem LIMITAÇÕES.


postado por 78426 as 03:57:09 # 0 comentários
sexta, 02 novembro, 2007
LEITURA


Interessante a leitura de Leituras da História Ciência & Vida
À boca pequena o significado de maçonaria é caricato. Vem à cabeça da maioria das pessoas a idéia de conspiração mundial, seitas anticristo, pessoas que chicoteiam imagens católicas ou ritos insanos. A falta de uma abertura encoraja a proliferação de teorias conspiracionistas.
Confira na segunda edição da Leituras da História uma matéria sobre a sociedade secreta que apoiou militares, negou suas tradições liberais e ocupou espaço estratégico na direita brasileira.


postado por 78426 as 12:43:40 # 0 comentários
O FILME


TROPA DE ELITE

"Tropa de Elite", filme inédito do cineasta José Padilha, esparrama-se por um terreno pantanoso no qual nem sempre polícia é polícia; bandido é bandido; e ficção é ficção.

A questão da segurança pública no Brasil --especialmente no Rio de Janeiro, que atravessa agora nova crise, com série de ataques de facções criminosas-- é o tema de Padilha desde seu filme anterior, o documentário "Ônibus 174".

"Tropa de Elite" era originalmente um projeto de documentário, derivado de "Ônibus 174", tendo o Bope como tema principal. O título se converteu num drama ficcional quando Padilha concluiu que o "filme que queria fazer não era exeqüível como documentário".

A impossibilidade, segundo o cineasta, está no fato de que "policiais sinceros não estavam dispostos a falar em frente às câmeras, com medo de retaliações". Contudo, Padilha diz que "os antigos membros do Bope têm muita preocupação em dividir com a sociedade a culpa das repugnâncias que viveram em sua vida profissional".

E assim "Tropa de Elite" se transformou num filme de ficção, para "mostrar a forma pela qual nossas instituições policiais transformam quem tenta fazer parte delas".

O diretor diz que não busca "culpas, mas relações de causa e efeito", até porque "a polícia não existe no vazio. Ela é o que é e faz o que faz por causa da sociedade que a moldou", afirma.




postado por 78426 as 12:33:25 # 0 comentários
CHARGE DO DIA


SOMENTE UM POUCO DE GRAÇA


postado por 78426 as 12:29:31 # 0 comentários
POEMA


FLORES MORTAS

"Olhais as tardes, nelas há sementes que falam

Ontem, alguém passou sem viver

Nem as manhãs, nem as noites

Somente as TARDES,

onde em um, ocaso de acaso

vagou perdida a sua solidão."

Autor: Kleber Nery


postado por 78426 as 12:12:47 # 0 comentários
quinta, 01 novembro, 2007
CINEMA

Artistas desenham releituras de clássicos do cinema
Um grupo formado por artistas plásticos e cartunistas, inspirados no universo cinematográfico, elaborou trabalhos que compõem a mostra "Cinema Desenhado", que é inaugurada nesta quarta-feira (31), no Espaço Cultural Leô, em São Paulo.

Os convidados da galeria apresentam releituras gráficas de clássicos da telona. Cada artista escolheu um filme que marcou sua carreira e transpôs em um comentário visual, seja em forma de desenho, charge ou cartum.

Divulgação
O filme As Sete faces do Dr. Lao inspirou o desenho de Samuel Casal
Os filmes que inspiraram as releituras são "Dreams" (por Alex Orsetti); "Viagem à Lua" (por Flávio Del Carlo); "Três Homens em Conflitos" (por Rodrigo Rosa); "O Sétimo Selo" (por Renato Alarcão); "Nosferatu" (Por Orlando Pedroso), "As Sete faces do Dr. Lao" (Por Samuel Casal); "Todas as Mulheres do Mundo" (Por Roberto Santana); "Snatch - Porcos e Diamantes" (por Andrea Ebert); "De Volta Para o Futuro" (Por Spacca); "Casablanca" (Por Zéilo); "Tubarão" (Leandro Velloso); "O Incrível Exercito de Brancaleone" (Marco Carillo).

Os títulos serão exibidos em uma sala anexa à exposição, em sessões abertas para o público. O evento fica em cartaz até 24 de novembro.

postado por 78426 as 12:49:46 # 0 comentários
PRESIDENTA Cristina Kirchner


Cristina Kirchner é a primeira presidente da Argentina eleita

A primeira-dama Cristina Kirchner, uma senadora peronista social-democrata, se tornou na madrugada desta segunda-feira dia 29 de outubro a primeira presidente da Argentina eleita nas urnas e sucederá o marido, Néstor Kirchner, como chefe de Estado para tentar manter o forte crescimento econômico do país. Em 1973, a vice-presidente Isabelita Perón assumiu a presidência do país, após a morte do marido, Juan Perón.


postado por 78426 as 12:41:50 # 0 comentários
SÃO PAULO CAMPEÃO BRASILEIRO


SÃO PAULO CAMPEÃO

O time do São Paulo se tornou pentacampeão brasileiro ao ganhar do América-RN por 3 a 0.


postado por 78426 as 12:30:00 # 0 comentários
domingo, 28 outubro, 2007
MATEMÁTICA & VIDA


O que é trigonometria?

