Encontro Educativo
Encontro Educativo

segunda, 31 maio, 2010
Desafios do Professor na Atualidade

Desafios do Professor na Atualidade

A tarefa de educar está exigindo, cada dia mais, um preparo contínuo dos professores. Atualmente, além dos cursos de formação, a pesquisa aparece como uma forma de refletir e questionar sobre aquilo que acontece no dia-a-dia de uma sala da aula. O professor, neste caso, se torna um pesquisador capaz de posicionar-se, desenvolver idéias e opiniões.

Formar cidadãos críticos demanda que os professores pensem a respeito do que está acontecendo, e que sua aula esteja em harmonia com as mudanças e as transformações do mundo, mas também q atentem para as necessidades educacionais de seus alunos, respeitem as características culturais e sociais dos contextos escolares.


Numa sociedade em que as informações circulam com tanta rapidez e são facilmente acessadas mais do que possuir competência intelectual, é importante que os educadores indiquem aos seus alunos novas formas de perceber o mundo, ampliando as suas possibilidades de mudança e crescimento pessoal.

Para isso, o professor necessita não só de uma compreensão global das atuais transformações. É essencial, também, que conheça a realidade econômica, cultural e social de sua escola e de seus alunos, a fim de orientar sua prática de acordo com as características e a realidade dos seus educandos.

Por isso, a linguagem usada pelos professores também deve ser compatível a de seus alunos, buscando desenvolver um pensamento crítico por meio de aprendizagens ativas que estimulem a sua criatividade e a autonomia.

Dessa forma, é possível estabelecer uma saudável relação entre os professores e alunos, a despeito de atualmente, a figura do professor estar cada vez mais desvalorizada. Não devemos esquecer que é o elemento fundamental no processo de ensino-aprendizagem.

O uso de novas tecnologias como recurso didático também ocupa um espaço importante em relação às mudanças que estão ocorrendo. A partir dos avanços da tecnologia que invadem o nosso cotidiano, é possível e interessante que o professor faça deles um novo instrumento auxiliador na educação, pois as informações que antes só apareciam nos livros impressos, hoje aparecem em diversos meios, através de redes de computadores, televisão e rádio. Isso se torna um desafio para os professores quando evidenciamos que a maioria das escolas contarem com nada mais que livros, cadernos e lousa.

A atualidade traz com ela desafios novos e complexos para os educadores nessa sociedade dinâmica e transformadora. Para enfrentar tal realidade, o professor deve se colocar também como um aprendiz, sempre pronto a conceber idéias novas, como um ser passível às mudanças e aberto ao desenvolvimento.

A rotina do professor nem sempre é fácil, o burocrático cumprimento dos calendários escolares, as altas cargas horários de trabalho e a remuneração que nem sempre é a ideal, fazem com que alguns professores cumpram apenas sua rotina comum de trabalho e busquem os cursos e outras atividades de formação continuada apenas como uma obrigação a ser cumprida.

O diferencial está naqueles professores que buscam novos caminhos, procurando melhorar e desenvolver seu trabalho, e estejam dispostos a superar os obstáculos que aparecem diante da tarefa do educador e que são característicos da profissão docente.

Bibliografia:

CORAZZA, S. M. Pesquisa-ensino: "o hífen" da ligação necessária na formação docente. In: ESTEBAN, M. T.; ZACCUR, E. (Org.). Professora pesquisadora: uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 55-69.


PELLEGRINI D. O ensino mudou e você?. Revista Nova Escola. Ed. 131, abril, 2000.

KENSKI, V. M. O Ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In Didática: O ensino e suas relações. Ilma P. Alencastro Veiga (org.). Campinas SP. Papirus, 1997.


postado por 140465 as 07:42:33




4 comentários:

ROSIMARY:

seu texto é maravilhoso!!!muito bom para refexão diante de tantas dificuldadesque enfrentamos.gostei tanto que compartilhei.espero que ele seja de base para muitos que vão iniciar a carreira e certamente saber como realmente vão conduzí-la na sua vida profissional!parabéns!!

06/01/2013 13:21:55
Naidia:

Amei o texto, tenho certeza que contribuirá na minha caminhada de professora.

09/12/2012 23:56:22
Naidia:

Amei o texto, tenho certeza que contribuirá na minha caminhada de professora.

09/12/2012 23:52:02
Magna Lúcia Nunes Ramos Oliveira:

Eu,gostei do texto reconheço a necessidade da formação do professor que pena nem todos tem aceso onlaine para se capacitar.

01/12/2011 10:38:14
Comente este post
Início
Perfil
140465
Meu Perfil

Meus Links
Blog Grátis
Criar Blog
Manta Absorvente de Óleo
Hoteis

Palavras-Chave
Desafios
Professor
na
Atualidade

Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
Contos de fadas e alfabetização
Brincadeiras na Educação Infantil
Avaliação diagnóstica na alfabetização
Distúrbios do Déficit de Atenção
O que é o Bullying?

Arquivos
2010, 01 junho
2010, 01 maio

0 acessos


CRIAR BLOG GRATIS   
..