Edmar UFC
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terça, 24 outubro, 2006
AVALIAR COOPERANDO: SOMAR, MELHORAR, ENSINAR

 

AVALIAR COOPERANDO: SOMAR,  MELHORAR, ENSINAR

 

 

 

 

Edmar Ribeiro

 

 

 

 

 

            A avaliação tem a função principal a verificação de aprendizagem do aluno, e, sobretudo e mormente, identificar e localizar o que seja necessário à melhoria do próprio processo de ensino-aprendizagem.

            Tal característica precípua perfecciona-se com o destaque de acepção e domínio do conteúdo pedagógico. É um todo sistemático, onde nele são postos em foco as ações, resultados parciais ou finais do processo educativo, quando expõe não somente a razão de ser mesma destes resultados, mas, sobretudo,  e complementarmente, (porque não?) por que motivo foram assim.

            A avaliação em EAD repousa na interdependência de suas modalidades de aferição, formativa e somativa, em contínuo processo. Ela também deve portar o indício veemente de funcionar como verdadeiro estímulo ao aluno, alavancador (como não?) de seu sucesso, pois que seu termômetro,   incentivador e desafiador.

            Sabedor dessa avaliação, o aluno tem ao seu dispor a oportunidade de, de per si, e por iniciativa própria, busca de suporte complementar de aprendizado, seja de material já disponível ou opcional por busca autônoma. É, na verdade, uma mobilização paralela às vezes, ao próprio trilhar estendido no ambiente. Autonomia no próprio desafio de limites detectados em algum tópico avaliativo.

            A avaliação em EAD deve possuir, para que isto aconteça, a necessária flexibilidade e abertura, disponibilizado (ou apontando) ao agente aprendiz, caminhos para essa busca desafiadora de superar as deficiências encontradas no aprendizado, e de conhecimento do aluno, de forma continuada, cumulativa e abrangente.

            A avaliação colaborativa tem a seu favor o fato de que o aluno é co-responsável por sua própria aprendizado, e, mais ainda, coopera com o desenvolvimento de outros iguais, e, assim, constrói também o conhecimento mediante essa reflexão grupal. O intercâmbio atuante de informações e conhecimentos, faz com que seja fatalmente instigada a vontade,  o interesse e afinado pensamento crítico. Os agentes, nesta situação, com certeza alcançam otimização de resultados, bem superior  ao estudo e avaliação individuais.

            O professor, neste tipo de avaliação despe-se de sua autoridade distante  para poder ter o desafio de transformar-se em puro e ideal orientador, na melhor acepção da palavra.

 

 

 

 

 



postado por 39136 as 07:54:31
1 comentários:

Jaqueline e Valessa:
Caro, Edmar

Após visitas a seu Blog, podemos dizer que, devido ao pouco conteúdo postado, a avaliação sobre o item coerência entre conteúdo e tema e o item qualidade do blog como material didático, estão sendo prejudicados, pois não temos material suficiente para tal avaliação.

Pedimos especial atenção também ao item dinamismo interno no Blog, uma vez que não há interação com outros textos ou sugestão de leituras. Isso deixa seu Blog estático, apesar dos textos estarem bem escritos .

Pedimos especial atenção a esses itens ...ainda é tempo, pois vamos fechar as avaliações amanhã.
25/10/2006 01:09:39
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