Loucos por Matematica
Loucos por Matematica
terça, 01 maio, 2012
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO


Informática e Educação

Por Lindaura Xavier

 

 

            As novas mídias oferecem infinitas alternativas e possibilidades. São incontáveis os recursos, o repertório e os caminhos que a tecnologia permite percorrer no universo colocado à nossa disposição.

A tecnologia torna as comunidades virtuais possíveis e tem a capacidade de oferecer um enorme poder aos cidadãos, no entanto é necessário o desenvolvimento de novas habilidades que correspondam às disponibilidades de acesso à informação, sob pena de excluir os que não as possuem. No âmbito escolar, faz-se necessário possibilitar aos educadores que se apropriem das novas tecnologias, vendo nestes veículos de expressão de linguagens, um espaço aberto de aprendizagens, crescimento pessoal e profissional, e até mesmo uma porta de inserção na chamada Sociedade da Informação e do Conhecimento.

A presença das TICs, nos diferentes contextos educacionais, tem sido cada vez mais disseminada e defendida. Seu sentido preponderante e ideológico está basicamente associado a mudanças positivas. Do ponto de vista teórico uma característica marcante das TICs é a sua incorporação como elemento central de qualquer política educacional atenta às transformações produzidas na contemporaneidade.

A educação escolar vem acompanhando o ritmo do progresso das TIC, influenciando e sendo influenciada pela sociedade contemporânea e suas características, adaptando-se ao processo de evolução tecnológica. Essa situação representa, para a comunidade escolar, exigências complexas nas políticas, nos currículos e nas práticas, de modo que se prepare o indivíduo para dominar os conteúdos historicamente acumulados pela humanidade no seu processo de construção, simultaneamente à possibilidade de desenvolvimento de estratégias de ação articuladas às exigências sociais.

Quando nos referimos à incorporação de diferentes tecnologias nas práticas educativas atuais é importante salientar que elas têm sido percebidas como mais uma alternativa que pode impulsionar a superação das dificuldades no processo ensino-aprendizagem, rompendo com a divisão entre as práticas sociais da escola.

O texto de Fábia Vieira, assim como o texto “A inserção do computador na escola na prática pedagógica dos professores“ trata da maneira como as novas tecnologias estão sendo utilizadas em sala de aula e reflete sobre a inserção do computador no processo ensino-aprendizagem e a forma como ele vem sendo utilizado. Os autores defendem a idéia que a originalidade, a criatividade e a inovação empregada em cada sala de aula é o verdadeiro diferencial no uso dessa nova ferramenta, uma vez que quanto maior a interação do aluno com o professor e destes com o conhecimento, maiores serão as chances de ocorrerem aprendizagens significativas.

As possibilidades de uso das mídias na prática pedagógica perpassam pelo uso de tv, vídeo, computador, data show, internet e aparatos de informática, dentre outros. Por meio da manipulação não linear de informações, do estabelecimento de conexões entre elas, do uso de redes de comunicação e dos recursos de multimídia, o emprego da tecnologia computacional promove a aquisição do conhecimento, o desenvolvimento de diferentes modos de representação e de compreensão do pensamento.

A partir das leituras é possível inferir que é necessária uma perspectiva de inserção das tecnologias não meramente como um instrumento no qual somos consumidores e usuários, mas um efetivo espaço de inclusão, compreendendo os seus participantes como produtores de novos conhecimentos e agentes de mudanças.

Não se pode afirmar que a simples introdução das novas tecnologias na escola provoque naturalmente modificações válidas e proveitosas na organização educacional e no trato das questões pedagógicas.

Ensinar com as novas mídias será uma revolução se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm ainda distantes professores e alunos. Caso contrário, conseguiremos dar um verniz de modernidade à educação, sem mexer no essencial.


postado por Lindaura Xavier as 10:20:14 #
0 Comentários
Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
loucospormatematica
Meu Perfil

Links
Blog Grátis

Palavras-Chave
Informática

Favoritos
Loucos por Matematica
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Matemática é vida

Posts Anteriores
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
HIPERTEXTO SEGUNDO EU E OS OUTROS
HIPERTEXTO
TRABALHO POR PROJETO
PROFESSORA APRENDIZ
APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TICs
GESTAR II
PROJETO INTERDISCIPLINAR
LER E ESCREVER EM MATEMATICA
Minha experiência com leitura

Arquivos
2012, 01 maio
2012, 01 abril
2010, 01 agosto
2010, 01 abril
2009, 01 janeiro
2008, 01 junho
2008, 01 maio
2008, 01 março
2008, 01 janeiro
2007, 01 novembro
2007, 01 outubro

9058 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..