Alunos 2010 - Profªs Vilma e Fátima
Alunos 2010 - Profªs Vilma e Fátima
quinta, 14 outubro, 2010
Dica de cursos e EMPREGOS

Dica para quem dar uma "ajudinha" no currículo e no seu conhecimento

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ou
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Curso Administração do Tempo --> http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao25165&id=25476&url=cursos/tempo.asp

Educação a Distância - 10 Motivos para Estudar
Motivo 1 Rápido e Prático motivo 1

Fazer Cursos Online é uma forma rápida e prática de aprender.É possível iniciar um curso em qualquer dia, não é necessário apresentar documentos ou participar de processos burocráticos para iniciar as aulas.

      Motivo 1 Valores Acessíveis motivo 2

Nossos cursos variam entre R$ 20,00 e R$ 60,00. Um treinamento parecido em outras instituições pode custar mais de R$ 500,00. Nossa eficiência e alto volume de alunos possibilitam oferecer cursos de alta qualidade por valores reduzidos. Além disso, não há nenhuma cobrança de mensalidade em nossos cursos, eles são pagos uma única vez.

      Motivo 1 Flexibilidade motivo 3

O processo é totalmente flexível:Flexibilidade de Local, Flexibilidade de Horário, Flexibilidade deDuração do Curso. Estude de onde preferir, da sua casa, trabalho,faculdade, lan-house ou de qualquer computador, faça nos seus horários disponíveis e conclua os cursos em quanto tempo desejar. Tudo é feito de acordo com seu ritmo, sem compromisso com prazos e horários fixos.

      Motivo 1 Não necessita se locomover motivo 4

Fazendo nossos Cursos Online você não gasta com locomoção até uma escola presencial, não perde tempo no trânsito. Isso significa mais tempo livre para estudar, resultando em um melhor aproveitamento.

      Motivo 1 Banco de Currículos motivo 5

Diversas empresas contatam-nos e solicitam indicações de alunos para vagas deemprego. Ao estudar conosco, você pode incluir seu currículo no Banco de Currículos e ser indicado para vagas relacionadas aos cursos feitos.

      Motivo 1 Certificado Válido em Todo o Brasil motivo 6

O Certificado é válido em todo o Brasil e em vários outros países, elepode ser utilizado em faculdades, empresas públicas e privadas,concursos e provas de título, entre outros.

      Motivo 1 Empresa Mantenedora da ABED motivo 7

O Cursos 24 Horas é uma empresa mantenedora da ABED - AssociaçãoBrasileira de Educação a Distância. Nosso nome e logo é exibido na página de Mantenedores da ABED.

      Motivo 1 Funcionários treinados conosco

Outra prova de qualidade do sistema de ensino é o número de empresas que já tiveram funcionários treinados conosco.

      Motivo 1 Seu Currículo fica Atualizado motivo 9

Todos os cursos podem ser incluídos em seu currículo. As pesquisas comprovam que manter o currículo atualizado é uma das formas mais eficientes para ser promovido, conseguir um novo emprego, ou até mesmo evitar uma demissão do emprego atual.

      Motivo 1 Professores Altamente Qualificados motivo 10

Uma equipe de professores altamente qualificados fica à disposição para atender aos alunos, corrigindo exercícios, enviando material adicional e tirando todas as dúvidas que possam surgir durante o curso.

 
Clique no link abaixo e conheça todos os cursos:
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postado por 54097 as 01:46:19 # 1 comentários
terça, 14 setembro, 2010
Escolha um dos Títulos abaixo e faça um texo. Pode ser poema, em prosa ou um soneto

Sementes da: Família, Paz, Saudade,  Fraternidade, Solidariedade, União, Colaboração,Compreensão, Alegria, Prosperidade, Confiança, Conquista, Sinceridade,Honestidade, Perfeição, Esperança, Determinação; do: Sucesso.

Lembre-se da estrutura do soneto:                                                                                                                      14 versos sendo: 4 versos na 1ª e na 2ª estrofes, 3 versos na 3ª e 4ª estrofes



postado por 54097 as 02:33:46 # 0 comentários
Textos para o Concurso 2010 para Coletânea

Sementes do Amanhã

Erasmo Carlos     Composição: Gonzaga Jr.

Ontem o menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
                     

postado por 54097 as 02:25:01 # 0 comentários
quinta, 26 agosto, 2010
Sementes da vida

      Queres ter um futuro maravilhoso? É simples: vive o presente de maneira maravilhosa. Aquilo que semear hoje, recolherás amanhã. Não há nada de incerto no futuro. Ele é a resposta do presente. Não te angustiar,arregaça as mangas e começas a semear sementes positivas e construtivas que se tornarão árvores gigantescas e vigorosas no futuro.

     A semente de hoje é a árvore de amanhã. Se não plantar hoje, não haverá árvore e nem frutos amanhã. Semeia hoje o que queres colher amanhã. O primeiro passo para um futuro melhor é escolher o que tu desejas colher. Quais são seus projetos? O que pretende conseguir a curto,médio e longo prazo? Lembra-te que, se não sabes para onde vai,chegarás ao lugar errado.

      Escolhas a semente. Não pode ser qualquer semente e nem qualquer projeto. Para bem determinar o que pretendes, lembra-te de que a tua escolha será acertada se te inspirar forte motivação e se te entusiasmar a seguir por essa estrada. Motivação e entusiasmo são asforças vigorosas que rompem todas as barreiras rumo ao futuro. São as energias impulsionadoras que conduzem ao sucesso.
       Não importa se estás a atravessar um momento difícil, acalma-te agora,levanta a cabeça, sorri e digas a ti mesmo que todas as adversidades carregam em si a semente de um benefício maior.

       Projete o futuro, mas vives intensamente o presente. O presente é um presente de Deus, que deve ser desfrutado. Se hoje você vai bem, nofuturo irá melhor. Se hoje acredita em ti, nas tuas capacidades, teu futuro será um sucesso!




postado por 54097 as 11:33:21 # 0 comentários
Livro "A Semente da Verdade"

A semente da verdade

Conto folclórico oriental

O imperador precisava achar um sucessor. Sem filhos, nem parentes próximos, ele decidiu chamar todas as crianças do reino.
Thai foi uma delas. Ele era um ótimo menino. Dedicava-se ao jardim de sua casa e cada planta tocada por ele crescia viçosa e forte.
No dia marcado, dirigiu-se até o palácio, onde havia milhares de pequenos súditos. O imperador disse:
-Crianças, preciso escolher o meu sucessor entre vocês. Vou lhes dar uma tarefa. Aqui estão algumas sementes e quero que vocês as cultivem. O trono será daquele que me trouxer, daqui a um ano, a planta mais bonita.
Thai era um excelente jardineiro e com certeza faria muito bem o que o imperador pediu. Porém, por mais que se esforçasse, a semente não brotava. O menino fez tudo o que podia, mas seus esforços não adiantaram.
Até o dia de apresentar a planta ao imperador, a sementede Thai não havia brotado e o menino estava tão preocupado que não queria enfrentar as outras crianças, porém seu avô disse:
- Você é honesto. Vá até o imperador e diga a verdade. Sua dedicação foi máxima,mas a semente não brotou. Não se envergonhe, querido, apenas explique o que você fez, pois devemos sempre agir com honestidade, buscando a felicidade, sem que a nossa alegria faça alguém infeliz.
Thai obedeceu ao avô e foi ao palácio. Entretanto, ao chegar lá, ficou assustado, pois era a única criança que não levava consigo uma belíssima planta.
O imperador chamava as crianças e examinava os vasos. Não sorria e nem esboçava contentamento.
Thai estava muito nervoso, pois se o imperador não havia até agora aprovado aquelas plantas maravilhosas, o que não diria de seu vaso sem nada?
Thai foi ficando para trás e, quando se deu conta, era o último da fila. Mas sua vez chegou e ele não poderia mais adiar o encontro com o imperador.
-Vejamos, meu jovem, o que tem aí para mim.
Thai não pôde mais evitar as lágrimas. Com a cabeça baixa, mostrou o vaso ao imperador e disse:
-Senhor, sou um jardineiro e uma de minhas virtudes é a perseverança,mas por mais que eu tenha me esforçado, a semente não brotou. Meu avô ajudou a pensar sobre o que fazer e optei por dizer a verdade, contar meu esforço e pedir-lhe perdão.
- Não se envergonhe, criança, você fez o certo. A sua grande virtude foi dizer a verdade, pois eu havia queimado todas as sementes e nenhuma poderia germinar. Portanto, você foi o único que, de fato, plantou a semente da verdade.

"Algumas vezes a verdade não é tão bonita quanto uma flor, mas precisamos  encará-la com coragem para vencer os grandes desafios."

postado por 54097 as 11:23:04 # 2 comentários
A Semente da Amizade


A semente da amizade


Um dia desses, comecei a preparar,
Uma terra fértil para poder plantar,
A semente da amizade,
Que, com afetividade, haveria de germinar.
 
Confiança e generosidade,
Humildade e lealdade talvez fossem a essência.
Se eu der o primeiro passo e ligar para as pessoas, pensei
A semente da amizade há de se consolidar!

Logo pensei na cumplicidade,
Na adversidade e na dificuldade,
Que, com tenacidade,
O ombro amigo vai logo amparar.

Misturei então cordialidade e compreensão,
Uma dose de humor e um pouco de riso,
Para que atitudes positivas, não fossem em vão,
Pois até o inferno ta cheio de boa intenção.
Fui logo pensando que amigo eu queria.

Bem, desde que fosse amigo, todos serviam!
Testemunha do passado e companheiro do futuro?
Todos eles eu queria.
Amigo do peito tem imperfeição,
Mas grandeza de caráter marca sua determinação,
Pois ele, antes de tudo, sabe ouvir com atenção,
O que diz seu coração.

Na minha plantação, vi-me perdido em devaneio,
E fiquei a imaginar, onde amigos encontrar,
Mas logo percebi, maravilhado,
Que há potenciais amigos por todo lado.

Como regar patrimônio tão valioso, fiquei a indagar,
Sem saber resposta, comecei caminhos examinar,
De repente encontrei respeito, apreço e atenção,
como princípios permanentes desta grande construção.

Em você(s) amigo(s) de coração!



postado por 54097 as 11:15:46 # 0 comentários
segunda, 23 agosto, 2010
Folclore: Parlendas

Parlendas

São rimas infantis, em versos de cinco ou seis sílabas, para divertir, ajudar a memorizar, ou escolher quem fará tal ou qual  brinquedo.( dicionário Aurélio)

Parlendas:

-Amanhã é domingo, pé de cachimbo.
O cachimbo é de ouro, bate no touro.
O touro é valente, bate na gente.
A gente é fraco, cai no buraco.
O buraco é fundo, acabou-se o mundo.

-O Papagaio come milho.
periquito leva a fama.
Cantam uns e choram outros
Triste sina de quem ama.

-Um, dois, feijão com arroz,
Três, quatro, feijão no prato,
Cinco, seis, falar inglês,
Sete, oito, comer biscoito,
Nove, dez, comer pastéis.

-Eu sou pequena,
Da perna grossa,
Vestido curto,
Papai não gosta

-Por de trás daquele morro,
Passa boi, passa boiada,
Também passa moreninha,
De cabelo cacheado

-Tropeiro fala de burro,
Vaqueiro fala de boi,
Jovem fala de namorada,
Velho fala que foi.

