Edmar UFC
Edmar UFC

sábado, 14 outubro, 2006
Nota sobre avaliação em EaD, refletida na realidade do aluno

            Nota sobre avaliação em EaD, refletida na realidade do aluno

 

 

 

Edmar Ribeiro

 

 

 

            A avaliação, recorde-se, tem ainda a função de cotejar elementos para que algumas posições sejam adotadas, para subsidiar políticas referente a um projeto educativo.

            Não somente o resultado final referente ao aproveitamento do conteúdo da disciplina está em jogo, como também possibilita entender e apre(e)nder a própria realidade escolar de seu ambiente, influindo este dado, nas decisões educacionais.

            Sabemos que um dos pontos mais difíceis de sanar (ou completar?) para a harmonia da interatividade de que necessita a EaD é a fragilidade do relacionamento intersubjetivo entre os agentes pedagógicos (aprendiz e instrutor).

            A orientação pedagógica  tem a missão de fornecer apoio ao aluno, no tocante a ajudá-lo frente aos percalços que encontrará, ou com supedâneo para incentivo no caminhar pelo projeto educativo. Não que com esta ação substitua o suporte presencial, mas que complete o relacionamento, como mais um elemento de real interatividade.

            Dentre os objetivos básicos de EaD, destaca-se a possibilidade de que o educando venha a desenvolver sua própria base crítica (pessoal), com autonomia suficiente para tomar posição frente a situações reais que venham a se apresentar. É o aluno agindo com autonomia e possibilidade gerencial específica ,  espécie de auto-regulação de passos que irá trilhar. É uma escolha sua, que não deixa de ter apoio (ou insight sugerido..... ) do orientador.

            Na avaliação da aprendizagem há que se buscar, prioritariamente, conhecer e sopesar a reflexão crítica do aluno (ou resultado desta, por avaliação) do aluno, tendo em vista sua própria posição considerando e levando em conta a visão advinda de sua realidade e experiências, focando-o e confrontando o conjunto com o conjunto de conhecimentos apre(e)ndidos.

            Os dados e informações individualizadores do meio social dos agentes, por si sós, determinam características peculiares às próprias respostas às ações que conduzem a EaD. E, naturalmente, configurando e sinalizando indexadores diversos. Evidentemente que o fio condutor tem que ser único para a diversidade. Mas, por outro lado, tem que considerar tais indicadores pessoais. A própria variação ou alteração poderá  influenciar as respostas e ações sugeridas e indicadas. Na realidade, é o ambiente influindo na inserção do educando no aprendizado final.

            O sistema de avaliação em EaD não deve basear-se na noção de que alunos e professores irão desenvolver e reproduzir conhecimentos já estabelecidos, estanques, fornecidos por mediação tecnológica. Esse direcionamento único, uniforme, com certeza, enfraquecerá e desvirtuará o dinamismo do aprendizado, levando-o tanto á desatualização de informações, quanto a limitar drasticamente a interação, interlocução e o dialogo.        Impende, isto, sim, considerar o fato de  que os agentes, vivendo e experimentando formas  diversas de pensar e agir, levam a que os atores envolvidos no processo tenham a percepção completamente distinta.  Esta concepção é que fará com que esteja presente o dinamismo, o aprofundamento, a diversidade individual levando ao consenso, e o aprendizado estabelecendo-se nas duas pontas do relacionamento educativo.

            A influência do elemento presencial influindo de alguma forma na avaliação clássica, é suprida pelo conjunto de ações de serviços tutoriais nos meios tecnológicos, desde que leve em consideração todos os elementos que confiram ao aluno, (inter)dependência nesses instrumentos, numa completa (inter)atividade e (inter)relacionamento com o disponibilizador do conteúdo a ser apreendido.

            É a final construção do conhecimento, o compromisso com este objetivo final que deve permear todo o agir da educação à distância.



postado por 39136 as 09:18:01
0 comentários:

Comente este post
Início
Perfil
39136
Meu Perfil

Meus Links
>> Blog Grátis
Criar Blog
Manta Absorvente de Óleo
Hoteis

Palavras-Chave
>> avaliação
>> em
>> EaD

Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
>> Comentarios sobre um modelo para acompanhamento do aprendizado em EaD

Arquivos
2006, 01 novembro
2006, 01 outubro

522 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..