Matemática no dia-a-dia
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quinta, 15 maio, 2008
DESAFIO

O velho e o jovem                  

Um velho avarento passeava um dia pela rua quando encontrou um jovem que conhecera há algum tempo. O jovem propôs ao velho o seguinte negócio: entregar-lhe-ia R$ 1 000,00 a cada dia, durante 15 dias. Em contrapartida, o velho daria ao jovem R$ 1,00 no primeiro dia, R$ 2,00 no segundo dia, R$ 4,00 no terceiro dia e assim sucessivamente, dobrando o valor dia a dia, até completar os 15 dias. Quem saiu ganhando nessa transação?

CONTEÚDO:

  • Potenciação

    OBJETIVO:

  • Estimular o interesse, a participação e desenvolver o raciocínio lógico.

    HABILIDADES:

  • Resolver o problema desafio de forma lógica;
  • Saber explicar o próprio pensamento e procurar compreender o pensamento do outro.

    SEQÜÊNCIA LÓGICA:

  • Acompanhar a resolução, individual e em grupo do desafio.

    COMENTÁRIO:

    Os desafios matemáticos, além de sempre muito estimulantes por prenderem a atenção do aluno, também podem se tornar valiosos auxiliares para a compreensão e a fixação de conteúdos.

    Referência:

    GIOVANNI, José Ruy; PARENTE, Eduardo. Aprendendo Matemática.1ª ed.São Paulo: Editora FTD, 2002.



  • postado por 77877 as 04:43:04




    2 comentários:

    Adamar de Oliveira Silva:

    Muito legal a problemática proposta!
    Dá pra fazer uma ponte dos conteúdos de potenciação aqui apresentados.
    É uma pena que muitos de nossos colegas profºs ainda não enxergam informações tão valiosas para melorar a prática de ensino na matemática.

    12/10/2011 19:01:31
    Amanda:

    parabéns pela iniciativa! o site ficou muito legal!
    abraços!!

    27/06/2008 15:05:32
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