blog do xompi
blog do xompi
segunda, 03 setembro, 2007
“Independência ou morte”


        Linda história. Contos, livros, filmes, revistas, músicas, novelas, enfim, tudo o que se pôde fazer para falar da independência do Brasil foi feito. Homenagens ao “grande” D. Pedro I que as margens do rio Ipiranga, como todos já sabem, com uma pequena comitiva, ergueu sua espada e deu um dos gritos mais famosos, se não o mais, do nosso país: “Independência ou Morte”.

Mas que independência foi esta? Às vezes eu me pergunto se ela realmente aconteceu? Se foi realmente a partir deste dia 7 de setembro de 1822 que nosso país se tornou independente? O governo português aceitou assim tão fácil que essa colônia, batizada de Brasil graças a abundância da árvore Pau Brasil? Não, não foi fácil. Para se tornar independente o governo português exigiu um pagamento de 2 milhões de Libras Esterlinas, aí sim, reconheceria o Brasil como uma República. E o nosso “grande” D. Pedro I fez então o que seria o primeiro passo para fazer do nosso país um dos mais dependentes de outras nações. Sem verba para comprar nossa independência a solução foi recorrer aos nobres ingleses que tão bondosos de prontificaram imediatamente a emprestar o dinheiro. E aí sim, nosso país estava reconhecidamente “independente”.

        O motivo maior de nossa independência com certeza foi acabar com a exploração feita nesta terra de riquezas incontáveis por outros países, fazer do nosso povo, indígena, catequizado pela lei dos brancos, pudesse trabalhar para seus sustentos, terem suas terras de volta. Seria muito bonito se tudo isso fosse verdade. A independência das elites, sim das elites, pois nossos catequizadores estavam agora com o poder total, ou parcial (eles ainda deviam para a Inglaterra), e então chegara a hora deles explorarem. Ficarem ricos, milionários. E assim, nada mudou para escravos, agricultores e nada mudou na distribuição de renda. Mais uma vez éramos explorados pelos bons homens que lutaram por nossa independência. Linda palavra, mas mentirosa.

        A história não pára por aí. Como pagar os ingleses? Como faríamos? Por um tempo liberamos a exploração de partes de nossa terra. Mas isso ia cansar, mais um país europeu no Brasil, tirando nossas riquezas? Claro que nossos inteligentíssimos portugueses (essa é a razão de hoje termos milhares de piadas com nossos patrícios) não deixariam e achariam uma solução. Pois eis que surge um governo bom. Um país caridoso, sem más intenções, um país que sonhava em ver seu irmão Brasil vencer na vida, afinal também já fora colônia. Quem é este país? Vai dizer que não conhece? Os Estados Unidos da América. Sim, como poderíamos esquecer, irmãos, do mesmo continente, prontamente se disponibilizaram a nos ajudar. Pagamos a Inglaterra com o dinheiro emprestado de nossos amiguinhos e aqui estamos até hoje, “independentes”, graças aos EUA.

        Este texto, irônico, fiz para falar um pouco da situação que vivemos. Foram 500 anos de domínio total de grandes potências sobre nosso território. A “independência” mudou quase nada. Mudou apenas na chance que temos de realmente sermos independente, pois mandamos em nosso território, ou deveríamos. Há pouco tempo tivemos mais um exemplo de que não somos em nada totalmente independente. A venda da Vale do Rio Doce pelo governo FHC, por um preço que o lucro trimestral dela pagaria (De 1º a 9 de setembro está acontecendo o plebiscito pela reestatização da Vale, por que será que ninguém, ou quase ninguém está sabendo?). Assim fica fácil criticar tudo o que é feito hoje, tudo o que acontece de errado. Estamos errando há muito tempo. Há como consertar? Acho que sim e acho que estamos no caminho. Mas muito ainda deve ser andado. 500 anos de burrices não se concertam assim em apenas 10.

Eu amo meu país e vou lutar para isso.

*O texto foi construído em cima de pesquisas sobre a história de nosso país e de nossa independência em sites da Internet.


postado por 70826 as 03:57:59 #
0 Comentários

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
70826
Meu Perfil

Links
Blog Grátis
Criar Blog
Manta Absorvente de Óleo
Hoteis

Palavras-Chave
Independência

Favoritos
blog do xompi
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
"Pátria amada Brasil"
Muitas Diferenças
Curtindo a noite na Unisul TV
Propaganda não autorizada
Propaganda não Autorizada II
Filho, boi e burros
Quero voltar a ser criança

Arquivos
2007, 01 novembro
2007, 01 setembro
2007, 01 agosto

2771 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..