Fisioterapia Dermato-Funcional
Fisioterapia Dermato-Funcional
quinta, 17 agosto, 2006
Evolução: Fisioterapia Dermato-Funcional


A Fisioterapia é a ciência que tem como objetivo a reabilitação dos indivíduos no que se refere a sua atividade funcional, visando o equilíbrio da saúde e a qualidade de vida, assistindo pacientes nos três estágios da patologia: primário, secundário e terciário.

Uma vez que os tratamentos estéticos eram tratados como empíricos, devido à falta de comprovação científica, surgiu a FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL que evolui a cada dia e traz a formação de fisioterapeutas especializados com base científica em todas a aplicações e ações terapêuticas.

Esse profissional da área da saúde está altamente qualificado para avaliar, diagnosticar e tratar as disfunções pertinentes a essa área da fisioterapia.

O fisioterapeuta dispõe de meios físicos e técnicas terapêuticas como Eletroterapia, Técnicas Manuais, RPG, Iso-stretching, Ginástica Hipopressiva, Cosmetologia, capazes de tratar efetivamente diversas patologias clínicas e estéticas com conhecimentos relevantes de anatomia, fisiologia e patologia.

Esses conhecimentos proporcionam uma abordagem direcionada as formas precisas de tratamento, potencializando e assegurando resultados efetivos, sem causar riscos à saúde.

A FISIOTERAPIA "DERMATO-FUNCIONAL" veio então ampliar esta área de atuação, que antes com a denominação "estética" apresentava uma conotação de melhorar ou restaurar a aparência. Com essa nova denominação, pode-se trabalhar com prevenção, promoção e recuperação do indivíduo no que se refere aos distúrbios endócrino/metabólicos, dermatológicos, circulatório e/ou musculoesqueléticos.

Essa área ficou mais ampla e não apenas inclui a estética, mas vai além se preocupando em restaurar e melhorar também a função.

Os tratamentos fisioterapêuticos da Dermato-Funcional englobam os tratamentos estéticos faciais e corporais como:

- Limpeza de pele que tem como objetivo limpar à pele profundamente, deixando-a livre de impurezas como comedões e acnes (cravos e espinhas). Também atua controlando o excesso de oleosidade e oxidação da pele, tornando-a mais lisa e clara.

- Hidratação e nutrição facial e corporal, que na pele oleosa, é possível controlar a oleosidade, e já na pele seca, é realizada uma hidratação profunda com muita umectação e estimulação.

- O Lifting Facial que é um tratamento usado na prevenção de sinais de expressão, cujo objetivo é estimular o tecido tissular e musculatura, nutrindo e enrijecendo, é mais indicado para peles maduras e flácidas.

- A Massagem é uma técnica terapêutica manual que tem várias finalidades, dependendo de como pode ser usada e para qual objetivo, em geral serve para ativar a circulação, promover relaxamento muscular aliviando as dores e os desconfortos físicos e proporcionando mais saúde e bem estar às pessoas.

Na fisioterapia Dermato-Funcional a massagem é utilizada para a perda de medidas com bastante estimulação da circulação. Vale ressaltar que muitos tratamentos estéticos são utilizados como complementos de outros, ou seja, geralmente esses tratamentos não são utilizados individualmente, mas sim em conjunto com outro, dependendo de cada caso e tratamento.

- A Drenagem Linfática manual, facial e corporal têm a função de desintoxicar eliminando líquidos do organismo, ativando o sistema imunológico e atua também como analgésico. É muito utilizada em pré e pós-operatório de cirurgia plástica, na prevenção e redução de hematomas e edemas (inchaço). O tratamento fisioterapêutico de pré e pós-operatório de cirurgia plástica ocorrem desde a preparação da pele antes e após a cirurgia, garantindo uma melhor cicatrização e uma recuperação mais rápida. Também com ótimos resultados no tratamento de olheiras.

- Esfoliação corporal é uma técnica de massagem manual com cosméticos que serve para remover células mortas. É sempre acompanhada após a esfoliação uma hidratação corporal para cada tipo de pele, deixando a pele mais limpa, macia e viçosa, devolvendo-lhe o brilho natural.

Outros tratamentos que a Dermato-Funcional pode oferecer são: celulite, flacidez muscular, estria, gordura localizada, cicatriz hipertrófica e quelóide, utilizando recursos fisioterapêuticos adequado para cada caso, como ultra-som, endermoterapia, estimulação russa, striat, microcorrentes, vapor de ozônio, alta-freqüência e cosméticos.

Hoje, homens e mulheres estão percebendo que o mais importante é sentir-se bem com a própria aparência e consigo mesmo, sem com isso tentar apagar tudo aquilo que já viveram. É essa a verdadeira motivação dos pacientes e é assim que eles se preparam para viver cada vez melhor, com mais saúde e cada vez mais satisfeitos.

Dra. Laura Cristina Bruneli

Texto - Fonte: http://www.atribunamt.com.br


postado por Dr. Fisio as 12:09:27 #
0 Comentários

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
Dr.Fisio
Meu Perfil

Links
- COFFITO - Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
- ABRAFIDEF - Associação Brasileira de Fisioterapia Dermato-Funcional

Artigos Anteriores
O fantasma do câncer antes dos 35
Tratamento para celulite pode causar danos ósseos
Laser contra celulite
Substância extraída de bactéria
Especialista alerta contra os riscos da drenagem linfática mal feita
Depilação a laser
É tempo de cuidar da pele
Peeling de cristal
Eletrolipoforese
Corrente Russa

Arquivos
01 dezembro, 2009
01 junho, 2009
01 janeiro, 2009
01 dezembro, 2008
01 agosto, 2008
01 julho, 2008
01 outubro, 2007
01 setembro, 2007
01 abril, 2007
01 fevereiro, 2007
01 janeiro, 2007
01 dezembro, 2006
01 novembro, 2006
01 outubro, 2006
01 setembro, 2006
01 agosto, 2006
01 julho, 2006

104287 acessos
CRIAR BLOG GRATIS
..