-Era uma bruxa
À meia-noite
Em um castelo mal-assombrado
com uma faca na mão
Passando manteiga no pão

-A sempre-viva quando nasce,
toma conta do jardim
Eu também quero arranjar
Quem tome conta de mim

-Batatinha quando nasce,
Se esparrama pelo chão,
Mamãezinha quando dorme,
Põe a mão no coração.

-Palminha
Palma, palminha,
Palminha de Guiné
Pra quando papai vié,
Mamãe dá a papinha,
Vovó bate cipó,
Na bundinha do nenê.

- Homem com homem
Mulher com mulher
Faca sem ponta
Galinha sem pé

- Enganei um bobo
Na casca do ovo!

-Uni, duni,tê
Uni, duni, tê,
Salamê, mingüê,
Um sorvete colorê,
O escolhido foi você!

- O cochicho
Quem cochicha,
O rabo espicha,
Come pão
Com lagartixa

- Rei Capitão
Rei, capitão,
Soldado, ladrão.
Moça bonita
Do meu coração

- Fui à feira
Fui à feira comprar uva.Encontrei uma coruja,
Pisei no rabo dela.
Ela me chamou de cara suja

-Os dedos
Dedo mindinho,
Seu vizinho,
Pai de todos,
Fura bolo,
Mata piolho..

- Batatinha quando nasce
se esparrama pelo chão.
Menininha quando dorme
põe a mão no coração.

- Chuva e sol, casamento
de espanhol.
Sol e chuva, casamento
de viúva.

- Meio dia
Meio dia,
Panela no fogo,
Barriga vazia.
Macaco torrado,
Que vem da Bahia,
Fazendo careta,
Pra dona Sofia.

- PAPAGAIO LOURO
Papagaio luoro
Do bico dourado
Leva essa cartinha
Pro meu namorado
Se tiver dormindo
Bate na porta
Se tiver acordado
Deixe o recado.

- Botequim
Fui ao botequim
Tomar café.
Encontrei um cachorrinho
De rabinho em pé.
Sai pra fora, cachorrinho,
Que eu te dou um pontapé!

Andando pelo caminho
Fui andando pelo caminho.
Éramos três,
Comigo quatro.
Subimos os três no morro,
Comigo quatro.
Encontramos três burros,
Comigo quatro.

- Perna de pato
Entrou pela perna do pato,
Saiu pela perna do pinto.
O rei mandou dizer
Que quem quiser
Que conte cinco:
Um, dois, três, quatro, cinco

-Pinto pelado
Pinto pelado
Caiu do telhado,
Perdeu uma perna,
Ficou aleijado

-A mulher morreu
Lá na rua vinte e quatro,
a mulher matou o gato, com a sola do sapato,
o sapato estremeceu a mulher morreu o culpado não fui eu.

-La em cima do piano
tem um copo de veneno
Quem bebeu, morreu
O azar foi seu.

-Agá, agá
A galinha quer botar
Ijê, Ijê
Minha mãe me deu uma surra
fui parar no Tietê
Alô,Alô
O Galo já cantou
Amarelo, amarelo
Fui parar no cemitério
Roxo, roxo,
Fui parar dentro do cocho

-Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, pimenta
Um, dois, três.

- Cadê o toucinho que estava aqui?
O Gato comeu
Cadê o gato?
No mato
Cade o mato?
O fogo queimou
Cadê o fogo?
A água apagou
Cadê a água?
O Boi bebeu
Cadê o boi?
Amassando o trigo
Cadê o trigo?
A galinha espalhou
Cadê a galinha?
Botando ovo
Cadê o ovo?
O padre bebeu
Cadê o padre?
Rezando missa
Cadê a missa?
Tá na capela
Cadê a Capela?
Ta aqui.........

-Bão Balalão
Bão, babalão,
Senhor Capitão,
Espada na cinta,
Ginete na mão.
Em terra de mouro
Morreu seu irmão,
Cozido e assado
No seu caldeirão

Ou
Bão-balalão!
Senhor capitão!
Em terras de mouro
Morreu meu irmão,
Cozido e assado
Em um caldeirão;
Eu vi uma velha
Com um prato na mão,

-Corre,Cutia

Corre, Cutia,
Na casa da Tia
Corre Cipó
Na casa da Avó
Lencinho na mão
caiu no chão
Moça bonita
Do meu coraão
Um,dois, três

-Quem é?
É o padeiro
E o que quer?
Dinheiro
Pode entrar
que eu vou buscar
O seu dinheiro
Lá embaixo do travesseiro

-Batalhão
Batalhão, lhão, lhão, quem não entrar é um bobão. Abacaxi, xi, xi quemnão sai é um saci. Beterraba, aba, aba, quem errar é uma diaba.Borboleta, leta, leta, quem errar é uma capeta.

-PEDRINHA
Pisei na pedrinha,
A pedrinha rolou
Pisquei pro mocinho,
Mocinho gostou
Contei pra mamãe
Mamãe nem ligou
Contei pro papai,
Chinelo cantou.

Folclore brasileiro: Parlendas.


postado por 54097 as 11:27:34 # 9 comentários
quinta, 19 agosto, 2010
Trabalho 1 (3º bimestre) Português

                 Texto: Um velho Galo Matreiro

Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa desapontada, murmurou consigo:  "Deixe estar, seu malandro, que já te curo..."
 Em voz alta:

 - Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro,gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinhas, todos os bichos andam agoraa os beijos, como namorados. Desça desse poleiro e venha receber o meu abraço de paz e amor.

- Muito bem! - exclama ogalo. - Não imagina como tal notícia me alegra!
Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldade e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... Como lá vêm vindo três cachorros,acho bom esperá-los, para que também eles tomem parte na confraternização.
Ao ouvir falar em cachorro Dona Raposa não quis saber de história, e tratou depôr-se ao fresco, dizendo:

 - Infelizmente, amigo,tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para a outra vez a festa, sim? Até logo.  E raspou-se.

“Contra esperteza, esperteza e meia.”
                                                                                               Monteiro Lobato

                                                                               do livro Fábulas e Historias diversas

Interpretação do texto

1) Este texto é:    c- uma fábula                          

   2-As personagens principais são:  b- O Galo e a Dona  Raposa                                                                                       

3-Supõe-se quea história acontece:              

a- Numa mata              
 

4)“A raposa desapontada, murmurou...”, murmurou quer dizer que:

d- falou em voz baixa

 5- Diante da reação da raposa quando o galo referiu-se aos três cães, pode-se dizer que:

d- O Galo queria confraternizar com os cães.

 6- Coloque os acontecimentos de acordo com tempo cronológico :

--> a-( 1)    b-(3 )   c-(4 ) d- ( 2  )   e- (5)

 7- No texto, o tempo psicológico pode ser destacado quando:

a- a raposa tem o desejo de enganar o velho matreiro                                                         

 8- Numere as palavras colocando-as na ordem do dicionário:

cachorro, cães, cordeiro, galinhas, galo, gavião, lobo, onça, pinto, raposa,veado,   

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Produção de texto: (vale 2 pontos)

Faça um texto usando o provérbio “Contra esperteza, esperteza e meia”                                    


postado por 54097 as 12:00:32 # 0 comentários
quarta, 18 agosto, 2010
Trabalho 1 (3º bimestre)

Passe as frases abaixo para o Inglês:

 

1- Hoje estou muito feliz.

2- Aqui , na classe tem 34 estudantes.

3- Marilyn tem 28 anos de idade.

4- Adoro minha família: meu pai, minha mãe e irmãos.

5- Amarelo,  azul e vermelho; são as cores da escola de Luzia.

   

 

 

 Correção do trabalho


1- Hoje estou muito feliz.

    Today I am very happy.


 

2-  Aqui , na classe tem 34 estudantes.

    Here,the class has thirty-four students.


 

3- Marilyn tem 28 anos de idade.

    Marilyn has twenty-eight years old.


 

4- Adoro minha família: meu pai, minha mãe e irmãos.

    Ilove my family: my father, my mother and brothers.


 

5-   Amarelo,  azul e vermelho; são as cores da escola de Luzia.

    Yellow, blue and red, are the school colors of Luzia.


postado por 54097 as 11:41:48 # 0 comentários
quarta, 11 agosto, 2010
Música

Depende de Nós
Ivan Lins
Composição: Ivan Lins / Vitor Martins

Depende de nós
Quem já foi
Ou ainda é criança
Que acredita
Ou tem esperança
Quem faz tudo
Pr'um mundo melhor...

Depende de nós
Que o circo
Esteja armado
Que o palhaço
Esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente
Precise sonhar...

Que os ventos
Cantem nos galhos
Que as folhas
Bebam orvalhos
Que o sol descortine
Mais as manhãs...

Depende de nós
Se esse mundo
Ainda tem jeito
Apesar do que
O homem tem feito
Se a vida sobreviverá...

Que os ventos
Cantem nos galhos
Que as folhas
Bebam orvalhos
Que o sol descortine
Mais as manhãs...

Depende de nós
Se esse mundo
Ainda tem jeito
Apesar do que
O homem tem feito
Se a vida sobreviverá...

Depende de nós
Quem já foi
Ou ainda é criança
Que acredita
Ou tem esperança
Quem faz tudo
Pr'um mundo melhor...

Depende de nós!
Depende de nós!
Depende de nós!...

postado por 54097 as 05:39:13 # 0 comentários
terça, 10 agosto, 2010
Música

Fico Assim Sem Você
Claudinho e Bochecha
Composição: Abdullah / Caca Moraes

Avião sem asa,
Fogueira sem brasa,
Sou eu assim, sem você
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola,
Sou eu assim, sem você...

Porque é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil auto-falantes
Vão poder falar por mim...

Amor sem beijinho,
Buchecha sem Claudinho,
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço,
Namoro sem abraço,
Sou eu assim sem você...

Tô louco prá te ver chegar
Tô louco prá te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração...

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo...

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo

Por que? Por que?

Neném sem chupeta,
Romeu sem Julieta,
Sou eu assim, sem você
Carro sem estrada,
Queijo sem goiabada,
Sou eu assim, sem você...

Você...

Porque é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil auto-falantes
Vão poder falar por mim...

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas prá poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo...

Por que? Por que? (4x)


postado por 54097 as 09:38:32 # 0 comentários
dúvidas

Auto-falante ou alto-falante?
 Professor Pasquale
Volta e meia, alguns leitores me escrevem para perguntar se as caixas de som têm auto-falantes ou alto-falantes. Alto e auto formam uma das tantas duplas de palavras parecidas na escrita e na pronúncia, mas diferentes no significado.

Palavras desse tipo são chamadas de parônimos. Um belo exemplo é a dupla eminente/iminente. Um escritor importante é eminente ou iminente? É eminente, que significa "ilustre, importante, elevado, distinto". Eiminente? É o que está para acontecer: "É iminente a chegada dele".

Outra boa dupla é ratificar e retificar, que deixa confusas muitas pessoas. Ratificar é confirmar, manter. "Ratificar a data da prova" significa"mantê-la, confirmá-la". Retificar é corrigir: "A data da realização do ENEM foi retificada". O que significa isso? Que houve alteração na data. Lembre-se de que, quando o motor de um carro está velho, cansado,é normal que se faça a retífica. Retificar o motor é consertá-lo,corrigi-lo.

