EXPERIENCIA ESCOLARES
EXPERIENCIA ESCOLARES

sábado, 28 março, 2009
Experiência - Óxido de Ferro

Como estou recebendo muitospedidos para colocar idéias de experiências fáceis de se fazer naEscola. Vou iniciar com uma experiência para mostrar como se forma aferrugem.

Para entendermos o que vai acontecer nesta experiência, temos primeiro que saber como se forma a ferrugem:

A ferrugem é o óxido deferro. Um óxido é um composto químico binário formado por átomos deoxigênio com outros elementos ( neste caso é o ferro). Quando o ferroentra em contato com o oxigênio, o óxido de ferro ( Fe2O3) se forma porum reação química. 

O ar ou a água que irãi fornecer esse oxigênio ao ferro ( para entender leia aqui: Como funciona a Ferrugem?)

Então, vamos a experiência?

Continue lendo ‘Experiência - Óxido de Ferro’

Ajuda para Maria Publicado 01/08/2008 Comentários
Tags: , , ,

Maria é uma leitora de um Blog antigo meu “Feira de Ciências”, que está lá meio parado.

Mas ela me pediu ajuda paramontar uma Bateria de niquel-cádmio. Essa pilha se chama Pilha deDaniell ( escrito assim mesmo) e tem um link bem fácil de achar paramontar essa bateria. O link é :http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/pilha_daniell.html

Deixo aqui as instruções para montar a pilha . Vai lá no link para ver mais :

Material :
  • Algodão.
  • Tubo de borracha.
  • Dois copos de vidro.
  • Dois fios condutores com crocodilos. ( aquelas mãosinhas para agarrar)
  • Voltímetro.
  • Luvas de latex.
  • Óculos.
  • Compostos :
  • Água destilada.
  • Placa de cobre.
  • Placa de zinco.
  • Sulfato de cobre.
  • Sulfato de zinco.
  • Cloreto de sódio.
  • Procedimento:

    1. Atenção! Durante a execução desta experiência deves proteger as mãos com umas luvas e os olhos com uns óculos.

    2. Começa por preparar uma solução aquosa de cloreto de sódio para a ponte salina.

    3. Deita a solução aquosa deágua e sal no tubo de borracha e encerra as extremidades com algodão.(o algodão deve ser colocado de maneira a impedir que a solução de NaClsaia. No tubo não deve ser visível qualquer bolha de ar. Caso exista aperformance da ponte salina pode ser seriamente prejudicada)

    4. Enche 2/3 do volume total dos copos com água destilada.

    5. Deita uma colher de sulfato de cobre no primeiro copo e uma colher de sulfato de zinco no segundo. Mistura bem as soluções.

    6. Utilizando um fio condutor com crocodilos nas extremidades, une o eléctrodo de zinco ao fio preto (COM) do voltímetro.

    7. Com o outro fio, une o fio vermelho do voltímetro ao eléctrodo de cobre.

    8. Mergulha cada uma dasextremidades da ponte salina nas soluções de sulfato de zinco e sulfatode cobre. (o sistema não funciona se a ponte salina não estiver bemmergulhada)

    9. Mergulha o eléctrodo dezinco na solução de sulfato de zinco. (cuidado com manuseamento dosulfato de zinco porque este é nocivo)

    10. Mergulha o eléctrodo decobre na solução de sulfato de cobre. (podes verificar que o voltímetropassa a apresentar uma diferença de potencial próxima de 1,1 V)

    Fontes de Ferro, Zinco e Sódio Publicado 07/05/2008 Comentários
    Tags: , ,

    Olhacomo é legal fazer uma pergunta bem definida! Uma leitora deste Blog mepediu isso: As fontes naturais de Ferro, Zinco e Sódio.

    1. Ferro (Fe): prevenção de anemia. Fontes: fígado, feijão , verduras escuras e carnes
    2. Zinco ( Zn ): fortalecimento da resistência imunológica. Fontes: nozes, cereais integrais, ostras, fígado,…
    3. Sódio (Na) : atua na bomba sódio, que na contração muscular. Fontes : sal de cozinha.

    Misturas X Compostos Publicado 11/03/2008 Comentários
    Tags: , ,
    Há uma diferença fundamental entre Mistura e Composto, em química.

    Como tem muita gente fazendo a mesma pergunta, vamos esclarecer ? É muito simples ! Mais fácil que mastigar água !

    Continue lendo ‘Misturas X Compostos’

    Ligações Iônicas e Covalentes ( aula) Publicado 03/11/2007 Comentários
    Tags: , ,

    Jácoloquei aqui alguns arquivos pdf para ajudar nas aulas de Ciências ( 8as Séries ou 9os anos do ensino fundamental). Como eu estou vendo quemuita gente está interessada neles, deixo disponível mais dois, sobreligações iônicas e covalentes.

