Estágio Pedagógico
Tribo Pataxó

Colégio Municipal Paulo Freire

Aluna: Heloíse Quintanilha N° 19

Disciplina: Arte e Cultura

 

Tribo pataxó

 

Origem: Os pataxós são um povo indígena de língua da família maxakali, do tronco macro-jê. Apesar de se expressarem na língua portuguesa, alguns grupos conservam seu idioma original, ensinando-o aos mais novos.

 O Maxakalí é uma língua brasileira falada por cerca de mil e quatrocentos índios em três reservas descontínuas no Vale do Mucuri, no nordeste do estado de Minas Gerais. Os falantes se dispersam pelos municípios de Santa Helena de Minas/Bertópolis, Aldeias de Agua Boa e Pradinho; no município de Ladainha, em Aldeia Verde e no município de Teófilo Otoni, Aldeia Cachoeirinha. Etnicamente, os falantes constituem o povo Maxakalí.

O Maxakalí pertence à família linguística Maxakalí, da qual é a única representante nos dias atuais. Rodrigues (1986), classifica o idioma como integrante do tronco macro-jê.

Os índios da etnia Pataxó habitam o sul da Bahia. 

 

A hierarquia dos Pataxo: Dois  poderes  importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique.
Pajé: são conhecidos como pessoas de destaque em uma tribo indígenas. Em muitas são considerados curandeiros, tidos por muitos como portadores de poderes ocultos ou orientadores espirituais, podem assumir o papel de médicos, sacerdotes e fazem o uso de plantas para fins medicinais ou invocação de entidades. Normalmente o conhecimento da utilização da planta correta para cada caso ou situação, é passado de geração em geração, trazendo assim uma responsabilidade para o último Pajé da tribo. Os índios acreditam que os Pajés têm ligações diretas com os Deuses, é um representante escolhido pelos Deuses para passar a profecia ao povo.
O cacique, também importante na vida tribal, faz o papel de chefe, pois organiza e orienta os índios.
é o chefe político e administrativo da aldeia. Experiente, ele deve manter o bom funcionamento e a estrutura da aldeia.

 

Homem adulto: são responsáveis pela caça de animais selvagens. Devem garantir a proteção da aldeia e, se necessário, atuarem nas guerras. São os homens que também devem fabricar as ferramentas, instrumentos de caça e pesca e a casa oca.

Mulheres adultas: cabe às mulheres cuidarem dos filhos, fornecendo-lhes alimentação e os cuidados necessários. As mulheres também atuam na agricultura da aldeia, plantando e colhendo (mandioca, milho, feijão, arroz, etc). As mulheres também devem fabricar objetos de cerâmica (vasos, potes, pratos) e preparar os alimentos para o consumo. Devem ainda coletar os frutos, fabricar a farinha e tecer redes artesanato.

Crianças: os curumins da aldeia (meninos e meninas) também possuem determinadas funções. Suas brincadeiras são destinadas ao aprendizado prático das tarefas que deverão assumir quando adultos. Um menino, por exemplo, brinca de fabricar arco e flecha e caçar pequenos animais. Já as meninas brincam de fazer comida e cuidar de crianças, usando bonecas.

 

O artesanato: O  artesanato é feito a partir de tudo aquilo que a natureza oferece tais como madeiras, sementes, palhas, cipós, argila, penas, bambu e etc. Alguns artesanatos são feitos de barro como o pote, a talha e a panela. Outros são feitos de cipó como o caçuar e o cesto. E ainda têm os que são feitos com uruba como a peneira e o leque. Toda esta produção artesanal esta ligado às necessidades do cotidiano, bem como, alguns artesanatos estão relacionados a proteção espiritual como, por exemplo, o colar de Tento.

Os povos sempre vendem objetos típicos em eventos fora da Aldeia. Uma vez por semana, um representante da aldeia vai à cidade mais próxima e tenta vendê-los.
Peneiras, bolsas, cestos, flechas, tiaras, brincos e colares são os mais procurados pelos “não índios”. “Todo dinheiro das vendas é utilizado para ajudar o povo da aldeia”, No fim de eventos, que duram até uma semana, é possível vender até R$170 em objetos, mas  esse dinheiro ainda é muito pouco para ajudar as deficiências das aldeias.

 

Culinária:A  alimentação indígena  tem como base a pesca, coleta de frutos e raízes, bem como, a agricultura. No que se trata das raízes, a mandioca, sem dúvida, é o alimento preferido. É dela que fazemos a nossa bebida sagrada conhecida como kawi, o makaiaba (o beiju) e kuiuna (farinha). Também cultivam outras raízes como inhame, batata, amendoim, taioba, etc. outro alimento muito apreciado é o peixe preparado na folha da patioba, pois ele é um alimento saudável que rejuvenesce o corpo e purifica o espírito.

