Federação Israelita Sefaradi B'nei Anussim
Federação Israelita Sefaradi B'nei Anussim
domingo, 12 junho, 2011
Hoje termina o prazo para purgarmos a mora

B’H

 

SãoPaulo, 13 de junho de 2011.

 

 

Hojetermina o prazo para purgarmos a mora, sairemos conscientes que lutamos pornossos objetivos, se não haver um milagre, continuaremos nossa campanha paratermos outro lugar para sinagoga e as  obras sociais e cultural em São Mateus.  

Permita-mecontar um pouco de minha historia, quando decidimos assumir a identidadejudaica por sermos descendentes e entender que judeu (anussim ou não) é aqueleque nasce de ventre judaico ou (filho da forçada), acreditávamos que acomunidade fosse nos receber de braços abertos, ao invés disso, encontramos asportas fechadas, a principio não entendíamos o porquê, o judaísmo é umareligião familiar, um é testemunha do outro, desta maneira a comunidade seprotege, de ataques anti-semitas e de confusões ideológicas. Na época todas asreligiões que conhecíamos logravam a rebanhar adeptos. Os órgãos judaicosexistentes não nos davam respaldo não nos reconheciam como judeus, por muitasvezes, fomos vítimas de preconceito e ignorância de não judeus e de judeus, aponto de um destes ditos judeus me perguntarem por que vocês querem um povo quenão os querem? Minha resposta foi imediata ninguém pode negar a si mesmo.

Diza Torá não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe.

Nósnão podemos dar falso testemunho,negando nossa origens e os nossosantepassados, quando aceitamos o  jugo daTorá, aceitamos também alegrias e sofrimento,como o famoso ditado diz naalegria na dor ,na riqueza na pobreza, com toda adversidades  o amor pela Unicidade de D-us  e sua Santa Torá,  permanece impresso dentro de nós, lembrando–nos continuamente quem somos e qual é a nossa missão.

Quantasvezes celebramos shabat sem nada para colocar na mesa devido à situação edificuldades, em nossa inocência fazendo kidush com pão e água, lembro-me dodia que o meu melhor amigo Fausto Arruda faleceu, o shabat deve ser celebradocom alegria, com muita fé celebrei o shabat, sem chorar em meio a agonia, destavez não pela falta de comida, pois a mesa estava farta, mais coração triste.

““Comtudo isso acontecendo não podíamos negar como cremos nem como somos simplesmente”Judeus.” Cumprindo o pacto do Sinai e com o Ami Israel (povo de Israel)

Lembro-metambém quando nossa casa e instituição  foi invadida, com homem armado as criançasgritando com medo, tivemos que chamar a policia, a noite terminou as 06:00 damanhã, outro dia com depoimentos e tudo mais na delegacia.

Aochegar a casa minha filha me disse: Eles (goym)  não gostam de nós, o que fizemos para eles? Eurespondi nada, ela perguntou é verdade o que ele disse? O que ele disse?  Que nos matamos J.C, eu disse a ela você matou?Ela me disse não, nem eu, aqui ninguém conheceu este homem. Depois deste episodio apareceram acusações,diversas colocando em risco nossa família, e instituição, Até hoje corremapuração de quem foi,e  quando surgiram, estasacusações. Minhas filhas não têm escola judaica, já sofrerão descriminação,foram agredidas, fomos expulsos de uma casa alugada, com contas pagas e semmotivo aparente por quê?A resposta do proprietário nos surpreendeu vocês sãojudeus vão procurar sua turma, cheguei a receber telefonema de um pai meameaçando dizendo que não queria sua filha com minhas filhas, porque éramos malditos,que jogamos a nossa salvação fora, que ele veio para os seus mais....etc...,disseque se as minhas filhas não se afastassem de sua filha ,que ele iria nosencontrar pessoalmente,  que seriajustiça de deus (maldito seja este). Isso nos levou a existir juridicamentepara reivindicar perante as autoridades o nosso direito de liberdade religiosa,outro motivo é que por entender a importância da união dos descendentes dejudeus da Inquisição que desejam voltar à fé original de seus pais, é que nóspropomos o ajuntamento de todas as congregações de origem anussim do Brasil.