    Pode clicar, que vai abrir imprimir e fazer. Deixe os seus comentários !

    Ligações Iônicas

    Ligações Covalentes

    Metais e Ametais Publicado 27/10/2007 10 Comentários
    Tags: , ,

    Sevocê quer saber mais um pouco sobre esses dois grupos da tabelaperiódica, clique aqui e leia sobre os metais e os ametais ( ou nãometais).

    Fichário de Ciências

    Ligações Químicas - Aula Publicado 12/10/2007 Comentários
    Tags: , ,
     Para todos os alunos que ainda estão encontrado dificuldades em Ligações Químicas, ai estão dois Arquivos em pdf para consulta.

    Faça na ordem mostrada abaixo:

    1. Estudo Dirigido - estlig.pdf
    2. Ligações Químicas -ligquim.pdf
    Valência é … Publicado 08/10/2007 Comentário
    Tags: , , , , ,
    Como já foi explicado em ligações químicas , um átomo tem que perder, ganhar ou compartilhar elétrons para poder ficar estável. Mas o que é valência de um átomo ?atomo.jpg

    Continue lendo ‘Valência é …’



    postado por 114976 as 10:42:37 0 comentários
    O repolho roxo

    Por que o suco muda de cor?


    O suco de repolho com limão é o da esquerda (rosa), e o sem limão é da direita (roxo).











    O suco misturado ao sabão em pó ficou verde (pode ficar azul também, depende da quantidade de sabão).










    O suco com vinagre fica igual ao com limão. O que eles têm em comum?













    O que acontece?

    Orepolho roxo - assim como muitas plantas -  possui substânciascoloridas na sua seiva, chamadas antocianinas. Elas apresentam apropriedade de mudar de cor na presença de ácidos ou bases.

    Maso que são ácidos e bases? A ideia de ácido ou base surge quandotentamos agrupar substâncias que têm propriedades químicas parecidas.Esta tendência a se colecionar e classificar as substâncias pode sermuito útil, mas tem suas limitações. Para se dizer o que é um ácido,precisamos todos concordar em quais são as propriedades químicas queeles têm, e com o passar do tempo a ideia de ácido foi mudando e ascoleções e classificações também. Nós ficaremos com uma ideia bemsimples e direta que vem das nossas observações neste experimento.

    Ácidosserão, no nosso caso, aquelas substâncias que se comportarem como osuco de limão quando adicionadas ao suco de repolho roxo. O suco derepolho roxo apresenta uma coloração rosada quando acrescentamos o sucode limão e o vinagre.

    Para uma definição um pouco maisprecisa do que são ácidos e bases, podemos dizer que são funçõesquímicas. As substâncias da mesma categoria possuem algumaspropriedades em comum. Por exemplo, o limão tem sabor azedo porquecontém ácido cítrico e ácido ascórbico (a vitamina C). Já o vinagrecontém ácido acético.

    O índice que mede o quanto uma substânciaé ácida ou básica, ou ainda se ela é neutra (como a água pura),é chamado de pH. Os ácidos possuem pH com valores menores do que 7,enquanto que as báses têm valores maiores do que 7.

    Osprodutos de limpeza, como o sabão em pó, são em geral básicos, pois asbases ajudam a dissolver a gordura e remover a sujeira. Substâncias quemudam de cor com ácidos e bases, como a que está presente norepolho são chamadas de indicadores ácido-base.

    E você achou que estava fazendo só um suquinho de repolho roxo...

     

    Tente também em casa!

    Misture o suco de repolho com outros produtos, como:

    - Refrigerante de limão

    - Suco de laranja

    - Bicarbonato de sódio

    - Sucos de outras frutas

    - Produtos de limpeza (Cuidado! Ao mexer com produtos de limpeza, peça ajuda a um adulto)



    postado por 114976 as 10:14:54 0 comentários
    Nesta secção vais poder manipular algumas substâncias e construir instrumentos que te ajudam a compreender tudo o que nos rodeia.

    tudo o que nos rodeia.

    1. Estruturas Moleculares

    Objectivo:Visualizar a organização dos átomos ou íons em moléculas ou cristais.

    Material:

    Bolas de isopor;

    estrutura.gif (1408 bytes) Papel machê; Arame; Borracha de soro; Palitos ou canudos de refrigerante;

    Procedimento:Montar estruturas moleculares com o material sugerido.

    Discussão:Assim como as 23 letras do alfabeto latino formam milhares de palavras, algosemelhante ocorre com os átomos, que podem formar milhões de substâncias.Isto nos faz entender porque na tabela periódica temos mais de uma centena deelementos químicos e no quotidiano deparamo-nos com uma diversidade enorme desubstâncias. Daí a importância das ligações químicas, um dos conceitosmais importantes desta área.

