Jornal e Educação
Jornal e Educação
sexta, 01 setembro, 2006
JP/24ª CRE na Sala de Aula
Nome do programa/jornal: JP/24ª CRE na Sala de Aula – Jornal do Povo/Cachoeira do Sul-RS

Objetivo geral: Possibilitar a oportunidade de acesso ao meio jornal, buscando estimular o prazer da leitura, bem como a interpretação crítica da realidade social, com vistas à formação de atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações veiculadas pelo jornal.

Professores atendidos: São atendidos diretamente pelo projeto 48 professores de escolas estaduais, municipais e particulares de três municípios. Eles trabalham como dinamizadores do projeto em suas escolas, onde ocorre a multiplicação dos envolvidos pelo projeto.

Parcerias: O projeto é desenvolvido em parceria com a 24ª Coordenadoria Regional de Educação, instituição do Governo Estadual do RS com sede em Cachoeira do Sul, responsável pela coordenação pedagógica.

Foco: Professores e alunos

Mais detalhes: O projeto trabalha com a distribuição de jornais do dia, uma vez por mês, para os professores diretamente envolvidos, em quantidade suficiente para o trabalho com diversas turmas nas escolas. No dia em que o jornal é distribuído gratuitamente, circula na edição uma reportagem especial com tema voltado à discussão pelos jovens leitores. Estas reportagens são trabalhadas nas salas de aula pelos professores participantes, gerando projetos interdisciplinares. Junto com os exemplares de jornal, o professor recebe um guia impresso com sugestões de atividades que podem ser realizadas sobre o tema da reportagem especial publicada naquela data e dicas de como trabalhar na escola os diferentes gêneros textuais que circulam no jornal. Durante o restante do mês, a coordenação do projeto divulga no jornal as atividades que vão sendo promovidas pelos professores participantes. Outra atividade importante do projeto é a promoção Repórter por um Dia, que ocorre no segundo semestre, premiando alunos com a publicação de seus melhores textos jornalísticos , charges e fotos em um suplemento especial veiculado no Jornal do Povo. Durante a promoção, as escolas recebem a visita de profissionais do jornal em oficinas sobre charge, foto e reportagem. Também promovemos a visitação ao jornal e um curso anual de capacitação dos professores para o desenvolvimento do projeto nas escolas.


postado por 31830 as 10:19:15 1 comentários




terça, 25 julho, 2006
Quem Lê Jornal Sabe Mais

Nome do programa / jornal: Quem Lê Jornal Sabe Mais O GLOBO/EXTRA

Objetivos:

» Contribuir para que a população jovem goste de ler jornal e possa, por meio de seu conhecimento e uso orientados, exercitar sua cidadania e até se aproximar de outras leituras. Por isto faz-se a distribuição de jornais do dia, para que se promova um maior interesse por sua leitura;

» Desenvolver um processo de formação continuada (oficinas, encontros, palestras, reuniões pedagógicas) voltado para os professores, definidos como os promotores fundamentais de tal conquista. A grande prioridade é, então, envolver e orientar o professor. O projeto Pólos de Jornal na Escola, que o Programa criou em 1998, atua nesta direção.

» Utilização dos jornais distribuídos não apenas para contarem com um recurso didático dinamizador do currículo, mas também para conhecê-los e para expressar ações concretas de cidadania, de modo a indicar um maior conhecimento sobre o mundo e sobre o veículo que o noticia, dando vazão à necessidade de melhoria da comunidade a que pertencem, pela criação de novas práticas.

Quantas Escolas são atendidas: 30 escolas, entre públicas e particulares.

Tem patrocínios, apoios ou parcerias (de prefeituras, governo ou empresas privadas)? Quais? Não temos apoio ou patrocínio, somente parcerias pontuais, com distribuidoras de filmes e editoras.

Qual é o foco do programa (professores ou alunos)? O foco do programa são os professores, pois temos o foco na educação continuada e na capacitação destes profissionais. Contudo, não deixamos de ter uma interação com os alunos, oferecendo eventos culturais, concursos e palestras para o crescimento e aproximação destes alunos com o programa.

Mais detalhes: Se quiserem saber mais sobre o programa, é só visitar nosso site: http://oglobo.globo.com/infoglobo/quemlesabe/Programa/Default.htm 



postado por 31830 as 10:46:06 5 comentários




segunda, 24 julho, 2006
Boas Vindas

Oi pessoal,tudo bem? Espero que este blog possa ajudar a termos um contato mais próximo, mesmo que virtualmente, para que possamos trocar idéias e também conceitos sobre nossos programas, sempre com o intuito de torná-los melhores.Para começar nosso blog, queria pedir que cada coordenador falasse um pouco sobre o programa. Proponho a seguinte ordem:

Nome do programa / jornal

Objetivo

Quantas Escolas são atendidas

Tem patrocínios, apoios ou parcerias (de prefeituras, governo ou empresas privadas)? Quais?

Qual é o foco do programa (professores ou alunos)?

Mais detalhes



postado por 31830 as 03:28:24 1 comentários




Perfil
31830
Meu Perfil

Meus Links
Blog Grátis
Criar Blog
Manta Absorvente de Óleo
Hoteis

Palavras-Chave
Primeiras
Palavras

Favoritos
Vida Online
Jornal e Educação
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Moda Intima
Ensinando e aprendendo

Posts Anteriores
JP/24ª CRE na Sala de Aula
Quem Lê Jornal Sabe Mais
Boas Vindas

Arquivos
2006, 01 setembro
2006, 01 julho

790 acessos


CRIAR BLOG GRATIS   
..