Bem, e como fica a nossa duplinha (auto e alto)? Vamos lá: alto é o contrário de baixo (homemalto, homem baixo; prédio alto, prédio baixo; "Ele fala alto", "Elefala baixo").

Auto é outra história. Na verdade, auto pode ser uma palavra ou um prefixo (elemento que se antepõe a uma palavra, como o in de infeliz, o sub de subgerente). A palavra auto pode significar "ato público, solenidade" ("O auto deassinatura do contrato") ou "registro escrito e autenticado de qualquerato" (um auto de infração de trânsito, por exemplo). Auto também podeser um tipo de espetáculo teatral ou a redução da palavra automóvel("Compre seu auto nesta loja"). É daí que vem a palavra composta autoescola.

Quando é prefixo, auto significa "por si próprio", "de si próprio". Quem mantém o autocontrole mantém o controle de si mesmo. Em alguns restaurantes, existe o autosserviço (é o próprio cliente que se serve).

Por fim, é preciso lembrar que nas caixas de som temos alto-falantes e não auto-falantes. O alto-falante fala alto, propaga o som. A grafia auto-falante está errada, por um motivo bem simples: ele não fala por si próprio, apenas propaga o som que recebe de outra fonte.

No próximo domingo, a gente volta a conversar. Até lá.


postado por 54097 as 09:34:07 # 0 comentários
domingo, 08 agosto, 2010
Lição de Leitura de 09/08 à 13/08 (7ªs séries: B, C, D)

cãomício no calçadão
Reunidosno calçadão central da Avenida Atlântica, entre as Ruas Souza Aguiar eSá Ferreira, dezenas de cães participaram sábado à tarde de um comícioautorizado, em princípio, pela Administração Regional de Copacabana.Eram cachorros das mais variadas raças e dos mais diferentes tamanhos,desde Pastores Alemães até miniaturas Pintcher. Junto ao meio-fio, nolocal da concentração, um carro-choque do Batalhão de Gatos, armados deunhas e dentes, garantia a ordem.
O primeiro a subir ao tablado, que era um engradado de refrigerantes emborcado, foi um Poodle branquinho, de rabinho cotó
- Nossos donos são irresponsáveis! - gritou ele
- Abaixo os donos irresponsáveis! - respondeu a multidão raivosa (embora toda ela vacinada)
-Todo poder aos cachorros! - prosseguiu veemente o Poodle branco, cujofocinho lembrava vagamente o de Jane Fonda, e que era tido, entre oPosto 6 e o Posto 4, como o líder inconteste do Dog-Power.
Em seguida pediu a palavra um Weimaraner azulado, de olhos tristes. Do alto do caixote, falou ponderadamente:
-Meus modos if... if... (estava chorando o coitado)... Meus modosrefletem o do meu dono... Não quero mais passar vergonha sujando acalçada!
- Nós também não! - responderam em uníssono os manifestantes caninos. Lá do meio do povo, alguém latiu com voz de Pointer:
- Nossos donos precisam aprender que lugar de cachorro fazer suas "coisas" é em casa!
- Bravo! Apoiado! - concordou a cãonalhada.
-Pipi-dog! Queremos pipi-dog! - Puseram-se a ladrar cadelinha Basser -cinco ou seis, provavelmente da mesma ninhada. - Somos moças defamília, e portanto temos direito a um lugar no apartamento, ondepossamos fazer a nossa toalete em que os intrusos invadam a nossaprivacidade"
- Muito bem! Falou! Podem crer! - entoaram em coro oscinco Dobermans que moram no Edifício Chopin, um dos mais luxuosos deCopacabana, e que fazem pipi - vejam só a heresia! - na piscina doCopacabana Palace, que fica ali ao lado.
Agora, estava no tablado um musculoso Boxer, com sua cara abobalhada e seu tradicional bom coração.
-Senhoras e senhores - disse ele - sejamos objetivos. Desejo colocar emvotação uma proposta simples, de três pontos, a qual, se aprovada, seráencaminhada aos nossos donos, em forma de abaixo-assinado. Primeiroponto:
- "Quero meu pipi-dog no apartamento"
- Apoiado! - gritou a assembléia
Segundoponto: ... Mas, antes, para evitar tumulto, prefiro que os distintoscompanheiros, em vez de latirem, ladrarem, rosnarem e coisa e tal,balancem o rabo em sinal de aprovação. Aqueles que não mais possuemrabo poderiam uivar, mais docemente, pois uma de nossas preocupaçõesprincipais há de ser a de não agravar a poluição sonora, de maneira anão indispor a opinião publica contra a nossa causa...
Todos balançaram o rabo, em silêncio. A questão do orador fora aceita. Ele então prosseguiu:
- Segundo ponto: - "Queremos fazer nosso Cooper canino apenas no calçadão central da Avenida Atlântica..."
Rabinhos balançaram para lá e para cá: aprovado.
- Terceiro ponto: "É preferível que não nos levem à praia, onde involuntariamente causamos uma porção de doenças!"
Rabinhos alegres: de acordo.
- Desta forma - finalizou o Boxer - poderemos afirmar que somos felizardos e que temos donos educados!
- Nosso dono vai ser superlegal! - exclamou a assembléia, esquecendo a recomendação de só balançar o rabo.
Nessaaltura, todos ali estavam com vontade de fazer cocô e pipi. Sendoassim, o Poodle branco decidiu dar por encerrada a reunião,recomendando que os manifestantes se dispersassem em ordem.
Masnesse instante pulou no caixote um autêntico Vira-Lata, magrinho, deolhos famintos, as costelas aparecendo sob o pêlo ralo, o rabo entre aspernas.
- Irmãos! - bradou ele, ou melhor, essa palavra num gemido -Irmãos! Todos somos irmãos! Todos os cachorros são iguais! Portanto, overdadeiro problema não está no pipi-dog doméstico nem no pinicão deapartamento. O necessário é que todos nós, os de pedigrees e os da rua,os de raça e os vira-latas, tenhamos, todos. direito aos cuidadosveterinários periódicos, à vacinação gratuita, à alimentação farta ebalanceada, à coleira protetora com sua placa de identificação, aosbanhos seguidos de talcos contra pulgas.. Viva pois a revolução! Todo opoder aos cachorros, sem distinção de raça, cor ou credo!
-Uh! Fora!- gritaram os cães de luxo, que pertencem todos, naturalmente, àDireita, e preferem que as coisas continuem como estão, no plano dajustiça social. - Fora! Sarnento! Babão! Comedor de restos! Ralé!
Amultidão de sócios do Kennel Club avançou na direção do anarquista,rosnando ameaçadoramente. Foi preciso que os gatos salvassem oVira-Lata do linchamento inevitável, para o que o cercaram, dispersandoa cachorrada com bomba de gás lacrimogêneo.
Em seguida, o Batalhãode Gatos levou o Vira-Lata para o lugar adequado a essa espécieagitador. ele agora está sendo processado e é capaz de passar o restoda vida num canil-presídio. Acusação: trata-se de um CÃOMUNISTA.

José Carlos de Oliveira

Do livro as cem melhores crônicas brasileiras – seleção de Joaquim Ferreira dos Santos

Atividade de produção de texto

Faça um comentário sobre o texto lido comparando-o a nossa realidade. Há diferenças e semelhanças, explique-as.

postado por 54097 as 09:04:10 # 0 comentários
Lição de Leitura de 09/08 à 13/08 (6º anos A)

No mês de agosto comemoramos o Folclore (dia 22), e dizem também que é o mês do cachorro louco, será mito, superstição... ou verdade? Pesquise sobre "O Folclore brasileiro" e por que dizem que é o mês do cachorro louco. Enquanto não temos a resposta, vamos ler alguns textos com "cães".

Cão! Cão! Cão!
Millôr Fernandes

    Abriu a porta e viu o amigo que há tanto não via. Estranhou apenas que ele, amigo, viesse acompanhado de um cão. O cão não muito grande mas bastante forte, de raça indefinida, saltitante e com um ar alegremente agressivo. Abriu a porta e cumprimentou o amigo, com toda efusão. "Quanto tempo!" O cão aproveitou as saudações, se embarafustou casa adentro e logo o barulho na cozinha demonstrava que ele tinha quebrado alguma coisa. O dono da casa encompridou um pouco as orelhas, o amigo visitante fez um ar de que a coisa não era com ele. "Ora, veja você, a última vez que nos vimos foi..." "Não, foi depois, na..." "E você, casou também?" O cão passou pela sala, o tempo passou pela conversa, o cão entrou pelo quarto e novo barulho de coisa quebrada. Houve um sorriso amarelo por parte do dono da casa, mas perfeita indiferença por parte do visitante. "Quem morreu definitivamente foi o tio... Você se lembra dele?" "Lembro, ora, era o que mais... não?" O cão saltou sobre um móvel, derrubou o abajur, logo trepou com as patas sujas no sofá ( o tempo passando) e deixou lá as marcas digitais de sua animalidade. Os dois amigos, tensos, agora preferiam não tomar conhecimento do dogue. E, por fim, o visitante se foi. Se despediu, efusivo como chegara, e se foi. Se foi. Mas ainda ia indo, quando o dono da casa perguntou: "Não vai levar o seu cão?" "Cão? Cão? Cão? Ah, não! Não é meu, não. Quando eu entrei, ele entrou naturalmente comigo e eu pensei que fosse seu. Não e seu, não?"

    Moral: Quando notamos certos defeitos nos amigos, devemos sempre ter uma conversa esclarecedora.


postado por 54097 as 08:40:03 # 0 comentários
Lição de Inglês de 09/08 à 13/08 (6º anos A, B, C, D, E, F) ... Com as respostas

Text: My Classroom

    This is room number eight.
    How many desks are there in this room, Ming?
    There are six.
    And how many students are there?
    There are five.
    Boys or girls?
    How many boys, Ming?
    There are two.
    How is sitting in front of Steve?
    Is Jenny.
    And who is sitting behind Steve?
    Is John.
    How many windows are there is the room?
    There is only one.

                         Translation

     Esta é a sala nº 8.
    Quantas mesas de aluno há na sala Ming?
     Há 6.
     E quantos estudantes há?
     Há 5.
     Garotos ou garotas,Ming?
    
Quantos garotos?
     Há 2.
     Quem está sentado em frente ao Steve?
     É Jenny.
     E quem está sentado atrás de Steve?
     É John.
     Quantas janelas há na sala?
     Há somente uma.

           Atividades

    1- Após a leitura, traduza o texto.
    2- Qual a diferença dos termos "there is" e "there are"
     Resp.: There are, significa há (sentido de existir), usado no plural. There is,significa há (sentido de existir), usado no singular.
    3- Retire as palavras grifadas e faça um dos lúdicos: * caça-palavras    * palavras cruzadas
    4- Desenhe a sala de aula de acordo com o texto.
 
 

postado por 54097 as 08:22:17 # 2 comentários
quarta, 14 julho, 2010
Vamos revisar mais um pouquinho?

Maneiras de falar “Eu te amo”

 

1-Я люблю тебе --> ucraniano

2-Обичам те --> búlgaro

 3-T'estimo --> catalão

4-Unë të dua --> albanês

5-Ich liebe dich --> alemão

6-Je t'aime --> francês

7-Ik hou van je --> holandês

8-  من شما را دوست دارم --> persa

9- אניאוהב אותך --> hebraico

10-Jeg elsker deg --> norueguês

11-Is tú mo ghrá --> irlandês

12-Te iubesc --> romeno

13-Te quiero --> espanhol

14- Seni seviyorum --> turco

15- Ti amo --> italiano


postado por 54097 as 12:18:06 # 0 comentários
terça, 13 julho, 2010
Texto criativo ...(two)

AGORA, fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito....