    2. Extintor de incêndio

    Objectivo:Demonstrar que o gás carbónico extingue a combustão.

    Material/substâncias: Erlenmeyer; extintor.gif (1240 bytes) Rolha com tubo em L; Vela; Ácido acético (5ml); Solução saturada de bicarbonato de sódio (5ml)

    Procedimento: Adicionara solução de bicarbonato de sódio ao erlenmeyer e em seguida o ácido acético,tampando imediatamente (com a rolha) e mantendo fechado o tubo em L. Após odesprendimento do gás, apontar a saída do tubo em L para a base da chama deuma vela. Observar.

    Discussão:O gás carbónico é liberado após a reacção do ácido com o bicarbonato,inibindo a combustão.

    HCO3- (aq)

    +

    H+(aq)

    ®

    H2O (l)

    +

    CO2(g) bicarbonato ácido água gás carbônico

     

    3. Enchendo um Balão atravésda Reacção de Vinagre com Bicarbonato de Sódio.

    Objectivo:Demonstrar a reacção de bicarbonato de sódio com vinagre produzindo o gás carbónico.

    Material/substâncias: Erlenmeyer; balao.gif (1091 bytes) Balão de festa; Vinagre (5ml); Bicarbonato de sódio (1colher de sopa);

    Procedimento: Colocaro bicarbonato de sódio ao erlenmeyer e em seguida, adicionar o vinagre.Encaixar a boca do balão na boca do erlenmeyer e esperar a reacção acontecer.Após o desprendimento do gás, pode-se notar que o balão enche rapidamente.

    Discussão:O gás carbónico é liberado após a reacção do ácido com o bicarbonato.Assim o balão fica cheio com o gás carbónico. 

    HCO3- (aq)

    +

    H+(aq)

    ®

    H2O (l)

    +

    CO2(g) bicarbonato ácido água gás carbônico


    4. Sopro Mágico

    Objectivo:Mostrar que o gás carbónico é liberado na respiração e que a reacção entrea água e o gás carbónico produz um ácido.

    Material/substâncias: Canudos; Tubos de ensaio; Água; sopro.gif (2054 bytes) Estante para tubos de ensaio; Solução bem diluída de hidróxido de sódio; Fenolftaleína; Azul de bromotimol;

    Procedimento: Colocarum pouco de água em um tubo de ensaio, adicionar uma gota de hidróxido de sódioe duas gotas de fenolftaleína (ou azul de bromotimol). Em seguida, soprar com oauxílio de um canudo e observar.

    Discussão:Na respiração, expira-se mais gás carbónico do que se aspira. Na experiência,o gás carbónico liberado no sopro reage com a água, produzindo o ácido carbónicoque é identificado pelo indicador ácido – base (fenolftaleína, azul debromotimol).

    CO2(g)

    +

    H2O(l)

    ®

    H2CO3(aq) Gás carbônico água ácido carbônico

     

    5. Mágica do vinho

    Objectivo:Identificar ácidos e bases.

    Material/substâncias: Bastão de vidro; Papel de filtro; Béquer; vinho.gif (1261 bytes) Erlenmeyer; Funil; 2 taças; Água; 1 garrafa de vinho (vazia); 1 bandeja; Papel de filtro; Comprimida lacto-purga; Ácido sulfúrico; Hidróxido de amônio; Solução de hidróxido de sódio;

    Procedimento:

    a) Preparar a fenolftaleína:Com o auxílio do bastão de vidro, triture o comprimido lacto-purga no béquer.Acrescente 20 ml de água e agite. Filtre o sistema, recolhendo a soluçãoresultante em um erlenmeyer.

    b) Preparar o vinho mágico(sangue do diabo): Adicione 10 gotas dehidróxido de amónio em 1litro de água. Em seguida, acrescente 10ml da soluçãodo erlenmeyer (fenolftaleína) e observe (a solução se tornará cor de vinho).Depois colocar o vinho mágico em uma garrafa.

    c) Preparar a solução de hidróxidode sódio: Colocar 20ml de água em umbéquer e adicionar três colheres de sopa de hidróxido de sódio. Mexer com umbastão de vidro e colocar a substância em um vidro conta - gotas.

    d) Mágica: Colocar1gotas de ácido sulfúrico na 1ª taça e 2gotas da solução de hidróxido desódio na 2ª taça. Em seguida, adicionar um pouco do vinho mágico na 1ª taçae observar. Depois, passar o conteúdo da 1ª taça para a 2ª taça e observar.

    DiscussãoÁcidos e bases podem ser identificados por diferentes procedimentos. A reacçãode um ácido com uma base forma água. Os indicadores ácidos - base permitemperceber esta mudança.

