Jonas P. Barbosa
Jonas P. Barbosa
segunda, 02 março, 2009
QUANDO NEEMIAS CHEGA, TOBIAS TEM QUE SAIR (Parte II)

Governador Valadares, 02/03/2009

Amado, Deus tem nos despertado para algo nesses dias. É incrível ver a mediocridade que muitos cristãos vivem em nossos dias. Nossa cidade é conhecida como a capital dos evangélicos. E para quê esse título? Quando vejo as manchetes dos jornais diários de nossa cidade chego à conclusão que de fato quantidade nem sempre quer dizer qualidade. Jesus, no sermão do monte, já dizia que não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte e nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo da cama, mas no velador (ou lugar de destaque) para que ilumine todos que se encontram na casa. (Mt.5:14-16)

Onde está a nossa luz? Ou melhor, para que tantas luzes? Não seria para iluminar os que se encontram na casa (cidade)? Na teoria é o que deveria acontecer... Na prática, a grande verdade é que não influenciamos o suficiente para que haja uma transformação completa em nossa família, casa ou cidade. E por quê? Deuteronômio 7:12-13 tem a resposta: “Será, pois, que, se,  ouvindo estes juízos, os guardares, e os cumprires, o Senhor teu Deus te guardará... e te abençoará... também abençoará os teus filhos e o fruto da tua terra...” Três palavras importantes: ouvir / guardar / cumprir.

Às vezes ouvimos, mas não guardamos e muito menos cumprimos. Ainda há uns crentes melhorzinhos que ouvem e guardam, contudo, não cumprem nada – inútil é do mesmo jeito!

E como ouvimos? Ah! Sim... Chegamos a um ponto decisivo de nossa reflexão: de que maneira estamos ouvindo aos mandamentos de Deus? Com presteza? Ou com leviandade?

Sabe por que não há mais alegria para Judá? Porque tem faltado provisão. E se tem faltado provisão é difícil manter sacerdotes e levitas executando o serviço do Senhor.

Voltemos ao versículo 4 do nosso capítulo em estudo:

 

“Ora, antes disto Eliasibe, sacerdote, encarregado das câmaras da casa de nosso Deus, se aparentara com Tobias...”

 

Depois de todos os acontecimentos anteriores, estudados na parte I, vamos dissecar as informações deste verso. Primeiro, quem era Eliasibe? E o que esse personagem pode representar? Sabemos que a sua função era cuidar das câmaras da casa de Deus por ser ele o sacerdote nos dias de Neemias.

Eliasibe era neto de Jesua, filho de Joiaquim (Ne. 12:10) e participou com os outros sacerdotes na reconstrução do Portão das Ovelhas da muralha de Jerusalém (Ne.3:1). Eliasibe representa o sacerdócio real que foi outorgado por Jesus a mim e a você nos dias atuais “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real...” (I Pe. 2:9)

Até aí nenhum perigo. O perigo é iminente quando Eliasibe resolve ‘se aparentar com Tobias’. Peraí... peraí... peraí... Quem é esse nosso intruso? Tobias? Uhum... Personagem tão forte do livro que se torna inesquecível. Tobias foi quem protagonizou uma das cenas mais ridículas da história ao se ‘aparentar’ também com Sambalá. E quem é esse Sambalá? Ah! Vai ler a Bíblia meu irmão... Se você desse o mesmo tempo à Bíblia que você dá às telenovelas ou aos programas incultos que tem a tevê brasileira talvez me poupasse o tempo de ficar aqui explicando quem é quem na Bíblia Sagrada. Quem está comigo na história?

Tobias se aparentou à Sambalá para provocar Neemias na obra da reconstrução do muro, compactuando das palavras de Sambalá que uma raposa poderia derrubar o muro que seria re-edificado pelos voluntários de Neemias. E para surpresa de Sambalá e Tobias o muro termina com apenas 52 dias de árduos trabalhos. Foram árduos meu irmão... Foi moleza não.

Com quem você tem aparentado meu irmão? Eliasibe se ‘aparentou’ com Tobias e Tobias por sua vez se aparentou com Sambalá. Sábias são as palavras dos coraítas que diz que ‘um abismo chama outro abismo’ (Sl. 42:7). Abismo só pode chamar outro abismo. Mas em você está a decisão de se aparentar ou afastar de ‘Tobias’ e ‘Sambalás’ ainda bem vivinhos em nossos dias.

Aparentar, segundo o dicionário Aurélio, significa, i) apresentar na aparência, exteriormente (olha o perigo de ficar igualzinho a Tobias) ii) inculcar (qualidades, aspectos que não tem); fingir; afetar iii) Ter aparência, dar ares ou ainda iv) estabelecer parentesco (que perigo!!!)

Com quem você quer parecer? Com Cristo ou Tobias? Sabe que tem muito crente parecido com Tobias na igreja? É... É a mais pura verdade. Tobiazão, aliado de Sambalá maldito! Minha oração é que nesses dias de propósitos e consagração morram todos os ‘Tobias’ e ‘Sambalás’ do meio do arraial de Deus e viva apenas os verdadeiros Neemias... É tempo de SEPARAÇÃO da multidão mista... De saber quem são os verdadeiros adoradores (porque se o próprio Jesus fez questão de afirmar isso é porque existe os falsos adoradores também... Os ‘Tobias’ e ‘Sambalás’ da vida cristã!) Mas quando Neemias chega meu irmão, Tobias pede pra sair!!!


postado por Jonas Pinheiro Barbosa as 11:43:20 #
0 Comentários
Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
jonaspbarbosa
Meu Perfil

Links
Hotéis no Brasil
Encontra Brasil
Guia RJ
Encontra Rio de Janeiro
DNS Dinâmico
Blog Grátis

Palavras-Chave
Igreja
exortação

Favoritos
Jonas P. Barbosa
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
QUANDO NEEMIAS CHEGA, TOBIAS TEM QUE SAIR (PARTE I)
Caminho das Índias X Caminho de Deus
As BENDITAS CAJADADAS revisitadas
PRESIDENTE BARACK Gandhi-Luther-Kennedy-Mandela OBAMA por CAIO FABIO (Opinião)
CELULA DE JOVENS DA CVA
MUDANÇA
EL-SHADAI OU JAVÉ (FINAL)
EL-SHADAI OU JAVÉ (PARTE II)
EL SHADAI OU JAVÉ (PARTE I)
Um jumentinho na avenida

Arquivos
2012, 01 janeiro
2011, 01 março
2010, 01 julho
2010, 01 março
2010, 01 fevereiro
2010, 01 janeiro
2009, 01 dezembro
2009, 01 novembro
2009, 01 outubro
2009, 01 setembro
2009, 01 abril
2009, 01 março
2009, 01 fevereiro
2009, 01 janeiro
2008, 01 novembro
2008, 01 junho
2008, 01 maio
2008, 01 abril
2008, 01 março

3784 acessos
CRIAR BLOG GRATIS
..