Paracriarmos nossas escolas judaicas, quantos pais judeus têm seus filhos em escolapública ou particular, que sofrem influência de outras culturas e religiões, comatividades culturais que não tem nada haver com que cremos ou o que queremos, algumasante-semita, comidas proibidas pela Torá e por ai vai..., por este motivoqueremos a união da comunidade como um todo, vocês, irmãos são tudo que nos restamcomo instrumentos de D-us, nossa  grandefamília sefarad de origem Ibérica.

Hileldiz: ”não te afastes da comunidade, nem confies em ti até o dia da tua morte,não julgues o teu próximo enquanto não te encontrares na situação dele, nãodiga coisas esperando que não sejam ouvidas, não digas estudarei quando tivertempo, pois talvez nunca tenhas tempo”. (mishná 5:capitulo 2)

“nãote afastes da comunidade, nem confies em ti até o dia da tua morte”

Nãote afastes da comunidade significa: que juntos seremos forte, nem confies em tiAté o dia da tua morte significa: não acredite que você poderá fazer algosozinho e que não depende de ninguém.

“Nãojulgues o teu próximo enquanto não te encontrares na situação dele” significa:sempre imagine a situação do teu próximo antes de julgá-lo.

“Nãodiga coisas esperando que não sejam ouvidas” Não critique achando que suaopinião não fará diferença, sempre a alguém que as escuta, desta maneira o mal(lashon hará) não ficara somente para ti, mas contaminaras aos outros também.

“Nãodigas “estudarei quando tiver tempo, pois talvez nunca tenhas tempo”. O estudoeleva a alma o tornando puro de coração, e retira a ignorância, a morte éinesperada o tempo não se recupera.

Queridosirmão, ainda estamos longe do nosso objetivo, mais a positividade é a mesmaacreditamos que venceremos mais está etapa passaremos por mais este obstáculo, estamosna corrida contra o tempo o que muitas das vezes nos faz perguntar:

Porqueenquanto o justo sofre os homens se calam?Porque os que se dizem justos nãolutam por justiça, antes abandonam a justiça cometendo injustiça.

Saiba… perante quem você estádestinado a dar julgamento e justificativa.
Ética Dos Pais, 3:1.
OsIsraelitas mais abastardo, não temos acesso, aos disponíveis a nos ajudartambém tem dificuldades financeiras, mais á aqueles que simplesmente cruzamseus braços dizendo este problema não é meu, estes mostram que não entenderamnada sobre judaísmo nem comunidade .

Temosque nos unir para decidirmos qual vai ser o  nosso futuro, o tempo não se recupera a hora éagora...

Ki-Atáh abinu kiAbraham lo yeda'anu we'Yisra'El lo yakiranu Atáh Adonay abinu goalenu me'olamshemecha".

Isaías63:16

.16Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não nosreconhece; tu, ó SENHOR, és nosso Pai; nosso Redentor é o teu nome desde aantiguidade.

É chegado o momento de reerguermo-nos, como a famosa ave mitológicaque se fez símbolo para todo o judaísmo hispano-português, cujo mito faz mençãoao "levantar-se Fênix das cinzas após haver sido queimada", é o quequeremos se nos disserem comecem, nos já começamos há dez  anos, a aqueles que dizem, até agora só estãoesperando.

Esperandoo que?

Baruch Hashem(bendito seja o nome) pelos visionários inconformados com a atual situação.

O“PRESENTE É AGORA"

Enecessário agir em conjunto

Conhecero ambiente de ação

Conheceros obstáculos a ser vencido.

Conhecersuas fraquezas e suas virtudes.

Pontosfortes e pontos fracos.

