Conquiste e Fidelize Clientes
Conquiste e Fidelize Clientes
20080709
Paixão, carreira e sucesso


Naturalmente, estamos inclinados a conseguir o melhor. Nosso empenho, assim como nosso desejo, costuma ocorrer em termos máximos. Talvez tenhamos problemas com a duração, a direção e a intensidade destes esforços, como trocar os pés pelas mãos, vez ou outra; no entanto, nada que inviabilize as tentativas. Aliás, o fato é que, quase sempre, o lado negro da força não é causado pelas trevas da “falta de motivação” e sim, por outras configurações.

Em uma disposição regular de caráter, nada parece impedir nosso rumo a um objetivo, exceto se estivermos impossibilitados de nos movimentar, seja pelo risco envolvido ou pela falta de condições instrumentais. O psicológico só entra em ‘parafuso’ quando já se debateu muito contra o meio ambiente hostil. A prática das organizações gera muitas invisibilidades.

Nestas topografias, ecoam hábeis palavras que solicitam mudanças e acenam com um futuro. Só que costuma haver, mais freqüentemente, o contrário: nestes cenários, os que têm maior garra, perspicácia, velocidade e empreendedorismo parecem sempre ser “freados” em suas iniciativas, controlados baixo uma ordem de discursos, processos ou práticas. Às vezes isto é prudente, mas na maioria das ocasiões, não.

Convenhamos que o quadro conjuntural em que nos encontramos exige mais do que permite o atual ceticismo. Mas, isto é outro assunto e o veremos depois. Agora, sempre é hora, quero dizer: não existem impossibilidades comprovadas a priori, nem mesmo em situações as quais não dominemos completamente as ferramentas, os processos ou os saberes. A programação original traz em suas linhas de código, duas ordens claras ao sistema: busque 100% em tudo! Tente novamente!

Exemplos: quem é que, quando garoto, não tentou alcançar aquela bola improvável e acabou marcando um gol de placa? Jovem, foi conversar com a princesa inatingível e terminou namorando firme? Adulto, empenhou num projeto todo seu potencial, não porque o chefe ou o consultor recomendaram com aquele lenga-lenga sobre vantagem competitiva. Mas, porque o correto seria daquela forma, queria-se fazer o excelente (em outras palavras, o racional 360º) e de outra maneira não seria aceitável!

Lembra de como começou a andar? Você viu alguém chamando e foi em sua direção. Caiu, levantou e uma hora já estava dominando o fazer. Quantas vezes não atingimos o “sucesso”, pelo simples motivo de nos encontrarmos unidos a uma única e sólida disposição realizadora, mesmo enfrentando toda uma complementaridade dissociada de nós: a organização, as tarefas, as metas, as normas, os outros.

Tudo fez parte, em algum momento, de alguma estratégia para a consecução dos objetivos? Não! Tudo estava de acordo com nossas possibilidades e conforme a visão de conjunto. Como atingimos este patamar? Bom, em primeiro lugar: iniciativa, qualificação e sensibilidade. Depois, não é um lugar, um espaço de provas, e sim um tempo. E no tempo, uma configuração de condições, cuja causa é o fluxo de interação entre corpo, consciência, mundo e realidade. Seja qual for a situação, se estivermos ali por inteiro, podemos obter excelência a priori e desempenho contínuo. O ser se diz de muitos modos, no entanto, o fator humano para ser estratégico deve dar-se por inteiro. Daqui podemos extrair uma terceira lei de nossa robótica, agora, de cunho ético: faça melhor da próxima vez.

Atuando de forma integral, ultrapassamos expectativas e concretizamos realizações. Os dispositivos e as crenças que empregamos são aliados, e não resistentes à ação. Este é o modo ontológico, em que a lacuna que nos falta para a expertise é preenchida pelo aprendizado, junto ao processo que se desenrola e no qual estamos imersos. Tornamo-nos o que somos, porque nos fazemos assim ao ir de encontro a este direcionamento.

