Compartilhando Na Web
Confissão

Graça, Paz e Alegria!

Os da linhagem de Israel se apartaram de todos os estranhos, puseram-se em pé e fizeram confissão dos seus pecados e das iniqüidades de seus pais. - Neemias 9.2

Hoje, vamos ficar apenas na última parte do versículo - fizeram confissão dos seus pecados e das iniqüidades de seus pais.

No momento em que o povo reconheceu que havia errado, que se apartou dos estranhos, se colocou em pé diante do Senhor, estava claro que chegaria o momento de confessar o pecado. Não tinha como fugir disso! Muitas vezes podemos mudar de atitude diante de um erro, o que já será bom, se mudarmos, deixando o erro. Mas é imperativo, além de mudar de atitude, que façamos a confissão de nossos pecados.

Esse é o momento especial da reconciliação. Quando erramos com relação a uma pessoa e, diante do nosso erro, resolvemos mudar de atitude, pode ser que as coisas caminhem, pois nossa atitude será diferente. Mas o momento da confissão é especial, pois nos coloca diante de nosso erro e diante de quem foi ofendido, sem contar que nos coloca diante de nós mesmos, de nossas limitações e da "quebra" do nosso ego, pois assumir o erro, reconhecer, pedir desculpas ou perdão, faz com que nosso ego seja "quebrado". Aí, nossas atitudes vão ser mais facilmente mudadas. Mais facilmente que apenas mudar diante de um erro sem confessar.

O povo foi além: deixou claro que cometeu erros diante do Senhor e também apresentou os erros de seus pais, que foram para o exílio! Foi por conta dos erros daqueles antepassados que o exílio se tornou realidade. Mas o povo, apesar de apresentar diante do Senhor confissão por conta dos erros de seus pais, não apenas fez isso para culpá-los! Não era apenas para dizer que o erro foi só deles. Mas reconhece que seus pais erraram e que eles também erraram!

Isso se deu porque Israel queria se reafirmar como nação. Era o povo escolhido! Era, assim, necessário dizer que no passado os pais erraram, que eles próprios erraram, mas que queriam mudar a história. Queriam ser novamente Israel - Povo de Deus! E aí, era necessário reconhecer os erros como nação!

Muitos defendem que devemos reconhecer os erros de antepassados, outros até aceitam o batismo em lugar de parentes já mortos! Mas o momento aqui era diferente: a nação toda era chamada para seguir ao Senhor e a nação toda tinha pecado. Por isso, a nação toda tinha que se apresentar diante do Senhor.

Eu não posso confessar os erros de familiares meus. Posso, apenas, em minhas orações, clamar por eles ou até colocar diante do Senhor algo que eu saiba que foi errado no passado, clamando para que haja mudança e não aceitando nada de maldição sobre a minha vida por conta daquelas situações, pois Jesus, ao ir para a cruz, se fez maldito em meu lugar (Deuteronômio 21.23; Gálatas 3.13), levou qualquer maldição que poderia atingir minha vida.

Essa questão de maldição é séria! Mas em Jesus temos a solução! Não em modelos estabelecidos como formas de quebras de maldições, mas em Jesus apenas. Mas não é o assunto em questão.

O povo, como nação, se apresentou diante do Senhor. Você quer apresentar sua família, cidade ou nação diante do Senhor? Ore! Se você nota algo errado, clame ao Senhor por misericórdia e se alguém precisa se arrepender, apresente essa pessoa diante do Senhor em oração. O povo se apresentou diante do Senhor individulamente e como nação. Apresente-se diante do Senhor, confessando seus erros. E ore por sua família, sua igreja, cidade ou nação. Clame por misericórdia diante de Deus. E mais: por convencimento de erros a quem está cometendo, para que deixe o caminho errado.

Esse texto nos ensina que devemos deixar o caminho errado, claro, mas não sem reconhecer o erro e pedir perdão por ele. E se há mais gente envolvida em erro, devemos apresentar em oração, clamando por misericórdia e para que o Espírito Santo possa fazer quem estiver nessa situação se convencer do caminho errado, para reconhecer, pedindo perdão, e deixar o erro.

Forte abraço.

Em Cristo,
Ricardo, pastor
postado por 107800 em 08:22:31 :

0 comentários:Comente este post!
CRIAR BLOG GRATIS   
..