A construção das grandes pirâmides egípcias motivou a criação de um grande número de conceitos matemáticos. A Trigonometria, que em grego significa medida dos ângulos de um triângulo, é uma parte da Matemática dedicada ao estudo das relações entre as amplitudes dos ângulos e o comprimento dos segmentos que os determinam. Hiparco, matemático grego (fins do século VI a.C.), empregou a medida da corda correspondente ao círculo de raio unitário para determinar ângulos. No final do século I, Menelau, astrônomo de Alexandria, escreveu Esferica, em que estuda sistematicamente a trigonometria esférica. Os árabes elaboraram as primeiras tabelas trigonométricas e as relações elementares entre as razões. Tudo isso contribuiu para o desenvolvimento das técnicas de navegação. Pouco a pouco, a Trigonometria foi adquirindo o seu conteúdo atual. O estudo das funções trigonométricas recebeu um forte impulso a partir dos estudos do matemático suíço Euler (século XVIII), que, utilizando números complexos, conseguiu relacionar as funções trigonométricas com as exponenciais e as logarítmicas. Neste capítulo veremos como as relações entre segmentos e ângulos nos permitem calcular medidas de segmentos a partir das medidas de ângulos e vice-versa. Veremos, também, a ampliação desses conceitos na circunferência trigonométrica. Essas operações têm muita importância, por exemplo, no cálculo de distâncias inatingíveis, como a de duas estrelas, ou na determinação da altura dos edifícios.


postado por 78426 as 08:41:39 # 2 comentários
HERMANN HESSE


CITAÇÕES DO ESCRITOR ALEMÃO

HERMANN HESSE

"Nada posso lhe oferecer que não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo além daquele que há em sua própria alma. Nada posso lhe dar, a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo."

"Quem quiser nascer tem que destruir um mundo; destruir no sentido de romper com o passado e as tradições já mortas, de desvincular-se do meio excessivamente  cômodo e seguro da infância  para a conseqüente dolorosa busca da própria razão do existir: ser é ousar ser." (Demian)

"São muitos os caminhos pelos quais Deus pode nos conduzir à solidão e levar-nos a nós mesmos." (Demian)

"Sabemos todos, por experiência, quão fácil é nos apaixonar e quão difícil e belo é amarmos realmente. Como todos os valores reais, não se pode vender o amor. Há prazeres que se vendem; o amor, não."

"Os artistas e os poetas são, com freqüência, amantes apaixonados, mas raramente bons maridos. É que o artista vive antes de tudo para sua obra. O amor que lhe resta para dar aos outros é, antes, bastante escasso, visto o muito que dele exige a dedicação ao trabalho artístico."

"O mal surge sempre lá onde não chega o amor."

"Para mim, o uso da força é proibido em quaisquer circunstancias, ainda que no interesse do "Bem."

"O macio é mais forte do que o duro. A água, mais forte do que a rocha. O amor, mais forte do que a violência."


postado por 78426 as 07:02:13 # 0 comentários
MEU AMIGO POETA NÃO MORREU! AFFONSO MANTA VIVE!


Affonso Manta: o poeta encantado


Affonso Manta Alves Dias nasceu em Salvador, Bahia, a 23 de agosto de 1939. Faleceu em 3 de dezembro de 2003 em Poções, Bahia. Com três meses de idade, passou a residir em Iguaí, onde permaneceu até janeiro de 1950, quando a família se transferiu para Poções, cidade do Sudoeste Baiano.

De volta a Salvador, o poeta freqüentou o curso de Ciências Sociais na Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas acabou por abandoná-lo. Trabalhou, em seguida, como guia do Museu de Arte Sacra e repórter do Diário de Notícias. Trabalhou na Diretoria Regional da Guanabara como inspetor da Seção de Reclamações da Empresa de Correios e Telégrafos, no Rio de Janeiro. Enfermo, retornou a Poções, onde voltou a viver desde novembro de 1974, aposentado da ECT.

Por parte de pai, o poeta é primo em quarto grau de Castro Alves, devido à sua descendência, por linha direta, de João José Alves, o alferes, irmão do médico Antonio José Alves, pai do Poeta dos Escravos.

Publicou os seguintes livros de poemas: A Cidade Mística (1971), O Colibri, a Cidade Mística e outros Poemas (1980), O Retrato de um Poeta (1983), No Meio da Estrada (1991) Canção da Rua da Poeira e outros Poemas (1994), e O Falso Crente, A Princesa Nua, O Pássaro e o Poeta e O Estranho na Terra (1995). Participou das antologias A Poesia Baiana no Século XX (org. Assis Brasil, 1999), A Paixão Premeditada (org. Simone Lopes Pontes Tavares, 2000) e Sete Cantares de Amigos (org. Miguel Antônio Carneiro, 2003).

Integrante da Geração Sessenta, Affonso Manta tinha sua poesia marcada pelo lirismo e pela construção de uma realidade particular, na qual assumia a postura de um rei andarilho, que desfilava pelas ruas e praças “Adornado de estrelas e de luas (...)/ à procura da forma da beleza”. Pois era “O campeão da originalidade/ o peregrino astral”.

