CRONICAMENTE INVIÁVEL & OUTROS ESCRITOS
CRONICAMENTE INVIÁVEL & OUTROS ESCRITOS
terça, 24 fevereiro, 2009
INDI-GESTO


A mais abominável

Acaso fosse instado a apontar a mais abominável de todas as coisas, deixaria de lado as trocentas possibilidades para ficar em uma só: o ato anti-civilizatório de se jogar papel pela janela do carro e suas muitas variáveis da vida urbana nos dias atuais. Para ficar somente no território das chateações relativas ao comportamento humano, esse negócio de atirar lixo na rua pela janela do carro mostra o quão distante ainda estamos do mundo ideal.

Imagine a situação: você pega carona com um sujeito qualquer, por um motivo que não vem ao caso. Lá pelas tantas, ele saca de algum lugar uma caixinha de bala Halls. Mão direita ao volante, com a outra ele rasga o papel que envolve o drops com os dentes e na maior sem-cerimônia atira o papel no asfalto.

Quando você percebe o que vai acontecer já não dá mais tempo para tentar evitar a cena., que rompe o protocolo de todo e qualquer acordo de convivência e, o que é pior, informa da impossibilidade de agir no atacado contra a ameaça de destruição do planeta. Mas um simples papel de bala, atirado ao acaso? Sim, ele mesmo, pois do contrário estamos falando de quimeras quando o assunto for ecologia e sustentabilidade.

Como pode ser sustentável um modelo que não consegue impedir sequer o gesto que toca o papel janela afora? Desconfio que país nenhum será uma nação de fato enquanto existir alguém que não dê bola para esse tipo de coisa. Há ministérios com tudo que é nome e, talvez, fosse o caso de se criar por aqui o da Educação Ambiental. Que se não servisse para outra coisa, cuidaria das campanhas educacionais que tentasse trazer para o nível zero o número de ocorrências de pessoas que atiram lixo janelas e portas afora sem ao menos se questionar para aonde aquilo vai e que impacto terá na natureza.

Talvez fosse mesmo o caso de estimar que importância podem ter essas ações individuais na salvação do planeta – sim, há uma planeta irremediavelmente doente que precisa de cura com urgência máxima. O gesto tolo e inconseqüente de jogar papel pela janela do carro anula, por exemplo, todo esforço e a crença de quem fecha a torneira enquanto escova os dentes, que separa em casa seu lixo por categoria mesmo sabendo que ele será novamente misturado pela companhia de limpeza pública, que faz uso da coleta seletiva apenas em comercial de televisão.

Diante da constatação de que o planeta em que vivemos passa por acelerado processo de envenenamento, do qual não escapa nem mesmo os oceanos, toda ação contra o meio ambiente merece repulsa. Como mereceria louvores toda iniciativa anônima de quem, por exemplo, anda dois ou três quarteirões em busca da lixeira mais próxima para atirar fora o papel que envolvia o último cigarro.     

Era disso que falaria se alguém me pedisse para dizer o que acho abominável. E olha que nem falei de quem limpa o nariz em público, palita os dentes em restaurante ou cospe no chão, de música no último volume ou de quem torce pela desgraça alheia. É que esse negócio de lixo pela janela do carro em movimento tira qualquer um do sério.


postado por 78623 as 03:01:06 #
3 Comentários

pNfVyaYM:
t5fu39 , [url=http://riljotijejiw.com/]riljotijejiw[/url], [link=http://ovycomydnhwl.com/]ovycomydnhwl[/link], http://kloqrfbufbrg.com/
quinta, outubro 20, 2011 10:17 

nTaPPVjVIKUyxP:
uCj4ig <a href="http://xqsnnviezlju.com/">xqsnnviezlju</a>
quarta, outubro 19, 2011 05:23 

nTaPPVjVIKUyxP:
uCj4ig <a href="http://xqsnnviezlju.com/">xqsnnviezlju</a>
quarta, outubro 19, 2011 05:23 

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
78623
Meu Perfil

Links
Blog Grátis

Palavras-Chave
MEIO
AMBIENTE

Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
PRIMAVERA
FALSA ERUDIÇÃO?
NOSSOS SERTÕES
PAIS & FILHOS
O QUARTO DE BORDEL
CÓDIGO DE BARRA
CERTA VEZ UM DIA...
MEMÓRIA EM CONTO
CERTAS PALAVRAS
A TERCEIRA MARGEM DO RIO... OU

Arquivos
2009, 01 fevereiro
2009, 01 janeiro
2008, 01 setembro
2008, 01 julho
2008, 01 junho
2008, 01 maio
2008, 01 abril
2008, 01 março
2008, 01 fevereiro
2007, 01 dezembro
2007, 01 novembro
2007, 01 outubro

10644 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..