Edmar UFC
Edmar UFC

domingo, 05 novembro, 2006
AVALIAR E TAMBÉM, PORISSO, APRENDER

AVALIAR  E TAMBÉM, PORISSO, APRENDER

 

 

 

 

Edmar Ribeiro

 

 

 

 

            Além dos méritos destacados na avaliação colaborativa, acontece, ainda uma verdadeira e interativa aprendizagem subjacente ao próprio processo interativo, por sua qualidade de um dos indutores do aprendizado.    

            Sabemos nós que, na atualidade, somos levados a entender as novas exigências para a educação, mormente devem atender aos pressupostos dos aprenderes a  conhecer,  fazer, a ser atuante e  viver juntos, numa verdadeira inter(ação) cognitiva.

            Tais pressupostos vêm a calhar, sobretudo quanto se tem em mente que as novas demandas da cidadania reclamam aos não tão novos direitos de quarta geração, onde se pode internalizar a educação desta forma holística.

            Todos estes elementos, são vinculados, necessários e culminam com o aprendizado mais aproximado do ideal.

            As pessoas vão estar construindo entre si o conhecimento, interagindo neste processo e, principalmente colaborando para que toda a ação possibilite conhecimentos complementares e suplementares, absolutamente inéditos, em termos de além do puramente acadêmico, também tem nuances de sociabilidade, de humanismo e, numa só palavra, exercício da cidadania no influir no resultado final, com o entendimento e percepção de padrões, situações e teores de desenvolvimento intelectual de todos os envolvidos no processo.

            Este aprendizado vai além do limite do processo, pois o só avaliar inter(agindo) vem composto de outras ações pessoais que trazem mais elementos cognitivos, se não da pessoa-agente, de seu meio, de sua cultura,  e percebíveis até, mediante  a maneira de seu interagir.   

            Na avaliação colaborativa, é bom que se destaque que é avaliado também o processo, vez que os agentes envolvidos podem pontuar também a construção, e não somente a só avaliação dos conteúdos expostos. Justamente para que,  oportunamente, avaliem-se e possam ser revisadas tais ações para que tendo em vista uma melhor aprendizagem e otimizar o resultado final do processo.

 

 



postado por 39136 as 10:08:40
1 comentários:

Valessa:
Oi Edmar

Pelas leituras que temos feito até agora, ora no livro, ora nos textos, ora pra alimentar nossos blogs, ficou claro que a avaliação não pode simplesmente se resumir em apenas um fim, uma nota. A mesma, deve sim, ser vista como um meio de se alcançar uma melhora na aprendizagem.

Devemos buscar essa avaliação formativa e colaborativa, pois são elas a luz no final do tunel ...

Abraços
10/11/2006 00:24:18
Comente este post
Início
Perfil
39136
Meu Perfil

Meus Links
>> Blog Grátis
Criar Blog
Manta Absorvente de Óleo
Hoteis

Palavras-Chave
>> avaliação
>> colaborativa
>> em
>> EAD

Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
>> Bibliografia interessante
>> AVALIAR COOPERANDO: SOMAR, MELHORAR, ENSINAR
>> Cota sobre a AVALIAÇÃO COLABORATIVA
>> Nota sobre Avaliação Formativa em EaD
>> Nota sobre avaliação em EaD, refletida na realidade do aluno
>> Comentarios sobre um modelo para acompanhamento do aprendizado em EaD

Arquivos
2006, 01 novembro
2006, 01 outubro

522 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..