Loucos por Matematica
Loucos por Matematica
sábado, 28 agosto, 2010
HIPERTEXTO SEGUNDO EU E OS OUTROS


O QUE É HIPERTEXTO SEGUNDO EU E OUTROS AUTORES

Com a disseminação da Internet, surge o hipertexto, que é um documento eletrônico composto de unidades textuais interconectados que formam uma rede de estrutura não linear, por meio de links, nos quais o leitor vai criando suas próprias opções e trajetórias de leitura, o que rompe o domínio tradicional de um esquema rígido de leitura imposto pelo autor.

Bolter (2001:35)  observa que as conexões de um hipertexto constituem caminhos de sentido tanto para o leitor quanto para o autor. Porém, essas relações de sentidos vão estar vinculadas às escolhas feitas pelo leitor para chegar a determinado tópico. Isso significa dizer que os sentidos que podem ser construídos em um hipertexto são em maior número que aqueles obtidos a partir da leitura de um texto linear. Porém, essas relações de sentidos vão estar vinculadas às escolhas feitas pelo leitor para chegar a determinado tópico. Isso significa dizer que os sentidos que podem ser construídos em um hipertexto são em maior número que aqueles obtidos a partir da leitura de um texto linear.

Diante das novas modalidades de criação de textos surgidas com as mídias digitais, temos também que orientar as atividades nas escolas para a capacitação dos educandos no sentido do aprimoramento e letramento digital.
Esse letramento que segundo Soares “refere-se a questão das práticas de leitura/escrita possibilitadas pelo computador e pela Internet”, não impedirá que se desenvolva com maior eficiência a habilidade da leitura. Ao contrario, corroborará para tal, na medida em que permitirá uma nova dinâmica de leitura não mais baseada na linearidade rígida daquela verificada no texto impresso
.

Para mim o hipertexto é um texto que apresenta dentro de seu corpo certas palavras ou links que, ao serem clicados com o mouse, nos remetem a outros textos, formando assim uma rede de informações. É claro que existe a necessidade de um senso crítico mais apurado para ligar essa rede de informações de forma coerente para que seu conteúdo faça sentido, pois se isto não ocorrer, a compreensão do texto ficará comprometida.


postado por Lindaura Xavier as 04:57:04 #
0 Comentários
Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
loucospormatematica
Meu Perfil

Links
Blog Grátis

Palavras-Chave
HIPERTEXTO

Favoritos
Loucos por Matematica
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Matemática é vida

Posts Anteriores
HIPERTEXTO
TRABALHO POR PROJETO
PROFESSORA APRENDIZ
APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TICs
GESTAR II
PROJETO INTERDISCIPLINAR
LER E ESCREVER EM MATEMATICA
Minha experiência com leitura
FELIZ 2009!!!!
A G R A D E C I M E N T O

Arquivos
2012, 01 maio
2012, 01 abril
2010, 01 agosto
2010, 01 abril
2009, 01 janeiro
2008, 01 junho
2008, 01 maio
2008, 01 março
2008, 01 janeiro
2007, 01 novembro
2007, 01 outubro

9058 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..