    Indicador

    Ácido

    Base

    Fenolftaleína

    Incolor

    Rosa

    Azul de bromotimol

    Amarelo

    Azul

    Hibiscos (papoula)

    Vermelho

    Verde

    Repolho Roxo

    Vermelho

    Azul

     

    H+(aq)

    +

    OH- (aq)

    ®

    H2O (l) ácido base água

     

    6. Indicadores naturais:

    Objectivo: Produzir um indicadorácido - base natural.

    Indicador Repolho roxo /Indicador Flores

    Material/substâncias: Béquer; Peneira; Tubos de ensaio; naturais.gif (2847 bytes) Estante para tubo de ensaio; Água;
    Detergente; Limão;   Vinagre; Leite de magnésia; Leite; Ájax; Sabão em barra; Repolho roxo; Papoula vermelha; Papoula amarela; Cravo branco; Cravo amarelo;

    Obs:Pode-se utilizar qualquer produto de limpeza, sucos de frutas ou qualquer substânciaque se deseje saber se é ácida, básica ou neutra e qualquer tipo de florespara verificar se são indicadores, observando a coloração que apresentam emácidos ou bases.

    Procedimento: Cortarorepolho roxo em tiras bem finas, colocar em um béquer contendo água elevarà fervura. Retirar o béquer do aquecimento, deixar esfriar. Com oauxílio dapeneira coar o líquido, passando para outro béquer. Testar a acidez dassubstâncias,colocando um pouco do líquido em cada tubo de ensaio e 6 gotas dassustâncias citadas acima. Repetir o procedimento para as diversasflores.

    Discussão: Osindicadores são substâncias que quando entram em contacto com um ácidoapresentam uma determinada coloração e com uma base apresentam outra coloração.Dessa forma, cada indicador apresenta uma mudança de cor característica. Alémdos indicadores padrões, existem diversos indicadores naturais. O líquidoextraído do repolho roxo é um indicador natural de ácidos e bases e deveráapresentar as seguintes colorações:

     

    Meio ácido

    Meio neutro

    Meio básico

    Líquido do repolho roxo

    Vermelho

    Não muda a coloração

    Verde

    Líquido da papoula vermelha

    vermelho

    Não muda a coloração

    Verde

    Obs:O indicador do repolho roxo fica azulado em bases fracas e fica azulescuro com bicarbonato de sódio (NaHCO3).

    Sugestão:Fazer uma tabela, seguindo o exemplo da tabela acima para as diversas flores.

    7. João Teimoso

    Objectivo:Mostrar que o volume ocupado pelo vapor é muito maior do que o ocupado por um líquido.

    Material/substâncias: Erlenmeyer; joao.gif (1982 bytes) Balão de festa; Lamparina; Tripé; Béquer; Água; Tela de amianto; Pinça;

    Procedimento: Montar o sistema:lamparina, tripé, tela de amianto. Colocar um pouco de água no erlenmeyer eencaixar o balão de festa na boca do erlenmeyer. Em seguida, colocar em cima datela de amianto e acender a lamparina. Observar. O balão de festa vai começara inflar. Retirar o erlenmeyer da tela de amianto com a pinça, esperar esfriarum pouco e colocar em seguida em um béquer com água fria para esfriarcompletamente.

    Discussão:Aquecendo-se a água ela evapora. A pressão interna do recipiente fica maiorque a externa. Por isso, ao colocarmos o balão na boca do erlenmeyer ele começaa encher. À medida que o recipiente esfria, ocorre a condensação do vapor,diminuindo-se a pressão interna e fazendo o balão penetrar no recipiente.

    8. Existência do Ar

    Objectivo:Evidenciar experimentalmente a existência do ar.

    Material/substâncias: Tubo L com rolha e funil (montados); ar.gif (1236 bytes) 1 Erlenmeyer; 1 Vela; Fósforo; Água;

    Procedimento:Você deverá pegar o tubo em L com rolha e funil já montados e encaixar noerlenmeyer. Depois deverá tapar a saída do tubo em L com o dedo e colocar águano funil; em seguida, pegue a vela acesa e aproxime da saída do tubo em L.Solte o dedo e observe o que acontecerá com a chama.

    Discussão:a experiência mostra o ar sendo deslocado por outro corpo: a água. Com o dedoobstruindo a saída do ar, a água logo pára de entrar. Isto ocorre por que oar que está dentro do erlenmeyer não permite que a água ocupe o seu lugar.Quando desobstruímos a passagem, o ar expulso pela entrada da água agita achama.


    9. Cromatografia em papel

    Objectivo:Realizar a separação dos pigmentos que compõem uma determinada cor.

    Material/ substâncias: Copo; cromatografia.gif (1442 bytes) Papel de filtro; Álcool; Lápis hidrocor de diversas cores;

    Procedimento:Cortar o papel de filtro em tiras. Com o lápis hidrocor, pintar um ponto em umadas extremidades do papel e colocar o mesmo em um copo contendo um pouco de álcoolde modo que o ponto pintado com o hidrocor não entre em contacto com o álcool.Observar durante alguns minutos.