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3!
P4R4B3N5!!!

V1LM5  FR31T4S

postado por 54097 as 04:44:02 # 0 comentários
Texto criativo ...


De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe seruma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.
Sohw debloa.

postado por 54097 as 04:39:07 # 0 comentários
sexta, 02 julho, 2010
Hexa... só em 2014

                      QUE  PENA BRASIL. VALEU, MAS ...  NÃO FOI DESTA VEZ!!!

O sonho acabou! Por mais clichê que seja a expressão, não há outra para exprimir o sentimento do torcedor.

Hexa agora, só no Brasil em 2014. A Seleção Brasileira perdeu para a Holanda nesta sexta-feira, dia 02, e deixa a Copa do Mundo 2010 nas quartas de final, como há quatro anos atrás, na  Alemanha. Devirada, os holandeses fizeram 2 a 1, no estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth, e se credenciaram a enfrentar Uruguai ou Gana nas semifinais, na próxima terça-feira, 06.

ERA DUNGA - A “Era Dunga” na casa mata verde-amarela termina na África do Sul representada pelo fracasso deum dos seus homens de confiança. De herói a vilão, Felipe Melo (foto) deu o passe para o gol brasileiro no primeiro tempo, fez gol contra e foi expulso na etapa final, quando o Brasil já perdia. Explicações? A CBF tem quatro anos para encontrar até o Mundial em território tupiniquim

Um herói, um vilão

O Brasil começou a todo o vapor. Ligado. Robinho não queria saber de brincadeira e foi logo encarando a zaga holandesa. E estava mesmo a fim. Aos 07 minutos, Maicon deu para Daniel Alves, impedido, lançar para o atacante que não quis nem saber se o jogo estava parado. Mandou a bola para as redes. Gol anulado.

Aos 10 minutos, Felipe Melo começaria a se tornar protagonista. Com um belo lançamento, deixou Robinho na cara do goleiroStekelenburg. O atacante só teve o trabalho de deslocá-lo, de primeira, e abriro placar. Parecia que seria fácil. Com mais posse de bola, a Seleção Brasileira deixou de garantir a vaga. Não criava. A displicência custaria caro na etapa final.

VIRADA HOLANDESA – Quem voltou ligada para o segundo tempo foi a Holanda. Marcando forte e mantendo a posse debola. A estratégia deu certo. Aos 08 minutos, Michel Bastos fez falta em Robben. Na cobrança rápida, Sneijder cruzou para a área e ele, Felipe Melo, fez contra. Desviou de cabeça e tirou das mãos de Julio Cesar.

Os brasileiros sentiram o golpe. Não se acharam mais em campo. Resultado: virada holandesa, lógico. Foi aos 22 minutos. Robben cobrou escanteio, Kuyt desviou e Sneijder fez de cabeça. Holanda 2 a 1. Seis minutos depois, o vilão surgiria novamente. Felipe Melo fez falta em Robben e pisou no adversário, no chão. Acabou expulso.

O final foi constrangedor. Sem opções no banco, Dunga trocou Luis Fabiano por Nilmar. Seis por meia dúzia. Sem efeito. Os holandeses só não ampliaram porque não quiseram e o Brasil teve uma única chance de empatar, com Gilberto Silva, aos 35 minutos. Nada mais. No confronto histórico em Copas, a Holanda fica com duas vitórias (1974/2010), contra duas brasileiras (1994/1998).

Fonte: www.globo.com.br


postado por 54097 as 06:12:57 # 0 comentários
quinta, 01 julho, 2010
Nosso palpite para o jogo do Brasil amanhã...

Brasil  2  x   1 Holanda

E você ... qual é o seu palpite?


postado por 54097 as 04:54:09 # 7 comentários
Dicas para decifrar o texto

Hoje, dia 01/07/2010,não passarei a resposta deste post, porém, darei duas dicas leia de "tráspara frente" e ao contrário (do final do texto para o começo)... Ex.:OÃ NSETOX IPSIOD SOESA NOJ OIT <--Tio Jonas e os dois pixotes não... Obs.: a dificuldade é ainda maior por ter letras separadas (na mesma palavra).

Durante a Primeira (1914-1918) e  a Segunda Guerra Mundial (1939 -1945), alguns paises trocaram mensagens secretas. Para que elas ficassem ocultas do inimigo, foi necessário inventar diferentes códigos.
O texto abaixo, tirado de um livro de aventuras, é também uma mensagem secreta. Leia-a, decifre o código e em seguida responda no comentário e em seu caderno as duas perguntas: 


ORIENOMIT ROP SADI DNOCSE SAT SIPELATI IVMEG ASN EMAMUO OÃR ARTNOC NE OÃNES"SIAREC EDSOÃRG" OÁTSE EDNO RAGU LONZIRAN ORETEM MEDOP OÃN OTIPER MEDOPOÃ NSETOX IPSIOD SOESA NOJ OIT.

a) Qual o texto "escondido" sob o código?
b) Qual foi o código utilizado?




postado por 54097 as 04:51:06 # 0 comentários
Resposta da atividade "Prova de Inglês 2º bimestre"

1-C       2-A          3-A      4-C       5-A      6-C       7-A      8-C     9-B      10-D

postado por 54097 as 04:38:10 # 4 comentários
Resposta da atividade "Reflexão ... vamos refletir?"

O dia mais belo... hoje!

A coisa mais fácil ... errar!

O maior erro ... o abandono!

O maior obstáculo ... o medo!

A raiz de todos os males ... o egoísmo!

A distração mais bela ... o trabalho!

A pior derrota ... o desânimo!

Os professores melhores  ... as crianças!

A primeira necessidade ... comunicação!

O que lhe faz mais feliz ... ser útil D+!

Pior defeito ... mau humor!

A pessoa mais perigosa ... a mentirosa!

O pior sentimento ... o rancor!

O presente mais bonito ... o perdão!

O mais imprescindível ... o lar!

A sensação mais agradável ... a Paz interior!

Amaior satisfação ... o dever cumprido!

A força mais potente do mundo ... a Fé!

As pessoas mais necessárias em nossa vida ... os pais!

A mais bela de todas as coisas... VOCÊ!


Esperamos que vocês tenham acertado!!


postado por 54097 as 04:30:19 # 0 comentários
terça, 29 junho, 2010
Jogando conversa fora

21/06/2010
Dois velhos amigos comentam o jogo da seleção:

Acabo de voltar do Bar da preta, onde tomei meu café matinal, na verdade, quase madrugal. Obviamente só se falava no jogo do Brasil. E dois sujeitos polarizavam a discussão: Batista, o otimista, e Bento, o agourento.

“Vencemos por 3 a 1, uma vitória sólida”, falou Batista.

“Qual o quê?”, retrucou Bento. “Na verdade foi 2 a 1, que o gol do Luís Fabiano foi ilegal. Aliás, viu o juiz depois do gol, mostrando onde abola tinha batido? Se ele viu que ela bateu ali, tinha que ter invalidado o gol. Isso é caso de polícia!”

“Os juízes sempre erram a favor dos times grandes. Isso mostra que o Brasil está cheio de moral.”

“Está cheio é de imoral.”

“Deixe de bobagem, de qualquer jeito, ganharíamos.”

“Sim. De uma seleção que só participou de uma Copa e chegou em 19º. lugar. Grande coisa...”

“Antes do jogo diziam que Drogba era um perigo.”

“E era, tanto que fez um gol graças à linha burra brasileira. Mas o resto do time...”

“Você está desvalorizando o adversário para não valorizar nossa vitória.”

“Desvalorizando, não, dando o valor certo, que é bem pouco.”

“Vai dizer que a seleção brasileira não evoluiu?”

“Estava tão ruim que não dava para ficar pior.”

“Você tem que admitir que nossa defesa é sólida.”

“Como?, se está levando gol em todo jogo.”

“Pelo menos vai concordar que o Kaká subiu de produção?”

“Um pouco. Mas levou o vermelho. O cara não tem a menor malandragem. Apanha, apanha, apanha e é expulso.”

“O Dunga vai conversar com ele.”

“E vai dizer o quê? O Dunga não consegue ser tranquilo nem em coletiva. Viu ontem? Ele implicou com aquele carequinha do Sportv e ainda deu mais umas respostas atravessadas. O cara está se achando o máximo. Aposto que já tem gente torcendo contra o Brasil só para não aguentar a pose do cara nas coletivas.”

O importante é que já estamos na próxima fase.”

“Onde talvez peguemos a Espanha. Aí eu quero ver.”

“E verá. Já me sinto hexa!”

“Hexa-gerado!”

Você é muito otimista, Batista.”

Você é muito agourento, Bento.”

 

Por Torero às 06h55

Fonte --->http://blogdotorero.blog.uol.com.br/arch2010-06-01_2010-06-30

postado por 54097 as 09:11:21 # 0 comentários
Do autor do livro "Uma História de Futebol" José Roberto Torero

Pessoal dos 6ºs anos, este é um artigo recente do mesmo autor do livro lido por vocês... também interessante!

25/06/2010
Melhores momentos?

Os céticos dirão que foi um jogo tão chato que nem deu para fazer a edição dos melhores momentos. Calúnia! Eis aí a seleção dos pontos altos da partida entre Brasil e Portugal.

0’(minuto): Executam-se os hinos das seleções. Duas belas músicas, bandinha afinada e jogadores sabendo de cor seus hinos.

7’(minutos): A torcida grita o nome de Robinho.

27’: Alguém ergue um cartaz que diz: “Ei, Cristiano, Ronaldo só existe um!”

44’: Instante de emoção para os brasileiros: sai Felipe Melo.

Intervalo: O gramado é molhado.

66’: O gandula devolve a bola para Júlio César com grande precisão.

81’: Sai Júlio Baptista e a torcida vibra.

95’: O melhor momento do jogo: o juiz apita o final da partida.


PS:Amanhã de manhã tomarei meu pingado (café com leite) ao lado de Bento, o agourento, e deBatista, o otimista. Logo depois contarei o que eles acharam do jogo da seleção. 

Obs.: próximo post!!! 

Fonte ---> http://blogdotorero.blog.uol.com.br/arch2010-06-01_2010-06-30.html

postado por 54097 as 09:03:19 # 0 comentários
MUNDIAL: DOMINGO CONFUSO NO APITO

29/06/2010 - 05h40
Blatter pede desculpas por erros e diz que Fifa irá reabrir debate sobre o uso da tecnologia
Das agências internacionais
Em Johanesburgo (AFS)
MUNDIAL: DOMINGO CONFUSO NO APITO
  • Bola ultrapassou linha do gol em chute de Lampard

  • Mexicanos pediram impedimento em gol de Tevez



  • O presidente da Fifa Joseph Blatter pediu desculpas à Inglaterra eao México pelos erros de arbitragem em seus jogos pelas oitavas definal da Copa do Mundo da África do Sul e disse que a Fifa irá reabriro debate sobre o uso da tecnologia no futebol.

