TEXTOS JORNALÍSTICOS E POEMAS
TEXTOS JORNALÍSTICOS E POEMAS
segunda, 26 novembro, 2007
A LEITURA PRODUTIVA

           A leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto; deve ser norteada a partir de um objetivo, isto é, quando alguém lê algo, ele o faz movido por uma finalidade qualquer. A interpretação de um texto lido depende, em grande parte, do objetivo da leitura.

            Outro fator de fundamental importância na interpretação de um texto é o conhecimento prévio do leitor, o que diferencia a maneira de interpretar de cada um – esse conhecimento prévio é que permite ao leitor travar um diálogo com o autor e formar hipóteses na medida em que vai lendo. Leitores com objetivos diferentes, ao lerem um mesmo texto, chegam a interpretações distintas, uma vez que cada um utiliza o seu conhecimento de mundo e o conhecimento do texto para construir a sua interpretação.

            É necessário que o leitor atue como um sujeito que domina habilidades de decodificação e estratégias que lhe permitam a compreensão do texto. A leitura produtiva só é possível a partir do domínio dessas habilidades de decodificação e apreensão das estratégias que levem à compreensão da mensagem escrita. Assim, é possível se construir previsões hipotéticas acerca do que o autor estará propondo e ir, ao longo da leitura, refutando ou confirmando essas previsões; além disto, só o domínio das habilidades citadas permite transpor, com segurança e sem prejuízo para a compreensão do texto, os obstáculos encontrados.

            Indicadores encontrados num texto, tais como título, subtítulo, negrito, itálico, esquema, etc., servem para ativar o conhecimento prévio do leitor e auxiliar-lhe a extrair as idéias centrais do texto, bem como a produzir registros que permitam uma interpretação mais aprofundada do conteúdo. A professora Izabel Solé, no seu livro "Estratégias de Leitura", afirma que o  leitor, durante a leitura, deverá ter condições de avançar e retroceder de forma que lhe permitam parar, pensar, recapitular, relacionar a informação com o seu conhecimento prévio, formular perguntas, decidir o que é importante e o que é secundário; deverá obter informações que lhe permitam ter uma visão ampla e crítica acerca das circunstâncias da leitura, dos objetivos do texto, do papel do autor, do papel do leitor, enfim, que lhe permitam perceber com clareza toda a realidade que o cerca.

            Compreender um texto escrito é o mesmo que construir uma interpretação do que se lê. O leitor não pode ser um mero repositório das informações que a mensagem escrita lhe oferece: precisa processar a mensagem e atribuir-lhe um significado; precisa participar ativamente, mantendo um diálogo com o autor. A eficiência da leitura depende de que a atividade de ler seja motivadora para o leitor.

             Ao professor cabe ensinar estratégias de leitura, a definição dos objetivos a serem alcançados, os procedimentos utilizados e o planejamento das ações que operacionalizam o processo de leitura. A compreensão de textos dar-se-á, como já dissemos, a partir da sua reconstrução pelo leitor. O educador inicialmente servirá de modelo para o aluno, em seguida deverá envolver o aluno diretamente no processo, apresentando-lhe os diferentes tipos de textos e dirigindo as estratégias de leitura; depois disto, o aluno será capaz de desenvolver sozinho a atividade, recorrendo ao professor apenas como suporte técnico.

            As estratégias de compreensão leitora nos permite deter diante de um obstáculo e procurar vencê-lo na busca pela compreensão do texto. O uso dessas estratégias, quando o leitor adquire experiência,  ocorre de maneira inconsciente e de forma automática.

postado por 81534 as 11:52:00




0 comentários:
Comente este post
Início
Perfil
81534
Meu Perfil

Meus Links
Hotéis no Brasil
Encontra Brasil
Guia RR
Encontra Roraima
DNS Dinâmico
Blog Grátis
Criar Blog
Manta Absorvente de Óleo
Hoteis

Palavras-Chave
Leitura
Interação
Texto
Leitor
Conhecimento
Estratégias
Compreender

Favoritos
TEXTOS JORNALÍSTICOS E POEMAS
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
A HISTÓRIA DOS PROSTÍBULOS DE MONTES CLAROS
A HERANÇA DOS TEMPOS DE PALMARES
A GLOBALIZAÇÃO E AS RELAÇÕES DE TRABALHO
A FORÇA DA HUMILDADE
A ESCOLARIZAÇÃO AUTORITÁRIA
A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA ESCRITA

Arquivos
2009, 01 julho
2009, 01 março
2008, 01 julho
2008, 01 junho
2008, 01 maio
2008, 01 abril
2008, 01 março
2008, 01 fevereiro
2008, 01 janeiro
2007, 01 dezembro
2007, 01 novembro

24986 acessos


CRIAR BLOG GRATIS   
..