Fisioterapia Dermato-Funcional
Fisioterapia Dermato-Funcional
segunda, 29 junho, 2009
Reconhecimento da Fisioterapia Dermato-Funcional

RESOLUÇÃO COFFITO nº. 362, de 20 de maio de 2009

Reconhece a Fisioterapia Dermato-Funcional como especialidade do profissional Fisioterapeuta e dá outras providências.

.....

Considerando a necessidade de prover, por meio de uma assistência profissional adequada e específica, as exigências clínico-cinesiológico-funcionais dos indivíduos com alterações nas funções da pele e estruturas relacionadas;

O Plenário do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, no uso das atribuições ...., resolve:

Art. 1º - Reconhecer a Fisioterapia Dermato-Funcional como especialidade própria e exclusiva do profissional Fisioterapeuta.

Art. 2º - Terá reconhecido o seu título de Especialista em Fisioterapia Dermato-Funcional o profissional Fisioterapeuta que cumprir os critérios a serem estabelecidos em Resolução própria em conformidade com a Resolução COFFITO nº 360, de 18 de dezembro de 2008.

Art. 3º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

....

Texto completo - fonte:  http://www.crefito5.org.br/arquivos/RES-362.doc


postado por 30594 as 12:44:39 #
sábado, 13 dezembro, 2008
PL: Ato médico x Universidades

O Projeto de Lei sobre o “ato médico” afeta as profissões da área da saúde, tornando várias atribuições executadas por diversos profissionais da saúde privativas ao profissional médico.

Cada profissão da área da saúde atua através de técnicas e abordagens específicas, utilizando uma fundamentação sistematicamente estudada e estabelecida através de métodos científicos próprios, adquiridos através de muitos anos de prática e busca pelo conhecimento através de pesquisas e trabalhos científicos; que comprovam a autonomia e os méritos alcançados por cada profissão.

As profissões da saúde possuem seu atrativo próprio, conquistado e difundido com o passar do tempo. Isso é o que desperta em cada estudante o interesse por determinada carreira. A identificação pela profissão escolhida se deve principalmente pelas conquistas e autonomia que ela oferece.

A limitação e a alteração nas atribuições dos profissionais da saúde, que estão sendo colocadas por esse projeto, poderão causar grande prejuízo no número de matrículas nas universidades que oferecem cursos nessa área.

Limitar o exercício de algumas profissões e tornar determinada profissão mais atrativa pode afetar decisivamente a escolha dos estudantes ao ingressar numa universidade. A procura pelos cursos da área da saúde poderá ser reduzida drasticamente, o que acarretará conseqüências nas universidades públicas e privadas que ofertam tais cursos, que até poderão ser fechados.

Isso é uma realidade, mais um ponto a ser analisado. Que estudante vai querer se dedicar anos da sua vida a um curso universitário que perdeu suas conquistas e autonomia? Que estudante vai desejar uma profissão de nível superior que seja subordinada a outra profissão?

Esse projeto de lei poderá ser um retrocesso às conquistas de muitos profissionais da saúde e uma revolução no ensino superior brasileiro.
.

postado por 30594 as 12:24:11 #
terça, 19 agosto, 2008
FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL


DERMATO (pele); FUNCIONAL (relativo a uma função ou a um conjunto de funções; funcionalidade).

A dermato funcional é a área da fisioterapia que destina a sua atenção à funcionalidade da pele. O tratamento dos distúrbios demato funcionais é realizado através de procedimentos inerentes a fisioterapia, como as técnicas manuais (drenagem linfática, massagem terapêutica, etc) e os recursos eletrotermofototerapêuticos (ultra-som, eletroestimulação, luz pulsada, laser, etc).


postado por 30594 as 02:40:21 #
segunda, 07 julho, 2008
Massoterapia e Drenagem Linfática - Denuncie a prática ilegal dessas técnicas

.

O Crefito-SP solicita a todos os jurisdicionados que denunciem a prática indevida da massoterapia e da drenagem linfática. As técnicas são ato privativo do fisioterapeuta, de acordo com a Resolução Coffito n. 08/1978 e a Resolução Crefito-3 n. 27/2007.

Texto completo : www.crefito.com.br

.

