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quarta, 02 maio, 2012
EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DAS TICs


EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM

O USO DAS TICs

       Utilizei a sequência didática abaixo com o uso do monitor educacional Pen Drive durante minhas aulas de 7ª série e pude perceber que os alunos sentiram-se mais motivados. O aprendizado foi aplicado em situações diferentes da que serviram de base para a aula, os alunos começaram a fazer medidas a partir de alunos de outras salas que ainda não tinham conhecimento do tema e o assunto se transformou em uma grande diversão. Segundo depoimento dos alunos eles aprenderam o conteúdo de uma forma muito rápida e prática. Foi uma experiência motivadora para mim.

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Escola: COLÉGIO ESTADUAL IDELZITO ELOY DE ABREU

Disciplina: MATEMÁTICA

Professor: LINDAURA XAVIER DA SILVA

Nível de Ensino   FUNDAMENTAL II           Série/Ano   – 2012

Tema: ENCONTRANDO O NÚMERO DE OURO

Conteúdo: PROPORCIONALIDADE EM GEOMETRIA

Objetivo: Constatar a presença do “número de ouro” no corpo humano.

Habilidade trabalhada: Utilizar a interdisciplinaridade para mostrar que geometria, arte, história e natureza são unidas pela beleza e harmonia da proporcionalidade.

Material: Fita métrica, calculadora, papel, lápis e tabela, TV Pendrive

Nº de aula: 02 h/aula

Metodologia: O professor inicia a aula falando sobre secção áurea (ou secção de ouro) e sobre o número representado pela letra grega f (fi) também chamado de número de ouro. Logo a seguir exibe, na TV Pendrive, um filme sobre o Número de Ouro. A seguir ocorre a discussão do filme e a leitura de texto.

UM POUCO DE HISTÓRIA:

Para os gregos, o número de ouro f (1,6180342 – valor aproximado) representava harmonia, equilíbrio e beleza. Por esse motivo, muitas construções gregas tinham com base esse número. No Renascimento, a revalorização dos conceitos estéticos gregos levou grandes pintores, como Leonardo da Vinci, a utilizá-lo em suas pinturas. Mas foi no século XII que o matemático Fibonacci constatou que o número de ouro está presente também na natureza, como por exemplo: na estrela-do-mar e no miolo do girassol.

A seguir o professor propõe aos alunos que se reúnam em equipes de cinco alunos que meçam a altura (a) dos colegas e a distância (d) do chão até o umbigo e que preencham a tabela que foi distribuída a cada equipe. A seguir eles devem comparar sua tabela com as tabelas das demais equipes.

Espera-se que os alunos percebam que na coluna da razão aparecerá um número próximo a 1,6 (número de ouro aproximado).

Avaliação: A avaliação se dá observando as discussões após o filme e a leitura do texto, bem como pela interação entre alunos durante a execução da atividade proposta.

Referencias: www.dominiopublico.gov.br

Matemática Completa – Giovanni & Bonjorno – Editora FTD


postado por Lindaura Xavier as 04:16:43 #
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