    Discussão:Na cromatografia, os componentes de uma mistura são identificados pela cor.Colocando uma tira de papel pintada num frasco contendo álcool, é possívelidentificar os componentes da mistura. O álcool é absorvido gradativamentepela tira e, devido às diferentes solubilidade e tamanhos das moléculas, seuscomponentes "sobem" com diferentes velocidades, permitindo aidentificação das substâncias.

    10. Implosão da Lata

    Objectivo:Demonstrar o efeito da diferença de pressão.

    Material/substâncias: Lata de refrigerante; implosao.gif (1742 bytes) Béquer; Lamparina pinça p/ a lata; Água; Fósforo; Álcool;

    Procedimento: Coloqueum pouco de água (menos de um dedo) na lata de refrigerante vazia. Segure alata (com a pinça) com seu fundo directamente na chama da lamparina e espereaquecer a água até a sua vaporização. Em seguida verta a lata no béquer comágua fria e observe.

    Discussão:Antes do aquecimento as pressões interna e externa da lata são iguais. Oaquecimento provoca a evaporação da água. O vapor ocupa todo o volume dalata. Quando a lata é resfriada o vapor se condensa.

    11. Balança Analítica

    Objectivo:Mostrar a precisão nas medidas de massas.

    Material: Balançaanalítica; Fio de cabelo; Papel; Caneta;

    Procedimento: Tarara balança e em seguida colocar um fio de cabelo para verificar o seu peso eanotar, pesar um pedaço de papel e anotar, depois escrever o nome de trêspessoas neste mesmo papel e pesar novamente, anotar e comparar com o peso antesdas assinaturas.

    12. Pressão Atmosférica(enchendo um balão com o vácuo)

    Objetivo:Formalizar o conceito de pressão experimentalmente.

    Material: Dissecador; pressao.gif (1672 bytes) Bomba de vácuo; Balão de festa; Borracha de soro;

    Procedimento: Montaro sistema: Bomba de vácuo ligada ao dissecador (com um balão de festaspreviamente fechado e vazio dentro), em seguida ligar o sistema e observar o queocorre com o balão. Quando o mesmo estiver cheio, desligar e abrir a entrada dear observando novamente.

    Discussão:A pressão atmosférica é devida ao peso de grande massa de ar que atua sobretodos os corpos na superfície terrestre. Como o ar do dissecador é retiradopela bomba de vácuo, sua pressão diminui, tornando a pressão interna do balãomaior, inflando-o.

     

    13. Queima do magnésio

    Objectivo: Demonstraruma reacção química de oxidação.

    Material/substâncias: Pinça de madeira; queima.gif (1157 bytes) Lamparina; Fita de magnésio (pedaço pequeno);

    Procedimento: Pegarum pedaço pequeno de fita de magnésio, encaixar na pinça e aquecer directamentena chama da lamparina a extremidade da fita de magnésio. Observar a reacção:

    Discussão:Houve formação do óxido de magnésio (branco) com uma luz intensa (não olhardirectamente para a luz para evitar problemas na visão).

     

    2Mg

    +

    O2

    ®

    2MgO (luz intensa) Magnésio gás oxigénio Óxido de magnésio

    14. Chuva de ouro

    Objectivo: Demonstrar uma reacçãoquímica com a formação de um precipitado.

    Material/substâncias: Tubos de ensaio; chuva.gif (1375 bytes) Pinça de madeira; Lamparina; Sol. diluída de nitrato de chumbo (cuidado veneno); Solução diluída de iodeto de potássio;

    Procedimento:Colocar em um tubo de ensaio 2ml da solução de nitrato de chumbo e 2ml da soluçãode iodeto de potássio, em seguida aquecer o tubo de ensaio em uma lamparina como auxílio de uma pinça de madeira até que o mesmo se dissolva totalmente.Esperar e observar a lenta cristalização que ficará semelhante a uma chuva deouro.

    Discussão:A reacção obtida é:

    (PbNO3)2

    +

    2KI

    ®

    2KNO3

    +

    PbI2 nitrato de chumbo iodeto de potássio nitrato de potássio iodeto de chumbo

    Como o iodeto de chumbo éinsolúvel em água ocorre a formação de um precipitado amarelo (iodeto dechumbo). Após o aquecimento pode-se observar a lenta cristalização do iodetode chumbo produzindo um efeito semelhante a uma chuva de ouro.

     

    15. Desidratação do sulfatode cobre (CuSO4. 5H2O).

    Objectivo: Demonstrarum fenómeno químico reversível.

