Matemática no dia-a-dia
Matemática no dia-a-dia

quinta, 15 maio, 2008
Estudando Potenciação

A lenda do xadrez

O xadrez é um jogo muito antigo, inventado na Índia, sobre o qual há uma lenda que conta como um poderoso rei quis presentear o inventor desse jogo.

O inventor apresentou-se ao rei, que lhe disse poder pedir o que quisesse como recompensa pela sua maravilhosa criação. Após pensar um pouco, o inventor disse que desejava 1 grão de trigo pela primeira casinha do tabuleiro de xadrez, 2 pela segunda, 4 pela terceira, 8 pela quarta e assim por diante.Para cada nova casinha o rei deveria dar a ele o dobro de grãos da casinha anterior, até chegar na última casa. Desconfiado de tão modesto pedido, o rei  ordenou que o tesoureiro do reino calculasse o tamanho do pedido. O rei quase caiu de costas quando ouviu a resposta...

ATIVIDADES

1.Quantos grãos de trigo o inventor recebeu pela décima casinha? E pela vigésima? Use a calculadora.

2.Junte-se a alguns colegas de sua turma para discutir:

 Pela 31ª casinha o inventor deveria receber mais de 1 bilhão de grãos. O tabuleiro de xadrez tem 64 casas. Seria possível o tesoureiro contar tantos grãos? Ou mesmo, seria possível produzi-los?

3.Agora,observe o tabuleiro de xadrez e responda:  

a) Quantas casas brancas ele tem? E preta?

b) Quantas são as casas no total?

c) Escreva os números dos itens a e b na forma de potência de base 2.

d) Represente o número do item b na forma de potência de base 4 e de potência de base 8.

CONTEÚDO:

  • Potenciação

    OBJETIVOS:

  • Incentivar a leitura e a escrita de potências.
  • Identificar o significado e a vantagem da representação de produtos com dois ou mais fatores iguais na forma de potência.
  • Estender essa representação, de modo lógico a casos especiais.

    HABILIDADES:

  • Desenvolver a leitura e a compreensão de textos.
  • Reconhecer que a matemática está inserida no nosso cotidiano.
  • Modificar a linguagem culta para a simbologia matemática.
  • Relacionar e investigar a presença dessa disciplina em outras áreas do conhecimento.

    SEQÜÊNCIA DIDÁTICA:

  • Promover  a leitura do texto para facilitar a comprensão do conteúdo;
  • Sanar todas as dúvidas;
  • Acompanhar a resolução das atividades, corrigindo e comentando.

    COMENTÁRIO:

    Introduzimos a potenciação como forma de registro da multiplicação de fatores iguais, mostrando a vantagem dessa notação.

    Referência:

    GIOVANNI, José Ruy; PARENTE, Eduardo. Aprendendo Matemática.1ª ed.São Paulo: Editora FTD, 2002.



  • postado por 77877 as 03:15:03




    1 comentários:

    Amanda:

    Sempre que penso em jogo de xadrez, tenho em mente as hipóteses de Ferdinand de Saussure sobre como funciona a língua em detrimento da fala. É tão bom dialogar com áreas diferentes, mas que se entendem, como a matemática e a lingüística. :)

    15/05/2008 17:39:25
    Comente este post
    Início
    Perfil
    77877
    Meu Perfil

    Meus Links
    Blog Grátis
    Criar Blog
    Manta Absorvente de Óleo
    Hoteis

    Palavras-Chave
    potenciação

    Favoritos
    Não há favoritos.

    adicionar aos meus favoritos


    Colaboradores do Blog


    Comunidades
    Não há comunidades.

    Posts Anteriores
    JOGO
    O Lado Divertido da Matemática
    Ângulos
    Consultas
    O viajante
    Formigas
    Turma
    Quadrados perfeitos
    Formando a Tabuada do Nove
    Curiosidade

    Arquivos
    2008, 01 maio
    2007, 01 dezembro
    2007, 01 novembro
    2007, 01 outubro

    8762 acessos


    CRIAR BLOG GRATIS   
    ..