Como rastrear celular pelo Google

Conteúdo do artigo

Quer saber o jeito mais fácil de rastrear celular pelo Google? Acompanhe todas as dicas neste artigo e veja como funciona este serviço para localizar o aparelho

O rastreamento de celulares é uma técnica que todos os usuários do Android podem usar se perderem o seu dispositivo ou se descobrirem que ele foi roubado, mas ainda está ligado.

Dá para rastrear de maneira gratuita e o serviço do Google é bastante confiável: ele mostrará com precisão em que localidade aquele celular está.

Para o rastreamento, não será preciso que o internauta instale nada em seu computador: apenas que ele acesse a sua conta do Google, sendo ela a mesma que está registrada em seu celular.

Saiba abaixo como fazer esse rastreamento e de que forma ele funciona.

Como acessar a conta para rastrear o celular pelo Google?

rastrear celular pelo google

Em primeiro lugar, a pessoa precisa lembrar qual é a conta do Google em que seu celular está cadastrado, pois só assim ela vai poder acessá-la via desktop ou até mesmo por outro dispositivo móvel.

Após identificar a conta, basta seguir as instruções abaixo para rastrear o celular pelo Google:

  • Abre-se a página de serviços do Google;
  • Clica-se em “Fazer login”, que se encontra na parte superior da página;
  • Colocam-se as informações de login e senha. Se a pessoa quiser acessar usando o número de telefone, deverá colocar o número do dispositivo que quer rastrear;
  • Clica-se em “próxima”;
  • Na parte direita, surgirão vários serviços do Google e o internauta terá de buscar por “Minha Conta” e clicar;
  • Abaixo da área “verificação de segurança”, haverá “Encontrar seu smartphone” e é necessário clicar nessa opção;
  • Uma lista de dispositivos relacionados à conta Google será mostrada (não o número, mas a identificação do modelo). O usuário clicará naquele que deseja rastrear;
  • Depois que o dispositivo for selecionado, o sistema do Google pedirá novamente a senha; esse é um mecanismo de segurança para dificultar que terceiros possam logar-se.

Como rastrear o celular pelo Google?

Depois que as etapas acima foram realizadas, o usuário estará à frente de várias opções para rastrear o celular pelo Google.

Primeiro, ele pode escolher “encontre meu dispositivo”: surgirá na tela um mapa do Google Maps com um círculo verde mostrando a área na qual o celular está.

Também haverá uma placa verde com um ícone de celular: esse será o local exato no qual o aparelho se encontra. Para facilitar, a pessoa poderá dar zoom no mapa.

Como bloquear o celular pelo Google?

Também será possível fazer o bloqueio do celular à distância. Uma das opões do rastreamento Google é “Bloquear” e, com isso, a pessoa que estiver com o aparelho não conseguirá utilizá-lo para mais nada.

Em contrapartida, o dono do dispositivo também não saberá mais onde ele está, sendo essa opção indicada quando a pessoa tem consciência de que poderá “perde-lo” definitivamente.

A única maneira de o dono do celular o recuperar, quando bloqueado, é se a pessoa que está com ele ligar para esse dono.

A tela do aparelho exibirá “Bloqueado por Encontre Meu Dispositivo – ligar para o proprietário”, com um ícone de ligação.

Como localizar o celular pelo Google através do toque?

A terceira opção oferecida é a de reproduzir som. Muitas pessoas, quando perdem o celular, ligam de outro telefone para ouvir o toque e saber, aproximadamente, onde o aparelho está.

É exatamente isso que a opção “reproduzir som” faz: o Google faz com que o dispositivo soe, mas só será útil quando a pessoa perdeu o seu celular nas proximidades.

Como limpar os dados do celular pelo Google?

Há também uma quarta opção, e ela é recomendada para o proprietário que não faz tanta questão de recuperar o seu dispositivo, mas que quer proteger os conteúdos pessoais que ele contém, como vídeos.

Nesse caso, o usuário poderá clicar em “Limpar”, o que funcionará quase como uma formatação.

É necessário citar que essa limpeza será permanente: nada do que for apagado poderá ser restabelecido, se a pessoa conseguir achar o aparelho.

Por que o rastreamento de celular peolo Google é confiável?

Os sistemas Android funcionam exatamente com uma conta do Google, e é por isso que, acessando a essa conta, a pessoa consegue saber em tempo real o que está acontecendo com o seu dispositivo.

Outro aspecto que permite que os usuários confiem no rastreamento do Google é que seus mapas são muito atualizados. Sendo assim, as ruas e demais detalhes que o Maps mostra realmente existem e a localização do aparelho será exata.

É possível rastrear o aparelho de outra pessoa pelo Google?

rastrear celular pelo google

Não falta gente que deseja saber onde determinado aparelho celular está (e, consequentemente, onde o seu dono se encontra). Esse é um desejo de cônjuges, de pais e mães preocupados com seus filhos, etc.

A notícia positiva é que o rastreamento de celular pelo Google pode servir para localizar aparelhos de terceiros; a notícia negativa é que isso não é tão fácil.

Primeiramente, será obrigatório ter a conta na qual as informações do dispositivo ficam guardadas.

Em segundo lugar, é possível que o Google, em algum momento, envie e-mail ou notificação mencionando o rastreamento e o dono do celular saberá que isso foi feito por terceiros: se ele for maior de idade, isso poderá ser considerado um ato de violação de privacidade.

Para evitar problemas, nunca é de mais reforçar que o rastreamento de aparelhos de terceiros só deve ser feito com o consentimento da pessoa que estiver sendo rastreada.