JANCOM Agência da Informação
JANCOM Agência da Informação
sexta, 19 março, 2010
ACORDA PRETADA.

por José Amaral Neto

Jornalista, Coordenador Executivo do MAIPO e Presidente da Executiva Municipal do PT do B

Vez ou outra alguém começa um trabalho que visa melhorar a inserção política de negras e negros, de maneira séria e comprometida, e logo se achegam os novidadeiros.

A cidade de Uberlândia, no Triângulo, em Minas Gerais, tem duas Comissões de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, uma na OAB e outra na Câmara de Vereadores. É de se acreditar que as duas trabalhem juntas em prol de mais de 300.000 (trezentas mil) pessoas e quase 160.000 (cento de sessenta mil) votos - Isso é a Comunidade Negra no municipio. Que seja efetiva as iniciativas dessas duas Comissões a começar pela fiscalização imediata da aplicação da Lei 10.639/2003 nas escolas particulares e públicas(municipais, estaduais e federais); bem como deleiberarem sobre a constitucionalidade do Feriado do dia 20 de novembro.

Uma reunião que envolva a Comunidade Negra tem sim que ser uma festa. É um povo que fez da festa o pano de fundo de seu sofrimento em quase 400 anos de escravidão. Povo festeiro que nos mais de 2000 anos da Igreja Cristã deu inúmeros Santos devotos e festejados como São Mauricio (herói das Cruzadas) e São Benedito, entre centenas. Essa mesma Igreja fez com que o mundo europeu acreditasse que ser escravo era uma benção a esse povo de pele negra porque eles não tinham alma e eram selvagens. E isso foi convicção centenas de séculos, só sendo amainado em período de grandes guerras, diante da necessidade de soldados fazendo com que esse povo fosse mandado ao campo de batalha primeiro que seus pares brancos.

Festejar não é o mesmo que pão e circo; e nem é a mesma coisa de ser serviu e politiqueiro. Festejar é receber, é doar e alegrar-se em comunidade.

Nesta quinta-feira 18 de março, Humberto Adami, conceituado advogado carioca, hoje Ouvidor da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, e Deise Benedito, Advogada paulistana, Especialista em Direitos Humanos e Pactos Civis, como ativistas do movimento negro nacional emprestaram sua inteligência e competência profissional num evento no auditório da OAB por ocasião de convite feito pelas Comissões da Mulher e Igualdade Racial desta entidade em Uberlândia, em virtude estarem comemorando o dia Internacional da Mulher e Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

Abordaram temas focados nestas duas datas e suas variáveis quanto aos interesses da Comunidade Negra. Deise Benedito enfatizou a necessidade em ter a OAB nacional como parceira na criação do Prêmio Carolina de Jesus – esta uma humilde mulher e grande escritora que no seu tempo fez a diferença através do seu pensamento comparada hoje à Cecília Meireles.

Por simplesmente receber tão ilustres e importantes pessoas já se faz necessário fazer uma festa. Resta saber se a audiência foi capaz de beber dessa fonte.

Muitos são os membros da Comunidade Negra preocupados com a causa de defesa das necessidades urgentes de sobrevivência dos Cidadãos negras e negros desta cidade. E quando neste ano de 2010 se avizinham as eleições, poucos são os investidos de poder que se comprometem com trabalho e respeito a projetos deste povo. Mas muitos sãos os que discursam bonito e falam manso com os que se sentem bem amaciados pelo convite de sentarem em uma mesa ou de fazer parte de reuniões que não levam a lugar algum – ou mesmo pelo afago de estar num gabinete com ar-condicionado e ser chamado de liderança, quando na verdade estão vendendo seus irmãos.

É preciso avançar sem fazer concessões. Pois concessões só podem ser feitas quando se tem alguma coisa para ceder. Quem se abaixa demais acaba mostrando mais do que deve ser mostrado.

O Feriado do dia 20 de novembro não é um dia qualquer. É o dia de vida e morte de um ex-coroinha que mesmo em contraponto ao Estado nunca deixou se abater; e nunca se esqueceu de suas origens e nem mesmo de sua fé. Francisco serviu a Deus e aos homens de maneira heróica e verdadeira, por isso é Zumbi feito guerreiro de lei e de fato.
--
José Amaral Neto, jornalista
34 9197.2150
http://www.cql.com.br/jancom
"Sempre nos julgamos pelos projetos. E julgamos os outros pelos resultados.
A vida não pode, e não deve ser só isso."



postado por 29007 as 02:23:58




3 comentários:
Dri Viaro:

Oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar bom fim de semana

bjss

aguardo sua visita :)


www.driviaro.com.br

quinta, abril 08, 2010 09:53
Gilmar:

