Cerveja Artesanal Max Beer
Cerveja Artesanal Max Beer
segunda, 23 janeiro, 2012
Contato

Caros amigos, peço desculpas a quem acompanhava meu blog, no momento estou ausente da fabricação de cerveja, devido a algumas mudanças em minha vida, espero retornar em breve. Quem quizer tirar alguma duvida (e eu souber !!!) me envie um e-mail que retornarei. ( maximunrizo@hotmail.com )

Obrigado


postado por 81284 as 12:14:54 # 0 comentários
quarta, 05 agosto, 2009
Cerveja leve Fraca

Cerveja leve, fraca.

Vivemos em um país muito quente, (eu moro em um das cidades mais quentes do Brasil) procura por líqüidos refrescantes é muita. Com a cerveja não é diferente, a apreciação das pessoas pelas cervejas fracas, ditas leves, que cada dia está mais para água do que para cerveja, é muito grande, eu mesmo gosto das cervejas mais leves, mas nem tão leve assim.

Quase todos meus experimentos com cervejas tentei fazê-las mais encorpadas, mais fortes, e dei preferência pelas escuras, também para ajudar a esconder a turbidez devida a falta de filtragem industrial (não que isso seja defeito, é sim uma característica das cervejas artesanais). O porem é a maioria, não gosta ou no mínimo estranha esse tipo de cerveja.

Por mais que não ligamos para o que os outros dizem, e sim para nossos gostos particulares, você acaba cedendo em alguns momentos. Pois no caso da cerveja, você não vai fazer 20l de cerveja só para você tomar. O próprio "ritual" de tomar cerveja envolve a idéia de compartilhar cerveja e momentos com amigos.  Mas porque estar falando disso.?

O motivo é que vou tentar fazer uma cerveja fraquinha, parecida com as comerciais, que seja leve, refrescante como um refrigerante, mas com gosto e personalidade de cerveja boa.

Sempre nas receitas que faço acabo acrescentando uma coisa aqui e outra ali, nunca as sigo a risca, sempre dou meu toque. Como disse antes, tentava fazer algo mais encorpado, com mais sabor. Dessa vez resolvi fazer a receita mais simples que eu tivesse em minhas anotações.

Procurando qual receita fazer encontrei uma das primeiras que vi, bem simples, e mais barata do que as que fazia. Pois "é essa ai mesmo"!

Abaixo vou descrevê-la brevemente, se alguém tiver uma duvida, deixe um comentário e irei respondê-la.

Cerveja Clara Leve

1,5 Kg de Malte

250g de milho triturado (você encontra no mercado com nome de canjiquinha)

500g de açúcar

15g de lúpulo (usarei 5 de amargor e 10 de aroma)

10g fermento de baixa fermentação *

1 Gelatina incolor

Preparo:

Moer o malte o malte juntar a uns 10l de água e levar ao fogo com o milho junto, aquecer ate 45ºC mexendo sempre. Deixar descansar por 15 min. nessa temperatura.

65º por 30 min.

72 por 15

Apos isso coar o mosto, com um pano ou outra coisa (veja outros post), passar mais uns 5l de água fervente no mosto para retirar tudo.

Ferver o mosto por 1h com o lúpulo de amargor, e nos últimos 15 minutos colocar o de aroma.

Fazer a retirada dos resíduos e resfriar a uns 15 graus, oxigenar e inserir o fermento.

Fermentar por uma semana, tirar o fermento e deixar descansar por mais 5 dias.

Fazer priming com 5g de açúcar por litro e engarrafar ** Se quiser depois que chegar a quantidade de gás que deseja, pasteurize.

Aguarde um mês e chame eu para beber! eheheh

------------------------------------

*  Irei usar pela primeira vez um fermento de baixa fermentação, apesar de ele exigir baixas temperaturas e controle desta, vou arriscar mesmo assim, vou fazer a fermentação e maturação toda dentro da geladeira, a minha mantém em 15º na temperatura media.

** Outra novidade é que vou engarrafar em garrafas pet de refri, to quase sem garrafas de vidro, e se ficar como espero que fique, não será problema tomar 2 litros por vez! hehehe

Usei o verbo no futuro, porque ainda não fiz esta cerveja, apenas planejei e irei fazê-la esta semana ainda.

Para os amigos cervejeiros que visitam meu blog, eu sei que é perda de tempo fazer esse tipo de cerveja, é mais fácil comprar feita né. Mas quero tentar, talvez seja o que eu estou procurando.

