Tudo é matemática
Tudo é matemática
sábado, 06 junho, 2009
Maneiras para se trabalhar a matemática de forma lúdica


Tema central :

Maneiras para se trabalhar a matemática de forma lúdica.

Temas de apoio:

  • Lenda sobre o Tangram;
  • Sólidos geométricos, regiões planas e contornos;
  • O uso das frações;
  • Representação de figuras geométricas espaciais no plano;
  • Proporcionalidade em Geometria;
  • Semelhança;

    Justificativa:

    Em uma era de tecnologia e de comunicação é fundamental que os alunos se familiarizem com o computador e com programas específicos para aprofundar mais e melhor sua aprendizagem matemática.

    Hoje, a sociedade necessita de indivíduos criativos, com habilidade em resolução de problemas, que dominem o uso de tecnologias e ainda que sejam capazes de elaborar outras. Para isso precisamos criar condições de acesso e utilização da informação de forma adequada, produzindo então o exercício da cidadania.

    Objetivos gerais e específicos:

    Objetivos gerais:

  • Com recursos tecnológicos, professor e alunos podem dar mais vazão à sua criatividade, dinamizando o trabalho e enriquecendo as atividades de ensino-aprendizagem, tornando esse processo mais dinâmico, prazeroso e eficaz;
  • É um espaço propício para estimular atitudes positivas em relação à Matemática (gosto pela Matemática), perseverança na busca de soluções e confiança em sua capacidade de aprender e fazer Matemática;
  • Relacionar o conhecimento escolar com a vida e com o mundo, pois o aluno que interage com uma maior diversidade de recursos e materiais pedagógicos tem possibilidade de fazer isso com mais eficácia;
  • A construção, com compreensão, de conceitos, procedimentos e habilidades matemáticas;
  • A busca de relações, propriedades e regularidades;
  • O espírito de investigação e a autonomia;

      Objetivos Específicos:

  • Proporcionar ao aluno atividades lúdicas e desafiadoras; 
  • Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria; 

  • Apresentar algumas maneiras de integrar as potencialidades didáticas do Tangram com a da geometria dinâmica;

  • Identificar e reconhecer elementos das figuras geométricas planas.

  • Agregar materiais que estimulem a curiosidade, a observação, a investigação e a troca de experiências e vivências;
  • Desenvolver o raciocínio lógico para a resolução de problemas, coordenação motora e habilidades na utilização dos materiais a serem utilizados;

  • Viabilizar o uso do Tangram na aprendizagem das frações;
  • Incentivar o gosto pela matemática eo desenvolvimento do raciocínio lógico.

    Enfoque pedagógico :

  • Avaliar o que os alunos sabem, como sabem e como pensam matematicamente;
  • Focalizar uma grande variedade de tarefas matemáticas e adotar uma visão global da Matemática;
  • Estimular o processo da criatividade das soluções dadas pelos alunos;
  • Estimular  a autonomia do aluno, para que ele invente, formule  e resolva novos problemas;
  •  Estimular a pesquisa sobre a história da matemática.
  • Utilizar uma abordagem construtivista,com enfoque  na aprendizagem por descoberta, considerando o reforço como parte do processo de aprendizagem, incentivando-os  a participação ativamente  do processo de aprendizagem. 
  • Nossa finalidade é possibilitar ao aluno não apenas interpretar a realidade, mas nela intervir, para aceitá-la, rejeitá-la ou transformá-la. Logo, serão considerados o envolvimento do aluno na atividade, seu empenho em participar e o processo que o aluno seguiu em sua aprendizagem, a partir de representações, dos erros e de obstáculos à aprendizagem,  a construção  e planejamento dos dispositivos e das seqüências didáticas;

    Recursos tecnológicos:

    Existe uma grande variedade de material que podem ser usados nas aulas de matemáticas, em laboratórios de ensino, dentre eles, destacamos:  

  • Livros (didáticos, paradidáticos, de história da matemática, de curiosidades, situações-problemas, etc.);
  • Computadores, data-show, software de Geometria Dinâmica;
  • CDs, vídeos e TV;
  • Geoplanos, dobraduras, formas geométricas variadas;
  • Tangrans, sólidos geométricos, etc.;  

    Esses recursos favorecem uma aprendizagem atrativa, em que as aulas sejam vivenciadas em um local onde se respire matemática o tempo todo, transformando um ambiente de busca e descoberta.