    “Naturalmente lamentamos quando vemos a evidência de erros de arbitragem. Estou angustiado pelos erros evidentes dos árbitros. Manifestei o meu pedido de desculpas”, lamentou Blatter sobre aseliminações de Inglaterra e México. O mandatário da Fifa informou ainda que irá “reabrir o processo” sobre a tecnologia de vídeo em uma reuniãode seu painel de elaboração de regras no País de Gales, que ocorre nospróximos dias 21 e 22 de julho.

    Ele disse ainda que seria “um absurdo” não considerar as mudanças.“É óbvio que após as experiências até agora na Copa do Mundo seria umabsurdo não reabrir o arquivo sobre a tecnologia na linha de gol”,falou Blatter.

    Na partida entre Inglaterra e Alemanha, o trio de arbitragem não assinalou um gol claro dos ingleses em que a bola ultrapassou a linha. Já no duelo entre México e Argentina, os sul-americanos tiveram um golem posição de impedimento validado.

    O presidente, porém, segue mostrando ceticismo em relação ao uso dovídeo. "Há vezes em que a câmera não pode ver o que ocorreu na linha dogol, e no caso do gol (de Tevez) contra o México, para analisar essa jogada não era preciso tecnologia", ressaltou. Blatter é contra a interrupção do jogo para analisar uma jogada, "porque assim poderemos impedir uma nova jogada de gol, já que o futebol é um jogo que não para".

    A Fifa irá também atualizar seu programa de treinamento para a arbitragem. Blatter disse que o órgão máximo do futebol estabeleceu oprazo de outubro ou novembro para criar um novo conceito para melhorar o controle das partidas pelos juízes e assistentes “em competições de alto nível”. Ele falou que o dossiê está “em cima da mesa presidencial”.

    Blatter alerta governo francês

    O suíço Blatter disse ainda que a Fifa não irá tolerar qualquer interferência política na França após as inúmeras discussões que seseguiram à eliminação dos Bleus ainda na primeira fase do Mundial.

    O presidente da Federação Francesa de Futebol Jean-Pierre Escalettes anunciou sua renúncia do cargo nesta segunda-feira, poucos dias depoisde a ministra dos esportes, Roselyne Bachelot, dizer que sua saída era inevitável. O dirigente Blatter reafirmou os princípios da FIFA de nãotolerar interferência política na gestão do futebol em cada país, um aspecto que tem sido inflexível nos últimos anos e levou, no passado, suspensões temporárias de várias federações.

    “O futebol francês pode invocar a Fifa no caso de interferência política, mesmo se for em nível presidencial, é uma mensagem clara. Vamos ajudar a associação nacional e se não puder ser resolvido, a única coisa que podemos fazer é suspender a federação”, declarou Blatter sem meias palavras. "A França fez de sua seleção um assunto de Estado", completou.

    O presidente da França Nicolas Sarkozy prometeu liderar pessoalmente uma investigação sobre a fraca atuação da seleção nacional na Copa doMundo da África do Sul. Segundo as regras da Fifa, as federações devem gerir seus negócios de forma independente, ou podem sofrer suspensão dos jogos internacionais.

    Fonte-->http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/06/29

    postado por 54097 as 08:50:45 # 0 comentários
    Vamos usar a fim corretamente?

    A fim de,  a fim de que,  afim (afins),  estar a fim,  estar a fim de (alguém)

    1 – A fim de

    Locução prepositiva sinônima de “para”, “com o propósito de” e “com a intenção de”.

    Ex.: A fim de ver falar com o patrão, teve que marcar hora.                                                            

          Veio afim de assistir ao filme.

          Saiu de casa a fim de procurar um médico.

     

    2 – A fim de que

    Locução conjuncional que indica finalidade, sinônima de“para que”.

     Ex.: Estudou arduamente, a fim de que conseguisse passar nas provas.

     

    3 – Afim     (Do latim affinis ‘vizinho’ )

    Substantivo masculino:

    1) Parente por afinidade (comumente usado no plural);

    2) Amigo íntimo;

    3) Adepto (= partidário).

    Ex.: Convidaram todos os parentes e afins.

    Adjetivo masculino e feminino:

    Só como nome ou adjetivo é que afim se pronuncia e se escreve num único vocábulo, admitindo plural: afim / afins.

    1) Que tem parentesco ou que está ligado a alguém por afinidade.

    Ex.: Parentes afins.

    2) Que tem características em comum com outro elemento:que apresenta semelhança, analogia, afinidade (= análogo; idêntico;semelhante).

    Ex.: O português e o espanhol são línguas afins.

           É uma situação afim. / São situações afins.

    3) Próximo, limítrofe.

    Ex.: Itapevi e Jandira são municípios afins.

     
     

    4 – Estar a fim

    No Brasil, a expressão “estar a fim” é sinônima de “estarcom vontade de” (= disposto a, interessado em). No entanto, só deve figurar emtextos coloquiais ou declarações.

      Ex.: A Joana está a fim de sair hoje.

     

    5 – Estar a fim de (alguém)

    Outro brasileirismo que traduz a intenção de querer namorar uma determinada pessoa ou ter algo mais com ela.

    Ex.:  João está afim da Sônia.


    Fonte: Posted byblog_corrector at fevereiro 28, 2004 05:07 PM


    postado por 54097 as 08:36:29 # 2 comentários
    35 Curiosidades da Copa do Mundo de Futebol (parte 2/2)

    Os momentos e dados mais curiosos sobre a história das copas do mundo de futebol:

    21- A Copa do Mundo do México (1970) foi a primeira a ter as partidas transmitidas pela televisão.

    22- Em todas as Copas do Mundo, até 2006, foram marcados 2063 gols.

    23- A Copa do Mundo de1930, no Uruguai, foi a única edição que não teve eliminatórias.

    24- A edição da Copa que teve o maior número de gols foi a de 1998, na França. Nesta copa foram marcados171 gols.

    25- Os cartões vermelho e amarelo foram utilizados pela primeira vez em Copas do Mundo em 1970, noMéxico.

    26- A seleção da Suíça não tomou nenhum gol na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.

    27- O goleiro que ficou o maior tempo sem tomar gols em uma Copa do Mundo foi o italiano Walter Zenga. Ele conseguiu ficar, na Copa de 1990, 517 minutos sem sofrer gols.

    28- O camaronês Roger Milla foi o jogador mais velho a marcar um gol em Copas do Mundo. Aos 42 anos e 39 dias, Milla marcou o único gol da seleção de Camarões na derrota para a Rússia na Copa de 1994.

    29- O jogador mais novo amarcar um gol em Copa do Mundo foi o brasileiro Pelé. Com apenas 17 anos e 239dias, ele marcou um gol contra a seleção do País de Gales, em 1958.

    30- O maior artilheiro detodos os tempos da história da Copa do Mundo é o brasileiro Ronaldo. Ele participou de 4 Copas do Mundo (de 1994 a 2006) e marcou 15 gols. Já o francês Just Fontaine é o maior artilheiro em uma única Copa. Na Copa do Mundo de 1954, realizada na França, Fontaine marcou 13 gols.

    31- O técnico com maior rnúmero de jogos acumulados em copas foi o alemão Helmut Schön. Ele comandou a seleção da Alemanha em 25 jogos entre as copas de 1966 a 1978. Schön também é o recordista em número de vitórias em Copas do Mundo, com o total de 16.

    32- A maior média de golsem uma copa do mundo ocorreu no ano de 1954 (Suíça) com a elevada média de 5,38 gols por partida (total de 140 gols). Já a Copa com menor número de gols foi ade 1990, na Itália, com apenas 115 gols e uma média de 2,21 por partida.

    33- A seleção com maior número de cartões vermelhos acumulados em copas do mundo é da Argentina. No total, são 10 cartões vermelhos. O Brasil vem em segundo lugar com 9 cartões vermelhos.

    34- Brasil e Alemanha são os maiores finalistas de todos os tempos. As duas seleções chegaram 7 vezes em finais de Copas do Mundo.


    postado por 54097 as 08:07:36 # 2 comentários
    35 Curiosidades da Copa do Mundo de Futebol (parte 1/2)

                Os momentos e dados mais curiosos sobre a história das copas do mundo de futebol:

    *** - Na Copa do Uruguai,realizada em 1930, um jogador chamou a atenção de todos. O uruguaio Héctor Castro não possuía uma das mãos. Em função deste problema físico e de sua habilidade com a bola no pé, ganhou o apelido de "o divino manco".

    1- Na Copa do Mundo de 1934, realizada na Itália, o jogador das eleção italiana Luigi Bertolini entrou em campo com faixas de pano enroladasna cabeça. O jogador fez isso para proteger a cabeça, pois as costuras das bolas da época eram grosseiras e costumam ferir a pele dos jogadores no momentodo cabeceio. 

    2- Ainda na Copa de 1934,outro fato curioso. O jogador da seleção suiça Leopold Kielholz jogou usando óculos. Mesmo assim, foi capaz de marcar três gols.

    3- Na Copa do Mundo de1938, realizada na França, o jogador brasileiro Leônidas marcou um goldescalço. O fato curioso ocorreu no jogo entre Brasil e Polônia, vencida por nossa seleção por 6 a 5.

    4- Na Copa do Mundo daSuíça (1954) um fato causou preocupação em todos que estamos assistindo ao jogoentre Uruguai e Hungria. Após fazer o gol de empate para sua seleção, o uruguaio Juan Eduardo Hohberg desmaiou em campo. Ele recebeu atendimento médico e se recuperou no hospital.

    5- Na Copa do Mundo doChile, realizada em 1962, na disputada partida entre Brasil e Inglaterra em cachorro invadiu o campo e proporcionou uma das cenas mais hilárias de todos os tempos da Copa. O habilidoso Garrincha foi pra cima do animal, porém tomou um drible. Já o jogador inglês Greaves, que não era tão habilidoso quanto o ponta brasileiro, teve sucesso e pegou o cão.

    6- A Copa do Mundo de 1962 foi uma das mais violentas de todos os tempos. Nos cinco primeiros dias de jogos, cerca de 50 jogadores ficaram contundidos em função de jogadas violentas.

    7- A Tunísia foi o primeiro país da África a vencer uma partida pela Copa do Mundo. Os tunisianos venceram os mexicanos por 3 a 1 na Copa do Mundo da Argentina (1978).

    8- A maior goleada da história da Copa do Mundo ocorreu na Espanha em 1982. A Hungria venceu El Salvador pelo placar de 10 a 1.

    9- Em 1982, na Copa da Espanha, o sheik do Kuaitinvadiu o campo e pediu a anulação do jogo em que a equipe de seu país perdeu para a França pelo placar de 4 a 1.

    10- Na Copa do Mundo do México (1986), os brasileiros ficaram surpresos antes do jogo entre Brasil e Espanha. Em vez detocar o Hino Nacional Brasileiro, tocou o Hino à Bandeira.

    11- Na realizada nos Estados Unidos, em 1994, um fato muito curioso ocorreu no jogo entre Bulgária e México. O defensor mexicano Marcelino Bernal, ao tentar salvar uma bola, exagerou na força e acabou quebrando a trave.

    12- Na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul,realizada em 2002, ocorreu o gol mais rápido da história da competição. O jogador turco Hakan Sukur marcou aos 11 segundos um gol contra a seleção da Coréia do Sul.

    13- Na base da Taça da Copa do Mundo de Futebolexiste espaço para gravar o nome das seleções campeãs somente até o ano de2038.

