Matematica e Meio Ambiente
Matematica e Meio Ambiente
16/05/2008
3. INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA (4ª PARTE)

9.5. CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS ESTATÍSTICOS

As representações gráficas se constituem um importante recurso na interpretação de um conjunto de dados. Os principais gráficos são de linhas, de colunas, de barras e de setores.

9.5.1. GRÁFICO DE LINHAS: Constitui uma aplicação do processo de representação das funções num sistema de coordenadas cartesianas.

9.5.2. GRÁFICO DE COLUNAS: É a representação de um conjunto de valores por meio de retângulos dispostos verticalmente.

9.5.3. GRÁFICO DE BARRAS: É a representação de um conjunto de valores por meio de retângulos dispostos horizontalmente.

9.5.4. GRÁFICO DE SETORES: Construído por meio de um círculo, sendo empregado sempre que há necessidade de ressaltara a participação de um determinado valor em relação ao total.

10. CONCLUSÕES:

A partir do trabalho desenvolvido foi possível os alunos aplicarem na prática os conceitos teóricos de Estatística verificados em sala de aula. Nesse sentido, o compreender do ambiente e o fato de sentir-se inserido nesse contexto foi muito favorável para o aprendizado da disciplina e para a possibilidade de inter-relação dos aspectos naturais verificados no Parque com conteúdos de outras disciplinas.

Como resultados da investigação matemática obtidos com a pesquisa, destacam-se:

- A amostra apresentou variações de diâmetro equivalentes a 7,0cm e 49,0cm;

- 35% da amostra correspondiam a indivíduos com DAP situados entre a faixa de 10 e 20cm, seguindo da faixa de 30 a 40cm, com 20%;

- A média aritmética amostral foi equivalente a 22,5cm, com uma mediana na ordem de 18,0cm. A distribuição foi bimodal com valores de DAP equivalentes a 15,0 e 16,0cm;

- A Variância e o Desvio Padrão confirmaram a heterogeneidade da distribuição dos valores obtidos com os diâmetros das árvores, assumindo valores de 168,6 e 12,9, respectivamente;

- A construção dos gráficos de linha, colunas, barras e de setores possibilitou uma visualização e interpretação clara e rápida dos resultados obtidos com a pesquisa.

Os alunos se mostraram muito interessados e participativos na realização do trabalho. Para eles poder conciliar a teoria com a prática se caracterizou como uma etapa fundamental no processo ensino-aprendizagem.

11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CRESPO. A. A. Estatística Fácil. S. Paulo. Ed. Saraiva. 1994.

DANTE. L. R. Matemática. Contexto &aplicações. São Paulo. Editora Ática. Vol. 3. 2ª. Edição. 2003.

SOUSA, G. B. Valoração econômica de ativos naturais urbanos. O caso do Parque Metropolitano de Pituaçu. Brasília. Dissertação de Mestrado. UnB/CDS. 2004.

SPINELLI. W.; SOUZA, M. H. S. Introdução à Estatística. São Paulo. Editora Ática. 1990.



postado por 78002 as 10:38:43 #
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