.


postado por 30594 as 12:27:28 #
terça, 02 outubro, 2007
Café e exercício físico protegem pele do Sol


O consumo de café e os exercícios regulares podem prevenir o câncer de pele, matando as células danificadas pela radiação ultravioleta do sol (UVB), afirma um estudo realizado com ratos. A combinação café e exercícios produziu uma diferença "dramática" na apoptose - a morte programada das células pré-cancerígenas - entre as cobaias que seguiram e as que não seguiram esse regime, indicaram os pesquisadores da Universidade Rutgers (Estados Unidos). 

Os pesquisadores compararam os efeitos da radiação UVB em grupos de cobaias sem pêlo que beberam água com café (equivalente a uma ou duas xícaras por dia em humanos) com outras que se exercitaram em uma roda de corrida, e um grupo que bebeu café e se exercitou com um grupo que não recebeu café nem realizou exercícios.

Comparado com o grupo controle, os ratos que só beberam café mostraram um aumento de 95% na apoptose induzida por UVB, os que apenas se exercitaram mostraram um aumento de 120%, enquanto os que consumiram café e se exercitaram tiveram um aumento de quase 400%. Embora não pareça, o aumento da apoptose, nesse caso, é uma coisa boa: isso quer dizer que o organismo está conseguindo eliminar células com defeitos antes que elas tenham tempo de se transformar em tumores.

"As diferenças entre os grupos foram dramáticas", disse Allan Conney, um dos autores do estudo. Os resultados promissores, entretanto, se devem provavelmente a "algum tipo de sinergia, algo ainda não compreendido", acrescentou.

O câncer de pele provocado pela exposição ao sol é o mais freqüente nos EUA, com mais de um milhão de novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer. A pesquisa está na edição desta semana da revista científica americana "PNAS" (www.pnas.org).  

Texto - fonte: http://www.fitnessbrasil.com.br/novo_site/news_detalhe.asp?Id=567


postado por 30594 as 01:08:04 #
sábado, 29 setembro, 2007
Ação Civil Pública


A Justiça Federal do Mato Grosso do Sul julgou procedente a ação civil pública promovida pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª região (CREFITO-9) contra o SENAC, alegando que a instituição não tem competência administrativa para conceder habilitação para a profissão de esteticista.

A sentença impede o SENAC de oferecer ao público curso que ensine atividades privativas de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

O SENAC queria oferecer, em seu curso, o ensino de técnicas de reabilitação pós-operatória, além da utilização de aparelhos de eletro-estimulação terapêutica com microcorrentes, corrente farádica, corrente russa e corrente galvânica, a fim de reparar a capacidade física do paciente, atribuições reservadas a fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais pelo Decreto-lei 938/69.

.

No presente caso, não pode o SENAC habilitar os acadêmicos que realizarem o curso para o exercício da profissão de esteticista com o emprego de técnicas e aparelhos próprios do fisioterapeuta. Isso porque tais atividades só podem ser praticadas por fisioterapeutas.

O Juiz Federal fundamentou a decisão no Decreto-lei 938 e na Lei 8.078/90, o Código de Defesa do Consumidor, que define como “impróprios os serviços inadequados para os fins que deles se esperam, bem como aqueles que não atendam as normas regulamentares de prestabilidade”.


postado por 30594 as 09:14:38 #
 
Perfil
30594
Meu Perfil

Links
- COFFITO - Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
- ABRAFIDEF - Associação Brasileira de Fisioterapia Dermato-Funcional

Artigos Anteriores
Reconhecimento da Fisioterapia Dermato-Funcional
PL: Ato médico x Universidades
FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL
Massoterapia e Drenagem Linfática - Denuncie a prática ilegal dessas técnicas
Café e exercício físico protegem pele do Sol
Ação Civil Pública
Fisioterapia Dermato-Funcional: Tratamento com responsabilidade
Terapia promete eliminar cicatrizes de alta gravidade
Engordar aumenta chances de contrair câncer de mama
Drenagem Linfática

Arquivos
01 dezembro, 2009
01 junho, 2009
01 janeiro, 2009
01 dezembro, 2008
01 agosto, 2008
01 julho, 2008
01 outubro, 2007
01 setembro, 2007
01 abril, 2007
01 fevereiro, 2007
01 janeiro, 2007
01 dezembro, 2006
01 novembro, 2006
01 outubro, 2006
01 setembro, 2006
01 agosto, 2006
01 julho, 2006

104287 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..