Aulas de Fisioterapia
dermátomo

      Denomina-se dermátomo o território cutâneo inervado por fibras de uma única raiz dorsal. O dermátomo recebe o nome da raiz que o inerva. O estudo da topografia dos dermátomos é muito importante para a localização de lesões radiculares ou medulares.

     As fibras radiculares podem chegar aos dermátomos através de nervos unissegmentares, como os intercostais, ou plurissegmentares, como o mediano, o ulnar, etc. No primeiro caso, cada nervo corresponde a um dermátomo que se localiza no seu território de distribuição cutânea. No segundo, o nervo contribui com fibras sensitivas de várias raízes.

      Conhecendo-se o território cutâneo de distribuição dos nervos periféricos e o mapa dos dermátomos, pode-se , diante de um quadro de perda de sensibilidade cutânea, determinar se a lesão foi em um nervo periférico, na medula ou nas raízes espinhais.

postado por 23781 em 04:07:20 :

1 comentários:Comente este post!
em 22/02/2011 12:23:27 , Rfael escreveu:
A sua "postura nesse perfil",não causa boa mpressão para os(as) fisioterapeutas,que graças a falta de ética de alguns,são vistos(as),como " massagistas,...massagistas....."
Uma postura mais ética e profissional seria mais conveniente uma vez que esta ligando sua imagem a profissão e sua imagem aquí não está condizente. vou enviar seu anuncio para o conselho de ética e seu perfil como está para que seja avaliado.
Grato!
CRIAR BLOG GRATIS   
..