CRONICAMENTE INVIÁVEL & OUTROS ESCRITOS
CRONICAMENTE INVIÁVEL & OUTROS ESCRITOS
terça, 05 fevereiro, 2008
ONOMATOPÉIA

Chiclé de bola

Do inevitável fato de que o sujeito que faz 40 anos não tem como escapar do balanço de vida, o homem chegou a uma conclusão: pesados os prós e os contras da existência que agora somava quatro décadas, tinha alguma coisa, sim, a comemorar. Havia algo, no entanto, que o incomodava. Uma coisinha à-toa, é bem verdade, mas que lhe parecia incompreensível. Jamais conseguira, por mais que tentasse, fazer aquelas bolas de chicletes que os adolescentes moem e remoem e depois disparam boca afora num sonoro ploc!

Sabia de antemão que não teria outros 40 anos para tentar o que nesta altura considerava uma façanha. Excluído o fato disso parecer ridículo para um homem de meia-idade, provavelmente esse tipo de preocupação não mais se repetiria quando, e se, chegasse aos 80. Além do mais, o assunto já não faria muito sentido: essa é uma idade mais propícia a epitáfios do que a amenidades do tipo estourar bolas feitas com goma de mascar.

Não conhecia ainda as pirâmides do Egito nem Paris, como sonhara um dia. Ainda assim, podia se gabar de pelo menos não ter ficado restrito aos limites da vila em que nascera. Também não acumulara, nos mais de 20 anos de trabalho árduo, prestígio ou dinheiro suficientes para passar um final de semana na ilha de Caras, mas se regozijava por conseguir atender aos seus poucos e franciscanos hábitos. Nada disso o incomodava muito. Já o fato de não conseguir fazer uma reles bola de chicletes era chato a beça.

Feitas as contas, concluiu ter realizado dois dos três feitos que, reza a lenda, justificam a existência do homem: plantara não sei quantas árvores e tivera um filho. Faltava o livro, para o qual tivera alguns palpites, mas não lhe sobravam tempo nem talento para se por à obra. Lera Kafka, Dostoievski e Tosltoi e nisso sentia grande prazer, mesmo que ainda não tivesse em casa a biblioteca que lhe permitisse o namoro com a literatura. Nada mal, ele concluiu, a não ser por esse negócio da bola de chicletes que ele inúmeras vezes tentara fazer e tudo o que conseguia era esparramar a goma macerada sobre a cara decepcionada.

Deus testemunhara seu esforço militante para, se não mudar o mundo, pela total impossibilidade da empreitada, pelo menos transformar a aldeia do seus dias de juventude. A maturidade ajudava compreender a lógica cínica iniciada quando os primeiros macacos desceram dos galhos para formar a civilização: alguns mandam, muitos obedecem e daí resultam os déspotas e as muitas ideologias que o mundo já conheceu. Não obstante o fato do homem ter pisado na lua e de outros tantos e prodigiosos avanços da ciência a que assistira ao longo da vida, persistia o detalhe indiscreto da bola de borracha e o ploc estrondoso que tanto admirava na boca das colegiais, mas que jamais conseguira fazer. Isso não o tornava o pior da sua espécie, obviamente, mas indicava a proximidade do seus limites.

Não foi por falta de tentativas que ele não realizou esse sonho besta. Perdeu a conta de quantas vezes amassara a massa adocicada até o ponto de lhe causar náuseas e ainda assim... nada. Não conseguia fazer a bola tão desejada. Lembrou desse e de outros fracassos ao longo dos 40 anos de vida e concluiu que tinha motivos para festejar. Abriu uma garrafa de champanhe e, na falta de algo melhor, imitou o som que faltava em seu currículo.





postado por 78623 as 12:00:01 #
5 Comentários

NQEveNqKiQeh:
ZsczGi , [url=http://rkrjsybvhada.com/]rkrjsybvhada[/url], [link=http://oysvbxagwijq.com/]oysvbxagwijq[/link], http://hbjqzwzhfykx.com/
quarta, outubro 19, 2011 09:53 

NQEveNqKiQeh:
ZsczGi , [url=http://rkrjsybvhada.com/]rkrjsybvhada[/url], [link=http://oysvbxagwijq.com/]oysvbxagwijq[/link], http://hbjqzwzhfykx.com/
quarta, outubro 19, 2011 09:53 

qKjXBKzmv:
TXkEd4 <a href="http://odlinimoilfy.com/">odlinimoilfy</a>
quarta, outubro 19, 2011 05:44 

qKjXBKzmv:
TXkEd4 <a href="http://odlinimoilfy.com/">odlinimoilfy</a>
quarta, outubro 19, 2011 05:44 

Lau:
OI!!!
Li algumas crônicas e gostei!!!
É vc msm q escreve??
São bem legais!!!
sexta, novembro 16, 2007 09:42 

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
78623
Meu Perfil

Links
Blog Grátis

Palavras-Chave
MEIA-IDADE

Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
ANTICLIMAX
CRONICAMENTE NO BLOG DO NOBLAT

Arquivos
2009, 01 fevereiro
2009, 01 janeiro
2008, 01 setembro
2008, 01 julho
2008, 01 junho
2008, 01 maio
2008, 01 abril
2008, 01 março
2008, 01 fevereiro
2007, 01 dezembro
2007, 01 novembro
2007, 01 outubro

10644 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..