Encontro Educativo
Encontro Educativo

segunda, 31 maio, 2010
O que é Letramento?
Letramento

Letramento é um termo polissêmico, definido sob várias posições teóricas.
Alguns estudos sobre letramento consideram que há uma dicotomia entre os termos letramento e alfabetização. Nessa perspectiva, a alfabetização seria a aquisição do código escrito por um indivíduo, e o letramento um processo de práticas sociais do uso dela.
Uma outra concepção, a qual assumimos, é a de que o letramento é um conjunto de práticas sociais que usam como suporte conhecimentos que advêm de práticas de escrita que circulam socialmente, sem necessariamente o indivíduo ter se apropriado do sistema de escrita. Como exemplifica Kleiman (1995), uma criança que compreende a fala do adulto que lhe diz "Olha o que a fada madrinha trouxe hoje!", está fazendo uma relação com o texto escrito "conto de fada" e, portanto, participando de um evento de letramento sem necessariamente saber ler e escrever.
Dessa forma, o processo de letramento - ainda que esteja relacionado com a existência e influência de um código escrito - pode influenciar até mesmo indivíduos e culturas que não o dominam. Ou seja, mesmo um indivíduo que não saiba ler ou escrever convive com essas práticas em seu dia-a-dia quando vai fazer compra em um supermercado ou quando compara valores de produtos, por exemplo. Assim, o letramento, como prática social, está presente em qualquer contexto na vida do sujeito e não ligado apenas ao contexto escolar.
No âmbito escolar, é necessário que os termos alfabetização e letramento estejam relacionados, principalmente no processo de alfabetização em que essa dicotomia, muitas vezes, está presente. Para isso, o professor alfabetizador deve proporcionar o contato de seus alunos com os mais variados gêneros discursivos (orais e escritos) que circulam na sociedade.


Bibliografia

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização.3 ed. São Paulo, Cortez, 2000.

KLEIMAN, Ângela B.(org.). Os significados do Letramento.Campinas SP: Mercado de       
Letras, 1995.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF,1998.



postado por 140465 as 07:58:24




0 comentários:

Comente este post
Início
Perfil
140465
Meu Perfil

Meus Links
Blog Grátis
Criar Blog
Manta Absorvente de Óleo
Hoteis

Palavras-Chave
Letramento

Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
Leitura
Formação Continuada
O novo conceito de família
Estatuto da Criança e do Adolescente
Desafios do Professor na Atualidade
Contos de fadas e alfabetização
Brincadeiras na Educação Infantil
Avaliação diagnóstica na alfabetização
Distúrbios do Déficit de Atenção
O que é o Bullying?

Arquivos
2010, 01 junho
2010, 01 maio

0 acessos


CRIAR BLOG GRATIS   
..