O banzo é doença não so do corpo mais tambem da alma, nos negros por vezes sentimos essa doença que nos foi imposta, toadavia penso que nossa luta tem tido consquistas jamais imaginadas e por isso não costumo lamentar tanto, mas comemoro e luto mesmo de luto mais luto!

segunda, março 22, 2010 08:59
CARLOS ABEL DA SILVA:

Ok....muito bom e oportuno seu manifesto e artigo....espero que sirva para
acordar as pessoas que se dizem e as que são envolvidas realmente pela "CAUSA".
PS.: Se vc é envolvido realmente não fique ofendido com minhas palavras e sinta-se um vitorioso, caso não seja procure nas estrelas entender as falas.....
Entendo que vossa escrita é chamar a atenções das tão nobres comissões e dar um norte aos trabalhos a serem feitos e realizados.
Gostaria muito de deixar explicito e bem explicado que vosso artigo vai diretamente no cerne da questão....alguns gostarão do que está escrito, outros não ...e muitos não irão ler, pessoas levarão para o lado pessoal ....isso não será bom para o fígado de alguns, mas a grande verdade é que o caminho ainda é um grande Y, e honestamente meu caro
devido a minha pequena experiência com os seres humanos envolvidos em tão nobre "CAUSA", me sinto e estarei ausente até o final de 2012, onde novamente estaremos sofrendo ou melhor estaremos apenas fazendo valer
nossa incompetência, pois nossa "classe negra" não sofre mais com estas coisas, somos pobres e sem emoções para dizermos que aprendemos com o sofrimento , haja visto que nossas condições nunca mudaram ...tenho conciência do avanço alcançado, mas é muito pouco, pois estamos na
eminência de gerar o Big bang em laboratório e também a cura do câncer e tais evoluções estão a milhões de anos luzes de nossas conquistas negras, então não saimos do lugar...portanto com o sofrimento não aprendemos e isso é fato...e não sabermos trabalhar em grupo para definir
a melhor estratégia do jogo.....observe que realmente somos bons em tocar tambores, pedir favores e simplesmentes sermos cooadjuvantes das ações afirmativas.
Portanto meu caro os bons de caneta tem que escrever...os bons de reitórica tem que falar....e os bons de estratégias tem que tecer a melhor manobra, infelismente não é isso que observamos....mas longe de estar criticando e ser mal interpretado, prefiro cair na minha real e viajar
em meus sonhos solitários seja em um belo copo de wisk, em um cigarro de papel ou ao som do velho e bom BLUES é o que me faz sentir um pouco melhor.
Me perdoem as pessoas que não consigam entender o meu lamento, mas honestamente faço minhas suas anotações.

Grato;


segunda, março 22, 2010 04:59
Comente este post
Início
Perfil
29007
Meu Perfil



Meus Links
Blog Grátis
Criar Blog
Manta Absorvente de Óleo
Hoteis

Palavras-Chave
Negros
Pretada
Negras
Social
Política
Igualdade
Racial
Raça
Festa

Favoritos
Unegro-União de Negros Pela Igualdade
JANCOM Agência da Informação
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
ITMS ICT
UM NOVO PASSO UMA NOVA ETAPA
O SOCIAL, A CIDADANIA: Em Movimento.
TRÊS ( 3 ) CONVITES - AGENDE-SE - ATENÇÃO!
PT do B
IGUALDADE SOCIAL
TRAGÉDIA ANUNCIADA
O NOVO MERCADO MUNICIPAL
II CONFERÊNCIA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
Juliano Pereira no Blog do AMARAL NETO

Arquivos
01 setembro, 2011
01 junho, 2010
01 maio, 2010
01 abril, 2010
01 março, 2010
01 setembro, 2009
01 agosto, 2009
01 julho, 2009
01 junho, 2009
01 maio, 2009
01 abril, 2009
01 março, 2009
01 fevereiro, 2009
01 janeiro, 2009
01 dezembro, 2008
01 novembro, 2008
01 setembro, 2008
01 agosto, 2008
01 junho, 2008
01 maio, 2008
01 abril, 2008
01 março, 2008
01 fevereiro, 2008
01 janeiro, 2008
01 dezembro, 2007
01 novembro, 2007
01 outubro, 2007
01 setembro, 2007
01 agosto, 2007
01 julho, 2007
01 junho, 2007
01 maio, 2007
01 abril, 2007
01 março, 2007
01 fevereiro, 2007
01 janeiro, 2007
01 julho, 2006
01 junho, 2006

29023 acessos


CRIAR BLOG GRATIS   
..