Edmar UFC
Edmar UFC

terça, 28 novembro, 2006
COMENTÁRIO CONCLUSIVO SOBRE AVALIAÇÃO COLABORATIVA EM EAD

COMENTÁRIO CONCLUSIVO SOBRE AVALIAÇÃO COLABORATIVA EM EAD

Edmar Ribeiro

Vimos sobre as dificuldades enfrentadas nos albores da educação á distância. E que essas dificuldades vieram a se constituir, com o tempo, em verdadeiras estimulador4es e incentivadores para os novos passos para o progresso dessa forma de ensino.

Desde os tempos das lições do apóstolo, sobretudo quando, de uma forma indireta, colhia o resultado do ensino mediante o recebimento de "feed-back" dos ensinamentos e corrigia nas novas epístolas, vemos que sempre houve dificuldades em avaliar o que se é ensinado.

Tanto na proposta presencial, quanto mais à distância, quando, e sobretudo, já na vigência da terceira geração nominada pelo ilustre ex-reitor germânico, PETERS, quando sobrepõe-se o ensino pela escrita e o estudo pela leitura, ao invés do ouvir. A instantânea acessibilidade atua como um todo no espaço virtual, com prevalência de ações referentes ao diálogo, estrutura do ambiente e autonomia dos atores envolvidos.

Ganha significativo diferencial a forma avaliativa, quando se tem em conta o meio virtual com a hipótese da interatividade.

Na teia virtual que perpassa todo o ensino à distância, a disponibilidade de atuações bilaterais e em perfeita sintonia, leva a que a mensagem transmitida tenha retorno mais evidente, descontando-se daí possíveis���������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������tenha retorno mais evidente, descontando-se daores envolvidos.ntivadores para os novos passos para o progresso dessa forma de e ruídos durante o processo.

É sabido que em se tratando de avaliação, sobretudo à distância, os métodos e estratégias são absoluta e totalmente diferentes da avaliação presencial, no que tange à sua insuficiência. O ambiente virtual próprio, que não tem tempo nem lugar, propicia a que o tratamento seja bem mais sofisticado e plural para contemplar o tipo avaliativo.

Destaque-se, ainda que no meio virtual a avaliação colaborativa tenha no aluno um condutor partícipe e participante, num verdadeiro meio em que o resultado, é co-participado, em comum-união com os outros atores. É realmente aprendendo a conhecer, aprendendo a fazer, aprendendo a viver junto, em sua potencialidade mais desafiadora, que é o avaliar um trabalho. O aluno também, interagindo, sofre a ação desse próprio mister, revitalizando e, num átimo, conseguindo anteceder parcela do resultado de seu próprio aprendizado.

Evidentemente, como tudo em nossos dias, sobretudo em sede de educação à distância, navegada em mundo virtual, qualquer processo iniciado, em seguida já prescinde alteração, modificações.

No caso da educação à distância, deve-se considerar ainda que está ainda com resquícios originais dos projetos políticos, pedagógicos, culturais e psicológicos da educação presencial original. E, como advinda de tal origem, com sérios desafios a resolver, a avaliação, e em especial, a colaborativa, com certeza se constitui como um dos mais desafiadores e complexos dos itens que compõe este tipo de ensino.

Ele tem muito ainda que ser estudado, praticado alterado e aperfeiçoado, pois, como toda a atividade ligada ao processo educativo, tem que estar em contínuo aperfeiçoamento, melhoria, acréscimos , da mesma forma como o próprio saber, e a sede de conhecimento humano impõem.



postado por 39136 as 12:17:04
0 comentários:

Comente este post
Início
Perfil
39136
Meu Perfil

Meus Links
>> Blog Grátis
Criar Blog
Manta Absorvente de Óleo
Hoteis

Palavras-Chave
>> avaliação
>> colaborativa
>> EAD

Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
>> AVALIAR E TAMBÉM, PORISSO, APRENDER
>> Bibliografia interessante
>> AVALIAR COOPERANDO: SOMAR, MELHORAR, ENSINAR
>> Cota sobre a AVALIAÇÃO COLABORATIVA
>> Nota sobre Avaliação Formativa em EaD
>> Nota sobre avaliação em EaD, refletida na realidade do aluno
>> Comentarios sobre um modelo para acompanhamento do aprendizado em EaD

Arquivos
2006, 01 novembro
2006, 01 outubro

522 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..