Espaço do Esporte
Espaço do Esporte

quinta, 27 maio, 2010
Bolsa-Atleta Capixaba é oficializado no Palácio Anchieta

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport), realizou nesta quarta-feira (26), a assinatura do Termo de Adesão dos atletas contemplados com o programa Bolsa-Atleta Capixaba. O evento ocorreu no Palácio Anchieta, em Vitória, e contou com a presença de atletas beneficiados, dirigentes esportivos e autoridades.
Nessa primeira fase o programa vai beneficiar 55 atletas já selecionados. A partir do próximo mês, até junho de 2011, eles receberão do Governo do Estado incentivos mensais entre R$ 500,00 e R$ 2 mil. Segundo a Sesport, em breve, um novo edital vai selecionar outros 45 atletas, totalizando 100 bolsas neste ano.
Os nomes dos atletas contemplados com o benefício foram divulgados no início de maio. Dentre os nomes estão os dos tetracampeões mundiais de futebol de areia Mão, Bruno Malias e Buru; o recordista mundial em voo à distância, Frank Brown; a pentacampeã mundial de bodyboarding, Neymara Carvalho; além de cinco atletas em idade escolar.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Sesport, nem todos os atletas de alto nível que foram contemplados conseguem se manter apenas com as premiações. "O Bolsa-Atleta Capixaba foi criado para premiar os atletas de alto rendimento que representam o Estado em competições nacionais e internacionais. Não são todos os atletas que possuem patrocínios. E mesmo os que possuem, não são o suficiente para mantê-los nos torneios. Temos muitos atletas que usam dinheiro de premiação para viajar e competir", afirmou Júnior Costa, assessor de imprensa da Sesport.

Indagada sobre a pouquíssima quantidade e o baixo valor das bolsas para atletas da base, a mesma assessoria respondeu que o planejamento do programa não foi de responsabilidade exclusiva da Sesport. "O Bolsa-Atleta Capixaba foi amplamente debatido, estudado, e reformulado. Passou pelo critério de todos os desportistas capixabas. Então, se hoje é assim, foi porque os presidentes de federações, que são os gestores do esporte capixaba, acharam melhor assim. Não houve imposição da Sesport ou do Governo do Estado".

Questionada sobre a falta da infra-estrutura mínima para os esportes olímpicos no Estado, a Sesport afirmou que existem projetos em andamento para melhorar esse panorama. "Estamos reformando o antigo Deares que, em breve, se tornará o Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, recebendo atletas de ponta para treinar. No projeto, que já está sendo colocado em prática, teremos duas quadras para vôlei de praia, um ginásio exclusivo para lutas e um ginásio para ginástica olímpica. Já temos um espaço para a ginástica rítmica e a piscina passará por ampla reforma. É um projeto que vai nos permitir ser referência no esporte de alto rendimento".

 

Atletismo e a antiga promessa da Pista da Ufes

 

No que depender da Sesport e do Governo do Espírito Santo, os praticantes de atletismo no Espírito Santo ainda ficarão dois anos sem um espaço digno para seus treinamentos. O complexo esportivo da Ufes, prometido no 1º semestre de 2009 pelo antigo secretário Luciano Rezende ( www.uniblog.com.br/espacodoesporte/396484/luciano-rezende-a-pista-da-ufes-vai-sair.html ), já está engavetado. "A pista de atletismo da Ufes foi realmente debatida pelo ex-secretário Luciano Rezende, que por muitas vezes se reuniu com o reitor da Universidade para resolver o problema. Chegou a levar o problema a Brasília para uma possível solução, mas o Governo Federal impediu o convênio para a construção do espaço, pois a área pertence à União", afirmou Junior Costa.

Segundo a Sesport, o atletismo capixaba será premiado com a tão sonhada pista oficial emborrachada, mas apenas em 2013. "A pista de atletismo do Espírito Santo já está garantida e será entregue em breve, com a construção do Novo Estádio Estadual Kleber Andrade", disse. Sobre uma eventual concorrência com o futebol no novo estádio de Cariacica, a Secretaria negou que isso vá ocorrer. "O estádio não deve ser visto por vocês ou pelos atletas como uma bola dividida com o futebol capixaba. O Kleber Andrade terá um modelo de gestão profissional e assim como já existe em Belém (PA), teremos um calendário programado e que atenderá ambas as modalidades".

postado por 102254 as 01:34:07
1 comentários:

MIKEIAS TREVEZANI:
PARABENS AOS ATLETAS Q FORAM CONTEMPLADOS COM O BOLSA-ATLETA EM SUAS MODALIDADES.PENA Q O GOVERNO DO ESTADO NÃO COLOCOU ENTRE AS MODALIDADES O MOUNTAIN BIKE Q A CADA ANO VEM SE MULTIPLICANDO O NUMERO DE PARTICIPANTES,SO Q AQUI NO ES NÃO SE TEM APOIO...
quarta, dezembro 29, 2010 04:20
Comente este post
Início
Perfil
102254
Meu Perfil

Meus Links
>> Blog Grátis
Criar Blog
Manta Absorvente de Óleo
Hoteis

Palavras-Chave
>> Bolsa
>> Atleta
>> Capixaba
>> Esporte
>> Base
>> Pista
>> Atletismo
>> Ufes
>> Kléber
>> Andrade
>> Sesport

Favoritos
Blog Celestino
Espaço do Esporte
CONEXÃO FUTEBOL
CLÁSSICOS
Blog do Gilson Monteiro
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
>> 8ª Corrida do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar - tempos e colocações
>> Corrida Rústica do Batalhão de Trânsito da PM reúne 800 atletas nas ruas de Vitória
>> Projeto de inclusão social na Serra/ES já tem 45 crianças envolvidas
>> Bate-papo com Julius Carvalho: "Enquanto o futebol capixaba não for visto como um produto, vai continuar tudo da mesma forma"
>> A maldição da melhor campanha na Taça Libertadores
>> Mais do mesmo: Governo do Espírito Santo anuncia o Bolsa-Atleta para 55 nomes do Estado
>> Obrigado, Armando Nogueira
>> A evolução de Fabiana Murer no salto com vara
>> Impressões finais sobre a participação brasileira no Mundial Indoor
>> Ícone do salto com vara mundial completa 50 anos nesta terça

Arquivos
2010, 01 julho
2010, 01 junho
2010, 01 maio
2010, 01 março
2010, 01 fevereiro
2010, 01 janeiro
2009, 01 dezembro
2009, 01 novembro
2009, 01 outubro
2009, 01 setembro
2009, 01 agosto
2009, 01 julho
2009, 01 junho
2009, 01 maio
2009, 01 abril
2009, 01 março
2009, 01 fevereiro
2009, 01 janeiro
2008, 01 dezembro
2008, 01 novembro
2008, 01 outubro

23140 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..