A poeta e ensaísta Maria da Conceição Paranhos, na apresentação da antologia Sete Cantares de Amigos, atenta para as múltiplas vozes do poeta: “Seu banquete – assim podemos denominar seu modo de apropriação da realidade – é servido por outros eus que dele desabrocham e vão guiando seu passo célere, a desvendar essências” e conclui “apenas um eu não o poderia”. Assim, em um mesmo ser, habitam o louco: “Enlouqueci, um girassol nasceu em minha boca.”; o rei: “Aqui, o Rei Affonso, o Derradeiro”; o menino: “Eu sou feliz porque já sou menino”; o anjo: “Anjo de luz do sacrossanto empíreo” e o andarilho: “Vou sair por aí de cambulhada”.

Outra face da poesia de Manta é a refinada ironia. Simone Lopes Pontes Tavares, em A Paixão premeditada, afirma que nos poemas de Manta “O debique é constante, inclusive do eu poético, numa linguagem cinematográfica a transformar o cidadão comum em clown, misto de Quixote e Chaplin”, como se pode perceber no poema “Lá vai Affonso Manta”: “(...) lá vai Affonso Manta (...)/ Coroa de alumínio sobre o crânio,/ Lapelas enfeitadas de gerânio/ E flechas no carcás”.

Deste poeta lírico da “Terra das Cacimbas”, que nas palavras do poeta Ruy Espinheira Filho, seu amigo, foi um encantado a vida inteira, ficam a beleza de seus versos, a leveza de sua técnica e, sobretudo, a lição da simplicidade com que encarava a vida, como no poema “As Luzes do Amanhã”, em que nos ensina: “Fazer da brisa um traje sem medida/ E do arco-íris fazer um tobogã./ Amar as mínimas coisas da vida/ E ter no olhar as luzes do amanhã.”


ENCONTRO COM O POETA

 

Conheci a poesia de Affonso Manta por meio do poeta Ruy Espinheira Filho, quando fui seu aluno em uma disciplina do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Fiquei fascinado pelo lirismo do autor de “O louco”. Pedi a Ruy o seu endereço e falei que, em breve, faria uma visita ao poeta da Terra das Cacimbas.


***

Chegamos a Poções, às 10 horas da manhã, era um dia luminoso de novembro de 2002. Estavam comigo o poeta Edmar Vieira e os amigos Flávio Vieira e Jaider Saraiva, companheiros da cidade de Maracás. Fomos à Rua Coronel Maneca Moreira, 154, na Praça da Velha Matriz, e lá estava o poeta, em frente à casa, a nossa espera. Altivo, convidou-nos para adentrarmos em seu lar e saiu mostrando todos os cômodos da ampla casa até chegar ao quintal, onde havia alguns pés de goiaba, manga e carambola. De volta à sala, pegou o livro da poesia completa de Manuel Bandeira e falou: “Este é o maior poeta brasileiro. Estou sempre relendo sua poesia”. Edmar pediu para que recitasse o poema “Lá vai Affonso Manta”, o que fez de bom grado.

Feitas as apresentações iniciais, fomos para o Bar do Beto, na Praça Principal, lugar onde Affonso Passava boa parte de seu tempo, conversando com os amigos, entre um cafezinho e um cigarro. Informou-nos de que o poeta Elder Oliveira, que mora em Vitória da Conquista, estava em Poções, então fomos à sua procura. Elder, além de bom poeta é cantador de categoria. Daí pra frente foi só música e poesia. A alegria estava presente, podia-se perceber a felicidade estampada na face do velho bardo de Poções.

Despedimo-nos na boca da noite, por volta das 18 horas. Felizes pelo encontro, pelo dia de encantamento que a poesia havia nos proporcionado.


***

Um ano depois, novembro de 2003, recebo e-mail de Ruy informando-me de que Affonso estava internado no Hospital das Clínicas, e que a situação inspirava cuidados. No dia seguinte fui visitá-lo. A principio fiquei chocado com o estado do amigo, estava muito magro, vomitava constantemente, mas apesar de tudo mantinha o brilho no olhar e, ao me ver, fez um sorriso e exclamou: “Zé Inácio, que bom vê-lo. Como vê, estou comendo o pão que o diabo amassou!”

Passei a visitá-lo quase todos os dias, levava sempre algum amigo. Depois, surgiu a oportunidade de convidá-lo para participar da antologia “Sete Cantares de Amigos”, organizada pelo poeta Miguel Antônio Carneiro, de cuja seleção de poemas fiquei encarregado. Mostrei para Manta seus poemas que havia escolhido para a antologia, dentre eles constava o poema “Anjo de Fogo”. Pediu-me que mudasse o título desse poema para “Anjo de Luz”. Observei que se mudasse o título teria que mudar um dos versos iniciais que era: “Anjo de fogo do celeste empíreo”, para “Anjo de luz do celeste empíreo”, e aí o verso ficaria quebrado. Affonso, então, fechou os olhos e disse: coloque aí: “Anjo de luz do sacrossanto empíreo”. O problema está resolvido”. Perguntei qual era o motivo da mudança, ao que ele respondeu: “Eu estou morrendo. Fogo é coisa do Inferno e Luz é coisa do Céu.” Não questionei mais nada, apenas fiz a mudança. Poucos dias depois, 03 de dezembro, o poeta viria a falecer. No dia 11 de dezembro aconteceu o lançamento da antologia Sete Cantares de Amigos, ocasião em que Affonso foi homenageado com jogral de seus poemas, dirigido por mim, e depoimentos de Maria da Conceição Paranhos e Ruy Espinheira Filho.


