Matematica e Meio Ambiente
Matematica e Meio Ambiente
16/05/2008
3. INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA (1ª PARTE)

1. CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:

Conhecimentos básicos de Estatística: Distinção entre população e amostra; técnica de coleta de dados; cálculo de média, mediana, moda, variância e desvio padrão; construção de gráficos estatísticos; análise e interpretação dos resultados.

2. OBJETIVO GERAL:

Por meio de uma visita ao Parque Metropolitano de Pituaçu, localizado em Salvador- BA, aplicar os conceitos básicos de Estatística, a partir da obtenção dos diâmetros dos caules de uma área remanescente de Mata Atlântica ali inserida.

2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Conhecer os atrativos naturais do Parque Metropolitano de Pituaçu;

- Aplicar os conhecimentos básicos de Estatística verificados em sala de aula: população e amostra; técnica de coleta de dados; cálculo de média, mediana, moda, variância e desvio padrão; construção de gráficos estatísticos; análise e interpretação dos resultados;

- Possibilitar a interdisciplinaridade com conteúdos de diferentes disciplinas.

3. PÚBLICO ALVO:

Trinta estudantes da 3ª série do Ensino Médio, turma 3N3, 2007, do turno Noturno, do Colégio Estadual Pedro Calmon.

4. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO:

O Parque de Pituaçu representa uma expressiva área verde destinada ao uso público da cidade de Salvador. Localizado no bairro de Pituaçu, vem se definindo como um dos maiores pontos de atração para a recreação e o lazer da população metropolitana. Neste ativo natural, os usuários encontram um remanescente de Mata Atlântica e uma mata ciliar que contorna o espelho d’água que se configura em forma de trevo, desenhando reentrâncias e pequenas penínsulas. Além das belezas naturais, com todo seu entorno urbanizado, o Parque conta com um museu a céu aberto, detendo um acervo de mais de duas mil esculturas e peças de arte. O Centro de Convivência e Lazer conjugado com a ciclovia, bicicletário e serviços de pedalinho se constituem em variadas opções para os visitantes do local. Palco de atividades culturais, recreativas e educacionais, o Parque também se caracteriza por ser um espaço destinado à realização de ações de educação ambiental e pesquisa científica. Apesar desses aspectos e, em função da sua localização, o Parque Metropolitano de Pituaçu se traduz como um ativo natural frágil, estando sujeito às diversas ações humanas: em seu entorno verifica-se a degradação das matas ciliares, a instalação de empreendimentos imobiliários e o avanço da ocupação desordenada do solo, evidenciando problemas de regularização fundiária, além do lançamento de lixo e esgotos. Internamente constata-se a falta de consciência por parte de alguns dos seus usuários no que concerne ao uso e preservação das áreas de lazer e recreação.

5. SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA ATIVIDADE:

A visita ao Parque de Pituaçu se desenvolveu a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: - Reunião com o grupo de estudantes para apresentação dos objetivos do trabalho e o resultado a serem obtidos; - Apresentação dos atrativos naturais do Parque Metropolitano de Pituaçu pelo coordenador responsável pela área; - Deslocamento “contemplativo” pela área do Parque Metropolitano de Pituaçu, identificando os recursos naturais, atrativos de lazer para a população, como também as áreas degradadas pela ação humana; - Identificação de um maciço de vegetação onde serão coletados os dados a serem trabalhados estatisticamente; - Realização da coleta de dados; - Organização, análise e interpretação dos dados. A área verde objeto de intervenção compreende a um maciço florestal existente na ciclovia do Parque de Pituaçu, composto por remanescente de Mata Atlântica, compreendendo uma área aproximada de 300m2. Os dados foram obtidos aleatoriamente por meio de uma amostra de 40 árvores existentes no local. Os valores dos diâmetros das árvores foram coletados tomando-se por base o “Diâmetro à Altura do Peito – DAP”.

*DAP: Diâmetro à Altura do Peito, convencionado como o diâmetro do tronco a 1,3 m de altura.

6. RECURSOS DIDÁTICOS:

Lápis, caneta, borracha, calculadora, trena, máquina fotográfica, quadro branco, pincel.

7. HABILIDADES TRABALHADAS:

Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação; Inter-relacionar pensamentos, idéias e conceitos; Desenvolver o pensamento crítico e flexível e a autonomia intelectual; Adquirir, organizar, avaliar e transmitir informações; Entender e ampliar fundamentos e conceitos científicos e tecnológicos; Desenvolver a criatividade e a responsabilidade; Saber conviver em grupo respeitando as identidades e as diferenças;

8 . RESULTADOS ESPERADOS.

A partir dos dados obtidos dos Diâmetros à Altura do Peito (DAPs) de uma amostra de vegetação existente no Parque de Pituaçu, os alunos serão capazes de aplicar os conhecimentos básicos de Estatística no que se diz respeito aos seguintes itens:

a) Diferenciar População e Amostra;

b) Aplicar a técnica de coleta de dados aleatória;

c) Organizar os dados;

d) Organizar os dados em tabelas de distribuição de freqüências;

e) Aplicar os conceitos de medidas de tendência central (Média Aritmética, Mediana e Moda) e de medidas de dispersão (Variância e Desvio padrão);

f) Representar graficamente dos dados obtidos;

g) Analisar e interpretar os dados obtidos.

h) Concluir os resultados obtidos, fazendo projeções e perspectivas em relação ao ambiente estudado.



postado por 78002 as 10:47:29 #
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