Ocorre que estas situações somente se dão, caso estejamos apaixonados pelo que fazemos. Isto não se põe num contrato. É uma visão-percepção que orienta os nossos passos, pensamentos, habilidades e sentimentos. É a simpatia total com o objeto de nossas atenções, em uma palavra: é o que os compêndios gastam centenas de páginas para dizer e nós o fazemos num instante. Como já disseram: nada de grande se faz sem uma dose de paixão. Um privilégio da primeira pessoa.

Eu sou esta fração que se agiganta, quando integrada ao espetáculo da vida e as organizações são apenas uma instância desta condição. Elas não estão lá para vivermos ou justificarjmos nossa existência, e sim vivemos para que – estando lá – consigamos empreender as soluções necessárias.

Estamos no alvorecer de uma nova época das relações, onde a lei não poderá ser ditada pela “crueza” auto-reguladora dos “mercados”, mas, balizada integralmente na justiça das transações. Sem revisar os encadeamentos produtivos em suas cadeias de especificidades, o risco do desastre estará consumado. Para escapar pela tangente, sem desestabilizar ou gerar pânico, é necessário uma translação conceitual, de modo a permitir que todas as intermediações estejam eticamente validadas. Vamos precisar, realmente.

Como assim? Isto mesmo! Todos são responsáveis por todas as fases da configuração e devem responder solidariamente por ela. Desde a extração do insumo, da commodity até o produto final, passando por suas transformações, usos e reusos. A cada etapa de manipulação, movimentação ou apropriação deveremos responder a uma pergunta e oferecer também uma garantia. O processo possui certificação 360º? Em outras palavras, ele é sustentável em todas as instâncias ou causou dano ao ambiente, aos que o produziram, consumiram, enfim, a qualquer cidadão ou comunidade?

O lucro destas operações é resultante da otimização de processos e novas tecnologias, da gestão correta aliada ao planejamento estratégico ou da redução irresponsável da qualidade, vida útil ou segurança? Carreiras estáveis serão aquelas que mapearem estas respostas, oferecerem e empreenderem as soluções diversificadas para o amanhã, pois todos os postos de comando aguardam por este tipo de líderes.

Artigo escrito por:

Luís Sérgio Lico

DO SITE RH.COM.BR

___________________________________________________________________________________________

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."
Bernard Shaw

Dia a dia, espero sinceramente que Deus abençõe a cada um de vocês, leitores do meu blog.

Um forte abraço!

Adenivaldo S. Alves (Denny)

    Denny é Consultor Empresarial e presta serviços para um seleto grupo de mais de 40 escolas de informática espalhadas por todo o Brasil.

Visite seu escritório Virtual: www.dennyconsultoria.com Em atualização

Para falar com Denny adicione o seu MSN: denidobem@hotmail.com


postado por 51514 as 05:01:17 #
0 Comentários

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
51514
Meu Perfil

Links
Blog Grátis

Palavras-Chave
Paixão
carreira
e
sucesso

Favoritos
Conquiste e Fidelize Clientes
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
Como implantar a avaliação de desempenho
Sua atitude determina sua altitude
Simplicidade
Você é importante para mim e eu para você!
Sua Marca
Motivação, atitudes e lei da atração
Como Me Motivar Diante de Desilusões
Até quando você pode aguentar?
SEU FUNCIONÁRIO OBEDECE REGRAS?
GENTE ATREVIDA, É DISSO QUE PRECISAMOS!

Arquivos
2009, 01 fevereiro
2009, 01 janeiro
2008, 01 outubro
2008, 01 setembro
2008, 01 agosto
2008, 01 julho
2008, 01 junho
2008, 01 maio
2008, 01 abril
2008, 01 março
2008, 01 fevereiro
2008, 01 janeiro
2007, 01 dezembro
2007, 01 novembro
2007, 01 outubro
2007, 01 setembro
2007, 01 agosto
2007, 01 julho
2007, 01 junho

34206 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..