Como consultar PIS pela internet

Conteúdo do artigo

Confira as orientações e saiba como consultar PIS pela internet; veja como também como fazer o cadastro do PIS para consultar o saldo

Muita gente não sabe, mais existe uma série de burocracias e consultas que podem ser feitas no conforto de sua residência sem precisar se locomover até o banco ou outra instituição.

Como por exemplo, a consulta do PIS: você sabia que ela pode ser feita de forma 100% online e sem complicações?

O dinheiro que as pessoas recebem com o PIS é algo muito aguardado.  Dessa forma, muitas acabam se precipitando e vão até uma Caixa para fazer a consulta, sem se atentar a esta facilidade da internet.

Neste artigo você irá aprender como realizar esta consulta de uma forma simples e fácil para economizar um bom tempo da sua vida evitando filas.

O que é PIS?

O PIS (Programa de Integração Social) é um sistema de formação de patrimônio que tem como finalidade financiar o seguro desemprego dos trabalhadores de empresas privadas, caso este venha a ser necessário. Além disso, o PIS também cobre o pagamento do abono salarial.

O PIS também tem como finalidade garantir a participação dos profissionais na receita dos órgãos onde trabalham, sendo também uma segurança a mais do FGTS.

Ele foi criado na época da ditatura militar que comandava o Brasil naquele período, em 7 de setembro de 1970, pela Lei Complementar 7/70, nº 7.

Como trabalhador, você deve entender que o PIS também é um programa do governo de complementar sua vida, além de aumentar a distribuição de rendo pelo país.

Este dinheiro pode ser sacado uma vez por ano, e sua data de saque depende de uma série de fatores que vamos explicar a seguir.

Quem tem direito a receber o PIS?

Existe uma associação inevitável entre PIS e Pasep. Em muitos lugares é comum visualizar os dois termos juntos.

Ambos os programas possuem a mesma proposta, mas é preciso entender que o PIS se destina a servidores de instituições privadas, e o Pasep para contribuintes de instituições públicas.

Dito isso, para ter direito a receber o PIS, o trabalhador privado deve realizar um cadastro na Caixa Econômica Federal. Entretanto, não todos os trabalhadores que estão aptos a receber os pagamentos do programa.

Além de possuir um cadastro do PIS, o cidadão deve estar há pelo menos cinco anos com carteira assinada, como também, sua renda mensal não pode ultrapassar o valor limite de dois salários mínimos.

Como consultar o número do PIS

consultar pis pela internet

Para descobrir o número do PIS pela internet, você precisará seguir alguns passos e possuir algumas informações em mãos, como o seu CPF, nome completo da sua mãe e a data de seu nascimento.

Todo trabalhador possui cadastro no CNIS, Cadastro Nacional de Informações Sociais, e será através do site do órgão que você conseguirá conseguir sua numeração do PIS.

Saiba que esta numeração também é a mesma que o seu NIS (Número de Identificação Social) e que este também recebe o nome de NIT.

Siga os passos abaixo para consultar a sua numeração do PIS.

1. Acesse o site do CNIS e clique no ícone em que aparece escrito “cidadão”.

Após isso, vá na opção “inscrição” que fica na barra do menu superior e selecione “afiliado.

3. Preencha todos os seus dados corretamente, o captcha e após isso clique em “Continuar”.

4. Com isso, aparecerá uma mensagem na tela informando que o usuário já possui cadastro. E ao final da frase estará a numeração do seu NIT.

Prontinho! Com seu NIT você já tem a numeração do seu PIS em mãos e pronto para ser consultado.

Como fazer a consulta do PIS pelo CPF

Para os trabalhadores de empresas privadas, a consulta do PIS pelo CPF deve ser feita no site da Caixa Econômica Federal.

Além do seu CPF, você também precisará informar sua data de nascimento.

Qual é o valor das cotas do PIS?

O valor das cotas do PIS varia entre cerca de R$ 80,00 a um salário mínimo de saldo de conta do seu fundo. Este valor sempre será referente ao seu tempo de trabalho no ano anterior.

Passo a passo para consultar o valor do PIS pelo site da Caixa

Como você já possui o seu número de PIS ou NIT, agora o próximo passo é cadastrar a sua senha de internet no site da Caixa.

1. Após acessar a página da Caixa, você deverá seguir os passos:

2. Digitar a sua numeração de PIS/Pasep ou NIT e clicar na opção “cadastrar senha”.Ler o contrato que aparecerá e clicar em “aceito”.

3. Agora basta informar a senha que você deseja.

Com sua senha cadastrada, basta retornar ao site de consultas de cotas da Caixa Federal, informar o seu CPF, a senha cadastrada, o número de PIS e a data de nascimento para consultar os valores que você tem direito a receber.

Se você possui saldo, o site irá informar, caso não possua, essa informação também constará para você, bem como as datas de saque.

Calendário PIS 2018-2019

Confira abaixo o calendário de pagamento do PIS, perceba que a data de saque varia de acordo com o aniversário do trabalhador:

calendario pis 2018 2019

Onde sacar o PIS?

O saque do PIS você ser realizado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, como também em loterias, portando sempre o seu cartão cidadão.

Para quem possui poupança na Caixa, o pagamento do PIS é feito de forma automática por lá.

O que acontece se o trabalhador não sacar o PIS até a data limite?

Caso o cidadão não faça a retirada do PIS até a data limite, os valores correspondentes ao pagamento serão devolvidos ao FAT, Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Caso isto ocorra, para realizar o saque será necessário entrar com um pedido judicial. Desta forma, é sempre recomendável ficar atento (a) às datas de saque.

Telefone da Caixa para atendimento do PIS

A Caixa Econômica Federal possui um telefone para responder e tirar qualquer dúvida com relação ao PIS. O número é 0800 726 0207.

O PIS é um direito seu como trabalhador, e como foi visto, a sua consultada pode ser feita de forma totalmente online.