    14- A primeira Copa do Mundo de Futebol a ter um mascote foi a de 1966, na Inglaterra. Era um leãozinho chamado Willie.

    15- Na Copa da Alemanhade 1974, a seleção da Holanda ganhou o apelido de "Laranja Mecânica",graças ao encantador futebol apresentado. 

    16- Na final da Copa doMundo de 1990, na Itália, o árbitro esqueceu de olhar o tempo no relógio, e o primeiro tempo chegou aos 53 minutos.

    17- Até a Copa do Mundode 2006, já foram disputadas 708 partidas.

    18- O jogador mais jovem a jogar uma partida de Copa do Mundo foi o irlandês Norman Whiteside. Eledisputou a Copa realizada na Espanha em 1982, com apenas 17 anos.

    19- A maior média de gols em uma Copa foi a de 1954 (Suíça). Foram marcados, em média, 5,4 gols por partida.

    20- A menor média de gols em uma Copa foi a de 1990, na Itália. Na ocasião, foram marcados, em média 2,21 gols por partida.

    *** Introdução --> (sugestão) ser lida pelo professor a fim de esclarecimento, já que hoje seria um bullying


    postado por 54097 as 07:55:20 # 0 comentários
    Prova de inglês 2º bimestre

    Escolha a opção que traduz as frases.

     1-My name is Peter. I have twelve years old.

    (a)    Meu pai é Peter. Ele tem 25 anos de idade.

    (b)   Meu irmão é Peter. Ele tem 20 anos de idade.

    (c)    Meu nome é Peter. Eu tenho 12 anos de idade.

    (d) Meu nome é Peter. Eu tenho 11anos de idade.

     2-This people is special.

    (a) Esta  pessoa  é especial.

    (b) Estas pessoas são especiais.

    (c) Ela é uma pessoa especial.

    (d) Estas garotas são especiais.

     3- She is a happy student.

    (a) Ela é uma estudante feliz.

    (b) Ele é um estudante feliz

    (c) Eles estudantes felizes .

    (d) Elas são estudantes felizes.

     4- My parents are good.

    (a) Meu pai é bom.

    (b) Meus tios são bons.

    (c) meus pais são bons.

    (d) Meus familiares são bons.

     Qual a palavra que falta em cada uma das frase?

    5- My family is very _______.

    a)happy   b) She    c)and   d) book

     6- See______ tomorrow.

    a) He   b) good   c) you    d) family

    7- Good_________Ted? (tarde)

    a) afternoon   b) morning   c) night   d) evening

    8- Quantas formas geométricas (figuras) diferentes aparecem abaixo? 

    Obs.: As figuras estão somente nas provas impressas

    a) two   b)one    c) tour   d) nine

     9- Qual é apalavra “estudada” oculta abaixo? (4 letras)

       LMEKAJONRAYT

    a) lent   b) many    c) four    d) good

     10- Quais as cores da bandeira brasileira?

    a) yellow,green, blue, red

    b) black,green, blue, pink

    c) white,red, blue, yellow

    d) green,yellow, blue, white


    Obs.: As respostas serão postadas dia 01/07 às 16h.


    postado por 54097 as 07:44:19 # 0 comentários
    quinta, 24 junho, 2010
    Momento Lúdico

    Durante a Primeira (1914-1918) e  a Segunda Guerra Mundial (1939 -1945), alguns paises trocaram mensagens secretas. Para que elas ficassem ocultas do inimigo, foi necessário inventar diferentes códigos.
    O texto abaixo, tirado de um livro de aventuras, é também uma mensagem secreta. Leia-a, decifre o código e em seguida responda no comentário e em seu caderno as duas perguntas: 


    ORIENO MIT ROP SADI DNOCSE SAT SIPELATI IVMEG ASN EMAMUO OÃR ARTNOC NE OÃNES "SIAREC EDSOÃRG" OÁTSE EDNO RAGU LONZIRAN ORETEM MEDOP OÃN OTIPER MEDOP OÃ NSETOX IPSIOD SOESA NOJ OIT.

    a) Qual o texto "escondido" sob o código?
    b) Qual foi o código utilizado?


    Hoje, dia 01/07/2010, não passarei a resposta deste post, porém, darei uma dica leia de "trás para frente" e ao contrário (do final do texto para o começo)... Ex.: OÃ NSETOX IPSIOD SOESA NOJ OIT <--Tio Jonas e os dois pixotes não... Obs.: a dificuldade é ainda maior por ter letras separadas (na mesma palavra). 

    postado por 54097 as 10:20:19 # 1 comentários
    Resposta da atividade texto: Tudo depende de nós

                                              "texto: Tudo depende de nós"


          Quase sempre, as  1- pessoas deixam de cumprir uma 2- obrigação esperando que outros a cumpram. Com isso, o que tem de ser feito fica por ser feito.

          Devíamos todos nos comportar como 3- escoteiro: jamais deixar de cumprir as boas ações.      No que se refere à 4- ecologia, se cada um fizesse sua parte, o resultado seria um todo importante. Se cada um usasse o 5-automóvel o menos possível, não destruísse os vegetais e não caçasse, já seria uma grande colaboração à 6-Natureza.

         Com as autoridades, está a obrigação deconstruir 7- estações de tratamento de 8- esgotos, proteger constantemente as 9- florestas e promover o reflorestamento; proibir totalmente a  10-caça e controlar o uso de 11- inseticida não permitir que as 12- indústrias  poluam o meio ambiente.

           Os ruídos também devem ser combatidos como forma perigosa de 13- poluição.

          Os bons resultados dependem da 14- conscientização. E é somente através da cultura que o 15- indivíduo aprende a respeitar o mundo em vive, a amar a Natureza, a ser sensível e responsável; a ser, enfim, um verdadeiro ser 16- humano.

          Às 17- escolas competem administrar uma cultura verdadeira à criança; a desenvolver a sensibilidade através de boas poesias e de boas músicas, através de explicações claras do que o nosso 18- mundo de quanto é nobre e importante saber 19- construir e não 20- destruir de que somos parte da Natureza e tudo depende de nós.


    postado por 54097 as 09:10:38 # 0 comentários
    Respostas da atividade em inglês "Text: Love" em "últimas atividades feitas nesta semana"

    Respostas da atividade em inglês "Text: Love"  

    Organização dos parágrafos e palavras que faltavam na tradução
    (4) has - tem
    (2) seem - parecem
    (7) wishes - deseja
    (5) office - escritório
    (6) married - casamento
    (1) two - duas
    (3) very - muito


    O texto organizado ficou assim:

                              Texto: Amor

    1- Esta foto mostra duas garotas e um garoto.
    2- Eles parecem muito felizes.
    3- Simone ama muito Bob e Bob ama simone, também.
    4- Bob tem um bom emprego. Ele é um jovem engenheiro e trabalha para uma grande empresa.
    5- Simone é secretária e trabalha no escritório.
    6- Eles planejam se casar logo (em breve).
    7- Ann deseja a Simone e Bob um feliz casamento!





    postado por 54097 as 08:03:47 # 0 comentários
    Recadinho

    Recadinho a todos

    A partir de hoje, todos os nossos textos estarão escritos em preto para facilitar a impressão.


    Continuem acessando nosso blog e fiquem a vontade!

    Vamos facilitar...
     



    postado por 54097 as 07:15:09 # 0 comentários
    quarta, 23 junho, 2010
    Denotação e conotação

    O que é "Denotação" e "Conotação"?

    Denotação é o emprego de palavra(s) no seu sentido próprio, comum,habitual, preciso, aquele que consta nos dicionários.

    Conotação é o emprego de uma palavra tomada em um sentido figurado, usada para dar ênfase ao contexto.

  • Meu relógio de ouro foi roubado.
  • Pedro nadava em ouro.
  • No primeiro exemplo, a palavra ouro denota (tem o significado de) simplesmente o conhecido metal precioso, dúctil, brilhante,de cor amarela: tem sentido próprio, real, denotativo (significado do dicionário).

    No segundo exemplo, a palavra ouro sugere ou evoca riquezas, poder, glória, luxo, ostentação, conforto, prazeres: tem sentido conotativo, possui várias conotações (idéias associadas, sentimentos, com  significado no sentido figurado)

    Outros exemplos:

    Você é uma estrela. (conotativo)                                                                                                  Hoje tem muitas estrelas no céu. (denotativo)

    Meu coração é todo seu.(conotativo)                                                                                                O coração é principal órgãodo sistema circulatório constituido por um forte músculo muito irrigado de sangue e interiormente oco. (denotativo)

    Ela é meu braço direito.(conotativo)                                                                                                                                             Estou com dor no braço direito. (denotativo)

    Atividade 

    Utilizando as palavras abaixo, faça frases nos sentidos denotativo e conotativo.                                1-olhos: _______________________________________________________ (denotativo)                                 _______________________________________________________ (conotativo)         

     2-vida    3-flor   4-animal   5-lixo   6-amor   7-página   8-oxigênio   9- lua   10- pedra                                 

    Obs. Escreva no "comentário "  e no seu caderno .

                                                                                                                                                            





    postado por 54097 as 12:48:47 # 0 comentários
    terça, 22 junho, 2010
    Decifre

    Olá alunos...
    Se vocês conseguirem ler as primeiras palavras o cérebro decifrará automaticamente as outras… ?

    N3M  D14 D3 V3R40, 3574V4 N4 PR414, 0853RV4ND0 DU45 CR14NC45 8R1NC4ND0 N4 4R314. 3L45 7R484LH4V4M MU170 C0N57RU1ND0 UM C4573L0 D3 4R314, C0M 70RR35, P4554R3L45 3 P4554G3NS 1N73RN45. QU4ND0 3575V4M QU453 4C484ND0, V310UM4 0ND4 3 D357RU1U 7UD0, R3DU21ND0 0 C4573L0 4 UM M0N73 D3 4R314 335PUM4.


    4CH31 QU3, D3P015 D3 74N70 35F0RC0 3 CU1D4D0, 45 CR14NC45 C41R14M N0 CH0R0, C0RR3R4M P3L4 PR414, FUG1ND0 D4 4GU4, R1ND0 D3 M405 D4D45 3 C0M3C4R4M 4C0N57RU1R 0U7R0 C4573L0.

     

    C0MPR33ND1 QU3 H4V14 4PR3ND1D0 UM4 GR4ND3 L1C40; G4574M05 MU170 73MP0 D4 N0554V1D4 C0N57RU1ND0 4LGUM4 C0154 3 M415 C3D0 0U M415 74RD3, UM4 0ND4 P0D3R4 V1R 3 D357RU1R 7UD0 0 QU3 L3V4M05 74N70 73MP0 P4R4 C0N57RU1R. M45 QU4ND0 1550 4C0N73C3R 50M3N73 4QU3L3 QU3 73M 45 M405 D3 4LGU3M P4R4 53GUR4R, 53R4 C4P42 D3 50RR1R! S0 0 QU3 P3RM4N3C3 3 4 4M124D3, 0 4M0R 3 C4R1NH0.