Pintura corporal: Uma das características que mais marcam a cultura indígena é a pintura corporal, que pode ser vista como tão necessária e importante esteticamente, como a roupa usada pelo “homem branco”.  Os materiais utilizados normalmente para isso são tintas como o urucum que produz o vermelho, o jenipapo da qual se adquire uma coloração azul marinho quase preto, o pó de carvão que é utilizado no corpo sobre uma camada de suco de pau-de-leite, e o calcário da qual se extrai a cor branca.
O processo de preparação da tinta consiste em ralar a fruta com semente e depois misturá-la com outros pigmentos, como o carvão, para diversificar as cores. Essa pintura corporal tem como objetivo diferir os povos, determinar a função de cada um dentro da aldeia e, em alguns casos, mostrar o estado civil.  Algumas índias utilizam esse método, por exemplo, para “dizer” que estão interessadas em encontrar um parceiro. Qualquer índio pode preparar o material e depois usá-lo. Entretanto, é importante tomar muito cuidado com os desenhos a serem pintados.  Cada etnia tem sua própria marca e se alguma outra utilizar a mesma, uma luta entre as aldeias pode ocorrer.

Rituais: Nós povos indígenas apostamos e dedicamos todas as nossas forças em nossos rituais, pois é nele que criamos coragem para lutar contra os males que nos cercam, é com fé em nosso ritual que curamos as enfermidades, é com nosso ritual que nos divertimos em noite de lua cheia onde as crianças cantam e brincam, ouvem histórias contadas pelos mais velhos, O ritual indígena é baseado na mãe natureza, nos animais e em todos os seres semelhantes ao deus Tupã, há momento de fé e oração, os cânticos também é uma forma de expressar a alegrias também as tristezas e assim vivem com a sua  fé e  sua nossa cultura perante a sociedade dominante.

 

Curiosidade:Além de trabalharem, os índios também se divertem. Nas aldeias, eles fazem festas, danças e jogos. Porém, estas formas de divertimento possuem significados religiosos e sociais. Dentre os jogos, por exemplo, destacam-se as lutas. Estas são realizadas como uma forma de treinamento para guerras e também para desenvolver a parte física dos índios.

 

postado por Heloise Quintanilha em 11:40:03 :

12 comentários:Comente este post!
em 02/05/2013 20:22:17 , Artur Moraes escreveu:
Adorei o assunto! Tava precisando fazer um trabalho de história aqui correndo! Agora já sei em qual site passar quando deixar um trabalho pra última hora!
em 16/04/2013 15:34:24 , joao pedro escreveu:
nada mau
em 16/04/2013 15:34:16 , joao pedro escreveu:
nada mau
em 11/04/2013 20:34:22 , Dayana escreveu:
Adorei, com base nessas informações fiz o trb de geografia da minha filha do 3º ano e foi justamente do que eu escolhi pra falar, sobre os Pataxós. Belo trb!
em 10/03/2013 21:02:26 , sandro antonio reis da Silva escreveu:
Eu,sou escultor e queria um ajuda pra que eu esponha a minhas escutura,eu adimiro muito o trabalho de vcs muito. lindo.
em 10/03/2013 21:02:14 , sandro antonio reis da Silva escreveu:
Eu,sou escultor e queria um ajuda pra que eu esponha a minhas escutura,eu adimiro muito o trabalho de vcs muito. lindo.
em 10/03/2013 21:01:25 , sandro antonio reis da Silva escreveu:
Eu,sou escultor e queria um ajuda pra que eu esponha a minhas escutura,eu adimiro muito o trabalho de vcs muito. lindo.
em 10/03/2013 21:00:45 , sandro antonio reis da Silva escreveu:
Eu,sou escultor e queria um ajuda pra que eu esponha a minhas escutura,eu adimiro muito o trabalho de vcs muito. lindo.
em 28/08/2012 14:26:47 , lucian escreveu:
nessa pagina achei tudo o que eu queria para o meu trabalho de geografia,tenque ter mais sites assim que vc entra e já acha tudo o que vc que gostei e tomare que teja mais coisas nesse site de outras materias
em 27/08/2012 20:45:58 , lais escreveu:
muito obrigada pela a ajuda me ajudou porque tinha que fazer um trabalho muito rapido obrigada so nao tem aii populaçao,localizaçao geografica,trabalho,poblemas atuais e imagem mais muito obreigada valeuu
em 23/08/2012 09:02:26 , Adriane escreveu:
Muito bom , mim ajudou muito no trabalho que tinha que fazer as pressas (: Valeu , otimo trabalho .
em 19/04/2012 16:55:55 , DHGDHDGHGFH escreveu:
LEGAL
Perfil
Helo Tennikoff
Perfil Completo
Palavras-Chave
Colaboradores do Blog
Comunidades
Arquivo
  • 91 acessos
CRIAR BLOG GRATIS
..