    Material/substâncias: Tubos de ensaio; desitratacao.gif (1275 bytes) Pinça de madeira; Lamparina; Água; Sulfato de cobre penta hidratado (CuSO4. 5H2O);

    Procedimento:Colocar um pouco de CuSO4. 5H2O em um tubo de ensaio,aquecer o tubo de ensaio na lamparina com o auxílio de uma pinça de madeira eobservar o que ocorre. Em seguida deixe esfriar um poço o tubo de ensaio edepois adicione gotas de água verificando o que ocorre.

    Discussão: Como aquecimento o CuSO4. 5H2O fica desidratada, uma prova éque parte da água que evapora se condensa nas paredes do tubo de ensaio e asubstância desidratada (anidra) se torna cinza, após adicionarmos gotas de águaa substância volta a ser hidratada e retorna a coloração azul.

     

    16. Algodão doce

    Objectivo: Demonstrara decomposição da água oxigenada.

    Material/substâncias: Béquer (500ml); algodao.gif (1503 bytes) Proveta (50Ml); Espátula; Peróxido de hidrogênio (H2O2); Iodeto de potássio (KI); Detergente; Anilina;

    Procedimento: Adicionarum pouco de cristais de iodeto de potássio na proveta, um pouco de detergente eem seguida acrescentar água oxigenada. Observe.

    Discussão: Aágua oxigenada se decompõe em O2 e água segundo a reacção:

    H2O2

    +

    H2O (l)

    ®

    ½O2

    17. Decomposição da águaoxigenada (usando batatinha)

    Materiais e reagentes: Caixa de fósforos; decomposicao.gif (1542 bytes) 1 tubo de ensaio; Água oxigenada; Batatinha;

    Procedimento: Adicionar águaoxigenada no tubo de ensaio (aproximadamente um terço) e em seguida jogar umafatia de batatinha recém-cortada. Observando o aparecimento de uma efervescênciaacenda um palito de fósforo e em seguida apague a chama, deixando-o em brasa ecoloque-o dentro do tubo.

    Discussão:Após jogar a batatinha na água oxigenada notamos uma efervescência que éprovocada pela liberação do gás oxigénio, proveniente da decomposição daágua oxigenada. O gás oxigénio favorece as combustões por esse motivo é queaparece chama na brasa.

    18. Queimando o Real

    Objectivo:Ilustrar a combustão do álcool numa solução aquosa.

    Material/substâncias: Mistura de 60% de água com 40% de álcool; queimareal.gif (1596 bytes) Fósforo; Pinça; Cédula de um real.

    Procedimento:Mergulhar o real na mistura de água com álcool, em seguida queimar com o fósforo.Observar.

    Discussão:O dinheiro é mergulhado numa mistura de água + álcool. O álcool entra emcombustão enquanto a água humedece o papel e o protege contra a queima.

     

    19. Fazendo Sabão

    Objectivo: Mostraruma reacção orgânica de saponificação.

    Material/substâncias:

    1 colher de sopa de margarina; Lata;

    sabao.gif (1096 bytes) Lamparina; Bastão de vidro; Hidróxido de sódio a 25% (NaOH);

    Procedimento:Colocar uma colher de sopa de margarina numa lata para aquecer até derreter,adicionar hidróxido se sódio a 25% aos poucos, misturando sempre com um bastãode vidro. Transferir o material para uma forma (molde) e deixar esfriar. Pronto!Fizemos um sabão caseiro.

    Discussão: Quimicamente,o que ocorreu foi uma reacção do éster de ácido graxo contido na margarinacom o hidróxido de sódio. Esta reacção chama-se saponificação, é um tipode reacção orgânica (feita em grande escala nos laboratórios produtores desabões):

     

    Éster

    +

    Base

    ®

    Sal de Ácido Graxo (ou Sabão)

    +

    Glicerol (ou Glicerina)

    20. Fogo na água

    Objectivo: Ilustrar a reactividadedos metais com a água.

    Material/substâncias: Béquer pinça; fogo.gif (1542 bytes) Água; Sódio metálico; Fenolftaleína;

    Procedimento:Colocar um pouco de água no béquer e gotas de fenolftaleína e com o auxílioda pinça, adicionar um pedaço pequeno de sódio. Observar.

    Discussão:Os metais são altamente reactivos e reagem com uma grande variedade de substâncias,com não metais e inclusive com a água.

    O sódio reage vigorosamentecom, a água:

    2Na (s)

    +

    2H2O

    ®

    H2

    +

    2Na+(aq) 2OH- (aq)

    O gás hidrogénio formadonessa reacção é frequentemente inflamado pelo calor da reacção. (Por estarazão, algumas vezes ocorre uma explosão quando um grande pedaço de sódio écolocado na água). Os íons Na+ e OH- formados nesta reacçãopermanecem em solução e por esta razão, a solução fica rósea, pois afenolftaleína (indicador de ácidos e bases) em presença de base adquirem acoloração rósea.