    Etapas  e suas estratégias de realização:

  • A leitura e interpretação do uso do Tangram em diversas disciplinas, a origem do Tangram,curiosidades, lendas, oficina de dobraduras e construção do Tangram;
  • Divisão da classe em grupos de 4 a 5 alunos e solicitação de pesquisas sobre o tema;
  • Apresentação de alguns vídeos do uso do Tangram;
  • Com base na pesquisa feita e o vídeo assistido desenvolver um debate;      
  • Familiarizar o aluno com as figuras geométricas, explorando o conteúdo de cada série; 
  • Criação de e-mail para cada classe e criação de uma comunidade de estudo da Google com o nome do grupo de cada sala, para juntos fazerem pesquisas e arquivá-las em um documento;  evidênciar a importância do trabalho em grupo e da divulgação de cada trabalho realizado;
  • Apresentação da programação através do retro-projetor ou data-show(conforme disponibilidade tecnológica da unidade escolar);
  • Utilização do software de Geometria Dinâmica R.e.C. onde cada professor organizará a sala de informática, bem como o conteúdo programático de cada série;
  • Finalizar com uma pequena exposição, onde possam apreciar a produção de todo grupo.

    Definição de papéis:

    O aluno é o protagonista, o projeto é realizado por ele e para ele. Logo, eles assumem papéis de construtores dos conhecimento. Por se um trabalho em  grupo é necessário o respeito mútuo, buscando um equilíbrio e ainda práticas  argumentação e a organização. Ele é o agente ativo, é quem busca a  informação, formula, questiona e a traz em forma de  relatórios e debates. No final do projeto ele seleciona e organiza o material para a exposição.

    Sites e bibliografia de apoio:

  • DANTE, L.R. (2005) "Tudo é matemática". ensino fundamental. São Paulo: Ática.
  • LFRabatone. Tangram - quebra cabeça milenar chinês . Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=JcJlejSfPZU>. Acesso em 26 de mai. 2009.
  • Matemática Lúdica: O uso do Tangram. Disponível em: < http://www.centrorefeducacional.com.br/matludica.htm>. Acesso em 26 de mai. 2009.
  •   SANTOS, M.L.; In:__________Centro de Referencial Educacional. Disponível em: < http://www.centrorefeducacional.com.br/matludica.htm>. Acesso em 30 de mai.2009.
  • ORTIGARA, J. CONTE, N.F.; O tangram na construção do conceito de fração. Disponível em: <http://ccet.ucs.br/eventos/outros/egem/posteres/po22.pdf>. Acesso em 30 de ma. 2009.

  • MOTTA, I. A. R. (2006) Tangram. Disponível em: <http://www.feg.unesp.br/extensao/teia/trab_finais/TrabalhoIvany.pdf>. Acesso em 30 de mai de 2009.

  • Escolover. Qualidade na Educação.;Tangram. Disponível em: <http://web.educom.pt/~pr1305/mat_tangram.htm>. Acesso em 01 de jun. 2009.
  • TANGRAM. O que é o Tangram. Disponível em: <http://exatas.net/tangram.htm>. Acesso em 02 de jun. 2009.

    Coleta de dados:

    Será desenvolvida através de pesquisas realizadas em sala de aula com uma oficina de dobraduras criativas que envolvam e motivem nossos alunos à participar do projeto.  Apresentaremos o Tangram em peças de madeira e identificaremos as características de cada uma das figuras planas.

    Os alunos podem usar técnicas de desenho geométrico para construir as peças do Tangram. Pode-se usar ferramentas para medir distâncias e ângulos, área, perímetro, estabelecer ou verificar relações, propriedades,  etc.

    Em seguida, o uso da sala de informática se torna muito importante, pois trabalharemos construções geométricas a partir do dobraduras realizadas em classe.

    Seleção do material:

    Existe uma grande variedade de material que podem ser usados nas aulas de matemáticas, em laboratórios de ensino, dentre eles, destacamos:

  • Livros (didáticos, paradidáticos, de história da matemática, de curiosidades, situações-problemas, etc.);
  • Computadores, data-show, software de Geometria Dinâmica;
  • CDs, vídeos e TV;
  • Geoplanos, dobraduras, formas geométricas variadas;
  • Tangrans, sólidos geométricos, etc.;
  • Esses recursos favorecem uma aprendizagem atrativa, em que as aulas sejam vivenciadas em um local onde se respire matemática o tempo todo, transformando um ambiente de busca e descoberta.

    Programação visual:

    ·         Vídeos extraídos do youtube;

    ·         Software de Geometria Dinâmica - Régua e Compasso.

  • Sites de pesquisas – pré-selecionados para leitura e interpretação dos textos oferecidos.
     

