Handebol no Amapá
Handebol no Amapá
sábado, 27 março, 2010
EM ALGUM LUGAR DO PASSADO

Um lance registrado e imortalizado em uma foto, o local é o ginásio Avertino Ramos, a década pertence aos anos 80, o confronto entre Amapá Clube x Guarany Atlético Clube, na foto o atléta conhecido como Guanabára.

postado por 134090 as 10:08:16 1 comentários




sexta, 26 fevereiro, 2010
História do Handebol no Amapá

O Handebol foi introduzido no Amapá nos anos 60 pelos professores João Bosco,Expedito Cunha Ferro (Noventa) e Peixe agulha (professores do extinto Território Federal do Amapá), Estes técnicos esportivos pioneiros participavam dos Jogos Estudantis Brasileiros do Ensino Médio – JEBEM e ao serem avisados da introdução futura do handebol nas competições, fizeram um curso da modalidade no Rio de Janeiro - RJ e, ao retornar, realizaram treinamento com um grupo de alunos. No Ginásio de Macapá (GM), em 23 de setembro de 1960, este grupo fez uma apresentação oficial da nova modalidade.

Credita-se também aos professores Raul da Silva Ramos e Abel a introdução de fato  do handebol no Amapá, após assistir a competições da modalidade nos Jogos Estudantis Brasileiros - JEBs de Belo Horizonte no ano de 1971. Que ao retornar introduzem a modalidade no Festival Esportivo da Juventude-FEJ / Jogos Estudantis do Amapá, idealizados por um grupo da administração do Governo do Território. A segunda escola a praticar o handebol foi o Colégio Castelo Branco do qual Bosco e Ieda eram também professores, muito embora o prof. Expedito Cunha Ferro (também professor da GM, nesta época) já houvesse feito uma apresentação da modalidade naquela escola, logo a seguir, foi organizada uma Escolinha de handebol no Ginásio Avertino Ramos, do Território Federal. Em que pesem esses registros esparsos de pioneirismo, Raul E Abel são considerados os grandes responsáveis pelo desenvolvimento do handebol no AMAPÁ.

No Ano de 1981 funda-se a Federação Amapaense de Handebol (FAHb), que teve como seu primeiro presidente o prof. Raul, no decorrer da década de 80 o handebol conseguiu se estabelecer de fato no âmbito escolar e desenvolveu campeonatos em diversas categorias, chegando a ter participação de Seleções Amapaenses em competições Nacionais e que tinha como foco de formação de atletas a escolinha do Ginásio Avertino Ramos que tinha a frete o Prof. Maurício em Macapá e Ronaldo Chuna em Santana. Um dos presidentes da federação que encerou este período foi o Prof. Marcelo Gurjão. A década seguinte a FAHb passou por inúmeras dificuldades sentindo seriamente o impacto da transição do Amapá de Território para Estado, esta crise estendeu-se apenas nos Campeonatos Amapaenses, ficando restrito aos Jogos Escolares Amapaenses, pois por um bom período a FHAb ficou sem uma diretoria.

Foi neste período que um atleta determinado a não deixou a chama se apagar e procurou manter o handebol respirando enquanto passava esta crise, foi o então atleta Sandro Souza Limeira da Silveira que começou a auxiliar os professores de Educação Física do Colégio Gabriel de Ameida Café a preparar suas equipes de handebol para os Jogos Escolares de 1994 e que então surgiu um Pólo de formação de novos atletas da modalidade.

No ano de 2000 o Handebol aumenta seu numero de colégios inscritos nos jogos Estudantis Amapaenses – JEA’s, passando a ser a modalidade com maior quantidade de partidas disputadas historicamente naquele evento. No mesmo ano a Equipe Masculina Adulta de Handebol do AMAPÁ disputa do Campeonato Brasileiro Adulto realizado em Fortaleza e consegue o ter uma boa apresentação na competição o quarto lugar os atletas foram: Juares (enforcado),Eduardo (mareco), gleyson (macarrão), Cleuton (cabeça), Marcus Vinicuios (Alemão), Daniel (chapiscado), Marcelo (Tubarão Martelo), Claudio (massaranduba), Jefersom (Negão), Alex (camisinha), tec. Ronaldo Cunha e auxiliar Laulito   .

O Amapá sempre contou com seus incentivadores como o professor OTAVIO (barão do rio branco), Ieda (castelo branco), Peixe Agulha (cca), IRANILSON, ABEL ,MAURICIO,SANDRO SILVEIRA(SABONIS), MILTON CORREA ( um senhor da mas pura respeitabilidade e força de vontade, conhecedor de todas as possibilidades que existiam nas leis desportivas da época). A nível nacional teve boas participações como quarto lugar no campeonato Brasileiro em Betim (MG), terceiro lugar no caça talentos em Teresina (PI), os atletas foram Lorran, Miquéias, Marcus, lapizza, Elesandro, Yuri, Isquibisk, Erike, e outros,e a nível internacional  conquistamos o titulo na cidade MATURY-(guiana francesa). Todos esses acontecimentos no AMAPÀ foram às bases para o desenvolvimento do handebol no Estado. A Nível de federação tivemos grandes transformações quando o professor RAUL DA SILVA RAMOS, juntamente com uma equipe que era formada de MARCELO GURJÃO, RONALDO CUNHA, resolveram organizar a modalidade conforme desiguina a lei. Dai então o professor RAUL DA SILVA RAMOS foi o primeiro presidente seguido do professor MARCELO GURJÃO, e posteriormente o Prof. FILOMENO, depois o Prof.ESPINOLA, depois o Prof. RONALDO CUNHA, passando assim por outros como , RODRIGO PORTUGAL, EZEQUIAS MARTINS E RICHARD. Em cada uma das gestões existiu uma ação que demonstrou o trabalho em variadas atividades.



postado por 134090 as 11:18:41 1 comentários




Perfil
134090
Meu Perfil

Meus Links
Hotéis no Brasil
Encontra Brasil
Guia RR
Encontra Roraima
DNS Dinâmico
Blog Grátis
Criar Blog
Manta Absorvente de Óleo
Hoteis

Palavras-Chave
Handebol
Amapaense

Favoritos
Handebol no Amapá
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
EM ALGUM LUGAR DO PASSADO
História do Handebol no Amapá

Arquivos
2010, 01 março
2010, 01 fevereiro

176 acessos


CRIAR BLOG GRATIS
..