Edmar UFC
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sábado, 14 outubro, 2006
Nota sobre Avaliação Formativa em EaD

 

Nota sobre Avaliação Formativa em EaD

 

Edmar Ribeiro

 

            A avaliação formativa tem base no acompanhamento e orientação do desempenho dos alunos no desenvolver de todo o processo de aprendizagem. Utilizada tanto no ensino presencial quanto à distancia. Apresenta as formas presencial, por meio de testes objetivos e por meio de acompanhamento contínuo, como características principais.

            A título ilustrativo, destaque-se que, segundo HADJI (1989),  as avaliações  apresentam-se sob três formas principais: prognostica, somativa e formativa propriamente dita.           A primeira precede o próprio oferecimento do material formativo, por busca de conhecimento sobre as características projetadas tanto do aluno, quanto do conteúdo programático, e servirá de subsídio na coleta de mais dados avaliadores . A Somativa refere-se e acontece depois de desenvolvidas as ações de formação. Na formativa, concentra-se todo o agir do processo avaliativo.

            A formativa constitui-se num avaliar contínuo, com o objetivo precípuo de ajudar ao aluno a receber e apreender,  atuar e interagir no conhecimento, apreendendo o conhecimento. Esta avaliação contém ainda caráter também informativo e sobretudo regulador das ações. Deve-se, no entanto, implicar por parte do fornecedor do conhecimento e ensino, uma flexibilidade e intenção de adaptação e ajuste às circunstâncias peculiares dos atores envolvidos no processo.

 Este tipo de avaliação em EaD, da mesma forma como no ensino tradicional presencial, volta-se para a formação de agentes que possam realizar tarefas, receber e construir conhecimentos e solucionar problemas daí decorrentes e supervenientes. No entanto, no ambiente virtual, tal possibilidade é mais apurada, vez que, pela interação de diversas fases e ações, pode-se aquilatar o comportamento do aprendiz e detectar o surgimento das dificuldades.

As novas possibilidades do suporte de equipamentos da educação á distância, vêm fornecer eficiente suporte à avaliação. Os vários ambientes, linguagens e formas de atuação proporcionam direções diversas, com peculiaridades próprias, que levam  a uma espécie de holismo do processo avaliador.

Para conduzir o processo, mister é dispender muito trabalho e esforço do professor, para que consiga completar o processo de acompanhamento, análise e orientação a contento. Esta dificuldade está presente, evidentemente, tanto no ensino presencial como no virtual à distancia.

A avaliação formativa tem como meta principal o acompanhamento e orientação (com o pressuposto necessário do feedback ) contínuos de todo o processo.

Esta avaliação, para propiciar resultados confiáveis e constantes e atualizados, deverá ter um suporte flexível e amigável. O acompanhamento deverá estar presente nas interações e avaliações, buscando informações relevantes, detectando possíveis problemas gerados ou apresentados no trajeto.

Seria interessante um modelo em que estivessem presentes Agentes que realizassem a interface do procedimento: Agentes de Avaliação, Agentes de Acompanhamento e Agente de Desempenho. (cf. OTSUKA, J.L. & ROCHA, H.L. in “Avaliação Formativa em Ambientes de EaD. ). 

            O agente de avaliação terá para si a tarefa (formidável) de observar e aprender os critérios avaliativos disponibilizados pelo Formador auxiliando, também na geração de feedback para o aluno, referente à avaliação de seu próprio desenvolvimento, para que o aprendiz reflita (e/ou reconsidere, com correção de rotas) sobre suas novas atuações no aprendizado. Participa também, o agente avaliador, na avaliação de critérios não subjetivos do processo.

            O agente de acompanhamento oferece ao formador, relatório de acompanhamento de possíveis (ou reais) problemas, e acompanharia o aluno, disponibilizando-lhe o feedback de sua atuação.  O agente de desempenho,  observaria e relataria a visão geral do desempenho do aluno, participaria da construção de arquivos dos alunos, contendo um histórico de seu desenvolvimento.

            Relate-se que, em Avaliação Formativa, todo a atuação do aluno no ambiente virtual pode ser registrada. Este banco de dados poderá ser analisado posteriormente para conclusões sobre o aprendizado. Esta é a maior vantagem do processo, que poderá oferecer uma visão em profundidade e mais confiável de todo o conhecimento apre(e)ndido.  Em contrapartida, há o ônus de sobrecarregar o avaliador, e constituir-se em investimento considerável para disponibilizar os equipamentos no ambiente.

 



postado por 39136 as 11:00:18
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