     

    21. Acendendo uma Lâmpada

    Objectivo:Mostrar que uma reacção química pode gerar corrente eléctrica.

    Material/substâncias: Lâmina de cobre, lâmina de zinco, solução de sulfato de cobre, solução de sulfato de zinco, tiras de papel de filtro, lampada.gif (1598 bytes) vidro de relógio, pinça, lâmpada de pequeno potencial e fio de cobre (montado).

    Procedimento: Fazer umsanduíche nesta ordem: Uma lâmina de cobre, papel de filtro humedecido com soluçãode sulfato de zinco, solução humedecida com solução de sulfato de cobre,placa de zinco. Ligar os terminais da lâmpada nas placas das extremidades. Vejaa figura ao lado:

    Discussão: Acorrente eléctrica resulta do movimento de cargas positivas e negativas dos doispólos: negativo (alumínio) e positivo (cobre) onde ocorrem as semi-reacçõesde oxidação e redução respectivamente.

    Os sais presentes nos papéisestão dissociados em íons que são responsáveis pelo transporte da corrente eléctrica.

     

    22. Pilha da Mão

    Objectivo: Demonstraruma reacção de oxi-redução através da pilha da mão.

    Material/substâncias: Placa de cobre (em forma de mão); pilhamao.gif (1490 bytes) Placa de alumínio (em forma de mão); Voltímetro; Fios; Garras para fios;

    Procedimento: uma pessoa colocaas mãos sobre as placa e observa o voltímetro.

    Discussão: Estapilha consiste em duas "mãos" metálicas, uma de cobre e outra dealumínio, (conectadas a um voltímetro).

    Nos dois pólos: negativo (alumínio)e positivo (cobre) ocorrem as semi-reações de oxidação e reduçãorespectivamente. Mas a pilha só entra em funcionamento quando o circuito éfechado, e isto ocorre no momento em que sobre as "mãos" metálicasuma pessoa coloca suas duas mãos.


    23. Garrafa Azul

    Objectivo: Ilustrara oxidação de um açúcar.

    Material/substâncias: Erlenmeyers de 250 mL; garrafaazul.gif (1195 bytes) Sol. de hidróxido de sódio 5%; Indicadores de pH; 30g de dextrose (glucose); 800mL de solução de hidróxido de potássio 0,7 M;

    Procedimento: a)Adicionar100mL de solução de KOH no primeiro erlenmeyer, em seguida adicionar 50 ml deKOH nos quatro erlenmeyers restantes e completar 100mL de volume com água. b)Adicionar3 gotas de solução de NaOH a 5% nos 5 erlenmeyers depois colocar pequenaquantidade (cristais) de azul de metileno até a solução adquirir uma coloraçãoazul royal, não coloque muito azul de metileno pois coloração muito escuradificulta a visualização das mudanças de cor. Em seguida adicionar 2g deglicose em todos os recipientes. Observe que a coloração desaparece. Adicioneos indicadores apenas em 4 erlenmeyers e está tudo pronto.

    Discussão: Quandoagitamos o sistema, ocorre a oxidação da dextrose e a substância que eraincolor antes da agitação passa a ser azul, pois, entrando em contacto com o arque está dentro do erlenmeyer ela se oxida, quando volta ao repouso, o ar sobee, consequentemente, a substância volta a ser a mesma do início e volta tambéma coloração inicial.

    OBS: Estareacção só poderá ser vista por aproximadamente duas horas, pois a sacarosetermina se oxidando totalmente.

     

    24. Misturas Homogéneas e Heterogéneas

    Objetivo:Mostrar os tipos de misturas (homogêneas e heterogêneas) com substânciasconhecidas no nosso cotidiano.

    Material/substâncias: Água; mistura.gif (1503 bytes) Sal; Açúcar; Areia; Óleo; Prego;

    Procedimento: Fazeras seguintes misturas anotando o resultado.

    Água + Sal = Mistura_________________________________

    Quantas Fases?_____________________________________

    Água + Óleo =_______________________________________

    Água + Areia + Prego=_________________________________

    Quantas Fases?______________________________________

    Discussão: Misturaé uma porção de matéria que possui dois ou mais tipos de substâncias.

    Misturas homogéneas sãoaquelas que têm o mesmo aspecto em toda a sua extensão. Só têm uma fase.

    Misturas heterogéneassão aquelas que não apresentam o mesmo aspecto em toda a sua extensão. Têmmais de uma fase.

     

    25. Filtração Simples:

    Objectivo:Separar a parte sólida da parte líquida de uma mistura heterogénea.

    Material/substâncias: Funil;
    Papel de filtro; Béquer; Água + Areia;

    Procedimento: Despeja-sea mistura (Água + Areia) sobre o papel de filtro previamente dobrado eencaixado no funil de vidro e béquer.

