CLÁSSICOS
CLÁSSICOS
quarta, 15 abril, 2009
Tragédia de Hillsborough


ESCRITO POR: Eduardo Garcia

No dia 15 de abril de 1989, exatos 20 anos atrás, aconteceu uma grande tragédia para os torcedores do Liverpool, para o povo inglês e, porque não dizer, para o mundo. É chamada de Hillsborough Disaster (Tragédia de Hillsborough), foi durante o jogo entre Liverpool e Nottingham Forest, valida pelas Semi-Finais da FA Cup, no estádio Hillsborough em Sheffield, casa do Sheffield Wednesday.

Tal tragédia é considerada até hoje a maior da história do futebol Inglês, e uma das  maiores de todo o mundo, porém tinha precedentes. Era um momento dificil para o futebol inglês, dominado pelos Hooligans, onde a violência tomava conta do esporte no país. Em 29 de maio de 1985, o mesmo Liverpool estava envolvido em outra tragédia, a de Heysel, onde, na final da European Cup(UEFA Champions League), diante da Juventus de Turim, causaram a morte de 39 torcedores em Bruxelas, 32 deles torcedores da Juventus, 2 franceses, 2 belgas e 1 ilrandês.

Porém, as causas da tragédia de Hillsborough não foram decorrente dos Hooligans, e sim de falha da policia e dos organizadores do evento. Milhares de pessoas foram conduzidas a entrar em um lugar que estava completamente lotado, no anél inferior, atrás do gol esquerdo. Mesmo com este "erro" de cálculo, o aperto absurdamente exagerado foi ignorado pelos organizadores, e o jogo foi iniciado normalmente.

Com seis minutos de partida, a situação era impossivel e, desesperados, alguns torcedores tentavam escalar as paredes para subir ao anél superior do estádio. A confusão iniciou, e muitas pessoas morreram esmagadas, algumas morrerem em pé, diante do sufocamento causado, e depois de muito desespero, empurrões e confusão, a parede que separa o campo dos trocedores cedeu, causando a queda de centenas de torcedores, e, consequentemente, mais mortes.

Depois da queda, os próprios torcedores ajudaram na remoção de feridos e mortos, colocando-os todos dentro do gramado, os policiais então, isolaram o campo, impossibilitando que parentes, amigos, que ainda estavam nas arquibancadas, pudessem socorrer seus conhecidos, causando assim, mais confusão.

O resultado deste dia fatídico foi 96 mortos, mais de 600 pessoas feridas, e muita dor para as pessoas da cidade de Merseyside, pois todos eram torcedores do Liverpool. Devido a tragédia, os governantes tomaram as devidas providências, e o futebol inglês conseguiu se tornar o que é hoje, com uma ornanização incomparável.

Hoje, dia 15 de abril de 2009, o Liverpool presta homenagem aos torcedores, exatamente as 3:06 pm, horário exato da tragédia, centenas de torcedors do Liverpool se reunirão em torno do estádio Anfield, e farão 2 minutos de silêncio.


postado por 111670 as 12:48:37 #
0 Comentários

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
111670
Meu Perfil

Links
Conexão Futebol
Blog do PVC
Que fim levou?
Museu dos Esportes
Hoteis

Palavras-Chave
liverpool

Favoritos
CONEXÃO FUTEBOL
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
Internacional 100 anos - Bicampeonato brasileiro
Internacional 100 anos - Campeão do Mundo 2006
Internacional 100 anos - Rolo compressor dos anos 40
Internacional 100 anos - Campeão brasileiro 1979
Nottingham Forest
Lazio de 1999/00
Sa-Za - A Dupla Salas e Zamorano
Washington e Assis, o Casal 20
Dérbi - 1954 - Corinthians 1x1 Palmeiras - Corinthians Campeão
Derby - Palmeiras x Corinthians - 1993 - Fim da Fila

Arquivos
2009, 01 agosto
2009, 01 junho
2009, 01 maio
2009, 01 abril
2009, 01 março
2009, 01 fevereiro

7336 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..