Espaço do Esporte
Espaço do Esporte

quinta, 13 maio, 2010
Bate-papo com Julius Carvalho: "Enquanto o futebol capixaba não for visto como um produto, vai continuar tudo da mesma forma"

Já são 17 anos sem um time na Série A do futebol brasileiro e 12 anos sem passar para a segunda fase da Copa do Brasil. O futebol "Série D" do Espírito Santo foi apenas um dos assuntos no bate-papo que tive, na última terça (11), com Julius Cézar Carvalho, jornalista e editor do programa Estação Esporte, da TV Gazeta, afiliada da Rede Globo no Estado.

Atuando no Jornalismo Esportivo Capixaba desde 1986, Julius, de 50 anos, sabe bem qual o principal problema do futebol profissional do Espírito Santo. "Enquanto o futebol não for visto como um bom produto, vai continuar tudo da mesma forma. Só a paixão pelo esporte não resolve. Se o torcedor tiver a garantia de que vai pagar para ter um bom espetáculo, um bom estádio, ver um bom gramado e ter um local limpo, a coisa pode começar a mudar. É preciso fazer promoções inteligentes para atrair a criança", diz.

Analisando o desporto do Estado como um todo, Julius é enfático. "Eu coloco o esporte capixaba hoje em duas frentes: o esporte amador, que deu certo, e o futebol, que deu errado", afirma ele, que tem o vôlei como esporte preferido. "Cheguei a fazer um curso de arbitragem, não para atuar, mas para conhecer a fundo o vôlei".

Desde que se formou, há 24 anos, Julius vem colecionando várias boas histórias dentro do jornalismo. "Fui o primeiro repórter do Estado a entrevistar a Neymara Carvalho, então com 14 anos. Hoje ela é uma pentacampeã mundial da modalidade", diz ele, que também viu o capixaba Luiz Felipe Azevedo defender a Seleção Brasileira de basquete nas Olimpíadas de Seul, em 1988. Hoje, Luiz Felipe é homem forte do basquete do Cetaf, de Vila Velha.

Sobre o atual papel da mídia na cobertura esportiva, Julius diz que o futebol ainda continuará a ser o carro-chefe nos jornais, porém, é possível dar novos direcionamentos ao Jornalismo Esportivo como um todo. "Quando a mídia trata o esporte como um fator comportamental, que cria bons hábitos, todos saem vitoriosos", conclui.

Bolsa-Atleta Capixaba

"Acho que a aplicação do bolsa-atleta deveria ser mais bem estudada. O atleta de alto nível já ganha os patrocínios privados e boas premiações em dinheiro. É certo que o governo precisa apoiar o esporte, mas em vez de dar uma bolsa de R$ 2 mil para um atleta de alto rendimento, poderia se montar um centro de treinamento em Vitória para trazer de volta atletas capixabas que saíram do Estado. No caso do vôlei de Praia, poderiam "repatriar" o Alysson, que está no Rio de Janeiro, O Fábio Luiz (Medalha de prata em Pequim), que está em Fortaleza, entre outros. Esses atletas não precisam de dinheiro do governo, pois eles já tem dos patrocinadores. Esportistas de alto nível precisam é de condições de trabalho, local estruturado com clínica de fisioterapia e sala de musculação. Ao trazer de volta esses ícones, o governo teria uma maior efetividade em projetos sociais. O garoto(a) em risco social precisa de um espelho, de uma referência. Esses atletas conhecidos dariam uma enorme contribuição. Mas tem que ser aqui no Espírito Santo. Não adianta a gente falar que o cara é capixaba e divulgar que o Fábio Luiz, por exemplo, está em Fortaleza", diz Julius.

Programa "Campeões do Futuro"

"Acho um bom projeto. Ainda não sei de que forma as prefeituras entraram como parceiras e o que cada cidade está fazendo. Mas a iniciativa é interessante. A dúvida é se o governo conseguiu atingir as prefeituras com o projeto sem incutir o lado político da coisa. Nesse sentido, o programa pode ser prejudicado justamente por divergências político-partidárias. Vontade política é tudo nesse caso. De repente a prefeitura recebe a verba, mas acaba não a aplicando direito. O programa é bom, mas tem muito a ser melhorado. Se não houver um interesse real das prefeituras, ele vai ficar no vazio".

Papel do jornalista esportivo

"Como editor do Estação Esporte, da TV Gazeta, a gente tem prestado muitos serviços, visitando academias populares, e apostando na fórmula de estimular a prática esportiva entre os telespectadores. O importante é deixar claro que praticar esporte não é apenas uma forma de queimar calorias, mas de ampliação do círculo social. Consequentemente, a pessoa vai acabar estimulando outras a entrarem na prática esportiva. Quanto mais gente estiver envolvida nesse processo, menos pessoas estarão nos bares se embebedando, nas esquinas se drogando e coisas do tipo. Quem pratica esporte acaba virando referência para um sedentário".

Relação esporte X cobertura da mídia

"Eu acho que é possível fazer um excelente jornalismo dentro de uma realidade esportiva ruim, como a nossa. Já participei de várias palestras em que os dirigentes responsabilizaram o jornalismo esportivo pela má fase do futebol capixaba, justamente pelo pouco espaço que este esporte tem na mídia. Não é por aí. O futebol capixaba só vai crescer quando tiver boa gestão, pessoas competentes e políticos compromissados. Nenhum patrocinador vai colocar dinheiro em um negócio desacreditado. O esporte amador sim, esse rende e precisa de uma boa abordagem. A imprensa tem o dever de massificar os bons projetos e as boas ideias. Mas o bom profissional nem sempre depende de um esporte profissional forte para ser bom".