Um abraço

Continuem visitando meu blog, sempre que possível atualizá-lo-ei.

MaximunRizo


postado por 81284 as 08:37:04 # 5 comentários
sábado, 30 maio, 2009
Enfim Volei - Stout


Cerveja Escura

Caros colegas, amigos que acompanham meu blog, desculpem-me pela demora em postar. Passei por momentos difíceis e não pude fabricar a minha bebida tão apreciada, a cerveja. Mas depois de muito tempo estou aqui de novo.

Neste ultimo lote fabriquei novamente uma cerveja escura, tentando fazer no stilo stout, como sempre damos toques particulares as receitas então não sei se podemos chamá-las dos stilos próprios.

Genericamente dizendo, fiz uma cerveja escura, preta para ser mais exato. Abaixo colocarei a receita e suas especificações, mas por enquanto vamos comentar sobre ela.

Em primeiro lugar tenho que falar no prazer em fabricar novamente a cerveja, apesar de todo trabalho, dificuldades, imprevistos e qualquer coisa que faça um fraco desistir de fabricar sua cerveja, o prazer é grande, a expectativa em saber se tudo dará certo, a esperança de surpresas agradáveis (esperança que tudo saia melhor do que você imagina), nada compara a isso. Muitos amigos meus pergunta por que fabrico cerveja, se é mais barato? É fácil? Fica boa? Você é doido? Hehehehe!

Respondendo: Fabrico cerveja porque gosto, e como utopia, procuro a receita perfeita. Nem de longe é mais barato fabricar cerveja, os insumos ainda são um poucos caros, no meu caso  o frete onera muito, o trabalho que dá se for cobrar fica muito caro. Sobre se fica boa, isso depende do que você gosta de cerveja, se você gosta daquela cerveja que não vou falar o nome mais que começa com crys e termina com tal, provavelmente você não vai gostar de cervejas artesanais. Por quê?! Ainda tenho que explicar! As cervejas comerciais (apesar de eu gostar delas), são muito fracas, eles filtram muito ela, além de tirar os resíduos que dá a turbides, tiram também todo sabor da cerveja. Mas se você gosta de uma cerveja forte, com sabor, com muito mais além de água e álcool, então não perca tempo, fabrique sua cerveja! Agora sobre se sou doido... Nem eu sei, sou Físico (faço faculdade de física na UFMT), tudo que quero corro atrás e tento fazer! Se dá certo é outra historia. Doido ou  não, sou eu, tenho opinião e luto por elas (fodas... e o que os outros pensam), então resumindo, se você quer fabricar sua cerva, achou a idéia legal, vai à luta! Dane-se o que falem, sua cerveja será a melhor do mundo, pois é sua!

Desculpe-me a filosofada acima, pois estou testando minha nova leva, ai vocês sabem né! A gente filosofa com auxilio do álcool (que modesta parte ficou bom nesta leva, os menores de idade saiam deste site agora!)

Voltando ao assunto desta leva, tive muitos problemas nela, o principal foi a filtragem, acho que errei em algo. Meu filtro feito de malha de aço de mangueira de gás enferrujou, então achei nojento, joguei fora, e tentei improvisar, no meu balde com torneira (aqueles que não sabem o que eu não explicar detalhadamente é porque tenho em meu blog mais bem explicado) eu coloquei uma peneira metálica no fundo e tentei fazer com isso a filtragem inicial. No começo foi tudo bem, depois o bicho pegou, começou a entupir tudo, a vazão caiu muito, então eu dava leves pancadas na torneira e voltava a fluir. Na ora de resfriar e retira o turb (num sei se é assim que se escreve), deu problemas novamente, usei bastante gelo, no meu tanque de lavar roupas (triturei o gelo, coloquei água, e sal), então coloquei a panela e fiz um turbilhão, girando o mosto para resfriar e decantar o turb, mas quando passei para o fermentador (um garrafão de água de 20L) não sobrou quase nada de turb, mesmo assim pus para fermentar, e engarrafei. Segunda feira desta semana (25/05/2009), engarrafei minha ceva, nesta coloquei um priming de 7g de açúcar para cada litro, ainda estou testando o priming, pois algumas ficou muito forte, as garrafas estouraram e outras a cerva não parava dentro da garrafa (vazava tudo quando abria a mesma), então estou estudando um priming que fique com bom gás e sabor, sem ficar demasiado. Resultado preliminar, hoje (sábado 30/05/2009) testei minha cerva. E para minha satisfação, estava muito boa. Ficou com um sabor suave, com leve aroma e sabor de guaraná. A carbonatação ficou legal, deu uma espuma boa, a espuma tem uma durabilidade legal. O sabor ainda esta um pouco amargo e forte no sabor torrado (parecido com café sem açúcar), mas para que gosta ta ótima! Mas ainda é cedo para dizer tudo sobre essa leva, pois só terei resultados mais precisos, por volta de 30 dias de maturação. Em breve vou fazer uma leva de large, tentando imitar as boas cervejas comerciais, então vou postar aqui. Espero que comente meus post.

