CONEXÃO FUTEBOL
CONEXÃO FUTEBOL
quinta, 27 agosto, 2009
Análise dos Grupos da Liga dos Campeões 2009/10

Como já havia sido anunciado que Real Madrid, Juventus e Inter seriam sorteados no segundo pote era inevitável que os grupos ficariam com forças dispropocionais. E foi isso que ocorreu, alguns grupos com dois ou três times fortes brigando pelas vagas, e outros com times fracos.

Outro detalhe desta edição da LC é que o presidente da UEFA, Michel Platini colocou em prática sua proposta principal quando ainda era candidato ao cargo. Ele fez com que a fase eliminatória servisse para confrontar equipes que tivessem terminado nas mesmas posições em seus respectivos campeonatos nacionais, assim temos a volta da Hungria e Israel para a fase de grupo, mas não teremos, por exemplo o Celtic ou o Sporting.

Grupo A - Bayern Munique, Juventus, Bordeax, Maccabi Haifa (Israel)

Detalhe - Esse grupo mostra a recuperação. O Bayern tenta fazer um clube alemão voltar a brilhar entre os grandes da Europa, tanto que a última vez que um time da Alemanha não chega a final da Champions League foi em 2002, com o Bayer Leverkusen , já a Juventus busca a reconstrução após o retorno à elite europeia. Já o Bordeuax procura confirmar o bom momento como atual campeão francês. E para completar, o Maccabi Haifa é representante de Israel, que estava fora da LC desde 2005.

Grupo B - Manchester United, CSKA, Besiktas, Wolsfburg

O que esperar do Grupo - Não se pode dizer que faltou sorte ao Manchester. O time que é o atual vice-campeão da LC não terá nenhuma equipe fraca, mas também não jogará contra um time tradicional. No grupo, Besiktas e Wolsburg são campeões nacionais e o CSKA é vice-campeão.

O Manchester terá que superar a disconfiança em cima da perda de Cristiano Ronaldo. A última vez que o principal jogador do elenco saiu, o Manchester fez uma campanha fraca. Em 2003, depois da saída de Beckham para o Real Madrid, o time inglês caiu nas oitavas contra o Porto.

Dos adversários, o mais perigoso provavelmente é o Wolfsburg. Atual campeão alemão, o time não perdeu nenhum jogador entre os destaques da campanha da temporada passada. Josué, Grafite, Dzeko, Misimovic e o goleiro Benaglio são os destaques do time do norte da Alemanha.

Já o CSKA, do técnico Zico, aposta principalmente no goleiro da seleção Akinfeyev e o atacante Vagner Love (isso caso ele não venha para o Brasil). Quem também aposta em centroavante brasileiro é o Besiktas, que conta com Bobô. Outro destaque do time turco é o meia argentino Delgado.

Grupo C - Milan, Real Madrid, Olympique de Marseille, Zurique

Detalhe - Como o Real não era cabeça de chave e não poderia entrar no grupo do Sevilla por ser do mesmo país, a chance de cair com algum time tradicional era evidente. Real Madrid e Milan, marca o encontro de Kaká com seu ex-time. O Olympique tenta reconquistar seu espaço perdido na Europa (campeão em 1992/93), e para isso buscou algumas contratações de peso médio, como Heinze (ex-Real Madrid), Brandão (ex-Shakthar) e Lucho Gonzalez (ex-Porto).

Grupo D - Chelsea, Porto, Atlético Madrid, Apoel (Chipre)

O que se pode esperar - Com o mesmo time da temporada passada, o Chelsea tenta conquistar pela primeira vez a LC, a diferença é que desta vez não foi feita nenhuma contratação de peso. Dentro de campo, o único jogador que veio foi o russo Zhirkov, além do técnico bicampeão da LC, Carlo Ancelotti. É díficil não incluir o Chelsea entre os favoritos, até pelo histórico recente, já que o time londrino chegou pelo menos as semifinais das últimas três edições da Liga.

Dos adversários, o Atlético de Madri aparenta ser o mais preocupante. Contando com um ataque formado por Aguero e Forlan. Mas vale destaque para outros jogadores, como Maxi Rodriguez, Antonio Lopez e Heitinga, agora basta formar um time bom e estável ( o grande problema da temporada passada) com bons jogadores.

O Porto perdeu usa a tática antiga de jogadores sulamericanos, exemplos não faltam, os principais são Hulk, Falcão Garcia e Cristian Rodriguez. Apesar da téorica superioridade dos espanhois, devemos ter uma vaga em disputa equilibrada. E o cipriota APOEL...bem...o Apoel está feliz por estar na vaga de grupos. E tem como esperança a campanha honrosa de seu compatriota Anorthosis Famagusta, na temporada passada.