postado por 102254 as 01:19:18
5 comentários:

eietdkrl:
2UB80n <a href="http://thaswbjrwivt.com/">thaswbjrwivt</a>, [url=http://rlibbkybpxpd.com/]rlibbkybpxpd[/url], [link=http://lmfvtzaxmsum.com/]lmfvtzaxmsum[/link], http://oyxvhebykveh.com/
domingo, julho 31, 2011 01:24
eietdkrl:
2UB80n <a href="http://thaswbjrwivt.com/">thaswbjrwivt</a>, [url=http://rlibbkybpxpd.com/]rlibbkybpxpd[/url], [link=http://lmfvtzaxmsum.com/]lmfvtzaxmsum[/link], http://oyxvhebykveh.com/
domingo, julho 31, 2011 01:24
xrwxja:
4r1L98 <a href="http://lyuoawjjimgv.com/">lyuoawjjimgv</a>, [url=http://uojfwqtfeorw.com/]uojfwqtfeorw[/url], [link=http://fzvaoswfqlrf.com/]fzvaoswfqlrf[/link], http://ooatralifucz.com/
quinta, junho 09, 2011 02:01
xrwxja:
4r1L98 <a href="http://lyuoawjjimgv.com/">lyuoawjjimgv</a>, [url=http://uojfwqtfeorw.com/]uojfwqtfeorw[/url], [link=http://fzvaoswfqlrf.com/]fzvaoswfqlrf[/link], http://ooatralifucz.com/
quinta, junho 09, 2011 02:01
Júnior Costa:
Rodrigo, bom dia!

Achei muito interessante a entrevista que realizou com Julius César, que é sem dúvida, um dos grandes nomes do nosso jornalismo esportivo. Mas, como citaram dois pontos envolvidos na política de esportes desenvolvida pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), nos dois primeiros trechos do bate-bola, gostaria de fazer dois esclarecimentos, para completar a matéria.

1º O Bolsa-Atleta Capixaba é um programa que foi criado para premiar nossos atletas de alto rendimento, que representam o Estado em competições nacionais e internacionais e que merecem esse reconhecimento. Além disso, a Sesport e o Governo do Estado entendem que esse programa vai fortalecer ainda mais a estrutura para que nossos atletas continuem buscando resultados expressivos. Lembramos que não são todos os atletas que possuem patrocínios. E mesmo os que possuem, não são o suficiente para mantê-los em competições internacionais. Temos muitos atletas que usam dinheiro de premiação para viajar e competir. Sobre a infraestrutura para treinamento, a Sesport está reformando o antigo Deares, que passou a ser nossa sede e, em breve, se tornará o Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, um CT Estadual que vai receber (hoje já recebe muitas equipes para treinamentos) atletas e equipes de ponta para treinar. No projeto, que já está sendo colocado em prática, teremos duas quadras para vôlei de praia, um ginásio exclusivo para lutas, um ginásio para ginástica olímpica, pois um espaço já abriga a ginástica rítmica, a piscina passará por ampla reforma, mas hoje já está em funcionamento. Enfim, é um projeto que vai nos permitir ser referência no esporte de alto rendimento. Inclusive, se quiser conhecer o projeto entre em contato conosco.

2º O Projeto de inclusão social Campeões de Futuro é um fruto de muito trabalho da Sesport e do Governo do Estado de alinhar esporte e educação. Oferecemos esse projeto nos 78 municípios do Estado, que recebem equipamentos, uniforme e só precisam disponibilizar espaço e um profissional da educação física para coordenar o núcleo. Ele, não possui cunho eleitoreiro e sim, um caráter social para afastar crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos da criminalidade. Lógico que alguns talentos já surgiram e foram, inclusive, destaque nas olimpíadas escolares nacional. Mas esse não é nosso objetivo. Nosso maior objetivo é oferecer a quem não possui condições, sair do risco social e transformar a vida através do esporte e da educação.

Enfim, parabenizamos pelo espaço e pela dedicação ao esporte capixaba. Qualquer dúvida entre em contato conosco ou nos faça uma visita e conheça nosso espaço e projetos.
segunda, maio 17, 2010 10:32
Comente este post
Início
Perfil
102254
Meu Perfil

Meus Links
>> Blog Grátis
Criar Blog
Manta Absorvente de Óleo
Hoteis

Palavras-Chave
>> Esporte
>> Jornalismo
>> Esportivo
>> Futebol
>> Capixaba
>> Julius
>> Cézar
>> Carvalho
>> Entrevista

Favoritos
Blog Celestino
Espaço do Esporte
CONEXÃO FUTEBOL
CLÁSSICOS
Blog do Gilson Monteiro
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
>> A maldição da melhor campanha na Taça Libertadores
>> Mais do mesmo: Governo do Espírito Santo anuncia o Bolsa-Atleta para 55 nomes do Estado
>> Obrigado, Armando Nogueira
>> A evolução de Fabiana Murer no salto com vara
>> Impressões finais sobre a participação brasileira no Mundial Indoor
>> Ícone do salto com vara mundial completa 50 anos nesta terça
>> Calendário de provas de rua no Espírito Santo em 2010
>> Fatos do dia: Sanya Richards completa 25 anos nesta sexta
>> CBAt adia julgamento dos atletas brasileiros flagrados no antidoping
>> Novo recorde sul-americano indoor do salto com vara

Arquivos
2010, 01 julho
2010, 01 junho
2010, 01 maio
2010, 01 março
2010, 01 fevereiro
2010, 01 janeiro
2009, 01 dezembro
2009, 01 novembro
2009, 01 outubro
2009, 01 setembro
2009, 01 agosto
2009, 01 julho
2009, 01 junho
2009, 01 maio
2009, 01 abril
2009, 01 março
2009, 01 fevereiro
2009, 01 janeiro
2008, 01 dezembro
2008, 01 novembro
2008, 01 outubro

23140 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..