    0 R3570 3 F3170 D3 4R314

    3N73ND3U?   P4R483N5!!!


    postado por 54097 as 12:33:33 # 5 comentários
    segunda, 21 junho, 2010
    Peça teatral a ser apresentada na festa junina da Escola da Família em 26/06/2010 (ADIADA a apresentação) será em outra data

    Nº 17-     O bom velho

    Narrador
    -
    Havia uma vez uma ilha, na qual viviam todos ossentimentos e valores do homem:
    O Bom Humor, a Tristeza, a Sabedoria...
    Como também todos os outros, incluindo o Amor.
    Um dia avisaram os sentimentos que a ilha estava prestes a afundar-se.
    Então, todos prepararam os seus barcos e partiram. Porém o Amor ficou,esperando sozinho, até ao último momento.
    Quando a ilha estava a ponto de desaparecer no mar, o Amor decidiu pedir ajuda.
    A Riqueza passou perto do Amor num barco luxuosíssimo e o Amor disse-lhe:
    Amor - “Riqueza, podes-me levar contigo?”
    Riqueza - “Não posso porque tenho muito ouro e prata dentrodo meu barco e não há lugar para ti.”
    Narrador- Então, o Amor decidiu pedir ao Orgulho que estava passando numa magnífica barca:
    Amor - “Vaidade, rogo-te, podes me levar contigo?”
    Vaidade- “Não posso levar-te, Amor...”                                     
    Narrador- respondeu a vaidade:                                                                             
    Vaidade- “Aqui tudotão é perfeito e vocè está molhado Amor, poderias molhar o meu lindo barco”.
    Narrador- Então, o Amor disse à Tristeza que  estava se aproximando:
    Amor- “Tristeza, peço-te, deixa-me ir contigo.”
    Tristeza - “Óh, Amor” Narrador- respondeua Tristeza. Tristeza “estou tão triste que necessito estar só”.
    Narrador-Logo, o Bom Humor passou em frente ao Amor; mas davagargalhadas tão altas, que não ouviu que o estavam a chamar.
    De repente uma voz disse:
    Tempo - “Vem Amor, levo-te comigo...”
    Narrador-Era um velho o que havia chamado.
    O Amor se sentiu tão contente e cheio de alegria que se esqueceu de perguntar onome ao velho.
    Quando chegou a terra firme, o velho desapareceu.
    O Amor deu-se conta de quanto devia ao velho e, assim, perguntou a Sabedoria:
    Amor - “Sabedoria, podes dizer-me quem foi aquele velho que me ajudou?”
    Narrador-A sabedoria respondeu:                                                                           
    Sabedoria- “Foi o Tempo”  
    Amor - “O Tempo?”  “Porque será que o Tempo me ajudou?”.
    Narrador-A Sabedoria fixou os olhos no Amor e cheio de ...sabedoria, respondeu:
    Sabedoria - “Porque só o Tempo é capaz de compreender, ajudar e... até salvar um grande Amor ”!!! 

    postado por 54097 as 10:20:44 # 4 comentários
    Atividade de Reflexão

    Nº 16 - Reflexão

    JóiaReflexão ... vamos completar refletir pessoal?

    Complete O TEXTO REFLEXIVO  usando as palavras abaixo:

    a-  hoje!                       b- VOCÊ!                     c- a Paz interior!                       

    d- mau humor!          e- comunicação!        f- a mentirosa!                          

    g- os pais!                    h -o perdão!                i– ser útil D+                              

     j- o lar!                          k- o rancor!                 L-o medo!                                 

    m- o desânimo!           n - o trabalho!            o- o abandono                        

    p- o egoísmo!               q- a Fé!               r- o dever cumprido!                        

    s– as crianças!               t-  errar!                                                                                                     

    1-     O dia mais belo ... (  )

    2-     A coisa mais fácil ... ( )

    3-     O maior erro ... (  )

    4-     O maior obstáculo ... (  )

    5-     A raiz de todos os males ...(  )

    6-     A distração mais bela ...(  )

    7-     A pior derrota ... (  )

    8-     Os professores melhores ...(  )

    9-     A primeira necessidade ...(  )

    10- O que lhe faz mais feliz ...(  )

    11- Pior defeito ... (  )

    12- A pessoa mais perigosa ...(  )

    13- O pior sentimento ... (  )

    14- O presente mais bonito ...(  )

    15- O mais imprescindível ...(  )

    16- A  sensação mais agradável ... (  )

    17- A maior satisfação ... (  )

    18- A força mais potente do mundo... (  )

    19- As pessoas mais necessárias em nossa vida ... (  )

    20- A mais bela de todas as coisas... (  )


    Obs.: As respostas serão postadas em 01/07 às 16 h

     


    postado por 54097 as 10:15:25 # 2 comentários
    Texto: Tudo depende de nós

    Nº 15 - Oi pessoal...

    Este foi o texto trabalhado na mês passado nas aulas de leitura e português, leiam novamente, e reflitam... é lindo demais!

    Aproveitem para ver se o caderno está certo, OK?

     

    Leia o texto abaixo e substitua as lacunas numeradas pelas palavras do quadro. Obs.: Use apenas uma vez cada palavra.


    Tudo depende de nós

     

        

        Quase sempre, as  ( 1 ) deixam de cumprir uma (  2  ) esperando que outros a cumpram. Com isso, o que tem de ser feito fica por ser feito.

         Devíamos todos nos comportar como (  3  ). Jamais deixar de cumprir as boas ações. No que se refere à (  4 ), se cada um fizesse sua parte, o resultado seria um todo importante. Se cada um ussasse o  (  5 ) o menos possível, não destruísse os vegetais e não caçasse, já seria uma grande colaboração à (   6  ).

         Com as autoridades, está a obrigação deconstruir (  7  )de tratamento de ( 8 ), proteger constantemente as (9  ) e promover o reflorestamento; proibir totalmente a  (  10  )e controlar o uso de (  11  ); não permitir que as (  12  ) poluam o meio ambiente.

           Os ruídos também devem sercombatidos como forma perigosa de ( 13    ).

          Os bons resultados dependem da ( 14   ). E é somente através da cultura que o(  15  ) aprende a respeitar o mundo em vive, a amar aNatureza, a ser sensível e responsável; a ser, enfim, um verdadeiro ser ( 16  ).

          Às (  17 )competem administraruma cultura verdadeira à criança; a desenvolver a sensibilidade através de boas poesias e de boas músicas, através de explicações claras do que o nosso(18  )de quanto é nobre e importante saber ( 19 ) e não ( 20 ); de que somos parte da Natureza e tudo depende de nós.

     

    conscientização    poluição       pessoas

    indivíduo           obrigação         escoteiros

    automóveis        escolas            mundo

    Natureza            florestas            estações

    destruir              inseticidas           cultura

    indústrias             caça               esgotos

    construir            ecologia


    postado por 54097 as 10:10:39 # 0 comentários
    Atividade de leitura e "Organização de parágrafos"

    Nº 14 -    O texto abaixo precisa ser organizado em parágrafos. Notem que a história está sem sentido. Você seria capaz de organizá-lo?  Entre no comentário e diga a que parágrafo pertence  cada um deles. Ex.:  (4 ), (6), (5),...                                                      

    O Barba Azul   (Monteiro Lobato)

                                 

    (   ) Logo que ele se ausentou, a mulher começou a sofrer de grande curiosidade sobre o quarto proibido. Ela contou à sua irmã que a convenceu a entrar no quarto.

    (   ) Quando Barba Azul retornou, ele imediatamente percebeu o que sua esposa tinha feito. Cego de raiva, ele a ameaçou, mas ela conseguiu escapar etrancar-se junto da irmã, na torre mais alta da casa. Quando o BarbaAzul, armado com uma espada, tentava derrubar a porta, chegaram dois irmãos das mulheres. Os irmãos mataram o nobre enlouquecido e salvaram as mulheres.

    (   ) Barba Azul era um rico aristocrata, assustador por ser muito feio, com uma horrível barba azul. Ele jáhavia se casado três vezes, mas ninguém sabia o que tinha acontecido com as esposas, que desapareceram.

    (   )A mulher ficou com a fortuna do marido morto: com parte do dinheiro,ela ajudou sua irmã a casar com seu amado; outra parte ela deu a seus irmãos. O dinheiro restante ela guardou para si, até se casar com um cavalheiro que lhe fez esquecer do suplício que passara.

    (   )Quando Barba Azul visitou um de seus vizinhos e pediu para casar comuma de suas filhas, a familía ficou apavorada. O Barba Azul acabou porconvencer a filha caçula. Os dois se casaram e foram viver no castelo do nobre.

    (   ) Ao satisfazer a curiosidade e entrar no quarto, ela descobriu seu macabro segredo: o chão estava todo manchado de sangue, e os corpos dasex-esposas do Barba Azul estavam pendurados na parede. Apavorada, elatrancou o quarto, mas não viu que o sangue havia sujado a chave.

    (   ) Pouco tempo depois, o Barba Azul avisou que iria viajar por uns tempos; ele entregou todas as chaves da casa para sua esposa, incluindo a de um pequeno quarto que ele a havia proibido de entrar.


    Resposta será postada dia 12/07  a partir das 16h


    postado por 54097 as 10:05:12 # 0 comentários
    Atividade de Leitura e L.Portuguesa 6º ano

    Pessoal escolham a opção que   refere ao dizer popular:

    1- Chorar de barriga cheia.    a) Chorar pouco          b) Sem necessidade     c) Chorar sem derramar lágrima  

     2- Dar com os burro na'guaa) Se decepcionar        b) Se alegrar                c) Enriquecer  

    3- Falar pelo cotovelos.         a) Falar devagar          b) Falar rápido              c) Falar muito   

    4- Dar conta do recado.        a) Fazer tudo certo      b) Fazer incompleto       c) Não fazer   

    5- Pagar com a mesma  moeda.      a) Se vingar       b) trabalhar muito         c) não trabalhar  

    6- Dar com a língua nos dentes     a) Falar o que não devia      b) Sofrer acidente                  c) tratamento dentário 

    7- Pagar o pato.      a) Sumir           b)  andar apressado                    c) assumir a responsabilidade de outra pessoa 

    8- Cair como um patinho.     a) sofrer pequena queda     b) Ser enganado facilmente                        c) tropeçar   

    9- Quer tapar o sol com a peneira.    a) Tentar esconder algo impossível     b) Quer e bronzear             c) Quer peneirar algo

    10-  Querer sombra e água fresca.    a) quer sossego           b) quer beber algo                    c) quer comer algo 

    11-  Não dar ponto sem nó.               a) ser preguiçoso         b) falar baixo                                c) ganhar algo em troca    

    12-  Dar com o nariz na porta.          a) estar tudo fechado    b) estar atrazado                         c) estar adiantado  

    13-  Ficar de olho    a) Prestar atenção          b) estar com conjuntivite                              c) usar óculos  

    14-  Das as caras.     a) Sumir             b) aparecer          c) ficar quieto  

    15- Ficar de queixos caídos.      a) ficar surpreso      b) ficar pálido       c) ficar triste 

    16- Cara de quem comeu e não gostou  a) cara feia                 b) cara feliz                                  c) cara triste 

    17- Ficar com cara de tacho.    a) ficar preocupado      b) ficar alegre                                c) ficar sem jeito (desconsertado)


    postado por 54097 as 10:01:31 # 11 comentários
    sexta, 18 junho, 2010
    Vamos descansar pessoal!

    Nº 12 - Bom fim de semana a todos!

    Que o BRASIL vença!!!

    Hexa Brasil!!!


    postado por 54097 as 11:13:52 # 0 comentários
    domingo, 13 junho, 2010
    Amigos

    Nº 11 -         Que tenhamos uma ótima semana!