***

Em uma das cartas que me enviou, datada de 18 de dezembro de 2002, ele diz:

“O “Livro de Celeste”, meu mais recente trabalho, empacou por inteiro. Tem me faltado inspiração para continuá-lo. É pena. Do que já está escrito há coisas engraçadas como este poemeto:

A PISCIANA

Celeste é meio indócil, mas serena.
De gênio calmo. Mas de amor fogoso.
Ela me dá felicidade plena
E surra de cipó de fedegoso.
 

É o que me consola, a poesia. Povoa minha solidão e estabelece um elo com os meus semelhantes, eu que sou meio caladão.”


***

Que alegria a minha. Poder ter tido a amizade e a atenção de poeta tão singular, de um homem que vivia em estado de poesia e que, com seus versos, deixava e ainda deixa a todos nós encantados. Está mais do que na hora de sua obra ser reeditada. Não é nenhum favor que vai se prestar ao poeta, ao contrário, é um beneficio que se fará às letras da Bahia e do Brasil, enriquecendo-as, ampliando o seu lirismo.


José Inácio Vieira de Melo é poeta, jornalista e co-editor da revista Iararana. Publicou os livros Códigos do Silêncio (2000), Decifração de Abismos (2002) e A Terceira Romaria (2005). Publicou também o livrete Luzeiro (2003) e organizou Concerto lírico a quinze vozes – Uma coletânea de novos poetas da Bahia (2004).

 



POEMAS DE AFFONSO MANTA



ANJO DE LUZ


E como um ser de forte claridade,
Anjo de luz do sacrossanto empíreo,
Eu sentia nas asas do delírio
A dimensão da grande liberdade.

Passava nos lugares rotineiros
Colhendo todo mundo em meu abraço,
Confundindo noções de tempo e espaço,
Embaralhando fatos verdadeiros.

Ia nos quatro pontos cardeais.
Andava sobre a linha do equador.
Via o céu de manhã mudar de cor.
Percorria os espaços siderais.

Ia mais longe do que qualquer nave.
Voava mais depressa do que a luz.
Entendia as palavras de Jesus
Como uma criancinha entende uma ave.

Achincalhava todas as mentiras.
Todos os fariseus desmascarava.
Os ídolos do hipócrita quebrava.
A roupa do impostor deixava em tiras.

E como um ser de etérea realeza,
Adornado de estrelas e de luas,
Saía a percorrer todas as ruas
À procura da forma da beleza.

E encerrava meu curso luminoso
Num lugar pelos homens habitado,
Onde era pelos guardas algemado
E preso como um louco furioso.



LÁ VAI AFFONSO MANTA


Com estrelas na testa de rapaz,
Com uma sede enorme na garganta,
Lá vai, lá vai, lá vai Affonso Manta
Pela rua lilás.

Coroa de alumínio sobre o crânio,
Lapelas enfeitadas de gerânios
E flechas no carcaz.

Manto florido de madapolão,
Bengala marchetada de latão,
Desfila o marechal,

O rei da extravagância, o sem maldade,
O campeão da originalidade,
O peregrino astral.



JOB


Eu só tenho de meu a noite e o dia.
E a tarde quando morre no poente.
Do banquete da vida estou ausente.
Freqüento as alamedas da agonia.

Eu só tenho de meu o sol e a lua.
E o jardim que contemplo da varanda.
E as meninas que brincam de ciranda
No silêncio geral da minha rua...



NÃO DESEJO MORRER...


Não desejo morrer enquanto houver
No céu estrelas brancas cintilando;
Na manhã clara um pássaro cantando;
Na cama um corpo airoso de mulher.

Não desejo morrer hora nenhuma
E sobretudo no instante presente.
Eu desejo ficar para semente,
Carpindo minhas dores uma a uma.
 


postado por 78426 as 06:38:57 # 0 comentários
RECURSOS DA EDUCAÇÃO


Municípios gastaram 20% dos recursos com educação em 2005, mostra IBGE.

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

Os gastos com educação representaram 20% do total de gastos das prefeituras em 2005, demonstra o levantamento Perfil dos Municípios Brasileiros 2006, feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgado nesta sexta-feira. Foi a primeira vez que o levantamento analisou o item educação, nos municípios.

Do total utilizado pelas cidades, 81% foram destinados ao ensino fundamental e 14,3% para a educação infantil; 1,7% foram direcionados à educação de jovens e adultos, 1,1% ao ensino médio e 0,5% à educação especial.

Os municípios da região Norte destinaram 28,9% dos recursos totais para a educação, e as cidades do Nordeste gastaram 27,1%. O Sudeste vem sem seguida, com 22%. Na região Sul, 15,9% foram para a educação, e no Centro-Oeste, apenas 9,4%.

Nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o ensino fundamental absorveu 90% do total dos gastos em educação. Nas regiões Sul e Sudeste, foram direcionados, respectivamente, 81,3% e 71,5% dos recursos para o ensino fundamental.

Por outro lado, os gastos com educação infantil não passaram dos 6% nas regiões Norte e Centro-Oeste, e dos 4% no Nordeste. No Sudeste e no Sul, representaram, respectivamente, 22,4% e 15,2%.

Os municípios com população de 20 mil a 50 mil habitantes destinaram 30,3% dos recursos para a educação, em 2005. As cidades de 5 mil a 10 mil habitantes gastaram 25,3%, seguidas pelos municípios com população de 50 mil a 100 mil habitantes, com 24,7%. As cidades com mais de 500 mil habitantes utilizaram 17,8%.

O total de transferências destinadas à educação correspondeu a 13,3% da receita das administrações municipais.

Do total transferido à educação, o Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) correspondeu a 82,6%, e o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), a 13,9%.


postado por 78426 as 06:28:19 # 0 comentários
DIA INTERCIONAL DA ANIMAÇÃO


Dia Internacional da Animação acontece neste domingo em 50 cidades
da Folha Online

Organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), acontece neste domingo (28), simultaneamente em 50 cidades brasileiras, o Dia Internacional da Animação.

Com entrada franca, o evento consiste em uma mostra gratuita de curtas-metragens brasileiros e estrangeiros, incluindo títulos nacionais como "O Sapo e a Mosca", de Thomas Larson", e "Leonel Pé-de-Vento", de Jair Giacomini, além de internacionais como o húngaro "AU! De Magdolna Hegyi" e o francês "Open Book".

Em São Paulo, a Sala BNDES da Cinemateca Brasileira recebe duas sessões de curtas-metragens de animação, com duração de uma hora (cada sessão).

A programação completa dos filmes que serão exibidos durante a mostra pode ser encontrada no site http://www.abca.org.br/dia.

Dia Internacional da Animação

Quando: 28 de outubro de 2007
Onde: Cinemateca Brasileira - Sala BNDES (Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, às 19h.
Quanto: Entrada franca
Realização: ABCA (Associação Brasileira de Cinema), IED (Istituto Europeo di Design) e Skerzo Cinema


postado por 78426 as 06:19:53 # 0 comentários
CIÊNCIA & SAÚDE


Astrônomos descobrem enorme buraco no universo

da Efe, em Washington

Um grupo de astrônomos da Universidade de Minnesota anunciou a descoberta de um enorme buraco no universo, onde não há nem a matéria normal, que forma estrelas e galáxias, nem a misteriosa "matéria escura".

"Ninguém encontrou antes um buraco tão grande. Não esperávamos essa descoberta", afirmou Lawrence Rudnick, da Universidade de Minnesota, num comunicado no site do NRAO (National Radio Astronomy Observatory).

Rudnick, Shea Brown e Liliya R. Williams revelam os detalhes num estudo que será publicado no "Astrophysical Journal".

Os astrônomos sabem há anos que o universo tem buracos nos quais praticamente não há matéria. Mas a maioria é muito menor que o descoberto por Rudnick e seus companheiros.

"O que encontramos não é normal, comparado às observações e às simulações informáticas da evolução do universo", disse Williams.


postado por 78426 as 06:13:50 # 0 comentários
Feira de Orquídeas em Vitória da Conquista

Feira de Orquídeas em Vitória da Conquista

Uma feira de Orquídeas está sendo realizada na Praça do Gil em Vitória da Conquista. Durante o evento também vão ser realizadas várias atividades. Na feira, existem pelo menos duzentas espécies de orquídeas diferentes. Muitas pessoas estão conhecendo a beleza das flores. O diretor da Associação Conquistense de Orquidófilos informou que existem orquídeas de vários países. A planta de padrão incomum, com cores variadas, da Tailândia, por exemplo, custa R$ 150, mas é possível comprar uma muda de orquídea a partir de R$ 5. A feira se encerra domingo (28) as 18.00hs.

Informação: http://www.blogdoherzemgusmao.com.br/


postado por 78426 as 06:08:47 # 0 comentários
SERVIDOR E PENSIONISTA DO ESTADO DA BAHIA RECEBERÁ PELO BB

Servidor estadual receberá pelo BB em novembro

O pagamento dos cerca de 250 mil servidores do estado, entre ativos e aposentados, já será realizado, no próximo mês de novembro, via Banco do Brasil (BB). A informação foi confirmada após reunião entre técnicos da instituição financeira e representantes da Secretaria da Administração (Saeb). Segundo o órgão estadual, mesmo com a migração das contas do Bradesco para o novo agente financeiro, não haverá mudanças no calendário da folha para o mês seguinte. Os ativos, aposentados e pensionistas receberão o salário, dependendo do lote em pauta, nos dias 29 e 30 de novembro.

acessem: http://www.blogdoherzemgusmao.com.br/


postado por 78426 as 06:00:35 # 0 comentários
sábado, 27 outubro, 2007
CUIDADO COM O TREM!