    Meios para a execução:

    Os meios para a execução do projeto serão: o uso da internet com sites de pesquisas, um grupo de estudo na google para o desenvolvimento do projeto,câmera fotográfica e câmera filmadora para o registro do trabalho e o compartilhamento de possíveis vídeos no youtube.

    Avaliação:

    É preciso avaliar o poder matemático do aluno, ou seja, sua capacidade de usar a informação para raciocinar, pensar criativamente e para formular problemas, resolvê-los e refletir criticamente sobre eles.

    A avaliação deve analisar até que ponto os alunos integraram e deram sentido à informação, se conseguem aplicá-la em situações que requeiram raciocínio e pensamento criativo e se são capazes de utilizar a Matemática para comunicar ideias.

    Além disso, a avaliação deve analisar a predisposição dos alunos em face dessa ciência, em particular a sua confiança em fazer Matemática e modo como a valorizam.

    É importante verificar se eles são capazes de resolver problemas não padronizados, de formular problemas a partir de certos dados, de empregar várias estratégias de resolução e de fazer a verificação dos resultados, bem como a generalização deles.

    Cronograma:

    Tempo Previsto: 15 aulas 

    1ª e 2ª aula: Conhecendo as peças do Tangram. Leitura e Interpretação do Uso do Tangram, sua origem, as lendas, curiosidades, o uso do Tangram em Ciências, Artes e História. Identificando as peças do Tangram. Em seguida, aprenderemos como construir o Tangram. Separaremos alguns materias como: régua de 30 cm, tesoura sem ponta, lápis, borracha, cartolina ou papel cartão. Entregaremos a cada aluno, o molde do Tangram para cada aluno construir sua peça. Motivaremos nossos alunos a esboçarem figuras com as peças, onde a criatividade e a habilidade se destaca nesse momento. Montaremos grupos de 4 a 5 alunos, onde solicitaremos pesquisas sobre o tema para debate nas próximas aulas. Ressalto a importância de registrar as oficinas realizadas, através de fotos, vídeos, relatórios por grupos.

    3ª e 4ª aula: Acompanharemos nossos alunos para a sala de vídeo, onde serão apresentados alguns vídeos do uso do tangram. Seu histórico, suas curiosidades, lendas, aprender a montagem de figuras, etc. Em seguida debateremos o vídeo assistido, com as pesquisas realizadas e a oficina realizada na aula anteriormente. É o momento apropriado para apresentar o nome geométrico de cada peça. De acordo com a programação de cada série, acrescente: Propriedades dos ângulos, o uso do Tangram nas Frações, Razão, Proporcionalidade e Semelhança.

    5ª e 6ª aula: Montaremos um e-mail para cada classe, onde disponibilizaremos o material de acesso, sites de pesquisas, vídeos, etc. Em seguida, abriremos uma comunidade de estudo no Grupos da Google, com o nome do grupo de cada sala. Aproveite   o momento para ensinar os alunos a utilizarem o google grupos. Explique ao aluno, a importância da criação do grupo, questione a importância do trabalho em equipe, da participação, motivação para aprender, a importância de expor os trabalhos realizados. Acrescentaremos o material de trabalho, as pesquisas realizadas, as fotos,os vídeos apresentados e sugestões dos nossos alunos, dentro da comunidade de classe. Apresentaremos a programação  através do retro-projetor ou data-show, não se esqueçam de investigarem quais recursos tecnológicos sua Unidade Escolar possui, o processo de organizar o e-mail da classe e montar o grupo de estudo não demorará mais do que 20 min

    7ª à 13ª . Realizado essa primeira fase, iniciaremos nossa segunda fase com nossos alunos apresentando a eles o software de Geometria Dinâmica R.e.C. Utilizaremos o programa de geometria dinâmica Régua e Compasso, um retroprojetor, ou data-show. As aulas de informática deverão ter duração pelos menos de  6h/a. É importante ao professor organizar o agendamento dessas aulas para não interromper a eficácia do projeto. A partir de então, apresentaremos aos nossos alunos o R.e.C., sugerimos a cada educador que elabore o conteúdo programático de cada série e apresente no primeiro dia de aula na sala de informática, assim todos os alunos, poderão ter acesso ao conteúdo a ser estudado.

    14ª e 15ª aula: Para finalização do projeto é importante que se faça uma pequena exposição desses relatos realizado pela classe, para que os alunos possam identificar e apreciar a informação de todos.