As Leisda ética e conduta do povo judeu é o meio, mas depende exclusivamente de cadaum de nós usá-lo da maneira certa para realmente nos tornarmos exemplos vivosda Torá, judeus verdadeiros, por dentro e por fora

 

Cuide de seus PENSAMENTOS,
porque se tornam palavras;

Escolha sua PALAVRAS,
porque se tornam ações;

Entenda suas AÇÕES,
porque se tornam hábitos;

Estude seu HÁBITOS,
porque se tornam seu caráter;

Desenvolva seu CARÁTER,
porque ele torna-se o seu DESTINO

Bem-aventuradosos visionários, essas criaturas cujos olhos não se limitam a observar a rotina.

Insistemem ver um futuro, não para esperar passivamente que ele chegue.

Maspara correr ao seu encontro com a disposição de moldá-lo e construí-lo.

Esseé o Judaísmo que não temos, mas é o Judaísmo que temos que construir!

A QUEM  INTERESSAR NOSSO CONTATOS: fisba_fisba@hotmail.com

Fisba_fisba@yahoo.com.br  Cel:( 55)0119314 5027 – 6427 9176

Seeu cair levantar mi-ei, se me assentar em trevas o Eterno será minha luz

MordechaiMoré Ben Yehuda S’T ( Marcos Moreira da silva).

  BANCO ITAÚ

Agencia/7131 - C/C: 04544-0                                              

 

BANCOBRADESCO

Agencia:2866-5 - C/C: 1585-7

 

Aos cuidados deNelsi Roseli Bianco.

 



postado por 42887 as 12:46:35




2 comentários:
hnijjjUZyMIzWRfeYk:

HfwbPC <a href="http://whxpkzakmvke.com/">whxpkzakmvke</a>, [url=http://vtjuiretnslz.com/]vtjuiretnslz[/url], [link=http://dettfcdjjgfj.com/]dettfcdjjgfj[/link], http://ifqtzdkupyjd.com/

23/04/2013 07:39:10
hnijjjUZyMIzWRfeYk:

HfwbPC <a href="http://whxpkzakmvke.com/">whxpkzakmvke</a>, [url=http://vtjuiretnslz.com/]vtjuiretnslz[/url], [link=http://dettfcdjjgfj.com/]dettfcdjjgfj[/link], http://ifqtzdkupyjd.com/

23/04/2013 07:39:07
Comente este post
Início
Perfil
42887
Meu Perfil

Meus Links
Blog Grátis
Criar Blog
Manta Absorvente de Óleo
Hoteis

Palavras-Chave
prazo

Favoritos
Federação Israelita Sefaradi B'nei Anussim
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
federaçaoisraelita sefarad B,nei anussim
federação Israelita Sefarad B`nei Anussim

Posts Anteriores
Urgencia
”a união faz a força”
Neste proximo domingo, 27 de março de 2011
Palestra na zona leste
CARIDADE A GENEROSIDADE E A RIQUEZA.
A vida de David Melech é um grande exemplo.
aos amigos e admiradores de membros de nossa organização
Reforma da sinagoga Beith Israel
Programa Mosaico estará presente na inauguração da Sinagoga Beith Israel
Dia 28 de novembro: a grande inauguração da Sinagoga hispano portuguesa Beith Israel

Arquivos
2011, 01 junho
2011, 01 abril
2011, 01 março
2011, 01 janeiro
2010, 01 novembro
2010, 01 outubro
2010, 01 setembro
2010, 01 maio
2009, 01 dezembro
2009, 01 novembro
2009, 01 outubro
2009, 01 setembro
2009, 01 agosto
2009, 01 maio
2009, 01 abril
2009, 01 fevereiro
2009, 01 janeiro
2008, 01 outubro
2008, 01 setembro
2008, 01 agosto
2008, 01 junho
2008, 01 maio
2008, 01 março
2008, 01 janeiro
2007, 01 dezembro
2007, 01 outubro
2007, 01 abril
2007, 01 março
2007, 01 fevereiro
2007, 01 janeiro
2006, 01 dezembro
2006, 01 novembro

35366 acessos


CRIAR BLOG GRATIS   
..