Deficiência Visual
Condução dos Portadores de DV
Como conduzir um portador de deficiênciavisual?
  •  Quando for caminhar com um deficiente visual, não procure erguê-lo com seus movimentos. A maioria deles prefere segurar o braço do guia. Pergunte qual é sua preferência. Ficar com o braço paralelo a meio passo do DV e caminhar na sua frente ajuda.
  • Quando for ultrapassar portas, coloque o deficiente visual do mesmo lado das dobradiças e abra a maçaneta com o mesmo braço no qual ele está segurando. É interessante passar na frente e depois trazer o portador de deficiência a seu lado. O mesmo procedimento deve ser usado no caso de elevadores.
  • Para ajudar uma pessoa portadora de deficiência visual a sentar-se, você deve guiá-la até a cadeira e colocar a mão dela sobre o encosto da cadeira, informando se esta tem braço ou não. Deixe que a pessoa se sente sozinha.
  • Ao explicar direções para uma pessoa portadora de deficiência visual, seja o mais claro e especifico possível. De preferência, indique a distância em metros.
  • Quando for subir uma escada, coloque as mãos do deficiente visual no corrimão e informe-o se os degraus estão no sentido ascendente ou descendente. Não é necessário dizer o número total de degraus a serem percorridos, pois um erro nesse cálculo poderia causar acidentes. É interessante, depois de percorrer o último degrau a um passo a frente do portador de deficiência, fazer uma pausa para assinalar o fim da escada.
  • Quando for atravessar a rua e encontrar um portador de deficiência visual fazendo a mesma coisa, antes de agarrar-lhe o braço, pergunte se ele efetivamente precisa de ajuda. Se sim, procure atravessá-lo em linha reta, já que desse modo ele não ficará desorientado na outra calçada. Não grite de longe para alertá-lo sobre a presença de objetos, a não ser que esses não possam ser detectados pela bengala (como o caso de um toldo colocado a baixa altura).
  • Quando for entrar ou sair do carro, informe ao deficiente visual a posição na qual o veículo se encontra em relação à calçada (paralelo ou 45 graus).Permita que a pessoa coloque as mãos na porta e no teto do carro para ter orientação ao sentar-se no assento.
  • postado por 44516 em 10:13:11 :

    0 comentários:Comente este post!
    CRIAR BLOG GRATIS   
    ..