Temos de ter cuidado, muito cuidado!

postado por 78426 as 11:35:17 # 0 comentários
SODA CÁUSTICA BATIZADA


Cuidado!!!

postado por 78426 as 11:21:02 # 0 comentários
IMAGINE O MUNDO ASSIM!!!


John Lennon - Imagine



Imagine que não exista nenhum paraíso,
É fácil se você tentar.
Nenhum inferno abaixo de nós,
Sobre nós apenas o firmamento.
Imagine todas as pessoas
Vivendo pelo hoje...

Imagine que não exista nenhum país,
Não é difícil de fazer.
Nada porque matar ou porque morrer,
Nenhuma religião também.
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz...

Imagine nenhuma propriedade,
Eu me pergunto se você consegue.
Nenhuma necessidade de ganância ou fome,
Uma fraternidade de homens.
Imagine todas as pessoas
Compartilhando o mundo todo.

Você talvez diga que sou um sonhador,
Mas eu não o único.
Eu espero que algum você junte-se a nós,
E o mundo viverá como um único.



postado por 78426 as 11:07:06 # 0 comentários
TEX A REVISTA EM QUADRINHOS QUE AGRADAVA A GREGOS E TROIANOS!!!

O PERSONAGEM TEX

TEX é uma personagem de revistas em quadrinhos, criada em 1948, pela dupla Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini na Itália, sendo hoje em dia uma das personagens de western, com maior longevidade na história das revistas em quadrinhos a nível mundial, sendo editado em diversos países do mundo, inclusive no nosso país, principalmente na década de 1970.
Tex nasce por vontade de uma jovem empreendedora, a senhora Tea Bonelli (1911-1999), que no imediato pós-guerra havia herdado do ex-marido Gianluigi Bonelli a propriedade da pequena editora Audace. Em 1948, ao pretender modificar a sua linha editorial, criando novas séries e parando com as meras reimpressões de histórias antigas, que já haviam esgotado o seu público, chama a Milão o desenhista Aurelio Galleppini e convidou-o para desenhar um novo herói que fizesse par com o velho Furio, personagem de ponta, até aquele momento, do título "L'Audace" e confia os textos ao seu ex-marido, G.L. Bonelli, notável argumentista. Juntos, ambos criam Tex, um western como muitos que se faziam naqueles tempos, mas que estava fadado ao sucesso.

Inicialmente o nome escolhido foi Tex Killer, porém, o nome Killer, que em inglês significa assassino, não agradava à senhora Tea Bonelli, que decide, então, substituir o K por um W. Já graficamente, Tex quanto ao rosto, era uma mescla de Gary Cooper e do próprio Galleppini.
E foi no dia 30 de Setembro de 1948 que surgiu a primeira história de Tex. Chamava-se "Il Totem Misterioso" e já no primeiro quadradinho vemo-lo decidido, pistola em punho: "Por todos os diabos, será que ainda estão nas minhas costas?". Começava assim a saga de um dos mais famosos cowboys das revistas em quadrinhos.
No começo, as histórias eram publicadas no formato de tiras com o máximo de 3 quadradinhos. Cada semana saía nos jornais italianos uma tira, obrigando os leitores a comprar a próxima edição para chegar ao fim da aventura, o que acontecia após 32 páginas, ou 96 tiras. Essa estratégia culminou num sucesso incrível na Itália e o que inicialmente era para ser apenas mais uma personagem entre tantas outras que apareciam naquela época, o ranger fez tanto sucesso que e editora decidiu pela publicação de uma revista. As tiras foram todas compiladas, sendo que em cada página da revista havia no máximo 3 tiras, como nos dias de hoje. Apesar de o público em geral poder considerar as histórias pouco apelativas devido ao fato do seu grafismo ser a preto e branco, os admiradores das aventuras de Tex salientam a riqueza de informações, referências e verosimilhança histórica.

Além de muita ação em todas histórias, com chumbo grosso a voar por todos os lados, o que torna a leitura interessante é o conhecimento que as histórias trazem. O leitor fica inteirado da cultura dos índios, da vida dos pioneiros, de episódios marcantes e reais na história dos Estados Unidos da América, dos hábitos da época... Detalhes mínimos foram pesquisados antes de se tornarem texto e desenhos, para que o leitor tivesse a noção exata do ambiente em que se passavam as aventuras. Tex pretendia aliar cultura e diversão e isso pode justificar o seu sucesso em muitos países do mundo.

 A HISTÓRIA DE TEX

Outro fator decisivo para o sucesso é o bom humor, quase sempre presente nas histórias. A comédia acontece principalmente quando Kit Carson, o parceiro de Tex, começa com a sua onda de pessimismo e reclamações, mas não há dúvida que o principal motivo que faz de Tex um sucesso é a ação constante das aventuras e o seu senso de justiça. Tex é um atirador preciso tanto com a espingarda como com a pistola e não nega ajuda a quem quer que seja para combater injustiças. Também é um ótimo cavaleiro e sabe usar muito bem a faca e o laço. Além disso, Tex também é um lutador exímio em diversas modalidades.
Tex fascina logo no primeiro contato por ser uma personagem com carácter humanitário que, embora vivendo num ambiente hostil e selvagem, sempre luta para fazer triunfar a justiça.

