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terça, 22 junho, 2010
REFLEXÃO

Dia 20 de Maio – Dia do Pedagogo

 

Reflexões sobre o Artigo
“DIRETRIZES CURRICULARES DA PEDAGOGIA: IMPRECISÕES TEÓRICAS E CONCEPÇÃO ESTREITA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE EDUCADORES” do professor “JOSÉ CARLOS LIBÂNEO*”

Este artigo do professor José Carlos Libâneo traz muitas reflexões sobre a formação do pedagogo e a regulamentação dessa formação, principalmente em relação ao que preconiza a “Resolução CNE/CP n.1, de 15/5/2006 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Pedagogia, na modalidade licenciatura”.

Este artigo traz uma exposição crítica ao conteúdo do documento, indicando que mantém antigas imprecisões conceituais com relação ao campo pedagógico que não contribuem para a superação de problemas acumulados na legislação sobre o assunto (p. 843).

Seu posicionamento crítico sobre a lei busca desvelar “imprecisão conceitual” que transformou a concepção da função do pedagogo, tornando-a generalista e misturando-a com a função docente.

A insuficiência epistemológica, decorrente da ausência de uma conceituação clara do campo teórico da Pedagogia, originou uma Resolução cheia de imprecisões acerca da natureza da atividade pedagógica, do campo científico da Pedagogia e seu objeto, das relações entre ação educativa e ação docente, entre atividade pedagógica e atividade administrativa, comprometendo todo o arcabouço lógico e teórico da Resolução (p. 849).

O que entra em discussão no texto é a validade das especificidades formativas para profissionais gestores e coordenadores, diferenciando-as da formação do docente. O autor começa, então, a clarear fronteiras entre a licenciatura e o bacharelado em Pedagogia. O objeto próprio da ciência pedagógica é o estudo e a reflexão sistemática sobre o fenômeno educativo, sobre as práticas educativas em todas as suas dimensões (p. 849).

Dessa forma, por respeito à lógica e à clareza de raciocínio, a base de um curso de Pedagogia não pode ser a docência. Todo trabalho docente é trabalho pedagógico, mas nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente. Um professor é um pedagogo, mas nem todo pedagogo precisa ser professor. Isso de modo algum leva a secundarizar a docência, pois não estamos falando de hegemonia ou relação de precedência entre campos científicos ou de atividade profissional. Trata-se, sim, de uma epistemologia do conhecimento pedagógico (p. 850).

O docente é aquele que ensina para que o aluno aprenda o que necessita para inserir-se de forma crítica e criadora na sociedade em que vive. O gestor (pedagogo) é o que dispõe e coordena a utilização adequada e racional de recursos e meios, organiza situações, para a realização de fins determinados, tal como escreve Paro com relação à atividade administrativa (Paro, 1986, p. 19-20, apud Libâneo, p. 852).

Libâneo não vem desmerecer a atividade docente, mas atentar para as transformações que ocorreram nos cursos de Pedagogia e na falta de uma definição clara de seus objetivos. Pincela em seu artigo, a razão dessas mudanças, que remete aos movimentos contestatórios da década de 80, que via a escola como forma de perpetuação dos modos capitalistas, refletindo a estrutura hierárquica da sociedade onde um ordenava “o gestor” e o outro executava “o docente”. Libâneo convida a refletir que não podemos simplesmente fazer essa analogia sem uma reflexão profunda dos termos. Uma que os alunos, alvo principal de toda atividade educativa, não podem ser encarados como um produto de um sistema capitalista e que há outros fatores do sistema escolar que podemos compreender como manifestações ideológicas capitalistas, e não só o posicionamento hierárquico de funções.

Professor Valdir dos Santos Lopes

Veja o texto completo no site: http://recantodasletras.uol.com.br

* CITAÇÃO

LIBANEO, José Carlos. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, out. 2006.  

 

Publicado no Recanto das Letras em 03/04/2010
Código do texto: T2175355



postado por 129097 as 11:29:16
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