       

    Conteúdos e temas:

    5ª séries: Elementos das figuras planas; Classificação de Figuras planas; Composição e decomposição de figuras (Idéia de perímetro e área); Introdução ao uso de frações: Fração de um número, frações e medidas, frações equivalentes, comparação de frações, operações com frações;

    6ª séries: Ângulos e polígonos: ângulos complementares, ângulos suplementares, ângulos em um polígono, soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo, ângulos de um paralelogramo, polígonos regulares; Proporcionalidade;

    7ª séries: Ângulos e triângulos; Polígonos; Figuras congruentes:  Ampliação e Redução de figuras, Semelhança de figuras. Frações. Propriedades de ângulos. Perímetros, áreas e volumes.

    8ª séries: Proporcionalidade em Geometria; Semelhança: Figuras semelhantes,  Triângulos semelhantes e Semelhança de polígonos. Perímetros, áreas e volumes;

       

    Competências e Habilidades: Leitura e interpretação de texto; Reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar uma figura; Resolver problemas geométricos pela experimentação; Usar o raciocínio dedutivo para resolver problemas de natureza geométrica; Registro através fotos, relatórios e filmadora.

    Estratégias: O surgimento do Tangram na História da Matemática, manipulação de material concreto, trabalho em grupo, oficina de dobradura, experimentação com as formas geométricas através do software de geometria Dinâmica "Régua e Compasso".

    Passos para construção do Tangran de sete peças: 

  • Didaticamente podemos subtrair um quadrado de um retângulo, através das dobraduras a partir do quadrado;
  • O primeiro passo desta dobradura é dobrar o quadrado ao meio, vincando a sua diagonal principal; Feito isso, faremos o mesmo no R.e.C e trabalharemos os Princípios da Propriedade Mantida.
  • Repete-se a mesma dobra marcando a sua diagonal secundária;
  • Iremos marcar o Baricentro deste quadrado com um ponto e traçar somente a diagonal principal;
  • Devemos então a partir do Baricentro (Quadrado) ou Ponto Médio (Segmento) traçar um segmento que corresponde a metade da diagonal, iremos observar que temos dois triângulos congruentes e semelhantes, e também isósceles e retângulo, que são as duas primeiras das sete peças do Tangran;   
  • Devemos levar o vértice oposto ao vértice de onde foram marcadas as duas primeiras peças ao ponto central do Quadrado (Baricentro) e vincar, obtendo assim um terceiro triângulo que será a 3º. peça deste Tangran;
  • Em seguida levar o vértice que está no mesmo lado do vértice utilizado para marcar a 3ªPeça do Tangran e vincar obtendo por dobradura um Triângulo Retângulo e um Quadrado, respectivamente a 4ª e 5ªPeça do Tangran;  
  • Por último devemos marcar um ponto no vértice do Triângulo (3ª Peça), ponto este marcado no ângulo correspondente de 45º e oposto ao lado que foi marcado a 4ª e 5ª peça e assim levar este ponto sobre o Baricentro e observarmos a 6ª e 7ª peça, o Triângulo Retângulo e o Paralelogramo.  

       

    História do Tangram

    http://www.slideboom.com/presentations/77266/Hist%C3%B3ria-do-Tangram

    Os quatro pilares da educação e a web 2.0

    http://www.youtube.com/watch?v=yYE95lAKDXE


  • postado por 120269 as 06/06/2009 04:49:39 #
    5 Comentários
    alice:
    vc e tao intelegente para escreve isso...................
    obrigado assi_alici_para o escrito
    segunda, abril 09, 2012 01:57  

    thayna:
    nossa que entelegente vc obrigado...........................
    segunda, abril 09, 2012 01:54  

    Maria Fernanda:
    Muito bom! Adorei!
    terça, fevereiro 16, 2010 03:29  

    Renata Cristina Ribeiro:
    Gostei muito, apesar de ser professora de area humanas, as exatas são robi, mas matematica é preferencial. parabéns
    quinta, novembro 05, 2009 12:56  

    Cris B:
    Olá G. Fábrida de Ideias
    Parabéns pelo blog!!! Está muito bom!!
    Grande Abraço
    Cris
    terça, junho 09, 2009 07:51  

    Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

     
    Perfil
    120269
    Meu Perfil

    Links
    Hotéis no Brasil
    Encontra Brasil
    Guia RN
    Encontra Rio Grande do Norte
    DNS Dinâmico
    Blog Grátis

    Palavras-Chave
    Tangram
    Geometria

    Favoritos
    Tudo é matemática
    mais...

    adicionar aos meus favoritos


    Colaboradores do Blog


    Comunidades
    O uso de novas ferramentas Web 2.0 nas aulas de matemática
    Criar matemática

    Posts Anteriores
    Não há posts anteriores.

    Arquivos
    2009, 01 julho
    2009, 01 junho

    8353 acessos
    CRIAR BLOG GRATIS
    ..