Diferente dos heróis da época, Tex é um homem duro. Sem hesitações, julgando as pessoas com um único olhar, não é um personagem destinado às crianças, mas a um público mais maduro. A linguagem de Tex é também bastante dura e violenta e mostra-nos um Tex mais “vil” que o dos dias de hoje. Na realidade, Tex é um justiceiro decidido, capaz de agir fora da lei se a situação assim o exigir.

Tex é um Ranger do Texas, é o representante da lei em qualquer lugar do Estado por onde passa. Além disso é o chefe dos Navajos com o nome de Águia da Noite, bem como seu agente indígena. Enfim, um homem temido e respeitado, no Oeste tido como uma lenda e que é também um defensor dos injustiçados, quer sejam eles índios ou brancos.

Apesar de no primeiro número da versão original G.L. Bonelli fazer referência a 1898, e poucas edições depois falar da Guerra de Secessão (1860/1865), prova que na verdade, no início a documentação era praticamente inexistente e o autor escrevia sem muito rigor. Assim, relegando os primeiros álbuns que não são confiáveis para a cronologia de Tex, podemos datar as aventuras de Tex quando jovem por volta de 1860, pois é nesse período que o vemos no rodeio e durante a Guerra Civil Americana. Já o Tex quarentão e com o filho Kit Willer, bem como com Kit Carson de cabelos brancos, remonta ao período de 1880-1890 e tem o seu principal campo de atuação, o sudoeste americano, com os seus desertos ardentes e pequenos povoados de homens brancos.

Entretanto, nestes mais de 50 anos de vida editorial, devido à sua bravura e perícia, Tex por vezes é requisitado pelo comando dos Rangers a atuar em missões delicadas e especiais mesmo em outros estados americanos, casos de cidades como São Francisco, New Orleans, Washington, ou mesmo fora dos limites territoriais dos EUA, percorrendo vários países e um sem número de povoados espalhados desde as terras geladas do Canadá e do Alasca até aos territórios mexicanos ou em casos extremos, na América do Sul e até mesmo na Oceânia, atrás de índios, traficantes, militares, políticos influentes, assaltantes e até mesmo mágicos, feiticeiros poderosos e extraterrestres, sempre com o western como pano de fundo nas mais diversas missões, desde contrabandos de armas, assaltos a trens ou bancos, roubo de manadas inteiras, xerifes abusando da sua posição para explorar o povo são apenas casos mais comuns, dentre tantos que Tex tem que enfrentar.
Para isso, ele conta com a ajuda de seus parceiros: Kit Carson, Kit Willer e o índio navajo Jack Tigre.

OS PARCEIROS DE TEX

Tex, a personagem principal, entre os índios conhecido como Águia da Noite; Kit Carson, o Ranger resmungão conhecido como Cabelos de Prata; Jack Tigre, o índio navajo que conhece todos os truques e tácticas indígenas; e Kit Willer, o jovem filho de Tex conhecido como Pequeno Falcão.

Na maioria das aventuras o companheiro inseparável é mesmo o Ranger Kit Carson, que já salvou a vida de Tex inúmeras vezes, sendo também salvo por este em outras tantas. Pequeno Falcão e Jack Tigre são os parceiros que mais tempo ficam na aldeia navajo, cuidando dos interesses da reserva e zelando pela paz entre os indígenas e os homens brancos, mas não raramente são chamados por Tex para ajudar a resolver os casos mais árduos.


Numa série tão longa, Tex fez no decurso das aventuras, grandes amizades nas mais diversas cidades americanas ou mesmo em outros países. Em São Francisco, o chefe da polícia Tom Devlin. Aqui e ali o desajeitado gigante Pat Mac Ryan, sempre em situações complicadas. Entre os Apaches, o irmão de sangue Cochise, chefe de todas as tribos apaches. E muitos outros, como o xerife de New Orleans, Nat Mac Kenneth, ou ainda Mac Parland, da Pinkerton.

No México, Montales, sempre envolvido nos cíclicos golpes de estado locais, e El Morisco, também conhecido como Bruxo Mouro, curandeiro, cientista e dedicado à "magia branca" nas horas vagas. No Canadá, Jim Brandon, oficial da Polícia Montada, e Gros Jean, trapper jovial e irascível, envolvido em mil problemas. Já em relação aos seus inimigos, Mefisto e o seu filho Yama, mestres da magia, foram os que mais fizeram Tex suar para conseguir derrotá-los. Podemos citar também: o diabólico Proteus, o bandido transformista capaz de se disfarçar de qualquer pessoa; a bruxa Zhenda, ex-squaw de Flecha Vermelha; Paul Balder, denominado "El Carnicero", o colecionador de escalpes; o genial cientista denominado O Mestre, o malaio Tigre Negro... E ainda há aqueles que se destacaram de modo particular, mesmo aparecendo numa única aventura, entre eles: o homem de quatro dedos, o apache Lucero, ou o mestiço Ruby Scott, o único que conseguiu vencer Tex num duelo. Deve-se dizer, porém, que Ruby utilizava um coldre especial que lhe permitia usar o colt sem sacar, fazendo o próprio coldre girar sobre um pino central.