Grupo E - Liverpool, Lyon, Fiorentina, Debreceni (Hungria)

O que se pode esperar - Equilíbrio. Assim pode ser descrito o Grupo E. Mesmo com a presença do Liverpool. Os Red mantiveram a base do time que caiu nas quartas-de-final na temporada passada contra o Chelsea. Gerrard, Fernando Torres e cia, teram agora um time mais consistente e com melhor apoio pela lateral direita, já que Arbeloa foi para o Real Madrid e será substituido por Johnson, da seleção inglesa. A única perda sentida do time de Rafael Benitez foi a saída de Xabi Alonso, o brasileiro Lucas e o italiano Aquilani disputam sua vaga.

Falando em Itália, a Fiorentina é basicamente a mesma que foi eliminada na fase de grupo na temporada passada, a ausência fica por conta de Felipe Mello, o substituo será Cristiano Zanetti. O técnico Cesare Prandelli aposta principalmente em Mutu, Gilardino e no recém-chegado Montolivo.

O Lyon foi o clube que mais perdeu para esta temporada. Perdeu Juninho, Benzema e a supremacia na França. Para recuperar a supremacia na França e aprontar na LC, o time buscou Lisandro Lopez, no Porto, e para suprir a ausência deixada por Juninho tem o brasileiro Ederson.

Já o Debreceni tem como trunfo representar o tradicional futebol hungáro, que estava fora da LC desde a temporada 1995/96, quando foi representado pelo Ferencváros.

Grupo F - Barcelona, Inter, Dynamo Kiev, Rubin Kazan (Rússia)

Detalhe - Assim como o Real Madrid, a Internazionale não era cabeça de chave, sendo assim, ele iria cair em um grupo com uma equipe tradicional. Certamente Mourinho não deve ter ficado muito feliz com o advesário, já que o Barcelona além de atual campeão, tirou da Inter seu principal jogador, Ibrahimovic. A Inter recebeu em troca o camaronês Samuel Eto'o. O Barcelona manteve a base da temporada passada, vieram apenas Ibrahimovic e o zagueiro Chygrynsky. A Inter troxe Eto'o, Diego Millito, Lúcio e Tiago Motta. Sobra para Dynamo e Rubin Kazan tentarem estragar a lógica.

Grupo G - Sevilla, Rangers, Stuttgart, Unirea (Romênia)

Detalhe - Se existe o "grupo da morte", esse é o grupo da vida. O Sevilla dificilmente não passará para a fase de mata-mata, afinal os rivais não parecem grandes adversários.

Grupo H - Arsenal, AZ Alkmaar, Olympiacos, Standard Liège

O que se pode esperar - Certamente depois do sorteio, Arséne Wenger deve ter olhado para o espelho e dito: Será que existe homem com mais sorte que eu? A resposta é não, mesm enfrentando os atuais campeões da Holanda, Grécia e Bélgica.O técnico francês não poderia ter um grupo mais fraco na fase de grupos da LC. Ainda mais se levarmos em consideração que o Arsenal está em formação e tenta achar alguém para o lugar de Adebayor.

O AZ Alkmaar é o atual campeão holandês, mas não deve comprometer. Trocou o técnico, Louis Van Gaal, agora no Bayern, por Ronald Koeman. E aposta no atacante marroquino Mounir El Hamdaoui.

O Olympiacos tem nos sulamericanos Diego e Galletti a tentativa para surpreender. E o belga, Standard Liège tem sua força concentrada no atacante Jovanovic.


postado por 111670 as 04:34:00
0 comentários:

Comente este post - Início
Perfil
111670
Meu Perfil
Meus Links
Blog do PVC
Blog do Mauro Beting
Blog do Paulo Calçade
Blog do Vitor Birner
Blog do Everaldo Marques
Blog do Mauro Cezar Pereira
Blog do Cosme Rímoli
Blog do Dassler Marques
Blog do André Kfouri
Blog Memória do Futebol
Blog do André Rizek
Blog do Sérgio Patrick
BLOGS AMIGOS
Espaço do Esporte
Futebol Inglês
Palavras-Chave
LC
Favoritos
CONEXÃO FUTEBOL
mais...

adicionar aos meus favoritos

Colaboradores do Blog

Comunidades
Não há comunidades.
Posts Anteriores
Tem coisas que só acontecem NA Portuguesa
Balanço da rodada 21
Menos da metade dos times que terminam o 1° turno na ZR são rebaixados
Chegou a hora
Corinthians de 2009 é o Flamengo de 2008?
Veja a lista dos técnicos que já foram demitidos
Destaques da 18ª Rodada do Brasileiro
As finais Brasil x Argentina na Libertadores
Vasco reabilita-se na Série B
Mancini deixa o Santos
Arquivos
2009, 01 setembro
2009, 01 agosto
2009, 01 julho
2009, 01 junho
2009, 01 maio
2009, 01 abril
2009, 01 março
2009, 01 fevereiro


5005 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..