ESTOU QUERENDO POSTAR UM MINI CURSO, COM O QUE SEI E QUE ENCONTREI NA INTERNET SOBRE FABRICAR CERVEJAS, MAS SO VOU POSTAR SE HOUVER RETORNO DOS INTERNAUTAS QUE ACOMPANHAM MEU BLOG, ENTÃO ME MANDEM UM E-MAIL m_rizo@terra.com.bre , DIZENDO QUE TEM INTERESSE E EU ENTÃO VOU POSTAR.

Um abraço a todos, e espero os comentários.

MaximunRizo

 


postado por 81284 as 06:04:52 # 1 comentários
quarta, 15 abril, 2009
Saudades

Revendo meus materiais sobre cerveja, fiquei louco de vontade de fazer novos lotes. Devido a alguns problemas estou afastado da produção no momento. Mas pretendo voltar e com todo gas, com minhas experiencias mais detalhadas.

Para os colegas que frequentam meu blog segue abaixo uma lista de links com alguns sites interessantes. E continuem mandando perguntas, duvidas ou sugestoes.

Peço tambem aos colegas que me mandem receitas e experiencias bem sucessidas de cerveja.

  • All about beer
  • Aventuras de um cervejeiro
  • Beer Advocate
  • Beer Architecture
  • Beer Tools
  • Beergarden
  • Benedictum Cerveja Artesanal
  • Blog do Botto
  • Blog do Brejas
  • Bodensatz Brewing
  • Brew 365
  • Brewing Techniques
  • Brewing the perfect beer
  • BrewTech
  • Cerveja Alice
  • Cerveja Opus
  • Cervejaria Fraga
  • Cervejarte
  • Cervejas do Mundo
  • Devaneios com cerveja
  • Edu Passarelli Recomenda
  • Fábrica Bohemia
  • HomeBrew Talk
  • How To Brew
  • Loja Cerveja Artesanal
  • Loja da Cerveja Caseira
  • Mendes Bier
  • oBIERcevando
  • RateBeer
  • Revista Mash
  • Ruivas, Louras & Morenas
  • Tasty Brew
  • The Beer Connoisseur
  • The Brewing Network

  • postado por 81284 as 08:02:56 # 0 comentários
    sexta, 17 outubro, 2008
    NOVO ROTULO


    MAXBEER

    Ainda vive!

    Em breve voltaremos a todo vapor!


    postado por 81284 as 02:03:51 # 2 comentários
     
    Perfil
    81284
    Meu Perfil



    Links
    Hotéis no Brasil
    Encontra Brasil
    Guia MT
    Encontra Mato Grosso
    DNS Dinâmico
    Blog Grátis

    Palavras-Chave
    Tecnica
    extração
    impurezas
    das
    garrafas
    turbidez
    sujeira
    po
    malte

    Favoritos
    Não há favoritos.

    adicionar aos meus favoritos


    Colaboradores do Blog


    Comunidades
    Cervejas Artesanais

    Posts Anteriores
    Contato
    Cerveja leve Fraca
    Enfim Volei - Stout
    Saudades
    NOVO ROTULO
    Tecnica de extração de impurezas das garrafas
    Rainha Negra
    A loira que virou morena!!!
    Fabricação com auxilio de Programas
    ROTULO 6

    Arquivos
    2012, 01 janeiro
    2009, 01 agosto
    2009, 01 maio
    2009, 01 abril
    2008, 01 outubro
    2008, 01 agosto
    2008, 01 junho
    2008, 01 maio
    2008, 01 março
    2008, 01 fevereiro
    2008, 01 janeiro
    2007, 01 dezembro
    2007, 01 novembro

    20118 acessos
    CRIAR BLOG GRATIS   
    ..