    Recados e Imagens - Amigos Virtuais - Orkut


    postado por 54097 as 06:54:41 # 0 comentários
    sábado, 12 junho, 2010
    Respostas do "Qual é a palavra correta"

    Nº 10 - Respostas do "Qual é a palavra correta?"

    1-B   2-A   3-B    4-B   5-A   6-A   7-B  8-B    9-A   10-A
    11-B   12-A   13-A    14-B   15-A   16-B   17-A  18-B    19-B   20-A

    Ou confira desta outra maneira:

    Opção A --> 2, 5, 6, 9, 10, 12, 13, 15, 17, 20
    Opção B --> 1, 3, 4, 7, 8, 11, 14, 16, 18, 19

    postado por 54097 as 07:04:09 # 0 comentários
    sexta, 11 junho, 2010
    Textos Criativos

     Nº 09                        Texto: P de Pedro


    Pedro Paulo Pereira Pinto, pequeno pintor português, pintava portas, paredes, portais. Porém, pediu para parar porque preferiu pintar panfletos. Partindo paraPiracicaba, pintou prateleiras para poder progredir. Posteriormente, partiupara Pirapora. Pernoitando, prosseguiu para Paranavaí, pois pretendia praticarpinturas para pessoas pobres.

    O homem que só falava o que começava com a letra”F”

    Um homem chega num restaurante, mas ele fala tudo que começa com a letra “F”! derepente chega a garçonete e ela pergunta!
    __O que você deseja?
    Ele responde!
    __Frango feito farofa frita!
    __Você deseja um refrigerante?
    Ele diz!
    __Fanta!
    __Como é o seu nome?
    __Fernando!
    __Você veio da onde?
    __Fortaleza!
    __Você trabalha com o que?
    __Ferreiro! Faço faca, fechadura, ferradura, faqueiro e etc
    E a garçonete desconfiada exclama!
    __Rapaz se você falar, mas cinco palavras que começa com a letra “F” você nãopaga a dispensa!
    Ele responde!
    __Fico feliz fazendo fiado!
    E ele vai embora! Mas logo ela desconfia e ver que só foram quatro palavras,ela vai até o portão do restaurante, e quando o rapaz ia dobrando a esquina elaexclama!
    __E rapaz falta uma!
    E ele com a maior graça fala!
    __Fui...!


    postado por 54097 as 06:49:18 # 7 comentários
    quinta, 10 junho, 2010
    Últimas atividades da Semana

    Nº 8-                     Últimas atividades feitas em sala de aula nesta semana

        Qual é a palavra correta?

     

     Coluna A                Coluna B

     1-( ) impecilho       (  ) empecilho

    2-( ) Linhaça          (  ) linhassa
    3-(  ) amaçar          ) amassar
    4-(  ) arrazar          (  ) arrasar
    5-(  ) missiva          (  ) miciva
    6-(  ) nociva           (  ) nossiva
    7-(  ) atravéz          (  ) através
    8-(  ) alizar             ) alisar
    9-(  ) piscina           (  ) piçina

    10-(  ) embaixador (  ) embaichador
    11-(  ) degrais         (  ) degraus

    12-(  ) fissura          (  ) fiçura
    13-(  ) processo       (  ) prosseso
    14-(  ) posseço        ) possesso

    15-(  ) radiologia      (  )radiolojia
    16-(  ) emprendimento    (  )empreendimento
    17-(  ) dirigir             ) dirijir
    18-(  ) resenceador   (  ) recenseador
    19-(  ) perplexço       (  ) perplexo

    20-(  ) campeões       (  ) campeãos

     

    Atividade 2: Coloque TODASas palavras em ordem alfabética. 

     OBS.:  As respostam estarão postadas no dia 12/06

    _____________________________________________________________________

                       Text: LOVE

    1- This picture shows two girls  and a boy.

    2- They seem very happy.

    3- Simone loves Bob very much, Bob loves Simone, too.

    4- Bob has a good job. He is a young engineer and works for a big company.

    5- Simone is a secretary and works in an office.

    6- They plan to get marriedsoon.

    7- Ann wishes Simone and Bob a happy married.

     

    Organize a tradução do texto ecomplete com as lacunas usando o “banco de palavras”. Obs.: As palavras negritadas estão traduzidas no banco de palavras e são as que faltam na oração.

     (  ) Bob __ um bom emprego. Ele é um ___engenheiro e __ para uma grande empresa.

    ( ) Eles __ muito felizes.

    (  ) Ann __ a Simone e Bob um  casamento feliz.

    ( ) Simoneé uma secretária e trabalha em um ___.

    ( ) Eles planejam se __ em breve.

    (  ) Esta foto mostra__ meninas e um menino.

    (  ) Simone ama Bob ___, Bob ama   Simone __.

     

    Banco de palavras:

    muito-duas- também- parecem- deseja- tem- casamento – escritório- trabalha- jovem

     OBS.:  As respostam estarão postadas no dia 24/06

     

     


    postado por 54097 as 06:31:18 # 0 comentários
    Descansem mas...

    nº 7                              Imagens Engraçadas 

    Descansem, mas leiam o texto...




    postado por 54097 as 06:09:43 # 1 comentários
    Texto "A Velha contrabandista"

    Nº6-           A Velhinha Contrabandista
     

        Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, comum bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega – tudo malandro velho –começou a desconfiar da velhinha.
        Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, ofiscal perguntou assim para ela:

        - Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia,com esse saco aí atrás.Que diabo a senhora leva nesse saco?                                                   

    A velhinha sorriu como os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que adquirira no odontólogo, e respondeu:      - É areia !!!

       Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. Avelhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado,ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.

        Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba,dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta como saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia,uai !! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um me seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia. Diz que foi aí que o fiscal se chateou:

       - Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com quarenta anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tia da cabeça que a senhora é contrabandista.

        - Mas no saco só tem areia ! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:

       -Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada aninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias ?

       - O senhor promete que não “espáia” ? – quis saber a velhinha.

      - Juro – respondeu o fiscal.
       - É a lambreta!

                                                       Stanislaw Ponte Preta, in Para gostar de ler, editora Ática.

    postado por 54097 as 06:01:07 # 6 comentários
    Atividade com o texto "A Velhinha Contrabandista"

    Nº5 -    Texto:  A velhinha contrabandista

                Leia o texto com atenção e, em seguida, responda as questões abaixo (anote o nº da    pergunta e a letra refente a alternativa correta no comentário). obs. coloque seu 1º nome e série e nº, apenas o 1º nome, ok?:

    Do texto: A velhinha contrabandista

        1- Os fatos ocorrem:

    a- Num posto de gasolina;

    b- Numa estrada do interior;

    c- Num posto de alfândega na fronteira;

    d- Na fronteira do Brasil com o Paraguai.


    2-  No trecho !”O pessoal da alfândega- tudo malandro velho- começou a desconfiar da velhinha “, o autor quis dizer que:

    a-  Os fiscais da alfândega eram antigos.

    b-  Os fiscais da alfândega também eram contrabandistas.

    c-  Os fiscais da alfândega não eram confiáveis.

    d-  Os fiscais da alfândega eram espertos e experientes.


         3- Os fiscais da alfândega começaram a desconfiar da velhinha, porque:

    a- Ela começou a passar diariamente pela fronteira, transportando um aço na lambreta.

    b- Ela foi denunciada.

    c- O fiscais da alfândega desconfiavam  de todos que passavam por ali.

    d- A velhinha tinha cara de contrabandista.

     

    4- No final do texto, as personagens fazem um acordo. Qual o acordo proposto pelo fiscal?

    a- Que a velhinha se entregasse e tivesse a pena diminuída.

    b- Que a velhinha dividisse o lucro do contrabando com eles.

    c- Que a velhinha pagasse suborno aos fiscais da alfândega.

    d-Que a velhinha contasse o que contrabandeava, em troca de sua liberdade.


         5- Qual o truque utilizado pela velhinha para enganar os fiscais da alfândega?

    a- ela passava com o saco de areia para desviar a atenção dos fiscais e, com isso, eles não percebiam o que ela contrabandeava.

    b- Ela se fazia e inocente os fiscais imaginavam que o saco de areia era uma mania que ela tinha.

    c- O saco e areia era um artifício para ganhar tempo e fugir com a lambreta.

    d- O saco de areia escondia a lambreta.

     

    6- Qual a alternativa em todas as palavras estão escritas e acentuadas corretamente?

    a-  lágrima – você – parabens

    b-  enerjico – mês- paletó

    c-  jacaré – lâmina – ótimo

    d-  limpesa – pó – sól


    Obs.:  As 7 a 10 vocês terão nos próximos post ou em sala de aula.

    Um abraço a todos!


    postado por 54097 as 05:31:17 # 6 comentários
    Bom final de Semana

    Nº4 -    Meus alunos...

             Desejo a todos um ...

            ....fim de semana maravilhoso!!!!!                                                                                                       Um grande abraço                      


    postado por 54097 as 05:15:34 # 11 comentários
    Dicas de Sucesso

      3-              Dicas de sucesso

    20 Dicas de Sucesso

    Luiz Marins Filho

     

    1. Elogie três pessoas por dia.
    2. Tenha um aperto de mão firme.
    3. Olhe as pessoas nos olhos.
    4. Gaste menos do que ganha.
    5. Saiba perdoar a si e aos outros.
    6. Trate os outros como gostaria de ser tratado.
    7. Faça novos amigos.
    8. Saiba guardar segredos.
    9. Não adie uma alegria.
    10. Surpreenda aqueles que você ama com presentes inesperados.
    11. Sorria.
    12. Aceite sempre uma mão estendida.
    13. Pague suas contas em dia.
    14. Não reze para pedir coisas; reze para agradecer e pedir sabedoria e coragem.
    15. Dê às pessoas uma segunda chance.
    16. Não tome uma decisão quando estiver cansado ou nervoso.
    17. Respeite todas as coisas vivas, especialmente as indefesas.
    18. Doe o melhor de si no seu trabalho.
    19. Seja humilde, principalmente nas vitórias.
    20. Jamais prive uma pessoa de esperança. Pode ser que ela só tenha isso.
                                                                                                      Sucesso!!!

    postado por 54097 as 05:02:54 # 0 comentários
    Curiosidades

    Nº 2 -                            Curiosidades:

     

    Você conhece o número mágico 1089 é conhecido como o número mágico. Veja porqueseguindo os passos abaixo...

    1- Escolha qualquer número de trêsalgarismos distintos. Por exemplo 875

    2- Agora escreva este número de trás parafrente e subtraia o maior pelo menor

                 875 – 578 = 297

    3- Inverta também esse resultado e faça asoma     297 + 792 = 1089

     

    Obs.: Deve ser usado sempre 3 dígitos diferentes e seguir as instruções. Agora tente você!!!


    postado por 54097 as 04:49:41 # 4 comentários
    sexta, 09 abril, 2010
    Atualizando... 1, 2 e 3

    Nº1-     Este espaço é nosso!

    Aqui você lerá tudo que tivemos em sala de aula e mais um pouco, afinal... vamos usufruir da internet da melhor maneira possível e com consciência.
    Aguardo a participação de todos!
    Fiquem atentos, teremos muitas novidades!!

    Profª Vilma Freitas



    postado por 54097 as 11:44:29 # 10 comentários
     
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