EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO
EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO
sábado, 17 novembro, 2007
EDUCAÇÃO


Quais são as diferenças entre rãs, sapos e pererecas?

Todos os três são anfíbios anuros (também chamados de batráquios) que não possuem calda e têm um esqueleto adaptado para locomoção aos saltos. As rãs têm pele lisa e dedos longos, costumam viver próximas à água e são boas nadadoras. As pererecas são pequenas, têm pele lisa, ventosas na ponta dos dedos e pernas traseiras muito desenvolvidas, graças às quais podem dar grandes saltos. Seu nome, em tupi-guarani, significa “ir aos pulos” e originalmente denominava os anfíbios em geral. As ventosas permitem às pererecas grudar em superfícies lisas como troncos e paredes. Elas têm notória predileção por banheiros de casas do interior. Sugiro olhar dentro do trono antes de sentar. E acenda a luz!

Os sapos têm pele rugosa e pernas traseiras e dedos curtos. São mais independentes da água do que os demais anuros, podendo ser encontrados a maior distância de corpos d’água. Eles têm bolsas de “veneno” nas laterais da cabeça. As aspas se justificam porque o líquido leitoso que sai dessas bolsas quando apertadas (os sapos não podem ejetá-lo) muito provavelmente não vai matar ninguém que não o ponha na boca. Ele serve exatamente como defesa contra predadores porque irrita a boca. Talvez seja por isso que o restaurante francês da esquina sirva pernas de rã, nunca de sapo. De qualquer modo, não me parece que essa defesa funcione muito bem. Morcegos, mão-peladas (1) e outros animais comem o corpo e deixam a cabeça.

Os anuros são bichos interessantes, especialmente no que diz respeito à reprodução. Veja-se o sapo Pipa pipa do Suriname, por exemplo. Depois de fertilizar os ovos, o macho o empurra para dentro da pele esponjosa das costas da fêmea. A pele se fecha e os sapinhos se desenvolvem literalmente dentro da mãe. Depois, eles rompem a pele e saem. Já a rã australiana Rheobatrachus vitellinus, supõe-se, engole os seus ovos fertilizados. Os girinos nascem e se desenvolvem no seu estômago, sendo depois regurgitados. Durante esse período, a produção de suco gástrico da mãe pára, se não, ela diferiria os girinos. Essa espécie, alías, foi descoberta em janeiro de 1984 e desde março de 1985 não é vista.

Chuvas de rãs ou sapos (como no filme “Magnólia”, de 1999) e de outros pequenos animais de fato ocorrem, tendo as mais recentes sido documentadas. Um estudo concluiu que, entre os anos de 687 e 2006, 123 prováveis ou reais chuvas de peixes teriam ocorrido, sendo que em 37 os peixes teriam de fato sido vistos no ar. No mesmo período, as chuvas de rãs/sapos teriam sido 61, tendo os bichos sido vistos caindo do céu em 39.

Para citar alguns episódios recentes, em agosto de 2000, peixes caíram do céu na cidade britânica de Great Yarmouth; em fevereiro de 2007, uma chuva de peixes se abateu sobre o município de Paracatu, MG; em junho de 2005, milhares de pequenas rãs caíram do céu na cidade sérvia de Odzaci.

Esses episódios têm uma explicação mais ou menos prosaica. Tempestades com fortes ventos às vezes viram tornados que vão “recolhendo” objetos por onde passam. Esses objetos podem ser qualquer coisa leve e pequena o suficiente, inclusive animais, que são carregados por longas distâncias. Ao passar sobre um corpo de água, ele suga a dita cuja e mais o estiver dentro, por exemplo, peixes e rãs. Quando o tornado enfraquece, o que quer que o vento esteja carregando inevitavelmente cai.

(1) Mamífero carnívoro com cerca de 60cm de comprimento e que vive perto de brejos e mangues.
enviada por Andrei Winograd - http://japensounisso.blig.ig.com.br/
exibeComentario(18993465, 'japensounisso', '2007_11.html#post_18993465');


postado por 78426 as 10:24:15 #
0 Comentários

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
78426
Meu Perfil

Links
Blog Grátis

Palavras-Chave
EDUCAÇÃO

Favoritos
EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
HUMOR
PODER
HISTÓRIA
POEMA
ARTIGOS
CARICATURAS
BATE BOCA
MANCHETE
Tradução da Letra da Música: Still Loving You - SCORPIONS
Parabéns!

Arquivos
2007, 01 dezembro
2007, 01 novembro
2007, 01 outubro

3109 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..