    Discussão: Afiltração consiste em separar a parte sólida da parte líquida de umamistura. O exemplo mais comum, utilizado no quotidiano é quando está sepreparando o tradicional cafezinho do coador de pano ou de filtro de papel.

    Em laboratório, a filtraçãoé feita com papel de filtro, funil, bastão de vidro e béquer.

     

    26. Decantação

    Objetivo:Separar os componentes de uma mistura heterogênea líquido – sólido usando adecantação por ação da gravidade e por sifonação esperar uma misturaheterogênea líquido - líquido usando o funil de decantação.

    Material/substâncias:
    Mangueira pequena; Suporte com garra; Funil dedecantação; Béquer; Água + Areia Água + Óleo;

    Discussão:A decantação é o processo de separação que ocorre entre fases de densidadesdiferentes.

    Exemplos:

    a) Em uma mistura de água e areia, por ação da força da gravidade, a areia se deposita no fundo do recipiente, separando-se da água. A água pode ser removida inclinando-se cuidadosamente o recipiente que contém a mistura.

    decantacao1.gif (1536 bytes)

    b) Pode-se também retirar a água do recipiente por meio de um sifão. Esta etapa pose ser chamada de sifonação.

    Adicione a mistura (água + areia) em um béquer, espere que a areia se deposite no fundo do recipiente. Encha uma mangueira pequena de água e segure as duas extremidades com o cuidado para a água não escapar. Segure uma das extremidades dentro do béquer que contem a mistura e a outra dentro de um recipiente vazio, em seguida, solte as duas extremidades da mangueira ao mesmo tempo e espere toda a água ser transferida para o recipiente vazio, com o cuidado de não se misturar com areia.

    decantacao2.gif (1496 bytes)

     

    c) Para separar líquidos imiscíveis, de densidades diferentes, como na mistura de água com óleo, pode-se usar o chamado funil de decantação ou funil de bromo.

    Adicione a mistura (Água + Óleo), ao funil de decantação. Tampe o funil e agite-o, coloque o funil no suporte e deixe-o em repouso até a separação nítida das duas fases. Abra a torneira e deixe escoar o líquido mais denso em um béquer, feche a torneira e em seguida, passe o líquido menos denso para outro béquer pela boca do funil.

    decantacao3.gif (1537 bytes)

    27. Destilação Simples(utilizando material de sucata)

    Objetivo: Separarcomponentes de misturas homogêneas de sólidos dissolvidos em líquidos ou de líquidosem líquidos.

    Material/substâncias: Base de madeira; Garrafa pet; destilacao.gif (4064 bytes) Mangueira; Lâmpada; Lamparina; Rolha furada; Cola durepox; Cola de cano; Arame; Caldo de cana;

    Procedimento:Montar o destilador como mostra a figura acima. Adicionar um pouco de caldo decana no recipiente azul (lâmpada), acender a lamparina e esperar avaporização. Obs: Quando o vapor começar a ser produzido, irá percorrer pelamangueira que passa por dentro da garrafa (cheia de água fria) e logo, irá secondensar e obteremos a cachaça pingando no recipiente da saída da mangueira.

    Discussão:A destilação consiste na separação de uma mistura de sólidos dissolvidos emlíquidos ou líquidos em líquidos.

    Entre outras aplicações, adestilação é industrialmente usada na separação de diversos subprodutos dopetróleo (gasolina, querosene etc.) e na fabricação de bebidas alcoólicas(cachaça, conhaque, uísque etc.).

    28. Teste do Combustível

    Objetivo: Verificara qualidade da gasolina.

    Material/substâncias: Água; teste.gif (1097 bytes) Gasolina; Proveta;

    Procedimento: Enchera proveta até 50 ml (50%) com gasolina. Em seguida completar os 100 mlcom água e agitar.

    Discussão: Aágua separa o álcool adicionado à gasolina que, legalmente pode chegar aos24%. Logo, a gasolina deve ficar em cima do limite de 60 ml ou no mínimo, 40ml.



    postado por 114976 as 09:48:00 0 comentários
    Perfil
    114976
    Meu Perfil

    Meus Links
    >> Blog Grátis
    Criar Blog
    Manta Absorvente de Óleo
    Hoteis

    Palavras-Chave
    >> INSTRUMENTOS

    Favoritos
    Não há favoritos.

    adicionar aos meus favoritos


    Colaboradores do Blog


    Comunidades
    Não há comunidades.

    Posts Anteriores
    >> Experiência - Óxido de Ferro
    >> O repolho roxo
    >> Nesta secção vais poder manipular algumas substâncias e construir instrumentos que te ajudam a compreender tudo o que nos rodeia.

    Arquivos
    2009, 01 março

    8772 acessos
    CRIAR BLOG GRATIS   
    ..