Neste texto você acompanha as principais informações sobre o Cadunico e aprende o fazer o cadastro para Bolsa Família, SPTrans, Passe Livre e muito mais

Com certeza você já sabe que existem vários programas do governo com o objetivo de ajudar pessoas de baixa renda, não é mesmo? Sendo assim, fica um pouco difícil organizar e controlar tantas informações.

E foi exatamente por isso que o Cadúnico, também conhecido como Cadastro Único, foi criado.

O Cadúnico é responsável, principalmente, por reunir várias informações sobre as famílias de baixa renda como, por exemplo, trabalho, endereço, renda, ensino, entre outras.

Mas, você sabe exatamente como funciona o Cadúnico? Então confira a seguir neste artigo. Boa leitura.

O que é Cadúnico?

Resumidamente, o Cadastro Único é um sistema muito importante criado pelo governo federal com o intuito de reunir em um só lugar todos os cadastros de famílias e pessoas de baixa renda.

Ele é muito usado durante a análise de requisitos para cadastrar pessoas em programas sociais.

Esses programas podem ser: Água para Todos, Programa Brasil Alfabetizado, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, Telefone Popular, etc. Agora que você entendeu o que é Cadúnico, vamos para outras informações importantes.

Passo a passo para fazer Cadastro Único

Quer saber como fazer Cadastro Único? Então siga essas orientações!

Em primeiro lugar, para conseguir fazer o Cadúnico é necessário fazer parte do grupo de pessoas de baixa renda, ou seja, possuir uma renda mensal de até três salários mínimos para toda família ou de até meio salário mínimo por pessoa da família.

É válido ressaltar que pessoas em estado de vulnerabilidade também podem se cadastrar, como os moradores de rua, por exemplo.

Feito essa comprovação, você precisa ir até o lugar responsável pelo Cadúnico no seu município. Caso você não saiba onde é, pode perguntar na prefeitura!

Para o cadastro, se for familiar, o responsável precisa ter mais de 16 anos e repassar ao atendente todas as informações sobre sua condição de vida e sua família. Nesse momento é essencial ter em mãos o título de eleitor e o CPF.

Se tudo estiver em ordem, a pessoa responsável por fazer o Cadúnico já conseguirá fazer a entrevista e, dessa forma, explicar para a família quais serão as próximas etapas.

Lembre-se de que todas as pessoas da família precisam ter pelo menos um documento para que sejam identificadas pelo Cadúnico.

O cadastro no Cadúnico precisa ser atualizado a cada 2 anos ou sempre que alguma mudança ocorrer na família, como nascimentos, mortes, aumento ou diminuição da renda, entre outros.

Como se cadastrar no Cadúnico pela internet?

Até agora, o cadastro no Cadúnico é realizado fisicamente, ou seja, você precisa ir até o local, como explicado anteriormente.

Sendo assim, se você tinha dúvidas de como se cadastrar no Cadúnico pela internet, fique sabendo que ainda não é possível.

Apenas o cadastro no consulta cidadão pode ser feito de forma virtual. Portanto, não se esqueça de levar os documentos quando se deslocar para fazer o Cadastro Único.

Cadúnico consulta Bolsa Família

cadunico

O Bolsa Família é um dos principais programas do Governo Federal. Basicamente, se trata de uma ajuda de custo de vida para as famílias que se enquadram na categoria de baixa renda.

Os interessados em receber o benefício devem estar cadastrados no Cadúnico. Depois do cadastro, o responsável pela família deve comparecer na prefeitura da sua cidade para registrar interesse em participar do programa.

A seleção de novas famílias é realizada mensalmente através desse sistema e o benefício do Bolsa Família é concedido todos os meses. Portanto, fique atento para fazer o Cadúnico consulta.

Cadúnico Caixa

O Cadúnico Caixa te permite ter acesso a todos os programas sociais oferecidos pelo governo federal.

Dessa forma, ele é considerado o primeiro grande passo para que famílias de baixa renda possam se desenvolver de forma mais eficiente e, portanto, consigam sair da condição em que vivem atualmente.

Consultar Cadúnico pelo CPF

Para que seja possível consultar Cadúnico pelo CPF, é preciso que o responsável pelo cadastro vá até uma sede do Cadúnico e fale com algum atendente.

Entretanto, ao requisitar ao atendente que deseja uma consulta do Cadastro Único, será preciso entregar alguns documentos pessoas, como:

  • O número do NIS.
  • E o número do CPF.

Possuindo os dois documentos, já será possível realizar a consulta dos dados do sistema de Cadúnico.

Cadúnico SPTrans

Os estudantes com Bilhete Único Estudante que preencheram autodeclaração de baixa renda no site da SPTrans, para solicitar o benefício da gratuidade tarifária, precisam passar por uma entrevista do Cadastro Único.

Para a comprovação da renda familiar exigida para a manutenção do benefício do Cadúnico SPTrans, o estudante, com mais de 16 anos, deve levar obrigatoriamente o CPF ou o Título de Eleitor originais, além dos documentos abaixo relacionados de todas as pessoas que moram na casa:

  • RG, CPF, Carteira profissional, Título de eleitor, Certidão de nascimento OU certidão de casamento;
  • Declaração Escolar de todas as crianças e adolescentes que estudam;
  • Comprovante de residência com CEP (o mais recente possível).

Cadúnico Passe Livre

O Cadúnico Passe Livre para pessoas com deficiência garante a gratuidade às pessoas de baixa renda que possuem algum tipo de deficiência nas viagens interestaduais.

As vagas devem ser separadas pelas empresas de transporte e deve-se fazer a solicitação com antecedência.

Cadúnico Sistema Integrado de Segurança

É chamado de Cadúnico Sistema de Segurança Integrado o site que dá acesso ao Cadastro Único.

Ele dá acesso, também, ao SIBEC. O SIBEC (Sistema de Benefícios ao Cidadão) é o meio pelo qual a gestão municipal pode fazer a gestão do Bolsa Família.

Agora que você já sabe tudo sobre o Cadúnico, conseguirá analisar se tem direito para fazer o cadastro ou não.