AUTORES DE TEX

Tex como foi dito anteriormente, foi criado pelo escritor Giovanni Luigi Bonelli e pelo desenhador Aurelio Galleppini, também conhecido como Galep.

Giovani Luigi Bonelli nasceu em Milão em 22 de Dezembro de 1908. Começou a escrever profissionalmente na década de de 30, para o Corriere Dei Piccoli. Faleceu em 12 de Janeiro de 2001.

Aurelio Gallepini nasceu em 28 de Agosto de 1917, em Casal di Pari, tendo falecido em 10 de Março de 1994, tendo feito mais de 18000 pranchas e todas as capas de Tex até o número 400.


postado por 78426 as 09:59:11 # 0 comentários
Aluno a distância vai melhor no Enade

da Folha Online

Hoje na FolhaOs alunos que ingressaram em cursos superiores com a modalidade de educação a distância têm mostrado melhor desempenho do que os estudantes que fazem o mesmo curso da maneira tradicional, segundo os primeiros resultados do Enade (exame do MEC que avalia o ensino superior), revela reportagem publicada nesta segunda-feira pela Folha.

Levantamento feito pelo Inep (órgão de avaliação e pesquisa do MEC) aponta que os alunos de cursos a distância se saíram melhor em 7 das 13 áreas onde essa comparação é possível.

A análise mostra vantagem ainda maior nos primeiros anos de curso --9 entre 13 áreas de ensino. Turismo e ciências sociais apresentam vantagem favorável aos cursos a distância. No ensino presencial, o melhor desempenho foi registrado nos cursos de geografia e história.


postado por 78426 as 01:11:44 # 0 comentários
Pai de Nasi (ex-vocalista do Banda IRA) está preocupado com filho...

da Folha Online

Airton Valadão Rodolfo, um advogado aposentado que está na casa de seus 70 anos, está preocupado com seu filho Marcos Valadão Rodolfo --conhecido como Nasi, ex-vocalista do grupo Ira!, segundo Marcelo Saraiva, advogado de Airton Rodolfo.

Jefferson Coppola/Folha Imagem

Nasi anunciou em setembro saída do grupo Ira após briga

Nasi anunciou em setembro saída do grupo Ira após briga

Hoje Airton Rodolfo pediu a interdição de Nasi ao dar entrada em um procedimento na 2º Vara de Família do Fórum Regional de Pinheiros, em São Paulo. O encarregado de julgar o caso é o juiz Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia.

Saraiva afirmou que não pode revelar a argumentação que tenta provar que Nasi atualmente não pode tomar decisões sozinho sobre certos assuntos. Segundo ele, o processo corre em segredo de Justiça.

"Só o que posso dizer é que o pai de Nasi está muito preocupado com o filho. Ele tem apenas dois filhos e se dá bem com Nasi", disse Saraiva.

O irmão de Nasi, Airton Valadão Rodolfo Junior, e o ex-vocalista discutiram e isto provocou a saída do líder da banda do Ira!.

Junior é empresário do grupo. Airton Rodolfo não mora com nenhum dos filhos.


postado por 78426 as 12:58:43 # 0 comentários
UM POUCO DE ESCHER PARA COMPREENDER A MATEMÁTICA

Maurits Cornelius Escher, holandês nascido em 1898, nos provoca com sua arte.

Arte que transforma objetos possíveis em  impossíveis.
Arte que retira do plano e dá vida a objetos bi-dimensionais. 

"não haveria necessidade de sublinhar outra razão para consagrar um cuidado particular ao estudo do desenvolvimento do espaço considerando que qualquer investigação psicológica um pouco avançada neste domínio é suscetível de aplicação prática." (Piaget e Inhelder, A Representação



postado por 78426 as 12:37:07 # 0 comentários
sexta, 26 outubro, 2007
MENSAGENS DE REFLEXÃO

"Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia."
Benjamin Franklin

"Mau será o dia do homem quando ele se tornar absolutamente satisfeito com a vida que está levando, quando não estiver mais eternamente batendo nas portas de sua alma um enorme desejo de fazer algo maior."
Phillips Brooks

"Só quem entende a beleza do perdão pode julgar seus semelhantes."
Sócrates

"Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento que um SIM ou um NÃO pode mudar toda a nossa existência."
Paulo Coelho

"Acreditamos saber que existe uma saída, mas não sabemos onde está. Não havendo ninguém do lado de fora que nos possa indicá-la, devemos procurá-la por nós mesmos. O que o labirinto ensina não é onde está a saída, mas quais são os caminhos que não levam a lugar algum."
Norberto Bobbio



postado por 78426 as 12:19:17 # 0 comentários
 
Perfil
78426
Meu Perfil

Links
Hotéis no Brasil
Encontra Brasil
Guia PB
Encontra Paraíba
DNS Dinâmico
Blog Grátis

Palavras-Chave
MENSAGENS

Favoritos
EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
SITE
VESTIBULAR FUVEST DE SÃO PAULO
TRAGÉDIA
GUERRA DO IRAQUE
Conferência
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
HUMOR
PODER
HISTÓRIA

Arquivos
2007, 01 dezembro
2007, 01 novembro
2007, 01 outubro

3109 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..